fico à espera do novo speed on e se será mesmo aplicado em força sem limite de tráfego e já agora o resultado dos tais 25 milhões de clientes que a netcabo tem a leechar dia e noite

(a hiperbole é propositada)
O cabo telefonico vai até a uma caixa que está na rua (deve estar a menos de +/-500m para se comercializar ADSL a 512kb/s) onde se juntam todos os cabos de todos os vizinhos. Depois esses cabos e os sinais audio e de dados sao todos multiplexados em meia duzia de cabos (fibra optica em novas instalaçoes) de onde sao enviados para a estaçao da pt da area (na cidade do porto deve ter umas 4 ou 5 e ja tive oportunidade de ter uma visita guiada a uma). Qd esse cabo chega à estaçao os sinais sao desmultiplexados para umas placas servidoras que controlam umas poucas dezenas de clientes cada uma.
Na multiplexagem ha estrangulamento do sinal de onde se pode conseguir uma boa taxa de transferencia sem afectar mt a velocidade do sinal mas qd todos da zona pegam no telefone ou tao na net o sistema nao aguenta (isto é um pc dificil q aconteça estatisticamente).
eu tmb sp pensei que a rede era dessa forma... daí n entender mto bem o problema de partilhares o mesmo cabo (um de fibra optica até ao "servidor" da rua acho que dá bem para os gastos) ou usar um cabo de pior qualidade até tmb um "servidor" da rua... é que pelo k mta gente diz (por aí, não propriamente no fórum) até parece k vcs têm um cabo de cobre até ao servidor da pt e a netcabo atravessa a area metropolitana toda só com 1 cabo...
isto é... se a rede estiver minimamente bem feita, isto é, n haver 100 clientes num espaço de poucos prédios sem um "servidor" perto n estou a ver k isso traga grandes probs... k raio... os cabos usados na rua dão para largura de banda q.b.... pelo menos nca tive de andar aos tiros aos vizinhos para poder sacar mais
anyway, o principal parece-me mesmo a partir dos servidores de cada empresa... as taxas de contenção, os acessos aos exterior, as latências....