overclock a processador

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

overclock a processador

Mensagempor RC33 » Segunda Set 01, 2003 17:49

tenho um p4 2.5 bus 533,mas como tenho uma board p4p800d com um bus maximo de 800 mhz, memorias kings pc 3200/400 2 mdulos, para tirar melhor rendimento da maquina gostaria de pedir ajuda para acelarar o processador, o que tenho de fazer. Obrigado!!!!!!!! : 8)
RC33
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jul 05, 2003 13:32

Mensagempor Taxus » Segunda Set 01, 2003 18:12

Nao percebo grande coisa de overclocking a Pentiuns mas cá vai...
Se disser alguma asneira por favor corrijam-me.
Esses 533 mhz de bus acho q equivalem a 133 mhz.
Tens memorias a 400 mhz por isso podias esticar isso um bocadinho.
Uma das coisas básicas q podes fazer é tentar por o as memorias em modo sincrono, mas nao sei se vais conseguir.
No meu caso, sem alterar a velocidade do processador, pondo so as memorias em modo sincrono ganhei 1000 3D Marks
Entao cá vai:
Como deves saber, a velocidade do teu processador é dada por fsb * multiplicador.
Sugiro que baixes bastante o teu multiplicador e em seguida subas, lentamente o fsb.
Não sei qual é o multiplicador "default" nesse processador mas provavelmente é 18 pois 18 * 133 = 2500 mhz (corrijam-me, provavalmente estou errado)
ATENÇÂO -> Não subas o fsb sem baixar primeiro o multiplicador senao arriscas-te a ficar sem processador.
Sempre q subires o fsb ve se o computador posta e corre um utilitario qq para testar a estabilidade do sistema. Ah! É claro que convem ires sempre equilibrando a frequencia com o multiplicador, nao te interessa teres o fsb a 200 se nao conseguires por o computador estável com multiplicador acima de 10. Quanto a isto nao sei bem qual será o procedimento correcto... Certamente alhuém irá explicar isto melhor.
Se o computador nao postar ou estiver instavel sobe o vcore, mas nc mais q 0.1V de cada vez. Atenção, ao mexer nas voltagens tens q ter MUITO cuidado com a temperatura.
Não faço ideia se esse processador é bom para o/c ou n, como disse n percebo nada de pentiuns. Mas quase de certeza nao vais chegar aos 200mhz fsb. Se por acaso chegares aos 166mhz, podes tentar fazer underclock às memorias, ou seja, po-las a funcionar a 166mhz. Em TEORIA o teu sistema devia ser mais rapido a 166/166 do que a 166/200 (fsb/mem )
No meu caso, a diferença entre 200/166 e 166/166 quase n se nota.
Aconselho-te também a "pores-te à vontade" com o procedimento de fazer reset à bios. Para o caso de a coisa dar pó torto e o computador nao postar.

Se isto correr bem, dps de achares a max freq do fsb estável, podes começar a subir o multiplicador, para passares dos 2.5Ghz

Finalmente, nao sei quais sao as latencias das tuas memorias, mas tb as podias reduzir um pouco para ganhares mais um pouco de performance.
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor RC33 » Segunda Set 01, 2003 21:07

porreiro taxus pela ajuda. mas como é q f isso tudo se por soft, hard, é q ainda sou verde na materia, mas gostava de aprender. :?
RC33
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jul 05, 2003 13:32

Mensagempor oc_nightmare » Segunda Set 01, 2003 22:09

bem.... axo que o taxus ja disse tudo =)
em relaçao ao hard/soft, tem a ver com as latencias das mems... quanto mais baixas as latencias, mais rápido é o acesso a ram, chamando-se agressividade das mems... quanto mais baixa a latencia, mais agressivas sao as mems; podes alterar isso no chipset features na bios.... se nao fizer o post ou der erros de protecçao do windows, faz reset a maqiuna que os settings vao voltar a defeault..... depois, ha o vddr, mas nao te aconselho a mexeres nisso pk podes mandar as mems pó galheiro se nao souberes o q tás a fazer...
ja agora, nao te aventures muito com o cooler defeault da intel... se vires que tas a chegar aos 50-55ºC, reduz o vcore.
espero que tenha ajudado :)
greetings, oc_nightmare :twist:
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 24, 2002 14:21

Mensagempor Taxus » Terça Set 02, 2003 0:22

RC33 Escreveu:porreiro taxus pela ajuda. mas como é q f isso tudo se por soft, hard, é q ainda sou verde na materia, mas gostava de aprender. :?

Nao sei se percebi bema tua pergunta.. estas a querer saber se isso se faz no proprio hardware ou com software?
Não é bem nem uma nem outra....
As especificações do funcionamento das tuas memorias, processador, mother board estão todas guardadas numa memoria EPROM que está na motherboard. A este pequeno "programa" (que tb controla também o modo de funcionamento da MB) chama-se a Bios.
Assim, podes controlar o FSB, ultiplicador, voltagens(?) directamente na motherboard ou entao na BIOS. Nos computadores mais actuais penso q já ng usa os jumpers da motherboard pois pode-se fazer quase tudo na Bios.
Não sei se sabes aceder à Bios, mas cá vai.. Quando ligas o computador, poucos segundos depois carrega no DELETE (de certeza q aparece qq coisa algures no ecran com essa indicação)
Se tudo correr bem entras no programa de interface da Bios q parece uma programa chunga do Windows 3.1 :lol:
Não sei como são as Bios dos pentiuns, mas as dos Athlon são mt simples e intuitivas.
Sei que em alguns processadores/motherboards já é possivel aceder à Bios a partir do Windows, mas sei mt pouco acerca disso.

Esta matéria tem muito q se lhe diga, eu sei MUITO POUCO mas está à vontade para perguntar. O melhor q tens a fazer é experimentar e perguntares à medida q as duvidas apareçam.
Só n te esqueças q brincadeiras de o/c podem sair mt caras.

Boa sorte!
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Taxus » Terça Set 02, 2003 0:24

Já agora, oc_nightmare tens o Vcore a 2.1V ?!?! Damn!
Tas com que fsb e multiplicador?
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor bcunha » Terça Set 02, 2003 8:41

Se baixares a freq. da mem para ficar sync. com a do cpu vais perder performance, visto ser um P4, nos amd's é que por vezes ganhas alguma coisa, eu fiz isso e ganhei ( mas não foi a baixar foi a subir :D ),mas tb não é baixando muito, se baixares de 200 para, digamos, 166 se chegares a isso com o fsb do cpu vais perder performace de certeza, o que os P4 querem é Mhz nas mems, existem varios testes na web com isto, eles tb não sofrem, muito, de pequenas mudanças nas latencias ao contrários dos amd's. As tuas mems são porreiras, tb depende de alguma sorte, mas devem aguentar na boa um pouco mais de Mhz, vai aumentado aos poucos até dar erros ou não arrancar depois voltas atrás até à ultima configuração estável. Com o cooler stock do P4 não deves chegar muito longe, mas mesmo com um bom cooler a ar deves tirar 3Ghz na boa desse cpu, mas tb é como as mems, depende da sorte, podes procurar oc's na web do teu cpu e tenta as mesmas configurações mas começando sempre por baixo como já foi dito :wink:

Boa sorte :D
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes