por s3ntry » Sexta Mai 13, 2005 12:46
Permite-me discordar, mas não acho que os limites praticados pelos nossos ISPs sejam suficientes. Eu já há bastante tempo que não uso mulas, torrents e afins, aliás já nem me lembro qual foi a última vez que abri um P2P. Não faço downloads ilegais e no meu uso da internet no dia-a-dia não tenho o hábito de olhar para as origens dos conteúdos que abro, ou seja, não ando a ver se isto ou aquilo é download nacional ou não, apenas utilizo aquilo que quero quando quero. Acho que faço um uso bastante racional da minha ligação de banda larga, faço bastantes downloads da web e ftp, jogo, visito os meus sites noticiosos preferidos e os fórums em que participo diáriamente, vejo conteúdos multimédia, etc. Enfim tento tirar partido daquilo que a era digital em que vivemos tem para me oferecer. Infelizmente o que acontece é que já há algum tempo que me vejo à rasca todos os meses para não ultrapassar os limites de tráfego.
A verdade é que com a generalização da banda larga a nível internacional, cada vez os conteúdos que temos disponíveis são maiores. Basta olhar para o tamanho médio de uma demo de um jogo aqui há uns anos atrás e para o tamanho médio hoje em dia. Para além disso, hoje em dia muitas software houses (e não só) estão a passar os seus canais de distribuição para a web, ou seja, cada vez mais os produtos que queremos apenas estão disponíveis em forma de download e vamos continuar a caminhar para essa realidade.
Se um gajo estiver interessado em alguns jogos que estejam para saír e sacar duas demos durante um mês para decidir qual comprar, já se foi metade do consumo para esse mês, se entretanto actualizar algum do software que tenha instalado para as novas versões disponíveis, jogar algumas horitas durante o mês, sacar os ultimos patches e mapas para os jogos de modo a poder entrar nos servidores, ver os trailers dos filmes da semana, comprar algumas músicas para o leitor portátil, ler as notícias todos os dias, perder algum tempo na conversa com os amigos, etc. Chega ao fim do mês e tem uma pequena surpresa na conta do ISP na forma de taxas de tráfego adicional, nem é preciso a mula a ajudar!