A Melhor linguagem para fazer jogos

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linguagens de Programação

C++ e OpenGL
17
65%
C# e Managed DirectX
9
35%

Total de votos : 26

A Melhor linguagem para fazer jogos

Mensagempor capricorn » Sexta Jul 29, 2005 15:24

Gostava que o pessoal desse a sua opinião sobre qual a melhor linguagem para começar a fazer um jogo 3D.
De certo que não coloquei todas na votação, se quiserem que adicione alguma podem dizer
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Ago 20, 2004 13:03

Mensagempor D12 » Sexta Jul 29, 2005 18:01

n sei nehuma delas :oops: ,mas os efeitos do open gl já foram mais fixes.
agora half life 2 axo que rula em directx 8)
AMD 64 3200+ Mb asus k8V SE Bios actualizada
512 Mb drr 400 mhz kingston
Asus Radeon 9600 XT@ default 497/594
Disco Rígido de 120GB Sata
3Dmark 2003 - 4203 3d marks
D12
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mai 07, 2004 8:41

Mensagempor kebrus » Sexta Jul 29, 2005 20:07

apesar de nao conhecer nenhuma votei na primeira, porque acho que é um codigo que não poe limites, ou se os tem, deve ser muito diferente do segundo, que utiliza o directx.. apesar de que o segundo talvez seja mais facil
kebrus
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Abr 08, 2005 17:53

Mensagempor Creative Byte » Sábado Jul 30, 2005 1:45

Boas,

Atenção, OpenGL e DirectX não são linguagens de programação.

A grande maioria dos jogos são feitos em C++ mas já está a aprarecer jogos comerciais feitos em C#.

Eu pessoalmente escolho C# com Managed DirectX, é onde tenho experiencia.

P.S.: Só depois de ter colocado a minha resposta é que li a teu post a indicares que tinhas criado esta votação.
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Mensagempor dbbm » Terça Ago 02, 2005 19:49

Atenção que também se pode usar C++ e VB.NET em conjunto com DirectX.
Em termos de potencialidades OpenGL e DirectX são muito parecidos, embora o DirectX proporcione uma boa biblioteca de funções matemáticas (D3DX).
dbbm
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mai 27, 2004 13:34

Mensagempor Helldisplay » Terça Ago 02, 2005 20:06

C# é uma pessima linguagem de programação.C ou C++ rulam e são as mais usadas não só em jogos como em qualquer tipo de programação de aplicações.
Helldisplay
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jul 05, 2005 6:58

Mensagempor Bore2Death » Terça Ago 02, 2005 20:21

C++ definitavamente, agora entre os APIs openGL e directX escolho SDL.
Tenho de avisar que nunca programei com estes APIs, mas já li sobre eles.
SDL (e openGL) tem a grande vantagem de serem livres e como tal pode ser corrido em varias plataformas sem grandes dores de cabeça.
É preciso lembrar que o openGL é equiparado ao Direct3D, visto que estes só lidam com a parte 3D e não ao DirectX que lida com a maioria das coisas que um jogo necessita.
No enrtanto SDL já está mais perto do DirectX, visto que já lida com mais coisas do que 3D
Acer Aspire 1694WLMI (2ª geração)
Pentium M 760 a 2GHz
1 GB DDR2 400
Ati Radeon Mobility X700 128 MB
100 GB Seagate
Bore2Death
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 14, 2005 21:37

Mensagempor Speed Dragon » Terça Ago 02, 2005 21:27

Helldisplay Escreveu:C# é uma pessima linguagem de programação.C ou C++ rulam e são as mais usadas não só em jogos como em qualquer tipo de programação de aplicações.

Lol, em que é que te baseias para dizer isso ? Falam sem saber o que falam ... então aconselho-te a não instalar o Windows Vista.

Managed DirectX é um bocado diferente de DirectX, talvez não tenho lá muito a ver. Já tive a fazer algumas coisa e aquilo é realmente mais ou menos simples.

Façam estes tutorials e depois digam-me alguma coisa.

http://pluralsight.com/wiki/default.asp ... orialIndex
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Helldisplay » Terça Ago 02, 2005 21:34

Speed Dragon Escreveu:
Helldisplay Escreveu:C# é uma pessima linguagem de programação.C ou C++ rulam e são as mais usadas não só em jogos como em qualquer tipo de programação de aplicações.

Lol, em que é que te baseias para dizer isso ? Falam sem saber o que falam ... então aconselho-te a não instalar o Windows Vista.

Managed DirectX é um bocado diferente de DirectX, talvez não tenho lá muito a ver. Já tive a fazer algumas coisa e aquilo é realmente mais ou menos simples.

Façam estes tutorials e depois digam-me alguma coisa.

http://pluralsight.com/wiki/default.asp ... orialIndex

Ja programo ha 9 anos (embora so ha 6 tenha começado a serio) e Ja experimentei todas as linguagens e APIs aqui mencionadas.A minha experiencia e modesta opinião dizem-me que C# é uma azelhice feita talvez com o intuito de simplificar mas cujo resultado final não me convence.
Helldisplay
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Daemoniorum » Terça Ago 02, 2005 21:51

C++ e OpenGL sem duvida, nunca esperimentei o C# e Managed DirectX, mas já usei C++ e Direct X e por experiencia propria gosto muito mais do Open GL, é mais simples de perceber e de usar e isso é muito importante para quem é autoditacta o que é o meu caso, se realmente queres te inicializar na programação em 3D usa o C++ com o GLUT, torna o facil ainda mais simples para teres uma ideia tou fazendo um pekeno motor em GLUT e poucos dias fiz o que demorei um mês para fazer com Open GL puro.
Daemoniorum
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Abr 15, 2004 20:32

Mensagempor Creative Byte » Quarta Ago 03, 2005 1:50

Boas,

Helldisplay Escreveu:Ja programo ha 9 anos (embora so ha 6 tenha começado a serio) e Ja experimentei todas as linguagens e APIs aqui mencionadas.A minha experiencia e modesta opinião dizem-me que C# é uma azelhice feita talvez com o intuito de simplificar mas cujo resultado final não me convence.

Realmente não sabes o que dizes, C# é neste momento a grande aposta da M$ e com a saida da nova versão as coisas ainda vão melhorar mais.

É uma linguagem nova que neste momento ainda não tem nenhum jogo comercial, mas já se encontra em produção jogos feitos em C#. Mas não são só jogos, tambem existem já motores gráficos 3D a serem desenvolvidos em C#.
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Helldisplay » Quarta Ago 03, 2005 8:34

Creative Byte Escreveu:Boas,

Helldisplay Escreveu:Ja programo ha 9 anos (embora so ha 6 tenha começado a serio) e Ja experimentei todas as linguagens e APIs aqui mencionadas.A minha experiencia e modesta opinião dizem-me que C# é uma azelhice feita talvez com o intuito de simplificar mas cujo resultado final não me convence.

Realmente não sabes o que dizes, C# é neste momento a grande aposta da M$ e com a saida da nova versão as coisas ainda vão melhorar mais.

É uma linguagem nova que neste momento ainda não tem nenhum jogo comercial, mas já se encontra em produção jogos feitos em C#. Mas não são só jogos, tambem existem já motores gráficos 3D a serem desenvolvidos em C#.

Eu nunca disse que nao estavam a investir na linguagem!! Por ser uma das grandes apostas da M$ é que eu não acredito nela! Uma linguagem que não sirva para cross plataform(varias arquitecturas e varios SOs) para mim não serve.
O C e o C++ vão continuar a ser os meus preferidos, e creio que contiuarão também a ser os mais usados.
Helldisplay
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Creative Byte » Quarta Ago 03, 2005 11:46

Boas,

Helldisplay Escreveu:Eu nunca disse que nao estavam a investir na linguagem!! Por ser uma das grandes apostas da M$ é que eu não acredito nela! Uma linguagem que não sirva para cross plataform(varias arquitecturas e varios SOs) para mim não serve.
O C e o C++ vão continuar a ser os meus preferidos, e creio que contiuarão também a ser os mais usados.

Pois, mas o Visual C++ da M$ é uma das melhores ferramentas de desenvolvimento devido à M$ ter investido.

Quanto a não ser cross plataform, tb tas enganado, já existe o projecto Mono que permite executar código .net e java em Linux e já se fala em converter o projecto Mono para os Apple.

O FrameWork .Net é a base das aplicações criadas em qualquer linguagem .Net basta criar o framework para um determinado SO e as aplicações funcionam, poderá ter de se efectuar alguns ajustes no caso de se efectuar algo que seja mais relacionado com um SO. Funciona da mesma maneira que o Java nesse aspecto.

Antes de o C/C++ terem a performance que têm hoje e principalmente de se ter evoluido muito no design das aplicações, nomeadamente nas design patterns, os programadores de jogos só desenvolviam em Assembly porque em C/C++ iria perder-se na performance, até que alguns iniciaram-se em C/C++ e afinal não era assim tão mau e até era mais rápido o seu desenvolvimento. O mesmo se irá passar com C#
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor MetalFatigue » Quarta Ago 03, 2005 22:35

Não conheço bem C# mas parece me uma boa linguagem...agora o mais importante é mesmo o framework, já que a linguagem é apenas uma sintax...cada um tem a sua preferida, o que interessa mesmo é o que o framework é capaz de fazer.

Resumindo o que interessa aqui é saber é se o .net Framework é bom, o que para mim sem sombra de dúvidas é. E com a versão 2.0 para chegar melhor será concerteza, já que a aposta da m$ tem sido grande nesta plataforma.

Agora visto que o C# é a linguagem de eleição da m$ para o .net (querendo simplesmente dizer que qualquer suporte é melhor nesta linguagem), o C# é uma linguagem a ter muito em conta.

Para um projecto tem se de ter atenção que muita gente ainda não está familirizada com esta linguagem e talvez o C++ seja melhor, do que estar a obrigar muita gente a aprender uma nova linguagem.

Percebendo só quase exclusivamente vb.Net sinto-me tentado a ir para o C# (foi a que escolhi), já que como foi dito foi criada com o intuito de simplificar (a m$ chama-lhe a evolução do C++) a linguagem C e torna-la mais acessivel. Isto não quer dizer que seja pior porque tem exactamente as mesmas bibliotecas que toda a familia .Net, ou seja têm todas as mesmas possibilidades.

Tanta coisa para dizer...dentro da familia .net, a linguagem é uma questão de gosto e escolha pessoal.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor dbbm » Quinta Ago 04, 2005 10:35

Eu por enquanto fico-me ainda pelo C++ como linguagem de preferência embora reconheço que o .NET é o futuro e tem boas potencialidades. Só é pena perder-se o cross-plataform, porque embora o C++ em congjunto com algumas bibliotecas e macros que se usa em windows não seja compativel com por ex. linux, a base comum está lá.

Quanto ao DirectX, tenho programado bastante com o mesmo (aprendendo), e sim, a biblioteca até não é dificil, o (muito) dificil é saber todos os truques de optimização e técnicas 3D. Isso demora muito a aprender.

Se quiserem posso indicar bons tutoriais para iniciação de programação utilizando DirectX em inglês.
dbbm
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mai 27, 2004 13:34

Próximo

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes