eu tenho as minhas ventoinhas todas dentro do pc alteradas pra 7V pra fazerem pouco barulho. mas hoje tava eu a jogar sossegado qdo o jogo comeca a mostrar sinais de alta temperatura na grafica. tao decidi ir mudar o encaixe da ventoinha dos 7V pros 12V pra dar mais power. so ke, armado em esperto, decidi fazer isto "on-the-fly", ou seja, co pc ligado. ja tava farto de fazer isto, so ke hoje devo ter tocado em qq coisa e o pc desligou-se. foi ai ke decidi fazer qq coisa ke me permitisse mudar a velocidade da ventoinha da gfx qdo me apetecesse sem correr riscos. e acabei com isto.
depois lembrei me ke ja tinha visto prai algumas pessoas a perguntar como é ke se fazem mods de 12v->7V pras ventoinhas e resolvi postar aki o ke eu fiz (foi pena so me lembrar no fim, depois de ja ter feito tudo...
o adaptador é um 3 em 1 porque tem 3 coisas:
- alimenta permanentemente com 7V as ventoinhas do cooler do disco
- alimenta a ventoinha da grafica com a tensao ke eu kiser (7 ou 12V)
- tem o regulador incorporado ke me permite alterar
como componentes pra isto:
- um adaptador molex normal, femea-macho
- um interruptor de on/off gamado a um pc velho
- um encaixe macho pra ligar ao encaixe femea da ventoinha da grafica.
e algum material caseiro:
- um ferro de soldar simples e alguma solda
- fita isoladora para isolar as soldas
- um alicate
- um cortador de fio
- uma chave de relogio tipo chave de fendas simples em miniatura
- uma agulha de coser (pra tirar os pinos dos molex nao ha melhor)
- uma tesoura
Para alimentar qualquer coisa com 7V aki dentro é preciso ter 12V num pino e 5V no outro. (12-5=7V)
Se eu kiser voltar a alimentar com 12V, tenho ke ter um pino ligado aos 12V e o outro aos 0V (12-0=12V)
Como 1a modificacao, eu precisava de ter 7V no cooler do disco.
O cooler do disco é alimentado por 2 fios ke ligam a molex, aos pinos 1 e 2.
bastou a agulha pra desencaixar e trocar os pinos 5 e 7 ke vao ser os pinos ke vao alimentar o cooler.
Como 2a e 3a modificacoes eu precisava de ligar isto tudo de forma a ke o interruptor controle a tensao ke vai pro encaixe pro cooler da grafica macho. a este ha de ligar o encaixe femea ke liga a ventoinha da gfx.
O interruptor tem 3 pinos e funciona fazendo passar para o fio preto o que esta no fio laranja ou no fio branco, mediante este tar pressionado ou nao.
Assim, liguei o fio laranja ao 6 do molex (0V), o branco ao 5 (5V), e o fio preto soldei-o ao fio preto do encaixe ke vai pa grafica.
Enquanto que o outro pino do encaixe liga ao 8 que continuam a ser 12V
e pronto. depois foi so encaixar isto num molex livre ke vem da fonte, ligar o encaixe da grafica e o encaixe do cooler do disco ao encaixe do meu adaptador.
como outras fotos:
depois vou tentar tirar uma foto disto tudo montado e a trabalhar e ponho aki, mas tou a tirar as fotos com o telemovel e nao saem muito melhores ke isto...