ISP's em Portugal a dura realidade

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

ISP's em Portugal a dura realidade

Mensagempor fastben » Segunda Mai 23, 2005 22:08

Boas

Depois de ver tantos tópicos sobre ISP's no nosso País e a polémica gerada à sua volta, só posso concluir que se alguém pensa que ao mudar de ISP irá ter mais qualidade de serviço, só vos posso dizer que podem tirar o cavalinho da chuva pois independentemente do ISP acabam sempre por pagar por uma coisa que acabam por não receber, no fundo é muda o disco e toca o mesmo, um pouco como no resto neste País :idea:

Fiquem bem

PS - recebi mail da clix já está disponível na minha zona, mas é naquela nem me aquece nem me arrefece, pois sendo cliente netcabo do antigo tarifário Mega, o dito Mega 4 actual e finalmente recebo o tão almejado 1 Mbt muito embora deveriam ser os ditos 4Mbt, nos outros iSP´s deve ser mais do mesmo, o problema não é exclusivo da netcabo mas sim de todos os ISP´s de Portugal, mas acredito que as coisas irão melhorar num futuro próximo e começemos a receber aquilo que pagamos e a que temos direito :wink:
8/12/1943 - 3/7/1971
Imagem
" I'm the Lizard King, I can do any thing " Jim Morrison
fastben
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jan 12, 2005 18:17

Mensagempor maxfire » Segunda Mai 23, 2005 22:13

Prefiro pensar, que o melhor ISP, não é aquele que oferece mais Mbits, mas sim aquele que me dá mais fiabilidade.
Só por isso, mandei o cavalo molhar-se.
maxfire
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 14, 2005 21:22

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Mai 23, 2005 22:58

Posso estar errado, mas pelo que tenho visto o melhor ISP actualmente ( esperemos que continue assim ) é a Netvisao, pelo menos em termos de velocidade real, tenho sempre o maximo que pago ;) E a fiabilidade anda proximo dos 90%
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Re: ISP's em Portugal a dura realidade

Mensagempor HavoC » Terça Mai 24, 2005 0:28

fastben Escreveu:Boas
PS - recebi mail da clix já está disponível na minha zona, mas é naquela nem me aquece nem me arrefece, pois sendo cliente netcabo do antigo tarifário Mega, o dito Mega 4 actual e finalmente recebo o tão almejado 1 Mbt muito embora deveriam ser os ditos 4Mbt, nos outros iSP´s deve ser mais do mesmo, o problema não é exclusivo da netcabo mas sim de todos os ISP´s de Portugal, mas acredito que as coisas irão melhorar num futuro próximo e começemos a receber aquilo que pagamos e a que temos direito :wink:

A mim "aqueceu" bastante hehe. Tenho a ligação Clix 4mbit desde há umas horas e até agora.. 5*. Velocidades na ordem dos 410 kb/s. Vamos lá ver como se porta nas HH :) Não estou com saudades nenhumas do sapo/netcabo. Começo a poupar 15€ na assinatura e tenho ums limites que me deixam muito mais á vontade

Infelizmente isso que referes é o que realmente se passa no nosso país.
Fazendo uma pequena analogia... o que é que faz as empresas prestadoras de serviços baixar os seus preços e melhorar a oferta?
Concorrência claro ! Se não fosse a vodafone e a optimus, estavamos a telefonar a peso de ouro(ainda mais!!!) nas redes moveis. Se não fosse a amd, a esta hora não tinhamos remédio senão gastar 1000€ (ou mais) num cpu intel.

A origem de todo este problema nas telecomunicações (não so internet) já todos nós sabemos qual é... monopólio. Se eu tenho o monopolio e as entidades reguladoras até não me chateiam muito, porque raio é que hei-de gastar dinheiro a fim de melhorar a oferta? Que se lixem ! Quem quer paga, senão chuxa no dedo.

Felizmente apareceram estas empresas a revolucionar o mercado :) mas ate alargarem a sua rede, ainda vai demorar.
Vamos lá ver se isto melhora num futuro proximo :wink:
HavoC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mai 01, 2005 14:53

Mensagempor Crouwe » Terça Mai 24, 2005 9:32

sinceramente essa ai dos 410Mbps......não queres postar ai antes um speed test?

e já agora é melhor não entrares muito no dominio dos cpu's porque durante muito tempo a principal concorrente da intel foi a mac e não a amd
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 22, 2004 17:17

Mensagempor HavoC » Terça Mai 24, 2005 10:02

Crouwe Escreveu:sinceramente essa ai dos 410Mbps......não queres postar ai antes um speed test?

e já agora é melhor não entrares muito no dominio dos cpu's porque durante muito tempo a principal concorrente da intel foi a mac e não a amd

Foi só uma analogia. E sim tens razao.. durante muito tempo foram concorrentes, mas repara que +- a partir de 99, o preço dos cpus (PC) tem vindo a caír. Pode-se dizer sim que é graças á amd que a intel baixou os preços e que andam agora de tomates apertados.

Quem me dera ter esse speed de 410Mbps :wink:
Reparei que com o modem que uso de momento (Alcatel speedtouch 330) do sapo, obtenho speeds mais baixos:

Transferred: xemacs-20.3-4.src.rpm 15,24 MB in 45,52 seconds (342,8 KB/s)

Com o router SMC7204BRA obtenho cerca de +- 410 kb/s so que o router é uma bela bosta.. a ligação não ta de pé mais que 10 mins (já com no sapo acontecia o mesmo). Quando caí fica num loop a tentar ligar-se mas não consegue. Tenho de trazer o D-Link.

Quando chegar instalo novamente o SMC e faço uns speed tests.

Fica bem.
HavoC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor thedarkdog » Terça Mai 24, 2005 13:03

HavoC Escreveu:Reparei que com o modem que uso de momento (Alcatel speedtouch 330) do sapo, obtenho speeds mais baixos:

Ora aqui está mais um caso a confirmar que o Speedtouch 330 não dá mais que cerca de 3Mbits... :roll: comigo passa-se o mesmo e estou sincronizado a 8Mbits... :?

Tenho o modelo da Thomson... mas penso que será a mesma coisa... :roll:

"Life is what happens when you're busy making other plans"
thedarkdog
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mar 18, 2005 15:45

Mensagempor p0p4z » Terça Mai 24, 2005 13:28

Eu sinceramente não percebi qual a razão deste tópico.. se ainda tivesses mudado de ISP ainda era aquela.. agora dizes q a netcabo ainda n te aumentou o serviço e a clix n te aqueçe, sinceramente fiquei na mesma..

Agora em relação ás velocidades... eu ainda n percebi pk é k este pessoal é tão obcecado com as velocidades por exemplo: se eu quisesse os 8mb da clix era basicamente pelos 50Gb de trafego q oferece mesmo q a minha linha n suportasse os 8mb e tivessem q me por 4mb.. pk vendo bem é o k estás a pagar é o trafego pk pa atingires 8mb ou tens muitas ligações ou tens 1a ganda caga a sacar dum server k consegue isso.

off topic: Crouwe, não me parece q a apple tenha sido concorrente directo á intel, e se o foi, foi na altura onde os pc´s ainda n estavam tão implantados e tinhas escolhas entre mac, atari´s amigas e pc´s.. dps foi tudo á falencia até a apple mas esta lá consegiu vir ao de cima mas por ter 1 mercado diferente dos pc´s (com adobe´s por trás a ajudar). Houve em tempo mais quantidade de concorrencia na plataforma dos pc´s com a cyrix e amd.. mas só nestes ultimos anos é q houve qualidade de concorrencia pela amd e por isso é k a intel anda de colhoes apertados.
965P-DS4 - Q6600@2.98Ghz - 2x512+2x1gb 667Mhz
WD 500Gb Sata (VistaOS) - WD 320Gb - WD 160Gb Sata (MacOSX)
ViewSonic VX2435wm - ATI 3870 - DvdRW LiteonDH20A1S
M-Audio Delta 10/10LT Sound Board - Midi Keyboard Edirol PCR30
Alesis M1 MK2 Active Speakers
p0p4z
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jan 08, 2005 18:01

Mensagempor Ricardo Gonçalves » Terça Mai 24, 2005 13:45

Segundo um Estudo da Deco Proteste de Março de 2005 sobre o não cumprimento das velocidades anunciadas, eis os resultados:

128 Kbps : Navegação - 119 Downloads - 132

256 Kbps : Navegação - 183 Downloads - 197

512 Kbps : Navegação - 269 Downloads - 355

1 Mbps : Navegação - 405 Downloads - 592

2 Mbps : Navegação - 498 Downloads - 966

4 Mbps : Navegação - 535 Downloads - 1411

(Média das velocidades medidas em Kbps)

Venha o diabo e escolha...
Ricardo Gonçalves
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 15:25

Mensagempor fastben » Terça Mai 24, 2005 13:55

p0p4z Escreveu:Eu sinceramente não percebi qual a razão deste tópico.. se ainda tivesses mudado de ISP ainda era aquela.. agora dizes q a netcabo ainda n te aumentou o serviço e a clix n te aqueçe, sinceramente fiquei na mesma..

então passo a explicar, quando digo que a netcabo não mudou o serviço, significa que as velocidades ainda têm muita flutuação e não são constantes, hoje por exemplo desde a 7H tem estado bom e sempre à volta de 3Mb o que não é mau de todo, no que toca à clix é naquela, não vou mudar pois se calhar e a julgar pelo nº de users que aqui no fórum têm reportado problemas, ainda acabava por dar um tiro nos pés :roll:

A razão do tópico é para demonstrar que seja a netcabo, a clix, o sapo, etc., todos eles têm problemas e muitas das vezes é mera ilusão que vamos mudar para melhor, pois no fundo é mais do mesmo, quando empastelam as velocidades não é exclusivo de um ISP em particular :lol:
8/12/1943 - 3/7/1971
Imagem
" I'm the Lizard King, I can do any thing " Jim Morrison
fastben
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jan 12, 2005 18:17

Mensagempor Crouwe » Terça Mai 24, 2005 13:56

Ricardo Gonçalves...

tipo e qual é o isp?
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 22, 2004 17:17

Mensagempor HavoC » Terça Mai 24, 2005 14:36

thedarkdog Escreveu:
HavoC Escreveu:Reparei que com o modem que uso de momento (Alcatel speedtouch 330) do sapo, obtenho speeds mais baixos:

Ora aqui está mais um caso a confirmar que o Speedtouch 330 não dá mais que cerca de 3Mbits... :roll: comigo passa-se o mesmo e estou sincronizado a 8Mbits... :?

Tenho o modelo da Thomson... mas penso que será a mesma coisa... :roll:

Boas ! Sim utilizo o Thomson e não há duvidas... so dá 3 mbit :?
Testei a velocidade com o modem/router SMC7204BRA:

Transferred: aspell-cs-0.51-1.i386.rpm 20,77 MB in 51,30 seconds (414,7 KB/s)
Transfer queue completed

Imagino o numero de pessoas que dizem mal do serviço, ou que ligam para lá e o problema não é da novis mas sim do equipamento que decidiram manter lol :roll:

Eu a 4mbits já notei... quem tem 8 mbits então... queixa-se quem nem metade atinge ;)
HavoC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor thedarkdog » Terça Mai 24, 2005 14:51

p0p4z Escreveu:Eu sinceramente não percebi qual a razão deste tópico.. se ainda tivesses mudado de ISP ainda era aquela.. agora dizes q a netcabo ainda n te aumentou o serviço e a clix n te aqueçe, sinceramente fiquei na mesma..

Agora em relação ás velocidades... eu ainda n percebi pk é k este pessoal é tão obcecado com as velocidades por exemplo: se eu quisesse os 8mb da clix era basicamente pelos 50Gb de trafego q oferece mesmo q a minha linha n suportasse os 8mb e tivessem q me por 4mb.. pk vendo bem é o k estás a pagar é o trafego pk pa atingires 8mb ou tens muitas ligações ou tens 1a ganda caga a sacar dum server k consegue isso.

off topic: Crouwe, não me parece q a apple tenha sido concorrente directo á intel, e se o foi, foi na altura onde os pc´s ainda n estavam tão implantados e tinhas escolhas entre mac, atari´s amigas e pc´s.. dps foi tudo á falencia até a apple mas esta lá consegiu vir ao de cima mas por ter 1 mercado diferente dos pc´s (com adobe´s por trás a ajudar). Houve em tempo mais quantidade de concorrencia na plataforma dos pc´s com a cyrix e amd.. mas só nestes ultimos anos é q houve qualidade de concorrencia pela amd e por isso é k a intel anda de colhoes apertados.

O que eu não percebo é como é que tu não percebes porque é que as pessoas são "obcecadas" com a velocidade...

Gostas de esperar pelo autocarro ? Gostas de esperar pelo comboio ? Gostas de esperar na fila do supermercado ? Gostas de esperar nas urgencias dos hospitais? Gostas de esperar que a tua namorada mude de roupa ? (estas são as esperas piores :D )

Resumindo, gostas de esperar por um download?
Porquê esperar 10 minutos por um download quando podes esperar só 5 ou mesmo 3 minutos ? Basicamente é esse o motivo... pelo menos para mim é...

Podes alegar, com razão, que a maior parte dos sites/servidores não tem velocidades de upload elevadas o suficiente... mas isso esta a mudar e ja ha varios exemplos disso... o tucows por exemplo tem velocidades de upload altissimas...

Mas convem não esquecer outra coisa ainda mais importante... convem não esquecer que aquela historia da Banda Larga não é meramente só um nome... o que é que eu estou a querer dizer? Estou a querer dizer que embora não seja possivel (ou seja raro) fazer um download utilizando a largura de banda toda é no entanto possivel fazer varios downloads de varios sites/servidores ao mesmo tempo, utilizando assim toda a nossa largura de banda.
Podemos por exemplo estar a fazer 3 downloads e estar tranquilamente no Messenger a conversar com um amigo com webcam em video conferencia... e quem sabe ainda ter banda suficiente para trocar uns ficheiros com ele :D

Esta é a "magia" da banda larga e o motivo da tal "obsessão" pela velocidade 8)

Podes ainda alegar que nem toda a gente faz este tipo de utilização da sua largura de banda... mas também ha muita gente que faz... ou pelo menos tem a possibilidade de o fazer....... é parecido ao que se passa com os CPU's... 90% do tempo o teu CPU em principio estará a trabalhar a 10%-20% (ou ainda menos) da sua capacidade maxima, no entando duvido que estarias disposto a abdicar dos 80% restantes que raramente sao usados, certo? :wink:

Claro que ainda ha a questão dos preços... mas isso ja só diz respeito à carteira de cada um...

Abraço.
thedarkdog
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor thedarkdog » Terça Mai 24, 2005 15:36

HavoC Escreveu:Boas ! Sim utilizo o Thomson e não há duvidas... so dá 3 mbit :?

Transfer queue completed

Imagino o numero de pessoas que dizem mal do serviço, ou que ligam para lá e o problema não é da novis mas sim do equipamento que decidiram manter lol :roll:

Eu a 4mbits já notei... quem tem 8 mbits então... queixa-se quem nem metade atinge ;)

O mais "giro"... ou melhor, o mais escandaloso é que eles ja me admitiram que o problema é do modem (o Speedtouch 330)... no entanto não têm ainda solução para o problema ja que parece que não têm outros equipamentos para fornecer (outros que não o Speedtouch 330)... e os equipamentos que funcionam bem a 8Mbits (um tal modem/router que não sei a marca e modelo) só o fornecem a clientes empresas 8O 8O 8O

Convem não esquecer que foram eles, na altura em que fiz o pedido de adesão, que me perguntaram se eu queria que eles me fornecessem o equipamento... ou seja, eles sabiam que eu tinha pedido o serviço de 8Mbits e ainda assim forneceram-me um modem que não passa dos 3Mbits LOL LOL

AINDA MAIS escandaloso é andarem a vender kits ADSL um pouco por todo o pais, em que se vê não 2Mbits, não 4Mbits mas sim 8Mbits em letras garrafais... e lá dentro vem o nosso amigo Speedtouch 330 8O 8O 8O

Não ha palavras para isto ! ! ! !

thedarkdog
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HavoC » Terça Mai 24, 2005 15:51

thedarkdog Escreveu:
HavoC Escreveu:Boas ! Sim utilizo o Thomson e não há duvidas... so dá 3 mbit :?

Transfer queue completed

O mais "giro"... ou melhor, o mais escandaloso é que eles ja me admitiram que o problema é do modem (o Speedtouch 330)... no entanto não têm ainda solução para o problema ja que parece que não têm outros equipamentos para fornecer (outros que não o Speedtouch 330)... e os equipamentos que funcionam bem a 8Mbits (um tal modem/router que não sei a marca e modelo) só o fornecem a clientes empresas 8O 8O 8O

Convem não esquecer que foram eles, na altura em que fiz o pedido de adesão, que me perguntaram se eu queria que eles me fornecessem o equipamento... ou seja, eles sabiam que eu tinha pedido o serviço de 8Mbits e ainda assim forneceram-me um modem que não passa dos 3Mbits LOL LOL

AINDA MAIS escandaloso é andarem a vender kits ADSL um pouco por todo o pais, em que se vê não 2Mbits, não 4Mbits mas sim 8Mbits em letras garrafais... e lá dentro vem o nosso amigo Speedtouch 330 8O 8O 8O

Não ha palavras para isto ! ! ! !

Boas! O modem que tenho é o roxo ou bordeau ou lá o que é.
A alcatel tem um modelo novo deste modem (prateado) que suporta até 8mbits:

http://www.speedtouch.com/prod330.htm

É este que estão a fornecer? Ou é o bordeau? A um amigo forneceram o preateado. Por isso ele tava a conseguir bons speeds :)
HavoC
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes