Começar do Zero!

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Começar do Zero!

Mensagempor Czar » Domingo Jan 30, 2005 19:35

Boas! Queria construir uma rede doméstica com o principal objectivo de sincronizar o desktop com um PDA através de WiFi e secundáriamente, mas não menos importante, partilhar a ligação à net tb através de WiFi entre o desktop, o notebok e o PDA. Como sou não percebo muito de Wireless (ainda estou a fazer umas pesquisas para me familiarizar com os termos utilizados...) pedia aos utilizadores mais experientes, um conselho sobre qual o material que preciso e aconselhamento específico para determinados modelos. Só mais uma coisa, não tenho placa PCMIS no portátil, a casa onde vou instalar a rede tem 2 andares e estou actual/ a utilizar um modem ADSL, no entanto, não sei se o AP terá que ter entrada para este tipo de modem ou se a entrada é igual também para a Netcabo, pois estou a pensar mudar de ISP. Sem mais,

Cumps
Czar
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 29, 2004 15:14

Mensagempor fastben » Domingo Jan 30, 2005 19:48

Boas

Se estás a pensar mudar de ISP e pelo que vi é para a netcabo eles têm kit´s comercializados por eles da marca Linksys (que é muito boa) que te resolvem o problema quanto a ligares por Wi-fi o Desktop ao portátil, quando ao PDA não faço ideia se dá para ligar, isto tudo por um preço muito bom, o mesmo material se fores comprar à Fn*c, fica-te muito mas muito mais caro, vê link que segue

http://netcabo.sapo.pt/wireless/formula ... dentro.htm

eu tenho netcabo e liguei aqui em casa, 3 desktops e um portatil todos eles em diferentes divisões da casa e funka que é uma maravilha, recomendo o kit vivamente :wink:

Fica bem

PS - os modems ADSL só com USB não dão para ligar aos Router's pois têm de ter ficha RJ45 (já agora qual teu ISP actual :?: )
8/12/1943 - 3/7/1971
Imagem
" I'm the Lizard King, I can do any thing " Jim Morrison
fastben
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jan 12, 2005 18:17

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Domingo Jan 30, 2005 20:00

boas,
conheço kem tenha o referido kit e funciona td às mil maravilhas...

fikem bem
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 11:08

Mensagempor Czar » Domingo Jan 30, 2005 20:01

Actual/ estou a usar os serviços da sapo e o Modem tem saíde USB e n RJ-45, mas ainda não me decidi a mudar para a netcabo...pelo que gostava de ver tb umas sugestões usando este ISP. Não existem tb Ap ou Router já com modem incorporado que funcionem tanto na ADSL cm na netcabo?

Cumps
Czar
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor fastben » Domingo Jan 30, 2005 21:19

Czar Escreveu:Actual/ estou a usar os serviços da sapo e o Modem tem saíde USB e n RJ-45, mas ainda não me decidi a mudar para a netcabo...pelo que gostava de ver tb umas sugestões usando este ISP. Não existem tb Ap ou Router já com modem incorporado que funcionem tanto na ADSL cm na netcabo?

Cumps

Boas, se o teu ISP é o Sapo então estás com sorte pois tb têm kits wireless para os seus clientes com preço semelhante ou igual à netcabo, um amigo meu comprou um via telefone e ainda lhe vão dar 25 euros pelo velho modem dele, vê pormenores na pág. da Sapo, está lá toda a informação que necessitas ou vai a uma V*bis que têm isso à venda :wink:

Fica bem
8/12/1943 - 3/7/1971
Imagem
fastben
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Czar » Domingo Jan 30, 2005 22:42

Eu até ia mas nao sei bem do que preciso e não estou mto motivado a comprar um kit desses! Prefiro comprar as coisas individual/ mas com melhor qualidade nem que tenha que gastar mais uns euros! Em relação ao AP ou Router, não existem com Modem já integrado? e Qual a diferença entre AP e Router...?

Cumps
Czar
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor fastben » Domingo Jan 30, 2005 23:02

Boas

Quanto ao material do kit sapo o Router e os AP são da Linksys (uma das melhores marcas tal como os D-Link que são mais caros) :roll:

Arranjares um Router já com Modem em Portugal vai ser muito dificil e depois tens o problema de o modem não funkar com o teu ISP e como sabes os ISP para deitarem o corpo fora é uma pressa :cry:

A diferença entre um Router e uma AP, é a seguinte o Router é onde vais ligar o modem, por sua vez o Router é que vai distribuir o sinal pelas diversas AP uma AP por computador, no fundo o Router é o emissor e as AP os receptores :idea:

O que tu precisas e visto já teres modem com ficha Rj45, é de um Router, 1 AP USB para o desktop, 1 AP PCMCIA para o portátil, no que toca ao PDA é que não sei (caso tenha portas USB ou PCMCIA, será mais um AP de um ou de outro interface) pois estou pouco dentro dos PDA :?:

Agora recomendo que compres tudo da mesma marca Linksys (é uma Divisão da CISCO Systems) ou D-Link, afim de não teres probs de compatibilidade :?

Fica bem

PS- podes pesquisar preços e material, consultando site da Fn*c, têm muita coisa
8/12/1943 - 3/7/1971
Imagem
fastben
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Czar » Domingo Jan 30, 2005 23:34

Humm AP definido como Acess Point é só isso? pelo q tenho lido tinha outra ideia, mas deves ter lido mal o meu post, pois o meu modem tem saida USB e n rj45 :( pelo que também devo ter que comprar um modem...! Em relação ao router, é conveniente por uma antena ua vez q vou usar numa casa de 2 andares ou nem por isso? Se sim, que tipo de antena recomendas? Quanto ao PDA ele ja tem WiFi incluido pelo que não é preciso comprar + nd...

Cumps
Czar
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor fastben » Segunda Jan 31, 2005 0:56

Czar Escreveu:Humm AP definido como Acess Point é só isso? pelo q tenho lido tinha outra ideia, mas deves ter lido mal o meu post, pois o meu modem tem saida USB e n rj45 :( pelo que também devo ter que comprar um modem...! Em relação ao router, é conveniente por uma antena ua vez q vou usar numa casa de 2 andares ou nem por isso? Se sim, que tipo de antena recomendas? Quanto ao PDA ele ja tem WiFi incluido pelo que não é preciso comprar + nd...

Cumps

Visto o teu modem não ter RJ45, daí te ter recomendado o kit do Sapo pois traz o Modem com RJ45, Router Linksys, depois só tens de comprar uma AP USB Linksys para o Desktop e uma AP PCMCIA para o Portátil e ainda têm a clausula de te darem 25 euros de retoma do teu antigo Modem :wink:

Quanto a casa ter dois andares e se o Router que vier com o Kit Sapo fôr o Linksys WAP54G(penso que c/os actuais kit's o que vem) deve dar, mas nada como experimentares com as antenas que vêm com o Router a ver se dá :?: se não der então aí é que entram as antenas para amplificar o sinal e no teu caso uma antena tipo omni de 5dBi deve bastar, podes vê-las no link que segue

http://www.smp-online.net/

Fica bem

PS- Correção :oops: Router e AP neste caso são a mesma coisa, eu por causa das confusões é que gosto de chamar aos adaptadores USB ou PCMCIA AP's, mas à casos de Router que não são AP's que é o caso dos router fisicos, isto é sem wireless que servem para ligações por cabo cross-over
8/12/1943 - 3/7/1971
Imagem
fastben
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Czar » Segunda Jan 31, 2005 21:48

Então e se eu quiser trocar para Netcabo, depois tenho que alterar o q? Basta comprar ou alugar o modem da netcabo? Ou este da ADSL serve? E se por exemplo, quiser meter a ADSL da Clix, com 8 megas, o modem fornecido com o sapo suporta estas velocidades?

Cumps
Czar
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor fastben » Segunda Jan 31, 2005 23:19

Boas

Se quiseres mudar para Netcabo, não tens de comprar nada pois o material funciona com qualquer tipo de modem, lógico que ao subscreveres o serviço Netcabo eles irão fornecer-te um cable modem (o ADSL não dá pois onde irias ligar o cabo coaxial :roll: ).

Se quiseres optar por a ADSL da Clix (8 Mbit) ao de outro qualquer ISP, o modem fornecido pelo sapo suporta essas velocidades e maiores pois não é o modem que limita as velocidades mas sim o ISP é que te restringe a largura de banda, nesse caso tens de ao fazer o contrato com a Clix dizer que já tens modem, para eles te activarem o Mac adress do teu modem para ele ser reconhecido pelo teu novo ISP.

Fica bem
8/12/1943 - 3/7/1971
Imagem
fastben
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Tretabyte » Terça Fev 01, 2005 18:13

Boas,
o modem tb limita e em muito a velocidade atencao, nem todos os modems que ai circulam aceitam os supostos 8mb de ligacao da clix.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor underscore » Quinta Fev 10, 2005 18:24

fastben Escreveu:Arranjares um Router já com Modem em Portugal vai ser muito dificil e depois tens o problema de o modem não funkar com o teu ISP e como sabes os ISP para deitarem o corpo fora é uma pressa Crying or Very sad

Arranjar router com modem é ate bastante facil, desde que saibas as lojas a quem te dirigires...

Pessoalmente nca ouvi isso do modem n funcionar com o ISP, mas gostava que comentassem isso, pois estou precisamente nessa situação, e dentro de pcos dias vou comprar um conjunto de equipamentos wireless da SMC, onde esta incluido um router com modem (tb tenho a sapo como ISP)...

Alguém pode dar uma ajuda?

Cums
underscore
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Abr 30, 2004 9:09

Mensagempor windsurfer » Sexta Fev 11, 2005 8:19

Tretabyte Escreveu:Boas,
o modem tb limita e em muito a velocidade atencao, nem todos os modems que ai circulam aceitam os supostos 8mb de ligacao da clix.

sem mais
Tretabyte

Tenho um modem usb icedata 500 fornecido pela oni ( o meu ISP - oniduo). Estou a pensar comprar um router para aumentar a segurança e não ter de ter dois pc´s la funcionar pra terem ambos acesso À net.
Vale a pena pensar numa solução com este modem ou é melhor comprar um router com adsl ?

Cumps
windsurfer
Novato
Novato

Registado: Sexta Fev 11, 2005 7:31

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante