Centrino vs P4

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Mike » Quinta Jan 27, 2005 15:22

Moderação com sentido de humor, melhor não poderia ter ficado :Q
Notebook: Asus M6Ne + Intel Pentium M 1.6Ghz + 2x256Mb DDR333 + 15,4" WSVGA + ATI Mobility Radeon 9700
Desktop: Intel Celeron M 1.5Ghz@2400Mhz + Asus P4P800 SE + Asus CT-479 + 2x256Mb DDR400@200Mhz 2/3/3/5 + Asus A9550GE 128Mb DDR @450/250
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 15:34

Mensagempor topinhas » Quinta Jan 27, 2005 17:04

Dutchman.pt Escreveu:
topinhas Escreveu:Só mais uma coisa : o preço dos P-M 2.0 Ghz é muito elevado, bem como as suas boards.

Com o dinheiro de um Dothan 2.0 Ghz (já nem falo do 2.1 Ghz) e a sua board comprava um AMD 64 3500+ 90 nm + board nForce 4 SLI e ainda dava para uma gráfica 6600 Gt. E isso chegava e sobrava para bater em performance qualquer P-M, além de ter as tecnologias do futuro (SATA 2, NCQ, PCI-E, SLI, etc).

Um 3500+ dá para bater qualquer Dothan?
Em que mundo é que vives?
Essas tais "tecnologias de futuro" que falas também estarão disponiveis nas próximas plataformas para os Dothan.(Ver Aopen 915GM, por exemplo).
As motherboards para desktop baseadas nos Dothan ainda nem sequer estão disponiveis em grande escala no mercado e nem existem vários modelos de motherboards como as de A64 e os resultados já são o que são.
Deixa aparecer os Dothan 533FSB que vais ver a distância aos A64 a aumentar ainda mais.
O desempenho dos Dothan está ao nivel dos FX da AMD e a sua capacidade de overclock é algo tremendo, mesmo nas poucas motherboards ainda disponiveis para eles.
Os Pentium-M conseguem atacar com sucesso 2 vertentes, Desktop e Pórtatil, com bastante sucesso.

Imagem

Não existem nem vão existir, pois ninguém no seu perfeito juízo quer um P-M para um desktop!

Como podes dizer que um AMD 64 3500+ não bate um Dothan qualquer? Tu é que não deves viver por cá. Basta olhares para os testes que foram apresentados para veres as grandes derrotas dos Dothan em muitas coisas. Só se safam nos jogos e daí até estarem ao nível dos FX vai um universo inteiro. Baseia o que escreves em várias reviews e vários testes no geral, não num teste especifico ou num site apenas.

Como podes ver nas reviews do novo Sonoma, o desempenho não sobe quase nada, por isso não são estes CPU que trazem algo de milagroso. Queres algo muito bom, compra o AMD FX-55 e tens a mais evoluída tecnologia actual. O resto é mesmo conversa, como alguém aí dizia.

El_franco, vai com calma nas afirmações.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor dfm » Quinta Jan 27, 2005 17:15

Vegyta Escreveu:
Azrael_pt Escreveu:Voltando ao tópico já viram os novos modelos da Sony que vão sair? Vêm com os novos processadores a FSB 533Mhz e gráficas de 128Mb, muito fixe. É pena mesmo é o preço, mas não é para todos.

errrr .... esqueci-me do que ia dizer

..... realmente vale sempre a pena estar atento ... até pq a tecnologia de ponta é sempre boa de apreciar (mesmo que nem sempre vos seja acessível) ... de qq das maneiras, até a linha Vaio tem soluções P4 (como a série K) ....

..... no entanto a acessibilidade de outras marcas ou fabricantes garante-vos, opções para todos os gostos ..... sobretudo nas versões configuráveis em que é possível satizfazer as possibilidades de cada um.

De qq das maneiras ainda bem que os fabricantes não se limitam a apenas uma tecnologia, pois assim conseguem agradar melhor aos utilizadores ....

