desligar cabos c/ o gajo ligado

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

desligar cabos c/ o gajo ligado

Mensagempor arkannis » Domingo Mar 06, 2005 19:58

fará muito mal, desligar uma ventoinha ligada a 1 molex com o pc ligado e em funcionamento normal?

o objectivo era detectar imediatamente o barulho que uma fan faz. para saber se é muita diferença com ela ligada ou desligada.

é claro que eu podia desligar o pc, desligar o cabo e voltar a ligar o pc, mas não é a mesma coisa.... só com a queda instantania de barulho e que se nota bem...........
Editado pela última vez por arkannis em Domingo Mar 06, 2005 21:08, num total de 1 vez.
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Set 11, 2004 13:09

Mensagempor Nukke » Domingo Mar 06, 2005 20:08

Na ventoinha da gráfica, que fazia barulho, para ver se era mesmo de lá, arrancava o pc com algo a travar a ventoinha (uma caneta, por exemplo) durante alguns segundos (poucos!) e depois largava, e dava para ver a diferença.

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Re: desligar com cabos c/ o gajo ligado

Mensagempor Lycan » Domingo Mar 06, 2005 20:10

arkannis Escreveu:fará muito mal, desligar uma ventoinha ligada a 1 molex com o pc ligado e em funcionamento normal?

o objectivo era detectar imediatamente o barulho que uma fan faz. para saber se é muita diferença com ela ligada ou desligada.

é claro que eu podia desligar o pc, desligar o cabo e voltar a ligar o pc, mas não é a mesma coisa.... só com a queda instantania de barulho e que se nota bem...........

não há problemas nenhuns...se tiveres cuidado...eu já fiz isso muitas vezes :wink:
.Opteron 165@2.8Ghz / Abit AN8 Ultra / Aerocool II+SE - 550W
.WaterCooling
.2x512 TCCD
.GeCube X850XT@PE
.TFT Samsung 226BW
.2x80Gb Hitachi Sata II raid0 + WD Caviar 120Gb Sata + Hitachi 320Gb externo
Lycan
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Fev 11, 2004 18:35

Mensagempor Nukke » Domingo Mar 06, 2005 20:20

Eu também penso que não tem problema mas deixa-me fazer uma ressalva. Tem mesmo muito cuidado, especialmente com os adaptadores molex--> 3 pinos... Já apanhei um susto à conta disso... :P

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor arkannis » Domingo Mar 06, 2005 21:08

Nukke Escreveu:Eu também penso que não tem problema mas deixa-me fazer uma ressalva. Tem mesmo muito cuidado, especialmente com os adaptadores molex--> 3 pinos... Já apanhei um susto à conta disso... :P

Nukke.

OMG!!! ainda bem que tu vieste! quase que me salvaste a vida :lol:

é que a situação é precisamente essa, eu tou a usar 1 adaptador desses na fan :lol:

sendo assim o melhor é mesmo trava-la.
e isto nao estraga a fan? ela não estará a fazer força contra o lápis e a forçar o motor?
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nukke » Domingo Mar 06, 2005 21:16

Calma! :D Deixa-me esclarecer umas coisas.

Quanto a estragar a fan... não sei mas penso que não... de preferên cia trava-a mesmo antes dela arrancar... claro que força o motor mas acho que não faz mal. Ao travares quando ela já arrancou, se ela for potente, pode-se danificar ao ser travada.

Quanto ao adaptador de 3 pinos... se calhar nãoi me expliquei bem. O susto que apanhei foi burrice minha. Distrai-me e liguei o molex... ia a ligar o adaptador de 3 pinos mas toquei na caixa... e weunnnnnnnnn. PC desligou-se... :?. Tirei o cabo de power e tal e tirei os cabos que tava la ligados ao pc... olhei... não vi nada queimado.. e voltei a ligar tudo e liguei o PC e tá como novo. Mas assustei-me. :P

Nukke. ;)
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor fastben » Domingo Mar 06, 2005 21:20

Boas

Quanto a molex de 4 pinos não tens problemas, no que toca aos de 3 pinos, desde que tenhas cuidado e não estejam ligados diractamenta à board tb não tens grandes problemas, quanto muito a machine poderá rebootar e nada mais do que isso :wink:

Fica bem
8/12/1943 - 3/7/1971
Imagem
" I'm the Lizard King, I can do any thing " Jim Morrison
fastben
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jan 12, 2005 18:17

Mensagempor arkannis » Domingo Mar 06, 2005 21:25

ja tou + descansado :P

nao percebi muito bem a tua situação nuke... ja com o adaptador ligado á molex, tocaste com os 3 pins na caixa e o pc foi abaixo? foi isto que aconteceu?
.
Imagem

arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nukke » Domingo Mar 06, 2005 21:27

fastben Escreveu:Boas

Quanto a molex de 4 pinos não tens problemas, no que toca aos de 3 pinos, desde que tenhas cuidado e não estejam ligados diractamenta à board tb não tens grandes problemas, quanto muito a machine poderá rebootar e nada mais do que isso :wink:

Fica bem

Não é bem assim. Ao tocar com os 3 pinos na caixa... podia muito bem ter danificado alguma coisa. De qualquer modo é apenas questão de se ter cuidado... :P

EDIT:
@arkannis

Ya foi isso mesmo :P

Nukke.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor Pboavida » Domingo Mar 06, 2005 22:17

Nukke Escreveu:de preferência trava-a mesmo antes dela arrancar... claro que força o motor mas acho que não faz mal. Ao travares quando ela já arrancou, se ela for potente, pode-se danificar ao ser travada
Nukke. ;)

Isso, desculpa lá Nukke é uma burrisse. Se travas a ventoinha estás a fazer um aumento exagerado do consumo (amperes) e se a travas tempo demais podes queimar a ventoinha ou ainda pior queimar pistas na motherboard ou em ultimo caso a fonte.

É sempre preferivel desliga-la, ou seja puxar a ficha. Atenção desliga-la com o PC a funcionar. Mas para a voltar a ligar sempre com o PC desligado.
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 08, 2004 19:11

Mensagempor Nukke » Domingo Mar 06, 2005 22:27

Calma. Basta fazer isso um segundo para ver a diferença de ruido com e sem fan. Concordo que é melhor desligá-la. Mas como podes calcular, não me convinha ir mexer na gráfica para desligar o cabo de alimentação, e muito menos deixá-la sem fan o tempo suficiente para voltar a ligar, e teria que andar a mexer na gráfica com o pc ligado. Ou então teria de forçar o shutdown.

Quanto a essa de aumentar os amperes consumidos, não percebi... Será que isso acontece mesmo? Pensei que a fan simplesmente forçasse o seu motor... mas não a fonte (tou a perguntar a sério... não tou a ser sarcástico.. we're always learning... ;))

Nukke.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor Pboavida » Domingo Mar 06, 2005 22:42

Olha que é verdade sim senhor. Quando paras um motor electrico estás a aumentar o esforço que ele faz para continuar o começar a rodar. Se aumentas o esforço, logo estás a aumentar a corrente consumida pelo dito motor.
Por isso é que em motores trifásicos (380V) é que muitas vezes é utilizado o esquema de arranque em estrela-triângulo, exactamente pelos picos de corrente no arranque.

Senão acreditas, faz a experiência com um amperímetro...
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 08, 2004 19:11

Mensagempor Nukke » Domingo Mar 06, 2005 22:58

Acredito. Perguntei apenas para postares o que postas... ou seja.. mais info... ;)

De qualquer modo já expliquei as condições em que o fiz e porque o fiz. :P

Por acaso estou a precisar dum multimetro.

Nukke.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor arkannis » Domingo Mar 06, 2005 22:58

Pboavida Escreveu:
É sempre preferivel desliga-la, ou seja puxar a ficha. Atenção desliga-la com o PC a funcionar. Mas para a voltar a ligar sempre com o PC desligado.

ja fiz o que tinha a fazer. desliguei e voltei a ligar com o pc sempre ligado.
nao aconteceu nada de anormal, apenas senti um pequenino choque nos tendões da mão :P
.
Imagem

arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor fastben » Domingo Mar 06, 2005 23:12

:lol: :lol: lol :lol: :lol: brincalhão

Fica bem
8/12/1943 - 3/7/1971
Imagem
" I'm the Lizard King, I can do any thing " Jim Morrison
fastben
Membro Vitalício