Bem vou então aqui fazer a minha revisão do portátil HP nx8220 ref. PG830ET.
Antes de mais quer-me parecer que esta referência (PG830ET) deve ter deixado de ser importada para portugal, pois no site português da hp já não consta, aproveitem enquanto podem. Este comprei-o na (manda-me uma p.m. se tiveres interessado) a um preço consideravelmente menor do que o praticado nas outras lojas.
Especificações:
- Pentium-M 740 (1,73Ghz)
- 1024mb RAM DDR2 400mhz
- ATI x600 64mb PCI Express
- Ecrã modelo 15,4 wxga 1280x800 com sensor de luminosidade
- Som Intel AC'97
- Disco Fujitsu 80gb 5400rpm
- Gravador DVD Panasonic (2,4x DVD+-R/RW/RAM e 24x24x10 CD-Rom/R/RW) não tem dual layer mas é amovível e fácilmente actualizável
- Leitor de cartões SD
- Leitor PCMCIA
- 3x USB 2.0
- 1x Firewire
- Infravermelhos
- Placa de rede PCI Express
- Intel PRO/Wireless 2200 b/g
- Bluetooth
- Colunas, entrada de auscultadores e microfone
- 1 saída vga
- 1 saída S-Video
- Bateria de 6 células para uma autonomia de 4h com aplicações básicas
- Peso 2,8kg
- Dimensões 356 x 264 x 28 mm
- Windows XP Home, Sonic Record Now 7.22, Norton Anti-virus 2005, HP Protect-Tools
Vou começar por falar da carroçaria. É feita em plástico de muito boa qualidade e tem um chassis em magnésio o que lhe confere mais robustez. Não tem nenhuma peça que esteja mal fixada, não produz vibrações estranha e a tampa do portátil levanta-se e baixa-se fácilmente com uma mão, sem ter que por a outra mão na base. A dobradiça também não range.
Em termos de ruído e aquecimento, só não é excelente porque quando está ligado à corrente, a ventoínha está quase sempre a trabalhar. Porém, é um barulho bastante suave e compensa por outro lado: posso dizer que este é o portátil com funcionamento constante mais fresco em que já pus as minhas mãos. Não tem nada a ver com acer ou toshiba satellite.
A bateria também é soberba, tem uma duração aproximada de 4h a bater texto e a navegar na net.
O teclado é aceitável mas não é da mesma categoria dos IBM mas anda lá perto. O que brilha realmente é o touchpad. Eu que antes atrofiava com touchpads, deixem-me que vos diga que este é brutal. Tem uma boa área e sensibilidade e os botões são espectacularmente suaves com um funcionamento tipo rebatível, e são em borracha.
O tamanho do portátil anda na fronteira do mínimo possível, ou seja, é bastante fino e compacto. O peso também é muito bom para um portátil 15,4".
Em termos estético, o facto de este ser todo preto foi um dos factores determinantes para a sua compra. Não gosto muito dessa moda de combinar prateado com preto à la Toshiba e Acer. Eu gosto do material simples e funcional e nesse capítulo a HP tem aqui um bom modelo, até mais interessante que os IBM pretos. Neste capítulo, também não me importava nada de ter um Powerbook G4, mas isso é outra fruta. Em geral, o conjunto carroçaria/chassis é muito bom, mas não tão bom como os IBM thinkpad série T ou os Apple Powerbook.
O ecrã é bastante óptimo. Não tem aquelas películas espelhadas
A placa gráfica não testei com o 3dmark nem outras coisas parecidas, já aí há material desse a dar com pau. Só é pena é ter 64mb de memória, nem sequer dá para partilhar mais 64mb com a memória principal.
As colunas de som têm a típica qualidade de som de um portátil. Nunca ouvi as ditas Harman Kardon ou JBL da toshiba e HP respectivamente, por isso não posso comparar.
O gravador de DVD é bom pelo seguite: as velocidades de gravação do DVD são mínimas, mas como já referi ele é amovível (pode até ser trocado por uma segunda bateria), o que significa que daqui a uns tempos pode até levar com um gravador blu-ray....
Outro ponto fraco é o facto de não ter leitor de cartões multi formato, mas no meu caso não me importo porque a minha máquina fotográfica por acaso usa cartões SD. OK, também não me importava que tivesse pelo menos Compact Flash, visto este formato ser utilizado em máquinas high-end, mas prontos, não se pode ter tudo.
O bluetooth também dá jeito. Eu prezo bastante portabilidade e conveniência e o facto de ter bluetooth facilita nas transferências de ficheiros de um computador para outro (com bluetooth) e permite utilizar ratos sem fios bluetooth sem recurso a adaptadores, o que significa que é só tirar o portátil da mala/mochila, por o rato em cima da mesa e começar a trabalhar
Realtivamente aos pormenores HP, devo dizer que a assistência é muito boa (tive que telefonar por causa de um problema com dhcp da netcabo, mas isso era problema do modem de cabo), o pessoal é simpático e muito competente. Ainda não tive avarias por isso não sei bem como é a esse respeito.
Depois temos o capítulo do software. Trás o Windows XP home pré-configurado de fábrica sem software rasco e desnecessário, tudo numa partição ntfs. É óbvio que fui imediatamente re-particionar o disco para ter uma parição swap indepedente, uma partição para os documentos e arranjar espaço para instalar o Linux (onde escrevi este teste
Relativamente à compatibilidade Linux, pode-se dizer que com o Mandriva 2005 LE, tenho práticamente tudo suportado, excepto o ACPI (mal geral dos portáteis Linux), o controlo de velocidade do processador e leitor de cartões SD. De resto funciona tudo às mil maravilhas e não há crises na instalação.
Não vou pôr benchmarks tipo 3dmark e Cia., porque é só procurar e encontram-se fácilmente os resultados para configurações semelhantes.
Como nota final, quero dizer que esta foi uma revisão sincera, não fui de modo algum influenciado pelo meu entusiasmo e a decisão de compra deste portátil foi resultado de uma experiência de 10 anos entusiásticos de informática e três meses de investigação intensiva do mercado de computadores portáteis.
Recomendo vivamente esta máquina!!!
PS.: críticas (construtivas) a este teste e comentários gerais são muito bem vindos