Yo! Fico fora uma semana e é o que acontece. Este tópico está.. escaldante. É o menos que se possa dizer.
Peço desculpa pois vou certamente responder a algumas respostas que me deram que se calhar agora já estão desactualizadas...
Topinhas : "Para começar ottoatom parece que não conheces os portáteis bons modernos P4. O tempo que eles te deixam à espera de algo é igual ou menor a um desktop equivalente, pois já têm dual-channel nas memórias, gráficas muito rápidas, discos a 7200 rpm, etc. Se for um Centrino, aí já acredito que em tarefas pesadas te deixe à espera muito mais tempo.
Mais uma coisa : acredita que um P4 2,4 Ghz FSB 533 ainda não está tão desactualizado como isso. Um Centrino 1,4 Ghz está porque está montado num portátil (logo sem possibilidade de upgrade de componentes), ainda é o modelo antigo com 1 Mb de cache L2, o disco desse portátil deve ser lento e a gráfica má, etc.
Essa da relação peso/preguiça é de morrer a rir. Eu sou alto, tenho força, gosto de trabalhar, levo o portátil no carro, logo gosto de DTR ou transportáveis verdadeiramente portáteis e que me garantam em todo o lado o desempenho do melhor desktop do mercado sem abdicar de ter um verdadeiro portátil. Centrinos não são assim para mim nem nunca serão. Por essa ordem de ideias, se trocar de portátil por um mais leve de cada vez que o troco, daqui a 20 anos até um telemóvel era pesado..."
Gostava que me dissesses o preço de um portátil desses.. Tenho a certeza que pelo mesmo preço arranjo-te um desktop bem mais potente. E lembra-te que a minha comparação é essencialmente feita em relação a aplicações gráficas. Do resto pouco conheço…
Vi agora que disseste equivalente. Dúvida: define um portatil equivalente a um dektop... se for equivalente não será equivalentemente rápido?

chama-m burro se quiseres, mas para mim qdo dizes equivalente, se um tem dual channel, placa gráfica rápida e disco 7200, o outro tb há de ter certo?.. e nesse caso as performances não serao iguais? bem mas de qualquer maneira estas comparações portatil/desktop fazem-se em relação ao preço de cada.. por 2500 euros, garanto-te que arranjo um desktop mais potente do que qualquer portatil que tiveres aí.. mesmo um ibm com uma ati fireGL ou um BoXX com uma quadro go...
Em relação ao P4 2.4 533 não percebi bem. Percebeste que me estava a referir a dois portáteis, um p4 2.4 533 e outro Centrino 1.4 certo? É que se for o caso, tenho dois exemplos na minha turma, um toshiba M2 Centrino 1.4 com uma geforce 4 go e outro P4 2.4 da insystem (penso eu). Em relação a esses, gdes bombas quando foram comprados, hoje pouco se pode dizer deles... pelo menos não em relação aos novos de hoje em dia. Pois é desta relação que estamos a falar quando falamos de computadores desactualizados.. Porque o meu Athlon 2 ghz com 1gb de ram e uma geforce 4 mx corre o autocad, o max e outros.. Ele até dá para jogar ao quake 3.. com tudo no mínimo.. Mas está ele actualizado? nop..
Essa da relação preguiça/peso é relevante para mim e para outras pessoas…
-1- Quando levas um Centrino na mala para as aulas, podes te dar ao luxo de só o levar a ele. Se for mesmo so para acompanhar as aulas. O peso não é grande, e consegue-lo disfarçar bem na malinha. Se tiveres um P4, aí a coisa já é diferente. Tens de levar o PC (mais pesado) e tens de levar o carregador. Alem de ser mais pesado, tens de arranjar um sitio onde o ligar…
-2- Tu és alto e forte, muitos não são. Vais de carro, muitos vão de transportes. Acredita que assim o factor peso/preguiça já não é de morrer a rir.
Se há 20 anos os computadores eram torradeiras de 20 kilos e que eu saiba ainda não existiam portateis (ou se existiam, deviam ser as mesmas torradeiras com um slot para por 36 pilhas), acredita que daqui a 20 anos vais estar a debater sobre os gramas a mais ou a menos que terá o teu portátil (sei lá que nome terá a maquina daki a 20 anos)..
P4rthen0n_:
"Nao consigo perceber o teu raciocinio. Ora, de um lado tens um Dothan e do outro tens um P4, ambos equivalentes HOJE. Como eke daqui a 2 anos, um deles consegue superar o outro? Nao faz la muito sentido. Eu diria que, negligenciando possiveis optimizacoes para qualquer das duas plataformas, ambos vao sempre ser equivalentes um ao outro, seja daqui a 1 mes, 1 ano ou 10 anos. Am i right?"
Hoje, consegues perfeitamente comparar um Centrino com um P4 em relação a uma dada aplicação. Há um que faz um trabalho em 15 segundos e outro em 20 segundos. Pronto é científico. Daqui a 10 anos, a ciência continuará a provar que um é mais rápido que o outro, mas ambos serão tão lentos a fazer devida tarefa que estarão ao mesmo nível: desactualizados. É neste aspecto que quero dizer que ambos estarão desactualizados. E aí a verdadeira diferença, a única que verás é a material: um é leve e portátil, outro é um tijolo e "transportatil".
Tens toda a razão qdo dizes que os P4 são melhores que os Centrinos. O meu ponto de vista é que um gajo que trabalhe em multimédia duvido que a sua estação de trabalho principal seja um portátil.. O portátil há-de ser uma estação de trabalho
móvel.. Daí se sacrifica a potência pela mobilidade. Pois só quando existirem processadores quânticos ou positronicos ou sei la o que é que já não haverá necessidade de comparações de velocidade. Isto porque qualquer computador desses será tão rápido que não haverá necessidade de comparação ou porque estaremos todos mortos ou ligados a Matrix...
O que eu quero veicular com isto é que não deve haver receio em comprar um Centrino pois ele funciona tão bem quanto um P-4.. Não esperem é milagres, pois ambos vão atrofiar com aplicações pesadas... Se querem um portátil, comprem um que tenha uma boa relação peso/potencia, e para mim a relação potencia do Centrino/P4 não justifica a compra do P4.. Isso da experiência que eu tenho de trabalhar com eles.. Já vi os benchmarks sim, mas digo vos, freaks dos clocks

, no fogo da acção não se nota assim tanto a diferença… Nota-se bem mais a diferença do peso que está na mala.