Aos moderadores: Deixo a sugestão de dividir a área geral do fórum, em Centrino, P4, AMD 64, para que os posts sejam mais úteis no seu conteúdo e para que seja mantida a desejada harmonia entre as várias inclinações no que respeita à qualidade do equipamento.

Cumprimentos !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Mensagempor Mike » Quinta Jan 27, 2005 17:23

topinhas Escreveu:Não existem nem vão existir, pois ninguém no seu perfeito juízo quer um P-M para um desktop!

Pelos vistos há muitos users nos forums xtremesystems.org que não têem juizo pois compraram DFIs e AOpens, e a AOpen já lançou uma board sonoma.

Basta vêres o user FUGGER

topinhas Escreveu:Como podes ver nas reviews do novo Sonoma, o desempenho não sobe quase nada, por isso não são estes CPU que trazem algo de milagroso. Queres algo muito bom, compra o AMD FX-55 e tens a mais evoluída tecnologia actual. O resto é mesmo conversa, como alguém aí dizia.

Ainda não vi nenhuma review de jeito dos sonoma, uns usavam Pentium M ainda a 400FSB outros usavam DDR 333 em vês de DDR2 400, espera até sair uma review de jeito que utilize o máximo da plataforma sonoma.
Notebook: Asus M6Ne + Intel Pentium M 1.6Ghz + 2x256Mb DDR333 + 15,4" WSVGA + ATI Mobility Radeon 9700
Desktop: Intel Celeron M 1.5Ghz@2400Mhz + Asus P4P800 SE + Asus CT-479 + 2x256Mb DDR400@200Mhz 2/3/3/5 + Asus A9550GE 128Mb DDR @450/250
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 15:34

Mensagempor Lusitano » Quinta Jan 27, 2005 19:02

Bom, mas que grande discussão aqui vai. Tá aqui conteúdo para muito tempo. :wink:

Eu pessoalmente sou apologista de portáteis P4, não preciso de muita autonomia e o peso não me incomoda muito, levo o portátil de casa para o trabalho e do trabalho para casa (de carro) apenas. Neste caso prefiro um portátil com performance de ponta e penso que os P4 são ainda muito superiores aos Centrinos em termos de performance, para além de serem mais baratos.

Claro que para quem precisa de andar com o portátil de um lado para o outro regularmente sugiro um Centrino, pois batem os P4 em termos de autonomia e portabilidade.

É tudo uma questão de gostos/necessidades.

Tenho estado de férias pelo que não tenho usado muito o meu portátil, mas agora a minha próxima aquisição será em principio um portátil P4 com ecrã de 17''. Estou habituado ao TFT de 17'' que tenho no desktop e já começa a incomodar-me o ecrã de 15'' que tenho no portátil. Estou inclinado para o Acer Aspire 1804WSMi, mas pode ser que entretanto saiam umas coisas melhores.

Julgo que os Clevos têm das melhores performances em portáteis P4 e só não pondero comprar um porque até agora não encontrei nenhuma loja que os venda que mereça a minha confiança. Acho que terei mesmo que optar por um Acer ou talvez o novo Toshiba P30 (só é pena a gráfica não ter 128Mb ao invés de 64Mb).
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor StOnE » Quinta Jan 27, 2005 19:23

Boas, tenho um desktop P4 3200, ja tive um Portátil P4 a 3060 e agora comprei um Centrino toshiba m30x128 - 1.8 com 512 de memoria

Todos me dizem que o Centrino é equivalente ao P4 Portatil etc... mas devo dizer que estou uma beca decepcionado com este centrino pelo facto de levar uma ETERNIDADE a abrir as paginas da net, quado falo abrir quero dizer o espaço de tempo que leva entre o desaparecimento de uma página e o aparecimento da outra, porque assim que a pagina começa a ler aparece logo o conteudo todo da pagina, ou seja não estou á espera que apareça as coisas com lenidão não é isso.

