Melhor Base de Dados

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Melhor Base de Dados

Mensagempor Sniper PT » Domingo Mar 13, 2005 19:55

Sempre tive a curiosidade de saber qual é o melhor "sistema" de base de dados... (MySQL, Access, etc.)

Acredito que cada uma tenha as suas vantagens.. alguém pode falar sobre este tema?
Sniper PT
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 08, 2003 12:07

Mensagempor [PT]CableGuy » Domingo Mar 13, 2005 21:12

Hummm...as melhores "base-de-dados" são da Oracle e da IBM !!! :wink:

Quanto a outras "bases-de-dados" , a minha escolha vai para MySQL por ser leve e free !!! :lol:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor NetSynnas » Domingo Mar 13, 2005 22:54

Como só tenho experiência em SQL Server, voto em SQL Server... :lol:
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor SuperMegaMau » Segunda Mar 14, 2005 2:12

Oracle é sem dúvida o melhor motor, mas a 100.000 euros a licença, axo ke o melhor é MySQL
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 29, 2004 15:23

Mensagempor pissos13 » Segunda Mar 14, 2005 8:55

eu de access, mysql, sql server e oracle prefiro sql server, mas penso que o melhor seja mm oracle.
Não preciso de assinatura!
Ass. Pissos13
pissos13
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Nov 02, 2004 22:27

Mensagempor icky_bu » Segunda Mar 14, 2005 9:29

depende o que queres fazer. mysql aguenta-se bem com a grande maioria das tarefas. mas tem as suas limitações.

oracle é para quem pode... :)
Imagem
icky_bu
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 20, 2004 11:43

Mensagempor Sniper PT » Segunda Mar 14, 2005 11:18

Parece-me que o SQL Server também tem voto na matéria....

A base de dados serviria para uma lista de clientes (com bastante informação), mas o SQL Server só para windows, certo?
Sniper PT
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 08, 2003 12:07

Mensagempor icky_bu » Segunda Mar 14, 2005 11:32

Para uso pessoal (e até comercial) o mysql funciona muito bem.

Há MySQL para windows, linux, etc

É gratuito e muito divulgado, por isso se tiveres dúvidas, será fácil descobrir a solução para qualquer problema que surgir.

E estamos cá nós para ajudar também :)

MySQL seria a minha escolha. http://www.mysql.com
Imagem
icky_bu
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor xirix » Segunda Mar 14, 2005 11:42

<rant>
[PT]CableGuy Escreveu:Hummm...as melhores "base-de-dados" são da Oracle e da IBM !!! :wink:

Quanto a outras "bases-de-dados" , a minha escolha vai para MySQL por ser leve e free !!! :lol:

da IBM???? Já trabalhaste alguma vez com o DB2???

Estou a trabalhar com ele, já trabalhei com SQL Server, Oracle, MySQL, Access, ect e o DB2 é a pior DB que já me atravessou na frente. Não digo ser pior do que o Access, pq o Access não é server de BD. Mas a nível de servidores de BD nunca vi nada pior. Aliás de todas as tools da IBM que estamos a usar no projecto onde estou, só o WebSphere é que se safa, o resto (Content Manage, AIX, Tivoli, etc) sucka em grande

</rant>

PS Isto é só um desabafo por causa do monte de tempo que se perdem devido a bugs do próprio engine de BD e providers fornecidos pela IBM.

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor Mike » Segunda Mar 14, 2005 11:48

Esqueceram-se de uma boa DMBS que também é free, Firebird, baseada no Interbase da Borland.

Bem mais avançada que o MySQL.

O MySQL tem mesmo grandes limitações, por exemplo só vai ter stored procedures e server side cursors na versão 5.
Notebook: Asus M6Ne + Intel Pentium M 1.6Ghz + 2x256Mb DDR333 + 15,4" WSVGA + ATI Mobility Radeon 9700
Desktop: Intel Celeron M 1.5Ghz@2400Mhz + Asus P4P800 SE + Asus CT-479 + 2x256Mb DDR400@200Mhz 2/3/3/5 + Asus A9550GE 128Mb DDR @450/250
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 15:34

Mensagempor xirix » Segunda Mar 14, 2005 11:49

icky_bu Escreveu:Para uso pessoal (e até comercial) o mysql funciona muito bem.

Há MySQL para windows, linux, etc

É gratuito e muito divulgado, por isso se tiveres dúvidas, será fácil descobrir a solução para qualquer problema que surgir.

E estamos cá nós para ajudar também :)

MySQL seria a minha escolha. http://www.mysql.com

Ermm, isso do MySQL ser FREE depende do tipo de aplicação que forem desenvolver.

Podem ver no site http://www.mysql.com/company/legal/licensing/

Onde se pode ler:

If you distribute a proprietary application in any way, and you are not licensing and distributing your source code under GPL, you need to purchase a commercial license of MySQL

Ou seja, se a vossa aplicação for distribuida como GPL, no problem, podem usar o MySQL. Agora se a vossa aplicação for proprietária com código fechado, lamento mas tens que pagar uma licença comercial.

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor alfatek » Segunda Mar 14, 2005 11:51

depende

Oracle é muito giro, tem alguns pormenores maus, outros bons, etc...

Mas MySQL é grat's e as novas versões já têm suporte para muita coisa do standard SQL... Acho que a principal questão é a experiencia da pessoa com a bd e o seu custo.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor net_shark » Segunda Mar 14, 2005 19:23

IMHO:

Comerciais:

Motor de DB da SAP e Oracle

Free (ou quase):

MAX DB da SAP (produzido em conjunto com os autores do mysql)
Postgresql

Em termos de performance qualquer das duas acima bate o mysql, que é muito pobre para performances serias e tem fraquissimo suporte transacional, que é essencial nas BDs modernas.
Mysql é fixe para brincar, aprender e coisas simples...e fica-se por ai.

A unica grande vantagem que mysql tem sobre postgres, é a recuperacao de desastre, pq quando as tabelas/BDs de postgres estao danificadas, ou se deita as maos a cabeca ou aos backups. Em mysql, a resistencia a danos é melhor.

Felizmente postgresql é pouco propenso a desastres, mas quando acontecem.... argh :P

Ha ainda a abordagem de Bases de dados orientadas a objectos, que nenhum dos motores acima trata, mas que vao ser um must no futuro para tratar informacao complexa (diferentes tipos de informacao com caracteristicas muito diferentes na mesma BD). Para ja so existem implementacoes proprietarias muito caras e de opensource baseadas essencialmente em java.
Mas no futuro vao ter uma palavra a dizer.
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Mensagempor metralha761 » Terça Mar 15, 2005 11:09

Td vai depender do que pretendemos da basedados.

Eu uso mysql para o que crio em PHP, mesmo assim, só devo usar 1/4 da potencialidade da basedados, essencialmente utilizo pa inserir, actualizar e buscar dados, na maneira masi simples, que até poderia ser usado num ficheiro de texto.

"A unica grande vantagem que mysql tem sobre postgres, é a recuperacao de desastre, pq quando as tabelas/BDs de postgres estao danificadas, ou se deita as maos a cabeca ou aos backups. Em mysql, a resistencia a danos é melhor."
powred by net_shark

Se reparares tm alguma lógica, quanto mais simples, mas facil de reconstruir, mas por outro lado a tal simplecidade não permite ir tao longe. Ao complexar a basedados, obtemos mais opções e funcionalidades, mas se der problema ..... é como dizes.

Por isso, se pretendermos só armazenar dados e buscalo de uma maneira simples, o mysql serve perfeitamente.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor icky_bu » Terça Mar 15, 2005 19:40

MySQL nao é assim uma coisa tão básica como estão a tentar figurar. Há grandes sites a correr sobre MySQL e nas versões mais recentes já está a ser implementado diversas funções que lhe faltava em relação aos oponentes.

Mas é, de facto, a base de dados mais usada. Geralmente falando. Se falarmos comercialmente, não será certamente.
Imagem
icky_bu
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante