mod 3 em 1 de 12V->7V

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

mod 3 em 1 de 12V->7V

Mensagempor Kayn » Quinta Fev 17, 2005 19:57

eu, a minha mania do silencio, e tempo livre pra nao fazer nada resultam nisto. nao foi nada de especialmente engenhoso, mas como inda nao vi nada do genero aki no forum resolvi meter. ficou um bocado confuso, mas espero ke de pra entender.

eu tenho as minhas ventoinhas todas dentro do pc alteradas pra 7V pra fazerem pouco barulho. mas hoje tava eu a jogar sossegado qdo o jogo comeca a mostrar sinais de alta temperatura na grafica. tao decidi ir mudar o encaixe da ventoinha dos 7V pros 12V pra dar mais power. so ke, armado em esperto, decidi fazer isto "on-the-fly", ou seja, co pc ligado. ja tava farto de fazer isto, so ke hoje devo ter tocado em qq coisa e o pc desligou-se. foi ai ke decidi fazer qq coisa ke me permitisse mudar a velocidade da ventoinha da gfx qdo me apetecesse sem correr riscos. e acabei com isto.

depois lembrei me ke ja tinha visto prai algumas pessoas a perguntar como é ke se fazem mods de 12v->7V pras ventoinhas e resolvi postar aki o ke eu fiz (foi pena so me lembrar no fim, depois de ja ter feito tudo... :? )

o adaptador é um 3 em 1 porque tem 3 coisas:
- alimenta permanentemente com 7V as ventoinhas do cooler do disco
- alimenta a ventoinha da grafica com a tensao ke eu kiser (7 ou 12V)
- tem o regulador incorporado ke me permite alterar

como componentes pra isto:

- um adaptador molex normal, femea-macho
- um interruptor de on/off gamado a um pc velho
- um encaixe macho pra ligar ao encaixe femea da ventoinha da grafica.

e algum material caseiro:

Imagem
- um ferro de soldar simples e alguma solda
- fita isoladora para isolar as soldas
- um alicate
- um cortador de fio
- uma chave de relogio tipo chave de fendas simples em miniatura
- uma agulha de coser (pra tirar os pinos dos molex nao ha melhor)
- uma tesoura

Para alimentar qualquer coisa com 7V aki dentro é preciso ter 12V num pino e 5V no outro. (12-5=7V)
Se eu kiser voltar a alimentar com 12V, tenho ke ter um pino ligado aos 12V e o outro aos 0V (12-0=12V)

Imagem

Como 1a modificacao, eu precisava de ter 7V no cooler do disco.

O cooler do disco é alimentado por 2 fios ke ligam a molex, aos pinos 1 e 2.

Imagem

bastou a agulha pra desencaixar e trocar os pinos 5 e 7 ke vao ser os pinos ke vao alimentar o cooler.

Como 2a e 3a modificacoes eu precisava de ligar isto tudo de forma a ke o interruptor controle a tensao ke vai pro encaixe pro cooler da grafica macho. a este ha de ligar o encaixe femea ke liga a ventoinha da gfx.

O interruptor tem 3 pinos e funciona fazendo passar para o fio preto o que esta no fio laranja ou no fio branco, mediante este tar pressionado ou nao.

Assim, liguei o fio laranja ao 6 do molex (0V), o branco ao 5 (5V), e o fio preto soldei-o ao fio preto do encaixe ke vai pa grafica.
Enquanto que o outro pino do encaixe liga ao 8 que continuam a ser 12V

Imagem

e pronto. depois foi so encaixar isto num molex livre ke vem da fonte, ligar o encaixe da grafica e o encaixe do cooler do disco ao encaixe do meu adaptador.

como outras fotos:

Imagem

Imagem

depois vou tentar tirar uma foto disto tudo montado e a trabalhar e ponho aki, mas tou a tirar as fotos com o telemovel e nao saem muito melhores ke isto... :P
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor SimpLe-Kid » Quarta Fev 23, 2005 22:49

Ganda post... assim mesmo!
Isso devia tar inamovivel pois pode dar jeito a muita gente, por exemplo a mim vai-me dar...
SimpLe-Kid
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Jan 24, 2005 21:33

Mensagempor Vipauer » Quarta Fev 23, 2005 23:55

Tens que pensar fazer negócio com isso... :wink:

Vai fazer muito jeito a muita gente...

Pensa nisso.

Podes ter já um cliente.

Fica bem :wink:
Vipauer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 25, 2004 21:18

Mensagempor Nukke » Quarta Fev 23, 2005 23:58

Deveras interessante.... :P

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor Kayn » Quinta Fev 24, 2005 1:21

obrigado pelos comentarios. :)

fazer negocio? ya, pq nao? :P

mas n me parece ke va fazer mto sucesso, eheh

a modzita da jeito, de facto pq me poe o sistema mto calado 8kem entra no quarto nao se apercebe pelo barulho ke o pc ta ligado. :P ), nao compromete em performance pq eu posso por sempre isto a puxar + qdo kiser, mas é facil de fazer.

inda tenho ke tirar umas xapas ao sistema todo pra mostrar o resultado final ao povo, mas nao tenho grande luz a iluminar o interior... vou ter ke improvisar uma lampada aki algures...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor ozzy » Quinta Fev 24, 2005 1:34

Lol negócio :)! pessoal isso ja se vende em lojas de informatica e ca em PTG! ja vem feitinho e pelo preço: 2.70€!!
Imagem
CABO REDUTOR PARA 7V (Tb ha pa 5V)
2.70€
ozzy
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jul 30, 2004 14:10

Mensagempor Kayn » Quinta Fev 24, 2005 1:36

e tem o interruptor? :P
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor ozzy » Quinta Fev 24, 2005 2:19

Interruptor como?, se te referes em mudar de 7V pa 5V ñ! Eu keria dizer é k ha cabos pa 7V só e outros só pa 5V!
ozzy
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jul 30, 2004 14:10

Mensagempor Kayn » Quinta Fev 24, 2005 2:29

eu sei. eu conheco esses cabos redutores e so disse akilo por piada. :)

a vantagem do meu (e so por isso é ke eu fiz isto) é ke tem o interruptor a permitir alternar a tensao da ventoinha da grafica de 7V pra 12V quando eu kiser, a qualquer altura sem desligar o pc. isto ja parece um anuncio, eheh. claro que eu n fiz isto pra vender nada :)

como disse em cima, ainda n tinha visto nada do genero por aki no forum, por isso mostrei o ke fiz e como fiz, mais numa de incentivar o pessoal a fazer uma coisa deste tipo :)

ate pk isto foi uma coisa mto customized as minhas necessidades e com material caseiro ke eu tinha praki arquivado. provavelmente nao se encaixa perfeitamente as necessidades das outras pessoas, mas da pra ter uma boa ideia sobre o que e como fazer (espero eu)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Kayn » Segunda Mar 07, 2005 2:04

actualizacao:

as fotos completas desta mod tao nesta thread:
http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... 284#133284

nas fotos 5 e 6 dum post meu.
Imagem