Provavelmente fiquei mal habituad com Portatil P4 agora com este centrino já testei tudo inclusive adquiri o dobro da memória mas a diferença é pouca.

haverá algum tipo de configuração que possa nao ter visto e que me possa aumentar a velocidade de abertura das web pages?

Atenção que o prob nao é da ligação á net porque como referi em cima, tenho um desktop P4 que é bastante rápido nesse aspecto.

Fiquem bem
StOnE
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jul 07, 2004 16:26

Mensagempor dfm » Quinta Jan 27, 2005 20:38

pela descrição que deixaste, sugeiro que verifiques 1º se não estarás a ter problemas com "trojans" ou outro tipo de infecções.

Cumprimentos !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor StOnE » Quinta Jan 27, 2005 21:29

dfm Escreveu:pela descrição que deixaste, sugeiro que verifiques 1º se não estarás a ter problemas com "trojans" ou outro tipo de infecções.

Cumprimentos !!

Nem por isso, tenho o AdawerSE, que não detecta nada, tambem já corri o antispyware, o pestpatrol, tenho o panda antivirus instalado e activo com firewall, e nada, já tentei desligar as firewalls eu sei lá... até porque este pc tem somente 3 meses e ele já era assim desde inicio.

Fica bem
StOnE
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jul 07, 2004 16:26

Mensagempor P4rthen0n_ » Quinta Jan 27, 2005 21:47

StOnE Escreveu:Todos me dizem que o Centrino é equivalente ao P4 Portatil etc... mas devo dizer que estou uma beca decepcionado com este centrino pelo facto de levar uma ETERNIDADE a abrir as paginas da net, quado falo abrir quero dizer o espaço de tempo que leva entre o desaparecimento de uma página e o aparecimento da outra, porque assim que a pagina começa a ler aparece logo o conteudo todo da pagina, ou seja não estou á espera que apareça as coisas com lenidão não é isso.

Eu arriscava-me a dizer k se pegasses nesse disco e o metesses num outro qualquer computador o resultado seria o mesmo.

Topinhas Escreveu:Não existem nem vão existir, pois ninguém no seu perfeito juízo quer um P-M para um desktop!

Tens nocao do que disseste? Se tiveres, explica-me porque a mim parece-me nada mais do que um crime.

Ja foram postos inumeros resultados nas mais diferentes aplicacoes mas tu continuas a insistir que Dothan apenas eh superior nos jogos. Diz-me que mais posso fazer para te tentar mostrar a luz porque, sinceramente, cada vez mais penso que o problema aqui eke tu nao keres ver o poder dos Dothan.
P4rthen0n_
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jun 11, 2004 18:47

Mensagempor alfatek » Quinta Jan 27, 2005 23:59

topinhas Escreveu:Quanto ao barulho, um P4 com muitas ventoinhas faz mais barulho que um Centrino, mas não é nada de relevante e mais uma vez essa do barulho ensurdecedor dos P4 só pode ser obra de marketing ou de alguém que estava a ouvir mal na altura.

Admito que sou muito picoinhas com o barulho pq estou já habituado ao silêncio, mas em termos de barulho não há comparação. Eu só oiço a ventoinha do meu centrino a funcionar qnd vou msm jogar klk coisita, no resto do dia que apenas puxo pelo cpu de vez em quando, a ventoinha está sempre desligada. É silêncio total. Por comparação os portáteis de alguns colegas são P4 e AMD e para mim é simplesmente impossivel estar a estudar, trabalhar ou simplesmente estar ao pé deles muito tempo... Até acho que alguns P4 com ventoinhas são + irritantes que desktop, pois o barulho produzido parece que é, bem... passe a redundância, mais irritante...

Mas claro, se existe centrino e P4 é pq há publico para cada coisa.

E P-M para desktop é para, por exemplo gajos como eu, que preferem ter um CPU esperto que adapta a velocidade, logo calor gerado, logo ruido das ventoinhas, consoante o que estou a fazer... A questão é que num desktop n há só ventoinha no cpu, mas já seria um passo interessante porque para gráficas e fontes até já há soluções silenciosas.
Editado pela última vez por alfatek em Sexta Jan 28, 2005 0:14, num total de 1 vez.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor alfatek » Sexta Jan 28, 2005 0:13

StOnE Escreveu:Todos me dizem que o Centrino é equivalente ao P4 Portatil etc... mas devo dizer que estou uma beca decepcionado com este centrino pelo facto de levar uma ETERNIDADE a abrir as paginas da net, quado falo abrir quero dizer o espaço de tempo que leva entre o desaparecimento de uma página e o aparecimento da outra, porque assim que a pagina começa a ler aparece logo o conteudo todo da pagina, ou seja não estou á espera que apareça as coisas com lenidão não é isso.

Provavelmente fiquei mal habituad com Portatil P4 agora com este centrino já testei tudo inclusive adquiri o dobro da memória mas a diferença é pouca.

Não é que Centrino seja melhor que um P4 3.6, mas a operação que dizes o meu P166Mhz faz isso sem problemas... Só para dizer que duvido muito que tenha a ver com centrino ou P4 porque é uma coisa muito simples de se fazer... Muda d browser diria eu... Mas como é offtopic, fica para outro topico :)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Manu » Sexta Jan 28, 2005 10:41

Sendo um utlizador comum, e falando na experiencia própria e não em testes que alguém fez com base em software que outra pessoa pensou e que muitos contestam :lol:
Tenho a dizer o seguinte, os portáteis/PCs DEVEM ser comprados para aquilo que se precisa e não para dizer o "o meu é maior que o teu".
Não duvido pessoalmente de alguma superior capacidade dos P4 em processamento, mas seja dita a verdade que não é a primeira vez que quem usa programas de calculo de estruturas, comenta que os portáteis com o Dothan fazem uma grande diferença. Os tempos de calculo são reduzidos drásticamente.
Pessoalmente necessitava de poder transportar para qualquer lado a minha ferramenta de trabalho, e não de um local para outro, razão pela qual optei pelo centrino, precisava de autonomia e libertar a necessidade de pontos fixos.
As performances do centrino servem-me perfeitamente.
Exemplo pessoal:

- Durante o fim de semana a mulher decidiu ir ás compras, felizmente p/ mim que não aguento mais de 1/2 hora a ver lojas (e o miudo muito menos) decidi levar comigo o portátil. Depois de cumprir a 1/2 hora da praxe decidi abandonar a penitência, pegar no miudo que já se arrastava, e sentar-me sossegado numa esplanada a fazer algo. Conclusão, passei cerca de 2horas adiantar serviço, o miudo ficou tudo contente porque a seguir ainda consegiu estar perto de uma hora a jogar, quando finalmente apareceu a mãe a dizer que já tinha finalizado as compritas :lol:
Façam isso com um P4 sem baterias extras, e eu dou o braço a torcer vendo o centrino e compro um P4. 8)
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 13, 2004 13:20

Mensagempor dfm » Sexta Jan 28, 2005 15:30

... sem querer entrar em controvérsia, queria no entanto interrogar-vos acerca de um "rumor" que circula em alguns dos sites de hardware que consiste na possibilidade da Intel, na 2ª geração dos seus processadores Dual Core, para Desktop, vir a migrar para a concepção/tecnologia utilizada neste momento nos Pentium-M Centrinos (Dotham), visto esta ter uma margem bastante maior de desenvolvimento (é uma tecnologia mais recente), e resolver os problemas de dissipação dos actuais Dual Core.

Neste momento será apenas um rumor, mas tb é verdade que a Intel já confirmou a adopção da tecnologia Dual Core e 65nm para portáteis no final de 2005...

Cumprimentos !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Azrael_pt » Sábado Jan 29, 2005 21:13

Manu Escreveu:- Durante o fim de semana a mulher decidiu ir ás compras, felizmente p/ mim que não aguento mais de 1/2 hora a ver lojas (e o miudo muito menos) decidi levar comigo o portátil. Depois de cumprir a 1/2 hora da praxe decidi abandonar a penitência, pegar no miudo que já se arrastava, e sentar-me sossegado numa esplanada a fazer algo. Conclusão, passei cerca de 2horas adiantar serviço, o miudo ficou tudo contente porque a seguir ainda consegiu estar perto de uma hora a jogar, quando finalmente apareceu a mãe a dizer que já tinha finalizado as compritas :lol:
Façam isso com um P4 sem baterias extras, e eu dou o braço a torcer vendo o centrino e compro um P4. 8)

lol, touché! De facto um utilizador de um portátil P4 nunca poderá ter este tipo de beneces. Portátil que é portátil só mesmo os Centrinos, tudo o resto não passa de computadores "transportáveis". :wink:
Azrael_pt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 16:24

Mensagempor ottoatom » Sábado Fev 05, 2005 5:18

Bem eu era para ter começado um tópico novo para dizer isto de maneira a que todos vejam, mas acho que não vale a pena.. penso que qualquer leitor deste fórum passa por este tópico.. isto está lindo.. lol parece uma telenovela ;)

Vou falar como utilizador esporádico de P4 e Centrino e visto que não possuo nenhuma máquina, (sou um chulo de grande calibre...) não estou sujeito a ser influenciado pela larga quantia de dinheiro que larguei por ele...

Há uma coisa que me tem vindo a incomodar com este fórum ultimamente é a ideia que este está a deixar sobre os centrinos e os p4.. Podem não acreditar, mas este fórum está a começar a ser visto como um "tomshardware" nacional lá na faculdade e arredores e a má reputação que esta a dar aos centrinos em relação a uso gráfico não é justa a meu ver.
Em primeiro lugar, é a tão grande superioridade do P4 em relação ao Centrino, e em segundo lugar é que o Centrino não está destinado a usos gráficos, quais quer que sejam eles..

1 - O P4 é melhor que o Centrino. Ok. É um facto. Mas ele não é TAOOO melhor quanto isso porra :evil: !! Vocês fazem passar os centrinos por grandes cocos ao lado dos P4, é completa mentira.. Lendo à letra os comentários do ElFranco até parece que os Centrinos são 3000x mais lentos que o P4 dele.. Tipo que para correr o Max ou o Cad vamos ficar todos horas para traz com 1 Centrino.. é Completamente errado.. ambos têm prestações boas para um portátil, e relativamente aceitáveis para um desktop. Quanto aos jogos, não comento pois axo que um laptop é feito para trabalhar.. (gastar 600 contos para brincar ao computador fora de casa é pura loucura.. há psicólogos para isso.. :roll: ) Apenas direi que ambos "dão" para jogar...

2 - O Centrino é uma plataforma tão hábil como o P4 para gráficos. O Centrino FUNCIONA para trabalhar com o autocad... SIM ele é COMPATIVEL com o 3dsMax... (Para os que não perceberam, isto é cinismo) Pode ser verdade que o P4 seja melhor para os renders e cenas do género, mas o Centrino, dentro dos laptops, não é nada mau também. Em vez de demorar 4 ou 5 minutos para um render, vão demorar 8 no máximo. Não penso que seja por aí.. Pois no 3d, há a modelação, o shading, a animação, e depois, há a renderização. A renderização que é a tarefa que utiliza mais o processador, feita num P4 ou n1 Centrino VAI SER DEMOROSA. E se vocês fizerem um trabalho decentemente pesado, então aí meus amigos não há laptop que aguente... Trabalhar com imagens de 500 mb de tamanho, modelos de centenas de milhares de polígonos, 100 e tal megas de texturas, não há desktop que aguente quanto mais laptop (diga-se aguente por trabalhar fluentemente) . Para isso são precisas workstations.. Tipo intergrafs, Octanes e Fuels da SGI, workstations da HP ou PCs muita bem artilhados... Mas já me estou a alongar no assunto. O assunto é potencia nos Portáteis...

A potencia nos portáteis varia não só da mákina, como tb do seu utilizador.. Acho que faltam aqui muitas "testemunhos de campo" de utilizadores destes portáteis, pois são esses que podem realmente dar o veredicto, tipo estas:

"O ecotect (grosso modo é um programa que calcula as condições climáticas de uma sala - utiliza muuuito o processador) fez um calculo n'1 mcl52 a 1.8ghz dothan mais rápido que n'1 INSYSTEMS P4 3 Ghz."

" O max renderizou a mesma cena 2 x mais rápido n'1 INSYSTEMS P4 3Ghz que num Acer aspire 2003 lmi."

" O trabalho em Autocad com um ficheiro de 10 megas cheio de hatches é tao fluente quanto n'1 P4 3ghz como n1 centrino 1.8 ghz, ambas com uma Ati 9700."

etc...

O que vemos mais é as comparações de specs de cada modelo, os clocks, os gráficos xptos, etc.. Isto, que reflecte em soma pouco da realidade. isto porquê? porque as velocidades das placas gráficas, processadores, etc, são testados em situações optimais para estes darem as melhores performances.. claro.. não estou a ensinar nada.. vocês todos são mais cromos que eu neste aspecto.. Agora o meu ponto de vista, é: e em casa? nos temos os pcs todos nas mesmas condições que os laboratórios de testes? eu de certo não.. tenho o disco fragmentado cheio de porcarias, tenho adwares instalados, pouco espaço restante no disco e etc.. Tenho a certeza que o meu PC com uma placa tão boa como a melhor ia me dar provavelmente menos pontos que a 2ª ou 3ª melhor... E isto, acho que é verdade para 80 % do pessoal que tem PCs desktops ou portáteis (e nas miúdas, 100% de certeza lol 8) ) E não me venham com cenas do género que eu é que sou burro e devia por o PC em ordem e etc.. porque na realidade, são poucos os que sabem. Eu sei que estas tabelas e estes graficos servem para dar o Standard de especificações.. Mas como nos todos sabemos, a teoria muitas vezes é muito diferente da prática.

Vocês estão a fazer um bom trabalho, que é de dar a hipótese ao público de comprar a melhor makina para o objectivo deste. Adoro este site por isto. Tive de me manifestar porque certas pessoas levam isto a um extremo e tornam isto numa telenovela venezueliana difundida na TVI as 3 da tarde.. O que eu acho é que ao fim de um certo tempo O utilizador comum não vai dar pela diferença se comprou uma makina melhor que akela que tinha menos 1 mhz que a outra ou que tinha mais 2 megas de cache ram e que bla bla bla, comparada com as makinas novas que saem com akelas novas tecnologias revolucionárias...

Eu fiquei com esta ideia ao ler estes debates: Centrino não presta para gráficos, comprem P4. Centrino só é bom pq é leve e tem autonomia. Isto.. é... mentira.

1- Centrino é bom para gráficos, é bom para tudo o que o P4 faz. N faz melhor, mas também não fica là muito para traz. (frustrações de ter de ficar a espera do PC para trabalhar temos com TODOS OS PORTATEIS) Centrino É leve e compensa para quem anda muito com o PC as costas. E para acabar, Nenhum P4 ou Centrino equivale a um bom desktop/workstation.

2- Centrino tem autonomia o caraças lol.. nunca vi nenhum com as 5 horas de autonomia e para mim a verdadeira autonomia seria 1 ou 2 dias inteiros... lol mas isso, so para a proxima decada. Ou nao..
ottoatom
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jan 19, 2004 23:35

AnteriorPróximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes