Loja de esquina vs marcas internacionais

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Loja de esquina vs marcas internacionais

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Nov 27, 2003 17:01

Paionense Escreveu:PPL, realmente voçes estao a levantar questões extremamente importantes!

Se calhar todas estas questoes da assistencia, garantia e apoio, serao bem mais importantes do que questoes técnicas, como autonomias, processadores e afins...

O que me entristece muito (e preocupa), é o silencio de alguem que é responsavel por uma loja e diz que em termos de garantias, isso é muito vago... Vago? Uma garantia? Ja ouviram falar na DECO?

Fazendo aqui um spinoff da discussão num tópico anterior :

Acho que é mais do que óbvio que a garantia dos fabricantes internacioanais é uma das grandes armas para convencer um comprador a largar mais 100 ou 200 biscas por um portátil. O facto de que (em teoria) qualquer peça e/ou problema pode ser corrigido com (mais ou menos) rapidez é um grande descanso para quem largou €2000 num portátil.

posto isto, diga-se que em termos de marcas internacionais :

- Peças sobresselentes para portáteis custam horrores. é tipo arte, quanto mais velha, mais valiosa.

- O pessoal do atendimento técnico varia entre génios e pessoas que deviam ter sido doutores. Doutores do serviço de saude português, onde se tratam as pessoas como um rebanho.

- Os stock são limitados, portanto a peça às vezes tem de vir do cú de judas. Pode demorar 3 dias ou 3 semanas.

Agora em termos de marcas nacionais :

- peças sobresselentes são MUITO mais baratas porque não são de marca

- Atendimento idem idem aspas aspas. Ninguém tem os duendes do pai natal que consertam tudo a trabalhar para eles.

- Ou há ou, se já acabou o stock, tá tudo lixado. Com F grande.

Lojecas de vão de escada :

- peças baratas

- Atendimento...tem tendência a ser melhor porque a) o tipo que montou a loja percebe alguma coisa (ou muito) do assunto, senão não se metia a abrir uma loja de informática e a assemblar PC e/ou portáteis.

- Stocks é para esquecer, aqui é mesmo caso critico. Nenhuma lojeca vai investir centenas de contos para ter componentes de reserva

Agora... paga-se €1500 por um portátil vão de escada, €1750 por um de um fabricante portuguÊs ou €2000. É tudo uma questão de se querer arriscar em que o portátil não dê o berro ou sofra uma avaria séria.

Temos por aí algum pessoal MUITO infeliz por ter comprado o LIDL XPTO, e agora estão agarrados à bomboca. E era um grande maquinão, etc etc etc.

Eu por mim aposto em assembladores portugueses GRANDES, que me dão um minimo de garantias que se houver *erda eles me tratam do assunto ou devolvem o dinheiro. Que não tenham uma loja que de hoje para amanhã feche e acabou-se tudo.

Basicamente, que haja sempre alguém com quem eu possa gritar. Biba o temperamento português carago! :wink:
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor Paionense » Quinta Nov 27, 2003 17:29

Subversiveagent
Realmente, em termos de assistencia de portateis estamos muito mal. Mas mais vale esperar 2 ou 3 meses e voltar a ter as coisas em condições do que ficar com as "bolinhas na mão".

Agora, as marcas Portuguesas (vulgo, Tsunami) deveriam era fomentar a concorrencia e baixar preços de portateis, que comparando com outrs marcas internacionais ainda estao bastante caras...

Tenho um colega meu com um Tsunami Runner, e ele em termos de atendimento realmente é lento, mas ate lhe deram um computador de substituição e tudo. Duvido que façam isto na loja da esquina ou com marcas internacionais!
Também, escolho preferencialmente as marcas portuguesas, mas acho-as pouco amigas dos seus proprios clientes portugueses, pois nao fomentam a concorrencia neste mercado :(
Paionense
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Nov 18, 2003 20:06

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Nov 27, 2003 17:49

isto é algo que me irrita terrivelmente :

- Companhia T compra 50 mil portáteis, processadores, afins. Tem um "volume discount" brutal. E vende a preços altos.

- Companhia Y compra 500 portáteis e afins. Volume discount não tem, tem de andar a mendigar que lhe vendam os chassis, porque os fabricantes de chassis não vendem menos de X unidades. Companhia Y depois vende a preços muito mais baixos que a companhia T.

E ainda reclamas. :?
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor catarino » Quinta Nov 27, 2003 18:21

Agrada-me ouvir falar assim...

As pessoas com menos conhecimentos, têm tendência a ir pela marca para se sentirem mais seguros.

O meu irmão por exemplo queria um portátil e só podia ser toshiba ou compaq. Quando se fala dos tsunami e outros é normal ouvir comentários do tipo Quê??? Isso deve ser um pc todo de plástico e sem qualidade.

É preciso fomentar é a onda nacional!!! mas para tal é preciso as empresas, clientes, media, etc... apostarem nisso, só assim os preços baixam e se cria um mercado nacional.

Penso que falta um pouco de divulgação do produto nacional... E para tal este fórum tem sido exemplar uma vez que as opniões pelo menos aos Tsunami são bastante favoráveis!

Ao fim ao cabo tirando raras excepções o que muda é a casca!!
Tha Dha!
catarino
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 15, 2003 10:16

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Nov 27, 2003 18:31

O que falta é investir guito na publicidade... os tipos da Tsunami metem publicidade em todas as revistas, e penso que está a resultar. Também é uma questão de convencer os comerciantes de informática (grandes e pequenos) que "a minha máquina é melhor", para que a lojeca do Ti João a tenha disponivel para quem a quer. Neka de distribuição, neka de vendas.

E depois há a questão das margens...grandes superficies só têm é *erda, regra geral. Porquê? porque compram por tuta e meia, vendem por três tutas, enganam os papalvos que não percebem do assunto e tá a andar. vais a qualquer supermercado e vês preços ridiculos por pedaçoes de sucata.

As grandes superficies vão por quem lhes oferecer as margens maiores, mas tb compram algumas coisas para o cliente discernidor. Enfim, é uma grande salada russa. Por isso prefiro algo que tenha alguma estrutura, para não ficar a arder mais tarde.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Paionense » Quinta Nov 27, 2003 19:11

Onde encontrar tsunami a bons preços?
è so a jpsacouto?

Convenhamos, tb não é a melhor das publicidades ir a www.tsunami.pt e ver a miseria de página....

Podiam, esforçar-se um pouco mais ... digo eu :) que nao percebo nada disto, mas realmente da uma ideia desmazelada, tipicamente portuguesa lol
Paionense
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Nov 18, 2003 20:06

Mensagempor badboi » Quinta Nov 27, 2003 19:14

As marcas nacionais tambem sao vendidas na loja da esquina, principalmente quando se trata de portateis. Não estou a ver uma loja da esquina a meter a assemblar portateis. O que fazem sao ir directamente ao produtor e compram la. Todos os produtos ate tem loja online, mas como voces devem saber, todos fazem revenda. Logo os produtos deles são vendidos mais baratos na loja da esquina que indo directamente a eles. E o melhor disso tudo é que a garantia eles dão em todo o seu equipamento, mesmo que a lojinha da esquina deixe de existir, a garantia esta assegurada.

Hoje em dia até não é muito mau comprar na loja da eskina. Ate porque se a loja desaparecer existe a garantia da marca para reclamar. O que pode n ser facil é contactar com a marca... mas é possivel.

[[]]'s
Este fórum é moderado pelo bom senso e é isso que se pede a todos os utilizadores.
Consulte também as regras
badboi
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Jan 15, 2003 17:36

Mensagempor catarino » Quinta Nov 27, 2003 19:42

badboi Escreveu:As marcas nacionais tambem sao vendidas na loja da esquina, principalmente quando se trata de portateis. Não estou a ver uma loja da esquina a meter a assemblar portateis. O que fazem sao ir directamente ao produtor e compram la. Todos os produtos ate tem loja online, mas como voces devem saber, todos fazem revenda. Logo os produtos deles são vendidos mais baratos na loja da esquina que indo directamente a eles. E o melhor disso tudo é que a garantia eles dão em todo o seu equipamento, mesmo que a lojinha da esquina deixe de existir, a garantia esta assegurada.

Hoje em dia até não é muito mau comprar na loja da eskina. Ate porque se a loja desaparecer existe a garantia da marca para reclamar. O que pode n ser facil é contactar com a marca... mas é possivel.

[[]]'s

De acordo!

As marcas é que dão a garantia e não as lojas! Isso acontece com tudo! Se a a marcar não desaparecer é garantida a assistência, isso acontece com portáteis como qualquer outra coisa... por exemplo televisores, relógios, etc....

Ora o problema é da marca Tsunami ou a JP Sá Couto desaparecer... não me parece viável tal como outras empresas com uma certa dimensão não vão desaparecer assim de um momento para ou outro.

Eu pessoalmente comparo a Tsunami com a Airis um é Tuga o outro Espanhol. E aqui veja-se a diferença em coisas básicas como a página Web onde deveria estar toda a informação sobre os produtos e a empresa. Aumentava a confiança e a divulgação sobre o produto e a própria empresa.
Tha Dha!
catarino
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Nov 27, 2003 20:06

catarino Escreveu:
badboi Escreveu:As marcas nacionais tambem sao vendidas na loja da esquina, principalmente quando se trata de portateis. Não estou a ver uma loja da esquina a meter a assemblar portateis. O que fazem sao ir directamente ao produtor e compram la. Todos os produtos ate tem loja online, mas como voces devem saber, todos fazem revenda. Logo os produtos deles são vendidos mais baratos na loja da esquina que indo directamente a eles. E o melhor disso tudo é que a garantia eles dão em todo o seu equipamento, mesmo que a lojinha da esquina deixe de existir, a garantia esta assegurada.

[[]]'s

De acordo!

As marcas é que dão a garantia e não as lojas! Isso acontece com tudo! Se a a marcar não desaparecer é garantida a assistência, isso acontece com portáteis como qualquer outra coisa... por exemplo televisores, relógios, etc....

Ora o problema é da marca Tsunami ou a JP Sá Couto desaparecer... não me parece viável tal como outras empresas com uma certa dimensão não vão desaparecer assim de um momento para ou outro.

Eu pessoalmente comparo a Tsunami com a Airis um é Tuga o outro Espanhol. E aqui veja-se a diferença em coisas básicas como a página Web onde deveria estar toda a informação sobre os produtos e a empresa. Aumentava a confiança e a divulgação sobre o produto e a própria empresa.

*cough* LIDL *cough*

Quando não tens presença oficial da marca em Portugal a não ser o distribuidor, tudo pode acontecer. E quando o distribuidor tem um volume de negócios relativamente pequeno, pode ir para o maneta do pé para a mão. E depois, manda-se o portátil para espanha/inglaterra/holanda para reparos? Mais vale deitar fora e comprar novo. Daí o meu grande temor em comprar esses portáteis bombásticos que por aí andam, de marcas com representação insignificante em Portugal.

Estamos aqui a falar do pior caso possivel, obviamente. Mas não deixa de ser um factor a equacionar.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor badboi » Quinta Nov 27, 2003 21:17

Epa mas como tsunami existem mais marcas nacionais de relevo... City Desk, Infante (pertence aos mesmo da City Desk), DI system, Shine, Pcmic... por agora so me lembro destas. Mas são todos de grandes empresas de distribuição portuguesas... uns mais famosos que os outros e sao empresas que não vao perder o negocio facilmente porque dedicam-se quase em exclusivo a distribuição para vendedores, so fazendo venda ao publico por produtos por eles concebidos (na maioria dos casos). E até vendem os produtos deles ao consumidor final a preços caros para que sejam os vendedores a vender os produtos deles e não eles.

[[]]'s
Este fórum é moderado pelo bom senso e é isso que se pede a todos os utilizadores.
badboi
Moderador
Moderador

Mensagempor NetSynnas » Sexta Nov 28, 2003 2:28

Não tendo experiência em portáteis (não tenho, por enquanto!!!), posso-vos dizer que o que tenho ouvido dizer acerca do assunto é que mais vale dar mais algum por uma marca de prestígio (internacional), pois eles não brincam no que toca a garantias, do que comprar grandes máquinas nacionais, tendencialmente mais baratas, mas que perdem, não só na garantia, mais limitada, como também na fiabilidade, este o grande calcanhar de aquiles dos nacionais!!! Quem me diz está dentro do ramo... Os nacionais não chegam aos calcanhares dos internacionais no que toca a fiabilidade... E se, por um lado, tem-se uma máquina potente pelo mesmo preço, por outro, corre-se o risco de se disfrutar menos dela por causa dos problemas que surgem...

Mas, repito, isto é o que ouço dizer de pessoal que os vende e presta assistência (logo, mais experiente, pelo menos do que eu!!!)...
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor catarino » Sexta Nov 28, 2003 10:02

NetSynnas Escreveu:Não tendo experiência em portáteis (não tenho, por enquanto!!!), posso-vos dizer que o que tenho ouvido dizer acerca do assunto é que mais vale dar mais algum por uma marca de prestígio (internacional), pois eles não brincam no que toca a garantias, do que comprar grandes máquinas nacionais, tendencialmente mais baratas, mas que perdem, não só na garantia, mais limitada, como também na fiabilidade, este o grande calcanhar de aquiles dos nacionais!!! Quem me diz está dentro do ramo... Os nacionais não chegam aos calcanhares dos internacionais no que toca a fiabilidade... E se, por um lado, tem-se uma máquina potente pelo mesmo preço, por outro, corre-se o risco de se disfrutar menos dela por causa dos problemas que surgem...

Mas, repito, isto é o que ouço dizer de pessoal que os vende e presta assistência (logo, mais experiente, pelo menos do que eu!!!)...

Não sendo um "expert", e já foi discutido noutro tópico é a diferença entre assembladores e fabricantes....

Um exemplo prático e recente: um amigo meu comprou um Gericom na Fnac. Como eu tinha o catálogo do Airis fomos ver qual seria o preço para um pc semelhante, e qual não é nosso espanto em que é em tudo igual!! As specs são iguais o chassi é igual a única coisa a mudar é o autoclante e ligeiramente o preço!

Basta pensarmos nisto!

A minha opinião é que, se tiveres decidido a comprar um Gericom,Airis ou qualquer coisa do género, mais vale veres o mercado nacional, penso que terás melhor assistência, garantia e talvez preço.

A garantia é obrigatória de 2 anos na UE, não à maneira de fugir a isso, e em termos de fiabilidade os componentes de um Tsunami devem ser iguais a qualquer outro portátil (bem nem todos, existem execpções como os $$IBM$$)
Tha Dha!
catarino
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Subversiveagent » Sexta Nov 28, 2003 12:30

Xiii, trouxeram os IBM à baila outra vez.

Relembremos : chassis da IBM são bons. Software lá dentro é para profissionais. Preço é caro em comparação com a concorrência.

E Centrino é Centrino, esteja num Acer, IBM, HP, Tsunami, Gericom, marca-de-vão-de-escada...

Não vejo como é que um portátil fica instável por ser nacional/linha branca. Ou como é que a garantia é menos respeitada.

Agora...é como tudo. Se compras uma coisa com um chipset da SIS é CLARO que fica um pouco mais instável. Mas isso é conhecer o que lá anda dentro, linha branca não é igual a SIS.

Podes meter-lhe memórias de marca ou não, discos rascos ou menos rascos, ecrã da tanga ou não... a qualidade desses componentes varia, mas o preço também. Pagas pouco, levas pouco. Por mim gosto dos nacionais porque pagas bem e levas bem. Ao contrário de outros onde pagas demais e levas demenos. A acer está, pelos specs que já vi, ao nivel dos nacionais. Fazem bons preços e oferecem boa qualidade.

A grande crise é a nivel dos LCD nos portáteis. marca de quem os fabrica? zero. Specs? zero. Possibilidade de trocar? zero. Tudo o resto se desenrasca, agora a qualidade do LCD...

Agora com respeito "quem me diz isto é quem os repara".

Épá, se eu trabalhasse na Panrico e soubesse da nojeira que é lá dentro, também ia comprar pão doutra marca. O que não quer dizer que a outra marca seja melhor, apenas que tu não sabes da nojeira deles.

Reitero : os componentes vêm todos do mesmo sitio. No caso de portáteis centrino ainda tens garantias adicionais de estabilidade, porque não há boards de marcas estranhas para portáteis centrino.

Agora, se vais comprar um desktop replacement... all bets are off.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor badboi » Sexta Nov 28, 2003 13:34

NetSynnas Escreveu:Não tendo experiência em portáteis (não tenho, por enquanto!!!), posso-vos dizer que o que tenho ouvido dizer acerca do assunto é que mais vale dar mais algum por uma marca de prestígio (internacional), pois eles não brincam no que toca a garantias, do que comprar grandes máquinas nacionais, tendencialmente mais baratas, mas que perdem, não só na garantia, mais limitada, como também na fiabilidade, este o grande calcanhar de aquiles dos nacionais!!! Quem me diz está dentro do ramo... Os nacionais não chegam aos calcanhares dos internacionais no que toca a fiabilidade... E se, por um lado, tem-se uma máquina potente pelo mesmo preço, por outro, corre-se o risco de se disfrutar menos dela por causa dos problemas que surgem...

É como tudo na vida, ha bom e mau. Mas acho que estas a ser injusto, a meter tudo o que é nacional no mesmo saco. Os componentes para esses portateis de marca nacional vem de fabricas que ate fabricam cenas para as marcas internacionais. So que nos quando discutimos marca nacional é o mesmo que estarmos a discutir OEM! Mas claro que o processo de montagem e da escolha dos componentes tem muito haver com a qualidade do produto final e hoje ja existem marcas nacionais de grande relevo.

Quem nunca ouviu falar num tsunami ou de um city desk?

[[]]'s
badboi
Moderador
Moderador

Mensagempor Subversiveagent » Sexta Nov 28, 2003 13:38

Olha que a Citydesk em termos de portáteis é um bocado apagada...
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes