RC33 Escreveu:porreiro taxus pela ajuda. mas como é q f isso tudo se por soft, hard, é q ainda sou verde na materia, mas gostava de aprender.

Nao sei se percebi bema tua pergunta.. estas a querer saber se isso se faz no proprio hardware ou com software?
Não é bem nem uma nem outra....
As especificações do funcionamento das tuas memorias, processador, mother board estão todas guardadas numa memoria EPROM que está na motherboard. A este pequeno "programa" (que tb controla também o modo de funcionamento da MB) chama-se a Bios.
Assim, podes controlar o FSB, ultiplicador, voltagens(?) directamente na motherboard ou entao na BIOS. Nos computadores mais actuais penso q já ng usa os jumpers da motherboard pois pode-se fazer quase tudo na Bios.
Não sei se sabes aceder à Bios, mas cá vai.. Quando ligas o computador, poucos segundos depois carrega no DELETE (de certeza q aparece qq coisa algures no ecran com essa indicação)
Se tudo correr bem entras no programa de interface da Bios q parece uma programa chunga do Windows 3.1
Não sei como são as Bios dos pentiuns, mas as dos Athlon são mt simples e intuitivas.
Sei que em alguns processadores/motherboards já é possivel aceder à Bios a partir do Windows, mas sei mt pouco acerca disso.
Esta matéria tem muito q se lhe diga, eu sei MUITO POUCO mas está à vontade para perguntar. O melhor q tens a fazer é experimentar e perguntares à medida q as duvidas apareçam.
Só n te esqueças q brincadeiras de o/c podem sair mt caras.
Boa sorte!