Raid Vale a pena?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Raid Vale a pena?

Mensagempor Judas_Digital » Sábado Out 04, 2003 13:57

Oi pessoal! É assim tenho um disco seagate barracuda IV com 40Gb a 7200 rpm com 2 Mb de cache... e talvez consiga comprar outro igual a um preço porreiro!

A minha duvida é esta, na board nao tem Raid achoque posso comprar uma placa Raid e liga numa PCI(axo que é isto)... mas nao sei se vale a pena e se isto é assim :roll:

Ganho em performance? No arranque do SO? E nos jogos? E em testes como o PC mark 2002?

Ja agora que marca de placas Raid deveria comprar? E valores? :roll:
Fiquem bem!
Judas_Digital
Novato
Novato

Registado: Domingo Set 28, 2003 13:08

Mensagempor metralha761 » Sábado Out 04, 2003 19:53

Normalmente o RAID é usado pa tornar 2 discos 1 ou pa fazer espelhar o outro disco.

Melhorias? penso k ganhas kando a informação estiver entre os dois discos. Mas tb existe o limite da banda.

Resumindo, penso k não ganhas muita performance. Só se kiseres fazer uma big partição (jutando os 2 discos) ou pa espelhar o outro.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Phoenix » Sábado Out 04, 2003 21:33

Teoricamente, RAID 0 permite dividir a informação pelos dois discos. Não sei se é preciso formatar e instalar tudo outra vez, mas o o ganho de performance do RAID 0 é esse mesmo: se os dados estiverem bem divididos pelos dois discos, e estes forem por exemplo ATA100, seria o equivalente a ATA200! Teoricamente, claro!

RAID 1, pelo contrário, é utilizado para fazer mirror, em tempo real, do disco. Suponhamos que amanhã o vosso disco falha de uma maneira tal, que nem dá pra recuperar os dados. Supondo que o 2º disco está direito, os vossos dados estão intactos!

É uma questão de Performance/Segurança... 8)
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor metralha761 » Domingo Out 05, 2003 16:22

[quote="Phoenix"]Teoricamente, RAID 0 permite dividir a informação pelos dois discos. Não sei se é preciso formatar e instalar tudo outra vez, mas o o ganho de performance do RAID 0 é esse mesmo: se os dados estiverem bem divididos pelos dois discos, e estes forem por exemplo ATA100, seria o equivalente a ATA200! Teoricamente, claro!
quote]

Errado, nem na teoria nem na pratica, só tens largura de banda pa Ata100, só pode haver velocidade até ao Ata100. O que pode haver é 1 melhor aproveitamento da banda, como se sabe não é utilizado nem nos 50%. Essa largura de banda é utilizada por todos os dispositivos IDE k existam.

Por outras palavras, IDE só suporta no maximo 4 dispositivos, se tiveres os 4 dispositivos a funcionar a funcionar em full, cada 1 só teria 25% do canal desponibilizado pa si, no ata100 só teria até 25 Mb cada dispositivo. Isto claro na teoria, pk na pratica é mt diferente até o window spoderia ficar bloqueado por tanto trafego l:lol:l
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Judas_Digital » Domingo Out 05, 2003 19:00

obrigado pelas informaçoes... mas a ver se entendi, se for para por em raid 1(espelhar o disco) ganho em fiabilidade do sistema, se for para por em raid 0, tenho em teoria mais performance e menos segurança mas essa performance nao sera assim tao brutal que seja do "dia para a noite"???? sera que loads como os do unreal 2 ficariam mais rapidos??? por exemplo???

Bem teoricamente a largura de bande é de 100 mb/s certo? fiz um tese que deu um resultado na ordem de 32mb/s o que nao é nem sequer metade do que a capacidade ata, se for com raid 0 isto nao me vais dar um score de ... 74 mb/s, pois nao??' :roll: :roll:
Judas_Digital
Novato
Novato

Mensagempor metralha761 » Domingo Out 05, 2003 20:19

Judas_Digital, basta pensares assim.

O CPU pede informação X, passa pelo chipset, no controlador IDE ele vai enviar a info po Controlador RAID, no controlador RAID vê onde está ainfo e pede aos discos, o disco processa a informação pedida vê onde está guardada e move as cabeças do disco pa local serto, este processo mecânico é um dos k demora mais tempo, espera k o disco rode até k a info fique por baixo da cabeça do disco, outro processo mecanico k demora mais tempo, e começa a leitura, a aprtir dai é mandar a info.
Esta é a parte de 1 disco, se a info tiver separada em 2 discos, enquanto k o primeiro faz esses movimento pa ter acesso á informação o segundo tb o faz ap info seguinte, ou seja, kando for pedida a parte do segundo disco, essa info já ta pronta, ganahndo milesimas de segundo.

Agora a informação pode não estar sequencialmente, se tiver fragmentada isso leva ao movimento da cabeça e se a cabeça não tiver por cima do sector desejado, tem k esperar até estar. Daí ser importante a desfragmentação do disco. Agora se estiver em 2 discos pode levar alguma rapidez.

Mas tb existe o interrupt, o tempo k 1 disco comunica e depois o outro, isto é feito em ciclos de relógio.

Complexo!!! é verdade, mas penso k não leva a um desempenho significativo, poderás ter 1 a 5 % mais? ou em certos casos perda de 1%. Num sei bem. Mas nunca mais do k fisicamente é possivel.

Por isso não vejo grande vantagem pa adquirires uma placa IDE raid. Compra só o disco.

Abraço

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Judas_Digital » Domingo Out 05, 2003 20:26

:roll: ok, amigo metralha, ja nao é a primeira vez que me dás uma boa ajuda!!!! :D

um abraço!!!
Judas_Digital
Novato
Novato

Mensagempor metralha761 » Segunda Out 06, 2003 15:45

Judas_Digital Escreveu::roll: ok, amigo metralha, ja nao é a primeira vez que me dás uma boa ajuda!!!! :D

um abraço!!!

Obrigada :D espero não tar a massacrar muito com aulas teoricas, é k só gosto de partilha os meu conhecimentos :? 8O 8) :D

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Judas_Digital » Terça Out 07, 2003 22:35

axas? na boa pelo menos entendi e assim sempre posso aprender algo... e fazer planos para o que quero com as dicas de pessoal que entende mais que eu.... fica bem amigo!!!!

Obrigado a todos :D
Judas_Digital
Novato
Novato

Mensagempor Phoenix » Terça Out 07, 2003 23:09

metralha761 Escreveu:
Phoenix Escreveu:Teoricamente, RAID 0 permite dividir a informação pelos dois discos. Não sei se é preciso formatar e instalar tudo outra vez, mas o o ganho de performance do RAID 0 é esse mesmo: se os dados estiverem bem divididos pelos dois discos, e estes forem por exemplo ATA100, seria o equivalente a ATA200! Teoricamente, claro!
quote]

Errado, nem na teoria nem na pratica, só tens largura de banda pa Ata100, só pode haver velocidade até ao Ata100. O que pode haver é 1 melhor aproveitamento da banda, como se sabe não é utilizado nem nos 50%. Essa largura de banda é utilizada por todos os dispositivos IDE k existam.

Por outras palavras, IDE só suporta no maximo 4 dispositivos, se tiveres os 4 dispositivos a funcionar a funcionar em full, cada 1 só teria 25% do canal desponibilizado pa si, no ata100 só teria até 25 Mb cada dispositivo. Isto claro na teoria, pk na pratica é mt diferente até o window spoderia ficar bloqueado por tanto trafego l:lol:l

ok, essa não sabia. Tinha ficado com a ideia de que RAID 0 permitia um aumento de performance brutal (+100%), mas sendo assim, já é outra história... Se qualquer forma, se tivesse oportunidade de montar um sistema RAID, RAID 1 seria muito melhor. Da experiência que tenho com discos rígidos, todos os backups são poucos...! :wink:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Grimlock » Terça Out 07, 2003 23:30

ai meu deus.
ha por aí mta informação certa com bacoradas pelo meio.

mas respondendo a pergunta do Judas_Digital, não vale a pena tares a comprar um controlador RAID. IMO.
se tivesses uma mobo com RAID, já valia a pena. so precisavas de comprar o disco.
mas de qq maneira, o disco ke tens não se dá bem com RAID.
não sei pq, mas é o ke acontece.
Grimlock
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 18, 2003 0:36

Mensagempor metralha761 » Quarta Out 08, 2003 8:09

Grimlock se quiseres corrigir o ppl, incluindo a mim, agredecia :D

Assim os que erram aprendem, corrigem e melhoram os seus conhecimentos :D

Dá um cadito de trabalho mas sabe bem no final :D

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor DJ_PAPA » Quarta Out 08, 2003 12:12

Olha por ti mesmo:

http://www.tomshardware.com/storage/200 ... d2-05.html

A média de aumento de velocidade em RAID 0 é cerca de 80%/100%.

Eu pro proximo mes vou por 2 discos 120 gb SATA em raid 0, mas tenho isso integrado na motherboard, os conectores SATA e o chip pra RAID 0, 1 ou 0+1.

Sem ser integrado na motherboard nao vale a pena, pq o pci nao da vazao a tanta informaçao.

Ve o que ta no link, mas vê bem. Nao confundas o que la ta. Pq ta um sistema de 3 discos em Raid 0 que até levanta paletes.

Espero que tenha sido util
DJ_PAPA
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Dez 31, 2002 20:19

Mensagempor Phoenix » Quarta Out 08, 2003 12:32

DJ_PAPA Escreveu:Olha por ti mesmo:

http://www.tomshardware.com/storage/200 ... d2-05.html

A média de aumento de velocidade em RAID 0 é cerca de 80%/100%.

Eu pro proximo mes vou por 2 discos 120 gb SATA em raid 0, mas tenho isso integrado na motherboard, os conectores SATA e o chip pra RAID 0, 1 ou 0+1.

Sem ser integrado na motherboard nao vale a pena, pq o pci nao da vazao a tanta informaçao.

Ve o que ta no link, mas vê bem. Nao confundas o que la ta. Pq ta um sistema de 3 discos em Raid 0 que até levanta paletes.

Espero que tenha sido util

Afinal sempre tinha razão!!! :roll: Estavam p'raí a dizer que o aumento de performance era insignificante...

afinal sempre vale a pena o RAID 0! :wink:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor metralha761 » Quarta Out 08, 2003 17:15

Afinal era mais do k pensava.

Mas se fores ao mesmo site, vais ver k só compensa conforme o uso k dês.

Vais ter mais barulho dos discos a funcionare gera mais calor, mas tb o gera calor tendo outro disco sem ser em raid.

Agora como disseram, não sei se tens a mesma performance nas placas PCI, já k existe uma largura de banda de 32 bits x 33 Mhz que dá 1 GB/s, aparentemente é suficiente, mas ....

DJ_PAPA 80% a 100%? Isso com 3 ou + discos.

Ultima palavra: vê preços e faz o teu juizo ;) :D

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes