Lista de Software "Gratuito" (discussão)

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Lista de Software "Gratuito" (discussão)

Mensagempor PapaGigas » Quinta Fev 17, 2005 20:33

Administrador (alfatek):

Este tópico foi tomado de assalto por mim para discutir este assunto e sobre como organizar melhor as listas de software free/open/etc...

Leiam especialmente a partir daqui:
http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... 095#127095

Discutam, sugiram e opinem!!

Boas..

Esta thread irá servir para debater todo e qq assunto relativo á Lista de Software "Gratuito" que se encontra aqui:

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=12337

Espero que me ajudem a fazer desta uma das maiores preciosidades deste forum.. lol.. obrigado a todos os que participarem.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Re: Lista de Software "Gratuito" (discussão)

Mensagempor PapaGigas » Quinta Fev 17, 2005 22:42

Bom.. primeira questão: ADWARE.. SIM ou NÃO (e "porquê")??? :roll:

PS - Diga-se de passagem que voto pelo SIM.. lol.. desde que o programa em questão não contenha qq tipo de MALWARE.. :)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor rickbanr » Sexta Fev 18, 2005 0:24

Eu ainda gostaria de saber como tu deste a volta a isto,

e conseguiste o INAMOVIVEL

com algo que eu ainda não consegui entender.

Devo ser mesmo BURRO, pois continuo sem perceber:

Quais são as categorias ?

E já que sempre corriges todo o mundo v~e lá se escreves o meu Nick correcto,

mas afinal quem sou eu um membro de Ouro ao pé de um de Diamante...

é por isso que nunca contribui mais para o HCP, com tópicos grandes,

resolvi exprimentar e ainda não entendo o que se passou...

Não sou muito simpatizante de membros favorecidos em relação a outros, afinal pensei que isto era uma democracia...
Fiquem em Paz e Amor, se nos Amassemos todos igual, este planeta seria uma Aldeia Global.
rickbanr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 23:53

Mensagempor PapaGigas » Sexta Fev 18, 2005 0:34

rickbanr Escreveu:Eu ainda gostaria de saber como tu deste a volta a isto,

e conseguiste o INAMOVIVEL

com algo que eu ainda não consegui entender.

Devo ser mesmo BURRO, pois continuo sem perceber:

Quais são as categorias ?

E já que sempre corriges todo o mundo v~e lá se escreves o meu Nick correcto,

mas afinal quem sou eu um membro de Ouro ao pé de um de Diamante...

é por isso que nunca contribui mais para o HCP, com tópicos grandes,

resolvi exprimentar e ainda não entendo o que se passou...

Não sou muito simpatizante de membros favorecidos em relação a outros, afinal pensei que isto era uma democracia...

Bolas..

Ainda não tinhas tu escrito isto.. já eu tinha "remendado" o teu nome.. lol.. tens lá os agradecimentos.. o pq dos agradecimentos.. e ainda ficas chateado?.. compreendo que te tenhas esforçado por fazer um tópico que "fique bem" em sticky.. mas se fores avaliar bem a situação.. existiu um debate favorável a um mix (isto foi tudo debatido democráticamente na tua thread).. e aquilo é o resultado final.. percebes?.. a tua thread continha pouca informação.. e a pouca que tinha não era muito clara.. logo mais vale a criação de uma que favoreça gregos e troianos.. não?.. :roll:

PS - Vai postando "programa a programa" naquela thread.. mas disponibilizando informação "util" (não desfazendo.. claro).. boa sorte.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor rickbanr » Sexta Fev 18, 2005 0:45

LOLOLOLOLOLOLOLOLOLLOLLOLOLLOLLOLOLOL
Fiquem em Paz e Amor, se nos Amassemos todos igual, este planeta seria uma Aldeia Global.
rickbanr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 23:53

Mensagempor skeletony » Sexta Fev 18, 2005 0:50

boas,

Acho que era importante explicares o que consideras como software "gratuito" (freeware??/ shareware??/ adware??/ Demoware??).

Quanto a mim acho que qualquer destes tipos de licença pode ser considerado como software gratuito, pois não precisas pagar para utilizar (ainda que com funcionalidades limitadas, no caso do demoware, com tempo limitado de utilização, no caso do shareware, ou com publicidade - adware). Voto SIM.

cumps.
"The world (...) kills the very good and the very gentle and the very brave impartially. If you are none of these you can be sure it will kill you too but there will be no special hurry." Ernest Hemingway
skeletony
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 11:45

Mensagempor PapaGigas » Sexta Fev 18, 2005 0:55

skeletony Escreveu:boas,

Acho que era importante explicares o que consideras como software "gratuito" (freeware??/ shareware??/ adware??/ Demoware??).

Quanto a mim acho que qualquer destes tipos de licença pode ser considerado como software gratuito, pois não precisas pagar para utilizar (ainda que com funcionalidades limitadas, no caso do demoware, com tempo limitado de utilização, no caso do shareware, ou com publicidade - adware). Voto SIM.

cumps.

Boas..

Ainda bem que concordas.. embora eu discorde da tua opinião no que toca a este ponto: "demoware e shareware" não são considerados softwares gratuitos.. lol.. para mim apenas as licenças freeware/adware/opensource o são.. uma delas suportada pela publicidade.. coisa que facilita a vida a muita gente.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor alfatek » Sexta Fev 18, 2005 1:10

Saudações,

Respondo aqui para todos ficarem a saber a minha resposta...

O papagigas enviou-me uma PM para colocar o tópico referido dele em sticky, ao qual acedi por achar que era interessante. Neste momento parece-me que já havia alguns tópicos sobre o mesmo assunto e como parece haver uma certa discussão sobre a melhor forma de organizar um tópico deste tipo, decidi voltar atrás nesta decisão.

Bloquei ainda alguns tópicos sobre este assunto, *temporariamente*, apenas e só para que se faça AQUI a discussão da melhor forma de ter uma listagem deste género. Serão desbloqueados mal a situação esteja esclarecida.

Obviamente que neste fórum não há "favorecimento" de membros e apoio e agradeço desde já o trabalho de todos os que realmente se esforçam por criar tópicos de qualidade.

Agradeço portanto que não fiquem chateados até porque se tratam de membros que gostam de participar e contribuir com mensagens de qualidade. Com este assunto resolvido passo à discussão que realmente importa...

Temos vários tópicos com listas de software free/opensource/etc... Qual a melhor forma de organizar os vários tópicos?

Penso que esta discussão foi começada há vários meses com o Speedragon e naquela altura fiquei de criar um forum apenas para isto... por falta de tempo o projecto ficou esquecido...

Venho então apresentar a minha proposta para organizar estes tópicos e este tema...

Criar um fórum, que aguardo sugestões para o nome. Nesse fórum ter 1,2,3,X tópicos em sticky (inamoviveis) com uma lista de programas, divididos por categorias. Essa lista terá um link para o tópico individual de cada software. Falei em X tópicos para podermos ter 1 lista para software free/opensource, outro para software adware ou com outras "chatices" mas que não exige pagamento na mesma, etc..

Depois cada software teria o seu tópico. A 1ª mensagem desse tópico seguiria um "template" que alguém fará e que serve basicamente para descrever o software com algum pormenor... Nas mensagens seguintes poderia seguir-se a discussão. Sempre que haja informações importantes que apareçam em mensagens no tópico deve ser editada a 1ª mensagem para essa informação ser adicionada.

Aguardo as vossas ideias, até para o template dos tópicos individuais e dos "tópicos-lista"...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor PapaGigas » Sexta Fev 18, 2005 1:23

alfatek Escreveu:Venho então apresentar a minha proposta para organizar estes tópicos e este tema...

Criar um fórum, que aguardo sugestões para o nome. Nesse fórum ter 1,2,3,X tópicos em sticky (inamoviveis) com uma lista de programas, divididos por categorias. Essa lista terá um link para o tópico individual de cada software. Falei em X tópicos para podermos ter 1 lista para software free/opensource, outro para software adware ou com outras "chatices" mas que não exige pagamento na mesma, etc..

Depois cada software teria o seu tópico. A 1ª mensagem desse tópico seguiria um "template" que alguém fará e que serve basicamente para descrever o software com algum pormenor... Nas mensagens seguintes poderia seguir-se a discussão. Sempre que haja informações importantes que apareçam em mensagens no tópico deve ser editada a 1ª mensagem para essa informação ser adicionada.

Aguardo as vossas ideias, até para o template dos tópicos individuais e dos "tópicos-lista"...

Boas..

Sinseramente para criar um forum novo.. mais valia criar um do tipo "guia de compras".. onde fazias exactamente o que pretendes.. mas em relação ao hardware.. recompensando ainda as lojas (c/ porta aberta ao publico) com os preços mais baixos do mercado.. com regras "próprias" no que toca á publicidade.. o que levaria a mesma embora do restante forum (um bocado com a mesma finalidade da "conversa da treta").. quanto a esta questão em concreto.. penso que até tenho alguma razão no que fiz.. mas se o pretendem manter bloqueado.. não tenho nada a contra.. em qq dos casos.. boa sorte (e decidam-se logo.. que este é um tema demasiado importante para estar sempre a passar para trás).. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor alfatek » Sexta Fev 18, 2005 1:23

Sobre o template para o tópico individual de cada software:

Baseando-me neste template que gosto
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=8254

segue a minha sugestão:

[Categoria]

Nome

Versão analisada: xxx

Tipo de licença

Sistemas operativos em que funciona (Windows, linux, macos ?)

Nota: [1-5]

Download: Página para Download

Tamanho: xxx MB

Site da Marca Do Produto

Comentário: Comentário ao Produto e screenshots tmb ficavam muito bem ;)

Principalmente mudei a classificação para apenas de 1 a 5... de 0 a 20 fica tudo muito subjectivo e parece que isto é uma classificação mto rigorosa... a classificação é mt subjectiva e é dada pela primeira pessoa que fez o tópico, portanto mais vale que seja só de 1 a 5...

Edit: a classificação devia era estar numa votação, feita de 1 a 5...
Editado pela última vez por alfatek em Sexta Fev 18, 2005 1:39, num total de 2 vezes.
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor fastben » Sexta Fev 18, 2005 1:26

Boas

acho que é pena que entre adultos, se verifiquem tais picardias, é que nem a minha filha (que só tem 15 anos) tem comportamentos assim, pois desde bem cedo lhe ensinei que não é com birras que se resolvem as situações :evil:

Pois acho que aqui no fórum todos gostam de ajudar e sentirem-se bem com isso, eu falo por mim e quando acabo por ajudar um user, nada mais gratificante que o seu agradecimento e basta-me isso, não frequento o fórum com a ganância de dar nas vistas e ter protagonismo, mas sim porque é divertido ajudar os outros, divertirmo-nos com posts sórdidos e surreais que certos novatos aqui postam, etc.

Agora tanta polémica por causa de uma thread que tinha no seu intuito ajudar aqueles que ás vezes andam ás aranhas e acabam por abrir tópicos a perguntar onde arranjo isso ou aquilo, com a defunta thread os users poderiam facilmente localizar, aquilo que precisam :wink:

Desculpem lá o desabafo pois até sou recente por estas bandas, mas acontece que gostei e decidi ficar, deixem-se de ciumites pois este não é o local indicado para isso e cabemos todos aqui neste espaço que já considero um pouco meu

Fiquem bem

EDIT - no momento em que acabei de escrever o post ainda não tinha lido o post do alfatek, agora fiquei esclarecido do que se passou e afinal fez-se luz, palavras sábias as do alfatek. pois afinal só vem demonstrar que aqui somos todos iguais 8)
Editado pela última vez por fastben em Sexta Fev 18, 2005 1:33, num total de 2 vezes.
8/12/1943 - 3/7/1971
Imagem
" I'm the Lizard King, I can do any thing " Jim Morrison
fastben
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jan 12, 2005 18:17

Mensagempor alfatek » Sexta Fev 18, 2005 1:29

(esqueci-me d dizer... obviamente que o template está aberto a discussão...)

estão bloqueados *apenas* porque aproveito esta altura para discutir este tema e ter ou tópicos bem organizados e com o destaque que *merecem*, ou outra ideia qualquer... O importante é dar-lhes bom destaque e estar o tema bem organizado.

Este é um tema que eu gosto e mesmo não sendo este um forum de software, a ideia de ter um fórum para este tipo de listagens já é antiga e devia ter sido já feita...
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor fastben » Sexta Fev 18, 2005 1:36

boas

Gostava de propor à administração, para que ninguém se sinta desfavorecido que o Tópico inamovível sobre software gratuito, ficasse em nome do HCP assim acho que todos ficam contentes :wink:

Fiquem bem
8/12/1943 - 3/7/1971
Imagem
" I'm the Lizard King, I can do any thing " Jim Morrison
fastben
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jan 12, 2005 18:17

Mensagempor PapaGigas » Sexta Fev 18, 2005 1:39

alfatek Escreveu:(esqueci-me d dizer... obviamente que o template está aberto a discussão...)

estão bloqueados *apenas* porque aproveito esta altura para discutir este tema e ter ou tópicos bem organizados e com o destaque que *merecem*, ou outra ideia qualquer... O importante é dar-lhes bom destaque e estar o tema bem organizado.

Este é um tema que eu gosto e mesmo não sendo este um forum de software, a ideia de ter um fórum para este tipo de listagens já é antiga e devia ter sido já feita...

Eu já tinha criado um.. mas pronto:

[Categoria]

Programa: nome do programa

Versão: xxx

Licensa: freeware/adware/opensource

Site: homepage do programa

Comentário: comentário relativo ao programa

Nota: [0-5]

Download: link (directo) para descarregar o programa

PS - Como podes reparar.. passei a avaliação para um máximo de 5.. tb acho ser a mais viável.. de resto prefiro o meu template.. :P

PS 2 - Screenshots??? para q??? mais vale ter o link da homepage do programa (em principio as shots já lá estão).. digo eu em grego.. :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor alfatek » Sexta Fev 18, 2005 1:42

[Categoria]

Nome

Versão analisada: xxx

*Tipo de licença

*Sistemas operativos em que funciona (Windows, linux, macos ?)

*Nota: [1-5]

Download: Página para Download

Site da Marca Do Produto

Comentário: Comentário ao Produto e screenshots tmb ficavam muito bem ;)

update para ter tmb as plataformas onde funciona ou tem versões alternativas... marquei ainda com * os campos que considero opcionais...

o teu template é praticamente igual... :P

Para mim acho interessante o forum ser só sobre software freeware e opensource, portanto os tais topicos sobre outras licenças que falei talvez não sejam necessários... caso haja necessidade podemos é partir os topicos stickies em vários, dividino por categorias... mas por agora n seria preciso...

o forum pode-se chamar:
Lista de software opensource / freeware
> Aqui pode encontrar uma grande quantidade de descrições e comentários a software gratuito de usar no seu computador
alfatek
Administrador
Administrador

Próximo

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante