Teste ao HP nx8220 (ref. PG830ET)

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

Teste ao HP nx8220 (ref. PG830ET)

Mensagempor chocobanana » Quarta Jun 01, 2005 17:53

Olá

Bem vou então aqui fazer a minha revisão do portátil HP nx8220 ref. PG830ET.

Antes de mais quer-me parecer que esta referência (PG830ET) deve ter deixado de ser importada para portugal, pois no site português da hp já não consta, aproveitem enquanto podem. Este comprei-o na (manda-me uma p.m. se tiveres interessado) a um preço consideravelmente menor do que o praticado nas outras lojas.

Especificações:

- Pentium-M 740 (1,73Ghz)
- 1024mb RAM DDR2 400mhz
- ATI x600 64mb PCI Express
- Ecrã modelo 15,4 wxga 1280x800 com sensor de luminosidade
- Som Intel AC'97
- Disco Fujitsu 80gb 5400rpm
- Gravador DVD Panasonic (2,4x DVD+-R/RW/RAM e 24x24x10 CD-Rom/R/RW) não tem dual layer mas é amovível e fácilmente actualizável
- Leitor de cartões SD
- Leitor PCMCIA
- 3x USB 2.0
- 1x Firewire
- Infravermelhos
- Placa de rede PCI Express
- Intel PRO/Wireless 2200 b/g
- Bluetooth
- Colunas, entrada de auscultadores e microfone
- 1 saída vga
- 1 saída S-Video
- Bateria de 6 células para uma autonomia de 4h com aplicações básicas
- Peso 2,8kg
- Dimensões 356 x 264 x 28 mm
- Windows XP Home, Sonic Record Now 7.22, Norton Anti-virus 2005, HP Protect-Tools

Vou começar por falar da carroçaria. É feita em plástico de muito boa qualidade e tem um chassis em magnésio o que lhe confere mais robustez. Não tem nenhuma peça que esteja mal fixada, não produz vibrações estranha e a tampa do portátil levanta-se e baixa-se fácilmente com uma mão, sem ter que por a outra mão na base. A dobradiça também não range.

Em termos de ruído e aquecimento, só não é excelente porque quando está ligado à corrente, a ventoínha está quase sempre a trabalhar. Porém, é um barulho bastante suave e compensa por outro lado: posso dizer que este é o portátil com funcionamento constante mais fresco em que já pus as minhas mãos. Não tem nada a ver com acer ou toshiba satellite.

A bateria também é soberba, tem uma duração aproximada de 4h a bater texto e a navegar na net.

O teclado é aceitável mas não é da mesma categoria dos IBM mas anda lá perto. O que brilha realmente é o touchpad. Eu que antes atrofiava com touchpads, deixem-me que vos diga que este é brutal. Tem uma boa área e sensibilidade e os botões são espectacularmente suaves com um funcionamento tipo rebatível, e são em borracha.

O tamanho do portátil anda na fronteira do mínimo possível, ou seja, é bastante fino e compacto. O peso também é muito bom para um portátil 15,4".

Em termos estético, o facto de este ser todo preto foi um dos factores determinantes para a sua compra. Não gosto muito dessa moda de combinar prateado com preto à la Toshiba e Acer. Eu gosto do material simples e funcional e nesse capítulo a HP tem aqui um bom modelo, até mais interessante que os IBM pretos. Neste capítulo, também não me importava nada de ter um Powerbook G4, mas isso é outra fruta. Em geral, o conjunto carroçaria/chassis é muito bom, mas não tão bom como os IBM thinkpad série T ou os Apple Powerbook.

O ecrã é bastante óptimo. Não tem aquelas películas espelhadas :twisted:, é sem dúvida melhor que a porcaria dos acer, mas não é tão bom como os toshiba e os sony. Os ângulos de visão horizontais são muito bons e os verticais são quase muito bons. O brilho é também muito bom. Resumindo, eu classificaria o ecrã de muito bom, mas não excelente. Tem também um sensor de luminosidade que é útil para ajustar o brilho automáticamente tendo em conta se estão a trabalhar num ambiente escuro ou claro. E não tem a tal película espelhada, o que o torna muito mais polivalente em relativamente à incidência da luz ambiente.

A placa gráfica não testei com o 3dmark nem outras coisas parecidas, já aí há material desse a dar com pau. Só é pena é ter 64mb de memória, nem sequer dá para partilhar mais 64mb com a memória principal.

As colunas de som têm a típica qualidade de som de um portátil. Nunca ouvi as ditas Harman Kardon ou JBL da toshiba e HP respectivamente, por isso não posso comparar.

O gravador de DVD é bom pelo seguite: as velocidades de gravação do DVD são mínimas, mas como já referi ele é amovível (pode até ser trocado por uma segunda bateria), o que significa que daqui a uns tempos pode até levar com um gravador blu-ray.... :roll:

Outro ponto fraco é o facto de não ter leitor de cartões multi formato, mas no meu caso não me importo porque a minha máquina fotográfica por acaso usa cartões SD. OK, também não me importava que tivesse pelo menos Compact Flash, visto este formato ser utilizado em máquinas high-end, mas prontos, não se pode ter tudo.

O bluetooth também dá jeito. Eu prezo bastante portabilidade e conveniência e o facto de ter bluetooth facilita nas transferências de ficheiros de um computador para outro (com bluetooth) e permite utilizar ratos sem fios bluetooth sem recurso a adaptadores, o que significa que é só tirar o portátil da mala/mochila, por o rato em cima da mesa e começar a trabalhar :D

Realtivamente aos pormenores HP, devo dizer que a assistência é muito boa (tive que telefonar por causa de um problema com dhcp da netcabo, mas isso era problema do modem de cabo), o pessoal é simpático e muito competente. Ainda não tive avarias por isso não sei bem como é a esse respeito.

Depois temos o capítulo do software. Trás o Windows XP home pré-configurado de fábrica sem software rasco e desnecessário, tudo numa partição ntfs. É óbvio que fui imediatamente re-particionar o disco para ter uma parição swap indepedente, uma partição para os documentos e arranjar espaço para instalar o Linux (onde escrevi este teste :D). Se houver necessidade de restaurar o sistema, as partições são preservadas e o o windows é limpo, nem sequer tem os drivers da maior parte dos acessórios do portátil, o que significa que podem-se instalar directamente os últimos drivers e os programas que queremos. 5 estrelas!!

Relativamente à compatibilidade Linux, pode-se dizer que com o Mandriva 2005 LE, tenho práticamente tudo suportado, excepto o ACPI (mal geral dos portáteis Linux), o controlo de velocidade do processador e leitor de cartões SD. De resto funciona tudo às mil maravilhas e não há crises na instalação. :D :D :D :D :D

Não vou pôr benchmarks tipo 3dmark e Cia., porque é só procurar e encontram-se fácilmente os resultados para configurações semelhantes.

Como nota final, quero dizer que esta foi uma revisão sincera, não fui de modo algum influenciado pelo meu entusiasmo e a decisão de compra deste portátil foi resultado de uma experiência de 10 anos entusiásticos de informática e três meses de investigação intensiva do mercado de computadores portáteis.

Recomendo vivamente esta máquina!!!

PS.: críticas (construtivas) a este teste e comentários gerais são muito bem vindos
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mai 16, 2005 20:51

Mensagempor cigano » Quarta Jun 01, 2005 21:43

muito boa a review! parabens! so falta aqui é umas fotozitas para ficar impecavel a review
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Mensagempor RuiFeliciano » Quarta Jun 01, 2005 22:18

Muito boa review e extremamente oportuna pois estou a considerar importar esse portátil da Alemanha onde posso encontrá-lo no modelo PG804ET (CPU 2.0Ghz, placa x600 com 128Mb e resolução de 1680 x 1050 ) por "apenas" 1524 Euros já com IVA. Os portes de envio são só 20 euros e depois só tenho que tratar da mudança do teclado.
Gostava de saber quanto é que pagaste pois o modelo que estou a pensar comprar tenho-o visto por cá custando "apenas" mais 500 euros do que na Alemanha.

Obrigado pela review!
RuiFeliciano
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 16, 2003 2:55

Mensagempor chocobanana » Quinta Jun 02, 2005 0:28

Agora não tenho tempo para tirar as fotos, mas assim que tiver, vou actualisar o teste.

Esse preço na Alemanha é muito bom!!!

Ainda bem que gostaram, fiz por isso.
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor chocobanana » Segunda Jun 06, 2005 17:06

OK pessoal, não tenho tido tempo para tirar e arranjar umas fotografias decentes para este teste, mas podem ver umas tiradas por outra pessoa no seguinte site:

http://www.notebookreview.com/forums/to ... C_ID=17873

Fiquem bem e estejam à vontade para fazer perguntas ou comentários
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor nero » Terça Jun 07, 2005 17:59

esqueceste-te de referir que para além do leitor de cartões SD / MMC, tem também um leitor de cartões Smart Card ;)

eu tb tenho 1 e estou muito satisfeito :lol: até porque o comprei a um preço muito porreiraço :)

a unica coisa que lhe falta é gravar em DVD-DL, mas como tb já tinha um gravador usb (NEC 3250A) nao me preocupa muito :wink: :P
nero
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 13, 2004 23:53

nx8220

Mensagempor enigma » Quinta Jun 09, 2005 19:09

ola! tenho exactamente o mesmo computador e estou mt contente com ele apesar de preocupado.

dizes que o pc é fresco. o meu sem fazer grande coisa as temperaturas sao:

cpu temp: 50
case temp: 56
hd temp: 50

e nas definiçoes acpi tenho que a ventoinha liga aos 15 graus, acelera aos 50, aos 70 e 85.

todos estes dados foram obtidos com o centrino hardware control.
http://www.pbus-167.com/

gostava que me dissesses os teus valores pois acho que aquece demasiado, qt mais nao seja por baixo do processador e principalmente por baixo da placa grafica (frente, lado esquerdo, oposto do disco)

ah e o touchpad tb fica mt quente.

abraço,
Sergio Rodrigues
enigma
Novato
Novato

Registado: Quinta Jun 09, 2005 19:01

Mensagempor chocobanana » Quinta Jun 09, 2005 19:34

Ok admito que não fiz nenhum teste por software, a minha comparação baseou-se meramente na sensção do tacto. Vou ver se faço esse teste...
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor chocobanana » Domingo Jun 12, 2005 1:55

Ok, usei o mobile meter e depois de jogar um jogo DirectX 9 recente com tudo no máximo (sem sacrificar a velocidade :D ) as temperaturas que alcancei foram 55º C, 60º C e 45ºC para o CPU, sistema e disco, respectivamente.

Acho que são valores óptimos, tendo em conta que puxei pelo máximo que o computador podia dar e mesmo assim está muito longe dos 100ºC máximos que a Intel anuncia como limite da operação normal. Quanto à placa gráfica, não sei se é um bom valor, mas como se trata de portátil também deve andar dentro do normal.

Maistarde ponho aqui as temperaturas em funcionamento com baix carga

Fiquem bem
Editado pela última vez por chocobanana em Segunda Jun 13, 2005 17:38, num total de 1 vez.
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor chocobanana » Segunda Jun 13, 2005 17:36

Tou a fazer um novo post porque enganei-me nas temperaturas que pus e passa a ser o seguinte:

Sem carga no CPU e placa gráfica:

- CPU: 45ºC
- Placa Gráfica: 48ºC
- Sistema geral (não sei onde está exactamente o sensor...): 30ºC
- Disco: 42º C

Depois de jogar um jogo DirectX 9:

- CPU: 59ºC
- Placa Gráfica: 61ºC
- Sistema geral (não sei onde está exactamente o sensor...): 32ºC
- Disco: 45º C

Todos os testes foram efectuados com a última versão do Mobile Meter
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor nero » Terça Jun 14, 2005 16:33

as minhas "medidas" :D
com os settings de CPU Speed em Max Performance.

sem esforço
cpu temp: 48
case temp: 48
hd temp: 38

após pesquisa de um ficheiro que não existe e execução paralela de outras taks ke levam por vezes o cpu aos 100%
cpu temp: 51
case temp: 49
hd temp: 41

quando puder coloco tb resultdos após execução de um jogo 3d
nero
Novato
Novato

Mensagempor chocobanana » Quarta Jun 15, 2005 15:22

Com o portátil a trabalhar sem tar ligado à corrente tenho os seguintes valores a trabalhar numa aplicação de CAD 3D sem grande perca de desempenho:

- CPU: 40ºC
- Placa Gráfica: 36ºC
- Sistema geral (não sei onde está exactamente o sensor...): 28ºC
- Disco: 35º C
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor nero » Quarta Jun 15, 2005 18:24

após execução dos testes do 3dmark e aquamark

cpu temp: 58
case temp: 58
hd temp: 40
nero
Novato
Novato

Mensagempor Subversiveagent » Quarta Jun 15, 2005 18:42

Regra geral o touchpad é a parte que mais aquece na zona das mãos. Isto nos portáteis com algum cuidado na arquitetura, bem entendido.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor enigma » Quinta Jun 16, 2005 17:22

consegui baixar a temperatura da case baixando as velocidades da placa grafica para:
ati core 150mhz
ati memory 170mhz

como nao tenho jogado, para os trabalhos normais serve e agora no verao da jeito.

as minhas temp com pouca actividade sao

48
53
48

ha alguma maneira de alterar as temperaturas a partir das quais o ACPI liga a ventoinha? segundo o CHC ele liga a ventoinha aos 40, aumenta de velocidade aos 60, 70 e 85. comentem isto tb, please.

algum coolpad em condiçoes para este portatil? segundo as dimensoes dos coolpads que vejo por ai nao chegam para um portatil de ecra 15.4.
enigma
Novato
Novato

Registado: Quinta Jun 09, 2005 19:01

Próximo

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante