Centrino vs P4

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor topinhas » Quarta Fev 16, 2005 17:13

Tu podes não ter, mas eu não vejo razão para comprar Centrino pois o uso que dou ao portátil não o compensa nem me satisfazia. Mas já aqui disse que 75% dos utilizadores de portáteis ficam muito bem servidos com P-M. Os outros são como eu!

Um P4 ou um AMD 64 também são muito overclockáveis e obtêm desempenhos que nenhum P-M obtém, pelo que não vejo o porquê dos P-M migrarem para o desktop. A não ser que alguém muito excêntrico queira dizer aos vizinhos que tem um P-M na tower em casa.

Mais uma vez lê a review do Anand : o P-M é muitas vezes derrotado (mesmo pelo AMD 64 3200) por margens superiores a 10 ou 20%. E só é mais rápido em umas poucas aplicações. Preço por preço então não tem hipótesse nenhuma, sendo muitas vezes derrotado por margens de 20/30% e até mais de 50 %. Não é uma derrota miníma como dizes.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor dfm » Quarta Fev 16, 2005 17:39

topinhas Escreveu:
Continuo a dizer que a diferença entre CPUs é maior que a que pensas. O teu Sony também não é o melhor exemplo de portabilidade. Pode ter mais autonomia que o meu Clevo, mas pesa praticamente o mesmo, aquece muito na parte superior do teclado (basta tocá-los nas lojas para ver isso).

Quanto à fiabilidade, eu nuca tive problemas com o meu e ele farta-se de trabalhar. No Verão passava 8/9 horas sempre ligado em jogos (World Racing, Alias, Toca Race Driver, ou seja jogos exigentes) com temperaturas de 30 e muitos graus e nem uma única vez se queixou ou reiniciou devido a sobreaquecimento. E na faculdade tenho colegas com Asus Centrino a que isso já aconteceu.

O modelo Vaio que possuo é na verdade um verdadeiro portátil .... e mesmo com o TFT de 17" que lhe adiciona peso, continua portátil. Esse mesmo TFT tem a tecnologia Twin_Lamp (o que significa que tem duas lampadas em vez da convencional lampada unica) e que assegura uma qualidade de imagem mto acima da média.
Tem um excelente desempenho e um óptimo suporte por parte da marca. O peso anda nos 3,5Kg. Em relação ao aquecimentos não sei onde foste buscar essa ideia mas no meu exemplar não consigo encontrar nenhum local onde verifique esse problema. E comparando então com o teu Clevo, (sem ofensa, mas até tu já admitiste que é um bom aquecedor no Inverno)......

Devo dizer que utilizei o teu exemplo no meu post, não para te provocar, mas pq sei q defendes a arquitectura P4 no que gostas de chamar "transportável", e assim ter um ponto de comparação.

De facto as diferenças de CPU são mtas entre P4 e Centrino, mas com vantagem para os Dotham e Sonoma (Centrinos). Têem uma arquitectura mto mais recente e optimizada e uma margem de evolução (nem que seja apenas na velociade de relogio) mto superior aos convencionais P4.

No entanto compreendo, que de momento as opções P4, são mais económicas e acessíveis, e como tal são opções para alguns utilizadores.

Mas também penso que quem compra um Notebook deverá apostar ainda mais na qualidade.... e um Dotham é mto mais robusto e fiável que um P4 adaptado a uma caixa mais pequena.

Cumprimentos !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Mensagempor .:.FearDraco.:. » Quarta Fev 16, 2005 17:51

Boas pessoal! :D
Estou concordo em tudo o que foi dito pelo dfm... É tudo uma questão de optimização dos componentes e esse é o ponto fulcral na diferença entre P-m, P4 e AMD_FX. O primeiro é pensado de raíz para ser portátil e para tal foi necessário um determinado investimento (financeiro e etc) para materializar essa tecnologia (o que na prática se reflecte num encarecimento dos componentes) . Por outro lado temos processadores mais baratos (devido a serem uma adaptação e não uma nova tecnologia)e com igual ou maior desempenho que os P-m. No meu entender podemos sempre comparar a performance entre eles mas sem esquecer o propósito de cada um aquando a sua concepção. Portabilidade vs transportabilidade, a escolha entre estes conceitos básicos passa pelos objectivos e pelo 'bolso' de cada um. :wink:
Já agora o meu Dothan 2.0 fez 42s no super PI no teste de 1M.

