PS: este é o meu primeiro portatil e o meu primeiro review... por isso num esperem mt :p
Começando:
Motivo da escolha:
Para mim o fundamental é relaçao qualidade/preço não me importo de dar mais uns euros por alguma coisa desde que tenha a consciencia que o dinheiro vai ser bem investido. Um processador razoável, bastante memoria e uma boa grafica(visto que sem modulo mxm nao é possivel trocar) e um monitor com uma qualidade aceitavel a um bom preço eram a minha ideia para um portatil.
A minha primeira ideia era para ir para um Acer Aspire 1693wlmi (modelo comercializado na Alemanha, bastante parecido com o A6Va tirando o processador que é ligeiramente mais rapido) mas depois de ver alguns comentarios menos positivos acerca da Acer e de analisar os contras de o trazer de fora como SO, teclado etc em Alemao e os naturais inconvenientes de ele se avariar no transporte e ter que ser devolvido, decidi procurar outro modelo e encontrei esta pequena maravilha.
Specs:
Processador : Intel® Pentium® M 740 1.733MHz
Front Side Bus : 533 MHz
Cache : 2MB L2
Chipset : Mobile Intel 915 PM Express
Memória : 1024MB DDR
Ecrã : TFT 15,4" WXGA Color Shine 1280x800
Placa Gráfica : ATI Mobility™ Radeon™ X700, 128MB VRAM
Disco Rígido : 80GB
Leitor Óptico : DVD Dual Double Layer
Câmara de Vídeo :1.3M / 0.35 Mega-Pixels
Sistema Operativo : Microsoft® Windows® XP Home
Conectividade :
Modem Áudio de alta definição Intel e PCI LAN 10/100/1000 Base T incorporada
Suporta e passa a regulamentação mundial
IEEE 802.11b/g ou IEEE 802.11a/b/g
Outros
Leitor de Cartões Incorporado (SD/MMC/MS/MS PRO)
Interfaces :
1 x porta paralela EPP/ECP/D-sub 25-pins
1 x Jack para Auscultadores
1 x Microfone
1 x Line-in
1 x Jack RJ11 Modem para linha telefónica
1 x Jack RJ45 para LAN
4 x Portas USB 2.0, 1x Porta IEEE 1394
1 x TV Out (S-Video)
1 x Slot Tipo II PCMCIA 2.1
1 x SIR-115.2Kbps suportado
Som :
Chip de Áudio Intel® de alta definição Incorporado, com efeitos 3D &
full duplex
Compatível com SoundBlaster Pro
Auscultadores stereo Incorporados (1W)
Bateria : 65WHr
Autonomia 5 horas
Adaptador AC :
Saída: 19 V DC, 4.74 A, 90W
Entrada: 100— 240V AC, 50/60Hz universal
Dimensões & Peso
354 x 284 x 35.2 mm (W x D x H)
2.80 Kg (15", Bateria de 8 células)
2.85 Kg (15.4", Bateria de 8 células)
Software Multimédia :
ASUSDVD XP 5.o
Power Director V3.0 DE
Medi@Show V2.0 SE
Symantec Norton™ Internet Security 2005
Adobe Acrobat Reader 7.0
NERO Express V6.0
Utilitário ASUS
ASUS NB Probe
ASUS Live Updat
ASUS ChkMail
ASUS Hotkey
ASUS Power4 Gear+
Mala de transporte e Rato óptico ASUS
Primeiras impressoes:
Não sabia muito bem o que esperar visto que este é o meu primeiro portátil em termos de aspecto para um "non apple" não esta mal
Em termos de saidas num esta mal de todo... do lado esquerdo temos apenas o cdrom do lado direito as saidas audio, tv-out ethernet, linha telefonica e infravermelhos e firewire atras ligaçao ao monitor porta lp1 e 4 usbs. se bem que preferisse que pelo menos 1 saida usb estivesse mais "a mão" para por uma "pen" ou outro dispositivo.
O facto de alguns controlos tipo volume so poderem ser acedidos em windows é um bocado aborrecido mas nada de outro mundo. Quando ao hardware...
O disco:
Hitachi travelstar80Gb - 4200 Rpm's 8mb cache
bastante silencioso, e o suficientemente rapido para nao desesperar em quanto os programas carregam é o suficiente para me fazer feliz... Aquece um bocado - 51º depois de ter andado a instalar uns programas e a correr o sandra mas tambem tenho-o configurado no CHC para maxima performance.
Quanto ao Sandra:
Processador:
Aquece um bocado mesmo undervolted(de 1.356 para 1.004) quando ligado a corrente. A trabalhar a 1733Mhz fica entre os 48/50º em idle 53º/55º quando esta a ser "puxado"
as teclas acabam por aquecer nas nada de muito elevado.
Testado com o sandra:
Memoria:
1Gb DDR2 PC4200(se num me engano)

O que é q se pode dizer a num ser: 640k isn't enough :p
Gráfica:
A X700 comporta se muito bem no que toca a jogos. Os 128mb sao mais que suficientes pra correr rome total war, HL2 e outros a 1024x786 com tudo no maximo. Nada mais a apontar.

Gravador:
É este
Grava cds, dvds, e tambem os le o que é q se pode pedir mais :p ?
Bateria:
Não sei em que é q se baseia a asus para dizer que esta dura 5 horas mas a verdade é q isso ainda estou para ver a trabalhar com ele sem bateria com o cpu a 800mhz (0,7v) a trabalhar com ele "normalmente" ou seja uns pdfs abertos um editor de texto, um browser ou compilador ele dura me cerca de 3h mais coisa menos coisa. Infelizmente ainda num consegui acabar um teste do battery eater pro pra ter resultados mais conclusivos :s .
Conclusao:
Em geral estou satisfeito com o A6Va embora ache que isto aquece demasiado. Visto que nao interfere com a escrita não me preocupa muito. É um portatil bastante silencioso com um preço bastante atractivo.
PS: agradecia se outros utilizadores de A6Va fizessem mais reviews... pessoalmente acho q esta temperatura num é normal :s
Pics:

Edit:
sobre o monitor
http://www.cptt.com.tw/english/03_products/01_01_technology.asp?pid=25
o modelo é o CLAA154WA01A