por Dr » Domingo Jan 30, 2005 8:08
Muito sinceramente, e sem querer ir contra a opinião de ninguém, cada um sabe de si. Se o rapaz quer saber o que a namorada faz no computador, ele lá saberá porque o quer fazer. Isso da invasão de privacidade é uma grande tanga: se não for ele a espiá-la, há-de ser ela a espiá-lo. O argumento "ou confias nela, ou não" é muito bonito mas não se aplica à realidade. Para mim, namorada minha não pode ter segredos, tal como não tenho segredos com ela(s). Como tal, pergunto-lhe desde o início se tenho autorização para espiá-la. Se não tiver, deixa de ser namorada; se tiver, sinto-me livre para usar todos os meios que estiverem ao meu alcance para ver o que ela faz, caso sinta necessidade disso.
Portanto, como só o rapaz pode ajuizar bem a sua situação, acho que não devemos entrar aqui com conversas morais sobre se é certou ou errado.
E aí coloco os meus poucos conhecimentos à disposição: keylogger.
Keyloggers são programas que gravam todos os movimentos num computador. Basicamente, trata-se de um programa que grava num ficheiro de texto todas as teclas digitadas.
Assim, imaginando-se que tenho um keylogger instalado no meu PC (não tenho, mas já tive... Estas mulheres de hoje em dia, hehehe...), tudo o que eu falar no messenger, IRC, todas as páginas web que abrir, tudo o que implicar digitar uma tecla do meu teclado, fica gravado num ficheiro para "alguém" analisar.
Não vou estar a indicar URLs nem nomes de programas que façam isso, mas uma pesquisa no google é mais que suficiente.
Existem também programas que dão acesso ao desktop, mas esses programas costumam comer muitos recursos. Isso significa que só alguém que não perceba nada de informática não vai sentir a diferença se estiver a ser espiado.
Sei que este tema é muito controverso e não me admiraria se este tópico fosse bloqueado ou apagado.
Mas, como já disse, o rapaz lá terá os seus motivos. Se ele o quer fazer, quem sou eu para dizer que ele está errado?!?
Não me crucifiquem por isto, please.
Cumprimentos.
João Ribeiro