Fiquem bem!
.:.FearDraco.:.
Novato
Novato

Registado: Quinta Out 28, 2004 19:48

Mensagempor topinhas » Quarta Fev 16, 2005 19:04

dfm Escreveu:
topinhas Escreveu:
Continuo a dizer que a diferença entre CPUs é maior que a que pensas. O teu Sony também não é o melhor exemplo de portabilidade. Pode ter mais autonomia que o meu Clevo, mas pesa praticamente o mesmo, aquece muito na parte superior do teclado (basta tocá-los nas lojas para ver isso).

Quanto à fiabilidade, eu nuca tive problemas com o meu e ele farta-se de trabalhar. No Verão passava 8/9 horas sempre ligado em jogos (World Racing, Alias, Toca Race Driver, ou seja jogos exigentes) com temperaturas de 30 e muitos graus e nem uma única vez se queixou ou reiniciou devido a sobreaquecimento. E na faculdade tenho colegas com Asus Centrino a que isso já aconteceu.

O modelo Vaio que possuo é na verdade um verdadeiro portátil .... e mesmo com o TFT de 17" que lhe adiciona peso, continua portátil. Esse mesmo TFT tem a tecnologia Twin_Lamp (o que significa que tem duas lampadas em vez da convencional lampada unica) e que assegura uma qualidade de imagem mto acima da média.
Tem um excelente desempenho e um óptimo suporte por parte da marca. O peso anda nos 3,5Kg. Em relação ao aquecimentos não sei onde foste buscar essa ideia mas no meu exemplar não consigo encontrar nenhum local onde verifique esse problema. E comparando então com o teu Clevo, (sem ofensa, mas até tu já admitiste que é um bom aquecedor no Inverno)......

Devo dizer que utilizei o teu exemplo no meu post, não para te provocar, mas pq sei q defendes a arquitectura P4 no que gostas de chamar "transportável", e assim ter um ponto de comparação.

De facto as diferenças de CPU são mtas entre P4 e Centrino, mas com vantagem para os Dotham e Sonoma (Centrinos). Têem uma arquitectura mto mais recente e optimizada e uma margem de evolução (nem que seja apenas na velociade de relogio) mto superior aos convencionais P4.

No entanto compreendo, que de momento as opções P4, são mais económicas e acessíveis, e como tal são opções para alguns utilizadores.

Mas também penso que quem compra um Notebook deverá apostar ainda mais na qualidade.... e um Dotham é mto mais robusto e fiável que um P4 adaptado a uma caixa mais pequena.

Cumprimentos !!

Essa do aquecedor do Inverno não fui eu que disse de certeza... :wink: Mas vai às FNACs e vê lá os exemplares iguais aos teus e vê o calor que emanam da zona superior do teclado e da zona dos botões na parte superior abaixo do monitor. E não fui apenas eu a cosntatá-lo, outras pessoas que estavam comigo sentiram-no também. Volto a repetir que o Clevo aquece muito menos do que pensas, mas continuam a bater na mesma tecla vezes sem conta.

O peso entre os 2 é muito semelhante : o meu pesa mais 500 gramas mas tem subwoofer, mais 2 colunas e uma webcam integrada. Falas do monitor, etc do teu mas o monitor do meu até tem mais brilho! A nível de qualidade não vejo superioridade nenhuma do teu Sony em relação ao meu. Nunca tive problemas, o desempenho do meu é fabuloso, enfim é um excelente portátil, quer acredites quer não, quer faça confusão ou não... Quanto à fiabilidade : no fórum aparecem muitos users com problemas em Centrinos Acer, mas muito raramente (se é que ja apareceu...) em P4. Esse é o único dado de fiabilidade que tenho e não é abonatório para os Centrinos.

Arquitectura moderna do Dothan ou Sonoma? Talvez, mas que interessa isso agora? Perde para o P4 e AMD 64 e no futuro nem o teu portátil nem o meu podem ser actualizados, logo que interessa a optimização futura. Na altura já não há P4 e a arquitectura já será outra diferente. Interessa é o presente.

Por último, a questão do preço. Quando comprei o Clevo ele era dos portáteis mais caros do mercado. Na altura não haviam Centrinos com gráficas melhores que as 9200, não os havia com discos a 7200 rpm nem com 1 Gb de RAM. Podia ter comprado 1 Centrino que me saía muito mais barato (alguém se lembra dos Compaq X1010?). Eu comprei P4 porque quis e porque precisava e não por causa do preço.

A propósito dfm, já viste o Toshiba Quosmio? Sabes que a bateria dele (tem um Dothan 2.0 Ghz) dura no máximo 1 hora e 40 minutos, ou seja, +/- o que dura a do meu Clevo? Se eu quero um verdadeiro DTR, para que compro um Centrino armado em DTR, com pior desempenho que um P4 e a mesma capacidade de bateria, mas muito mais caro?

Percebes agora a minha noção de portátil? Eu quero um DTR porque uso o portátil como um desktop. Quem usa o portátil longe das fichas compre um Centrino VERDADEIRO e não os armados em DTR.

Não te ofendas com nada do que eu disse. Isto aqui é só um debate de ideias e eu gosto muito do Sony qe substitui o teu : Dothan 2.0 Ghz,disco SATA e radeon X600 128 Mb não está nada mal.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Nukke » Quarta Fev 16, 2005 19:31

Quero apenas mostrar umas fotos que me parecem pertinentes para o assunto...

Imagem

Imagem

Agora vejam a potencialidade que isto tem....

Fonte: HotHardware.com

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor Mike » Quarta Fev 16, 2005 20:38

topinhas Escreveu:Tu podes não ter, mas eu não vejo razão para comprar Centrino pois o uso que dou ao portátil não o compensa nem me satisfazia. Mas já aqui disse que 75% dos utilizadores de portáteis ficam muito bem servidos com P-M. Os outros são como eu!

Diz lá então para que precisas do P4?

Eu preciso do P-M para programar em Delphi, Visual Studio, SQLServer, Oracle, MySQL, Firebird, etc...

E o P-M chega bem e sobra!

topinhas Escreveu:Um P4 ou um AMD 64 também são muito overclockáveis e obtêm desempenhos que nenhum P-M obtém, pelo que não vejo o porquê dos P-M migrarem para o desktop. A não ser que alguém muito excêntrico queira dizer aos vizinhos que tem um P-M na tower em casa.

Deixa os preços descerem e as boards chegarem a Portugal e não vou comprar para dizer aos vizinhos que tenho isto e aquilo.

topinhas Escreveu:Mais uma vez lê a review do Anand : o P-M é muitas vezes derrotado (mesmo pelo AMD 64 3200) por margens superiores a 10 ou 20%. E só é mais rápido em umas poucas aplicações. Preço por preço então não tem hipótesse nenhuma, sendo muitas vezes derrotado por margens de 20/30% e até mais de 50 %. Não é uma derrota miníma como dizes.

Sabes perfeitamente que essas aplicações estão optimizadas para as features do P4 e do AMD 64 que ainda não existem nos Pentium M, como por exemplo SSE3, é dai que vêm essa diferença toda.
Notebook: Asus M6Ne + Intel Pentium M 1.6Ghz + 2x256Mb DDR333 + 15,4" WSVGA + ATI Mobility Radeon 9700
Desktop: Intel Celeron M 1.5Ghz@2400Mhz + Asus P4P800 SE + Asus CT-479 + 2x256Mb DDR400@200Mhz 2/3/3/5 + Asus A9550GE 128Mb DDR @450/250
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 15:34

Mensagempor topinhas » Quarta Fev 16, 2005 21:24

Eu uso o meu portátil para jogar, editar vídeo, converter videos entre os vários formatos, uso-o para os trabalhos da escola, nomeadamente documentos de office muito pesados dos meus trabalhos e relatórios.

