Boa noite.
Internet Via Satélite BIDIRECCIONAL, existe.
Há várias empresas europeias e americanas que disponibilizam este serviço; aqui bem perto, na nossa vizinha Espanha está bastante divulgada (porque é que o teddyboy do Afonso Henriques andou à porrada com a mãe????).
Cara? Depende. Onde não existe ADSL ou Cabo, havendo alguma intensidade de tráfego, comparativamente a uma conta telefónica, até é barata.
A empresa onde trabalho tentou representar uma americana com sucursal na Holanda, mas as burocracias (ANACOM) são enormes e o investimento também é um caso a ter em conta.
Onde está o famoso "Choque tecnológico"? Onde é que está a "livre circulação de pessoas, bens e serviços"? Porque é que uma empresa de um país UE tem que ter uma sucursal em Portugal? Quanto custa e quanto tempo demora? Só depois disso se pode candidatar a ser operador (ISP), sem certezas de vir a ser autorizado.
Tem é que haver um choque de mentalidades.
Se quizerem saber mais, consultem o site da ANACOM
http://www.anacom.pt/template16.jsp?categoryId=54994.
Não tenho de momento presentes a directiva da UE e o decreto-lei, mas posso consultar os meus apontamentos e depois informo.
Temos que pressionar as entidades oficiais para desburocratizarem tudo e mais algo, pois senão continuaremos como um país de terceiro ou quarto mundo.