Paionense Escreveu:PPL, realmente voçes estao a levantar questões extremamente importantes!
Se calhar todas estas questoes da assistencia, garantia e apoio, serao bem mais importantes do que questoes técnicas, como autonomias, processadores e afins...
O que me entristece muito (e preocupa), é o silencio de alguem que é responsavel por uma loja e diz que em termos de garantias, isso é muito vago... Vago? Uma garantia? Ja ouviram falar na DECO?
Fazendo aqui um spinoff da discussão num tópico anterior :
Acho que é mais do que óbvio que a garantia dos fabricantes internacioanais é uma das grandes armas para convencer um comprador a largar mais 100 ou 200 biscas por um portátil. O facto de que (em teoria) qualquer peça e/ou problema pode ser corrigido com (mais ou menos) rapidez é um grande descanso para quem largou €2000 num portátil.
posto isto, diga-se que em termos de marcas internacionais :
- Peças sobresselentes para portáteis custam horrores. é tipo arte, quanto mais velha, mais valiosa.
- O pessoal do atendimento técnico varia entre génios e pessoas que deviam ter sido doutores. Doutores do serviço de saude português, onde se tratam as pessoas como um rebanho.
- Os stock são limitados, portanto a peça às vezes tem de vir do cú de judas. Pode demorar 3 dias ou 3 semanas.
Agora em termos de marcas nacionais :
- peças sobresselentes são MUITO mais baratas porque não são de marca
- Atendimento idem idem aspas aspas. Ninguém tem os duendes do pai natal que consertam tudo a trabalhar para eles.
- Ou há ou, se já acabou o stock, tá tudo lixado. Com F grande.
Lojecas de vão de escada :
- peças baratas
- Atendimento...tem tendência a ser melhor porque a) o tipo que montou a loja percebe alguma coisa (ou muito) do assunto, senão não se metia a abrir uma loja de informática e a assemblar PC e/ou portáteis.
- Stocks é para esquecer, aqui é mesmo caso critico. Nenhuma lojeca vai investir centenas de contos para ter componentes de reserva
Agora... paga-se €1500 por um portátil vão de escada, €1750 por um de um fabricante portuguÊs ou €2000. É tudo uma questão de se querer arriscar em que o portátil não dê o berro ou sofra uma avaria séria.
Temos por aí algum pessoal MUITO infeliz por ter comprado o LIDL XPTO, e agora estão agarrados à bomboca. E era um grande maquinão, etc etc etc.
Eu por mim aposto em assembladores portugueses GRANDES, que me dão um minimo de garantias que se houver *erda eles me tratam do assunto ou devolvem o dinheiro. Que não tenham uma loja que de hoje para amanhã feche e acabou-se tudo.
Basicamente, que haja sempre alguém com quem eu possa gritar. Biba o temperamento português carago!