Se usas o teu portátil nisso tudo e ele te chega, então ainda bem. Para mim não dava de certeza pois preciso de muita capacidade de processamento, possibilidade de multi-tasking (trabalhar no portátil no office enquanto ele converte um vídeo, por exemplo), muita largura de banda para a memória RAM, uma gráfica de clocks elevados e a possibilidade de ter um disco a 7200 rpm. Este Clevo serve-me que nem uma luva.

Estranha essa pergunta : "Diz lá então para que precisas do P4?" Agora a discussão avança para a minha decisão de ter um P4? Já disse aqui muitas vezes que 75% das pessoas ficam bem servidas por centrinos, pelo que nunca pus em causa as pessoas que os compram. Espero que não ponhas em causa as pessoas que compram P4 's também.

Decididamente não te consegues convencer da supremacia dos AMD 64 e dos P4 sobre os P-M. Tem que ser obrigatoriamente ao contrário para que esta conversa sem fim acabe. Deixa-me só dizer-te uma coisa : as optimizações SSE3 só estão presentes nos Prescott (o P4C do meu Clevo só vai até à SSE 2) e não nos AMD 64. Como explicas então os AMD 64 baterem os P-M? Se não têm as optimizações como podem batê-los segundo a lógica dos programas estarem optimizados para aquelas extensões? Não me parece que seja por aí, até porque se o P-M não tem essas extensões é porque há ainda muito a evoluir na sua concepção!!

A AMD optou por implementar também as extensões SSE e não apenas as 3D NOW próprias, e isso desenvolveu o CPU. Se o P-M não tem, então está menos desenvolvido que os outros CPU.

Quanto à descida de preços : terá que ser milagrosa, pois o Dothan 2.0 Ghz teria que custar o mesmo que um AMD 64 3200+ para que valesse a pena comprá-lo, além de ter que ter uma board que demonstrasse ser estável e competitiva a nível de preço. E isso não acontecerá tão depressa porque as pessoas não compram um CPU inferior só porque ele aquece pouco (para isso há AMD 64 90 nm) ou é overclockável (o P4 e o AMD são muito bons para isso) e assim as marcas de componentes não vão investir em tal "loucura".
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mike » Quarta Fev 16, 2005 22:23

topinhas Escreveu:Eu uso o meu portátil para jogar, editar vídeo, converter videos entre os vários formatos, uso-o para os trabalhos da escola, nomeadamente documentos de office muito pesados dos meus trabalhos e relatórios.

Se usas o teu portátil nisso tudo e ele te chega, então ainda bem. Para mim não dava de certeza pois preciso de muita capacidade de processamento, possibilidade de multi-tasking (trabalhar no portátil no office enquanto ele converte um vídeo, por exemplo), muita largura de banda para a memória RAM, uma gráfica de clocks elevados e a possibilidade de ter um disco a 7200 rpm. Este Clevo serve-me que nem uma luva.

Está visto que compraste o Portátil P4 porque adoras Pentium 4, porque sinceramente para aquilo que tu fazes o centrino servia perfeitamente.

Em suma deves tirar 30% do partido que eu tiro do meu portátil em termos de performance, eu não uso o meu portátil para fins académicos nem para fins de conversão de videos, sim, edito videos provenientes da minha camera miniDV e office sinceramente não uso mas em programação o que eu quero é mesmo performance e multi-tasking uso imenso na programação, as vezes tenho 3 Delphis abertos e n motores de SQL a funcionar ao mesmo tempo, e como vêz estou perfeitamente contente.

Atenção, não estou a criticar a tua compra, as pessoas compram aquilo que querem com o dinheiro que podem e possuem.
Notebook: Asus M6Ne + Intel Pentium M 1.6Ghz + 2x256Mb DDR333 + 15,4" WSVGA + ATI Mobility Radeon 9700
Desktop: Intel Celeron M 1.5Ghz@2400Mhz + Asus P4P800 SE + Asus CT-479 + 2x256Mb DDR400@200Mhz 2/3/3/5 + Asus A9550GE 128Mb DDR @450/250
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Azrael_pt » Quarta Fev 16, 2005 22:47

Epá, quem precisa mesmo de um portátil que faça jus ao nome e tem dinheiro compra um Centrino, quem quer um desktop transportável e quer poupar dinheiro compra um P4, é simples.

Só digo uma coisa, não acredito que alguém tendo dinheiro para comprar um Centrino topo de gama vá comprar um tijolo que se calhar tem mais 5% a mais de performance e além de pesar muito mais, aquecer muito mais e ter muito menos autonomia está ultrapassado em termos de tecnologia (sim porra, o Pentium M é bem mais recente e avançado que o P4 que não passa dali há não sei quanto tempo).

No fundo quem pode compra Centrino, quem não pode e quer uma máquina minimamente potente tem que ir para o P4. Tendo em contas as performances quase equivalentes dos dois processadores (a supremacia do P4 é praticamente insignificante) uma pessoa só optaria por um tijolo P4 com 1 hora de autonomia se não tivesse condições financeiras para um Centrino, mesmo que fosse para usar ligado à corrente e para andar no carro, etc.

Se posso ter a mesma performance com menos peso, mais autonomia e menos aquecimento só se fosse tolo é que comprava P4!! Mas pronto, isto sou eu, há que respeitar outras opiniões, só acho que esta guerrinha "Topinhas vs. Mike" não está a chegar a lado nenhum visto que nem um nem outro vão ceder e dar razão ao outro, para cada afirmação de "verdade absoluta" existe uma resposta igualmente de "verdade absoluta". :wink:

Que tal fazerem uma pausa "kit-kat" e voltarem à carga quando houverem mais novidades? Vamos esperar que saiam os novos Sonomas e depois voltamos cá para os discutir. 8)
Azrael_pt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 16:24

Mensagempor topinhas » Quarta Fev 16, 2005 23:08

Estás muito enganado quanto à minha capacidade financeira : eu dei 2200 € pelo meu Clevo, até paguei a pronto e comprei-o porque queria mesmo aquilo. Não venhas cá com coisas do pobre compra P4, rico compra Centrino que parece muito mal. Hoje há Centrinos por 1000 € : quem pode comprar portátil, pode comprar Centrino hoje em dia.

A pausa Kit-Kat com o Mike vou fazê-la, mas a ti digo-te para ires ver as reviews do AnandTech e vê lá as diferenças "insignificantes" entre P4 e P-M. Ao menos tenta saber do que falas.

De que me interessa a superioridade tecnológica (não é assim, mas prontos... estou cansado para novo debate) do P-M se não bate AMD 64 e P4. Para que o quero assim?

Quanto aos tijolos, sabes que todos os portáteis Compaq/HP P4 de 15' são mais pequenos e leves que os Acer Centrino que andam aí com as mesmas 15'? Tu andas a ver os P4 com 17' e há mais portáteis P4 que esses grandes.

Mas que me dizes aos Centrinos de 17' (Sony, Samsung, Toshiba,etc), que pesam o mesmo que um P4 de 17', com baterias que por vezes nem chegam a 2 horas (ver exemplo do Toshiba Qosmio)? Esses já não são tijolos porquê? Pesam o mesmo, as dimensões são idênticas, enfim por fora são iguais. Logo, pela tua incrível dedução são TIJOLOS.
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mike » Quarta Fev 16, 2005 23:25

Azrael_pt Escreveu:só acho que esta guerrinha "Topinhas vs. Mike" não está a chegar a lado nenhum visto que nem um nem outro vão ceder e dar razão ao outro, para cada afirmação de "verdade absoluta" existe uma resposta igualmente de "verdade absoluta". :wink:

Ai é? só para te contrariar azrael_pt :wink:
Olha topinhas, tens razão, prontos, acabou-se a "guerrinha" :wink: mas como eu já tive a minha cota parte de portáteis P4 não troco o meu centrino nem por um P4 3.8Ghz EE :!:
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor dfm » Quinta Fev 17, 2005 16:01

..... Topinhas: Eu compreendo o teu ponto de vista, e como te disse (sabia que tinhas um Clevo), utilizei o teu exemplo.

Não percebo é porque é que queres que eu vá a uma loja ver os Vaio a aquecer quando eu utilizo um no dia a dia e ele não aquece .... a ventoinha nem sequer é audível ..... a única coisa que faz barulho é a unidade Combo DVD/CD. :)

A questão da qualidade do material é relativa ... tu estás contente com o teu equipamento, e eu com o meu por isso tudo bem .... agora garanto-te que a qualidade do material e da montagem dos Vaio está mto acima dos barebones Sager / Clevo / etc. ... não quero com isto dizer que um barebone não seja uma boa base para assembeladores .... mas os fabricantes gastam dinheiro e apostam na pesquisa dos seus produtos (incluindo as caixas) e isso traz divindos no produto final...

Em relação às arquitecturas, queria esclarecer (tem havido alguma confusão por parte de alguns utilizadores do forum) que Dotham se refere à arquitectura do núcleo dos Pentium-M (Centrinos) c/ 2Mb cache) ..... Sonoma refere-se à nova arquitectura do Chipset e ao suporte para DDR2; SATA; PCI-X, etc. ...

Por último o Toshiba Quosmio.... é mto interessante para profissionais do Video .... e é Centrino .... percebes agora o meu ponto de visto ... neste momento os Pentium-M estão a equipar produtos que destinam a processamento de ponta .... e penso que reconheces que a solução P4 nos "transportaveis" tem tido sucesso pelos preços actualmente acessiveis.

Esse Quosmio gasta mta bateria .... mas tem TFT 17" Dual Lamp; 2HDs; Módulo de compressao de video, etc .... é mta coisa !!!!

Cumprimentos !!!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Mensagempor Azrael_pt » Sábado Fev 19, 2005 22:00

topinhas Escreveu:Estás muito enganado quanto à minha capacidade financeira : eu dei 2200 € pelo meu Clevo, até paguei a pronto e comprei-o porque queria mesmo aquilo. Não venhas cá com coisas do pobre compra P4, rico compra Centrino que parece muito mal. Hoje há Centrinos por 1000 € : quem pode comprar portátil, pode comprar Centrino hoje em dia.

Se fosses comprar um Centrino com as caracteristicas que o teu tem pagavas uns 3000€ na boa. Continuo a dizer que Centrino é o portátil de luxo enquanto o P4 é para quem não pode comprar um Centrino.

topinhas Escreveu:A pausa Kit-Kat com o Mike vou fazê-la, mas a ti digo-te para ires ver as reviews do AnandTech e vê lá as diferenças "insignificantes" entre P4 e P-M. Ao menos tenta saber do que falas.

Sinceramente tou-me cagando para essas reviews, eu mesmo já testei portáteis Centrino e P4 e não notei a mínima diferença na performance. A realidade é essa.

topinhas Escreveu:Mas que me dizes aos Centrinos de 17' (Sony, Samsung, Toshiba,etc), que pesam o mesmo que um P4 de 17', com baterias que por vezes nem chegam a 2 horas (ver exemplo do Toshiba Qosmio)? Esses já não são tijolos porquê? Pesam o mesmo, as dimensões são idênticas, enfim por fora são iguais. Logo, pela tua incrível dedução são TIJOLOS.

Tás doente ou quê? O Samsung M40 pesa 2,9Kg!!! E tem ecrã de 17'' e autonomia de 4.2 horas. Diz a mer** de um P4 que faça isso, nunca na vida! E mesmo os 3,9Kg e 2.2 horas de autonomia dos Sony estão bem acima dos P4 com ecrã de 17''. Já que gostas de falar em Acer vai lá ver quanto pesa os portáteis P4 de 17'' deles... :roll:

E mais não digo que já sei o caminho que isto leva e há pessoas que simplesmente só conseguem ver o lado deles. 8)
Azrael_pt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 16:24

Mensagempor Twin350P » Segunda Fev 21, 2005 9:50

topinhas Escreveu:Se fosses comprar um Centrino com as caracteristicas que o teu tem pagavas uns 3000€ na boa. Continuo a dizer que Centrino é o portátil de luxo enquanto o P4 é para quem não pode comprar um Centrino.

Mas que raio de parvoíce é esta! quem tem dinheiro compra centrino, quem não tem compra P4 8O !!!!
Quanto centrinos ou P4 quere que te mostre a preços equivalentes/acessiveis??
Se eu fosse comprar um centrino com as mesmas caracteristicas que o P4 que acabei de comprar (Clevo D900T) ... não encontrava! e não tem nada a ver com o preço porque acredita que não foi nada barato!
Simplesmente tem a ver com as caracteristicas que cada um pretende e qual o tipo de pc que as tem.
Encontra lá um centrino que tenha 4 slots de memória (até 4gb), uma gráfica de 256mb (nvidia 6800 ou ati X800), 2 discos a 7200rpm (raid), ou um tft 17" (1680*1050) com 12ms de tempo de resposta?

Não estou a dizer que p4 é melhor que P-M, nem o contrário. Sinceramente não me interessa e estou-me nas tintas para saber qual o melhor (vai haver sempre outro melhor no futuro), para mim foi uma questão de encontar o que queria no conjunto global e não através de qual o melhor cpu.
Tudo se resume a definir o que cada um quer, e escolher de acordo com as caracteristicas, sejam elas de autonomia, desempenho ou outras; e não qual o melhor cpu e decidir por isso!
- Toshiba M30X-128
- Clevo D900T >> P4@3.6ghz, 2gb ddr2 533mhz, Ati X800 256mb ddr3; 2*60GB 7200rpm 8mb cache (raid 0), DVD rw+/- DL 8.5gb, 17" S.Clear View 1680*1050 12ms
Twin350P
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Nov 30, 2004 14:25

Opinião à minha compra

Mensagempor 1N » Terça Mar 01, 2005 0:52

É a primeira vez que posto neste forum e como tal gostaria que tivessem alguma paciência e ao mesmo tempo que me ajudassem, de cabeça fria e sem ideias pré-concebidas, à pergunta que vos vou colocar.

-Compra de Portátil/transportável, que abaixo descrevo, por 1790 Euros, para utilização em: AutoCad, Archicad, 3dStudio, Photoshop, Corel e outros programas "normais" de "pouco alimento"... e é claro um joguito, de exigência gráfica, de vez em quando para distrair.

HP ZD8079

P4 3,4GHz
1MB cache nível 2
800MHz de velocidade de bus
1024MB DDR 400MHz
disco de 100GB EIDE, ATA 100
DVD Writer +/- R e RW
Leitor de cartões SD......
Lan sem cabos
Bluetooth
TFT Panorâmico BrightView WXGA+ de 17"
ATI X600 128MB
Teclado completo tipo desktop (númeração à parte), útil para mim para introduzir medidas nos programas de desenho
4,2Kg
Algum software....

Trabalho à 6 anos com um MAC G4, display LCD 17" Apple, e só tenho a dizer que nunca foi à oficina, nunca tive um vírus no dito, apenas média de 1 crash por mês e para trabalho penso que é dificil melhor mas, infelizmente, nem tudo são rosas e para a minha profissão preciso de programas que só funcionam em PC, Ex: Autocad, 3DStudio...
Isto só para dizer que a fasquia está alta e de todo lançar questões de MAC/PC pois costuma dar pancadaria.

Desejo opinião para esta compra pois estive a ver centrinos/P-M, com capacidades semelhantes e monitor 17" de boa qualidade, e só consigo de de 2300 Euros para cima, 500 Euros de diferença é muita fruta.

Não percebo uma questão, estive a estudar o QOSMIO (não sei se é assim que se escreve) e mais um ou outro com características semelhantes e existem algumas questões que levanto:

-duração da bateria é pouco mais em relação ao HP, 30 ou 40m min, o P-M não deveria permitir bastante mais tempo de bateria?

-O tamanho e peso é de respeito tal como no HP

-Preços a rondar 2500 Euros?? Isto é que não entendo, estou a pagar o q? Centrino para mais 40 min apenas? por ter menos 5mm de espessura nestes?

A nível da utilização não vou necessitar de arrastar o dito comigo frequentemente, só pontualmente, o monitor acho que seja importante ser de 17" e o tipo de trabalho é de alguma exigência gráfica.

É importante para mim ter alguns comentários a isto pois tenho receio de me arrepender e é muito $$$ para... :( ...

cumprimentos
1N
1N
Novato
Novato

Registado: Segunda Ago 23, 2004 19:28

AnteriorPróximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante