Review: Asus A6Va (agora com fotos!)

Análises de produtos feitas pelos nossos membros. Não se esqueça de enviar também a sua review

Moderadores: Administradores, Moderadores

Review: Asus A6Va (agora com fotos!)

Mensagempor uri3l » Sexta Ago 19, 2005 19:45

Para começar espero que isto fique curto e espero nao me esquecer de nada...se algo faltar peçam, se algo nao estiver bem corrijam que eu agradeço. Fotos para já num contem visto que num tenho camara digital(tirando a do telemovel que num é grande coisa) vou ver se peço uma emprestada para breve.
PS: este é o meu primeiro portatil e o meu primeiro review... por isso num esperem mt :p
Começando:

Motivo da escolha:

Para mim o fundamental é relaçao qualidade/preço não me importo de dar mais uns euros por alguma coisa desde que tenha a consciencia que o dinheiro vai ser bem investido. Um processador razoável, bastante memoria e uma boa grafica(visto que sem modulo mxm nao é possivel trocar) e um monitor com uma qualidade aceitavel a um bom preço eram a minha ideia para um portatil.
A minha primeira ideia era para ir para um Acer Aspire 1693wlmi (modelo comercializado na Alemanha, bastante parecido com o A6Va tirando o processador que é ligeiramente mais rapido) mas depois de ver alguns comentarios menos positivos acerca da Acer e de analisar os contras de o trazer de fora como SO, teclado etc em Alemao e os naturais inconvenientes de ele se avariar no transporte e ter que ser devolvido, decidi procurar outro modelo e encontrei esta pequena maravilha.

Specs:
Processador : Intel® Pentium® M 740 1.733MHz
Front Side Bus : 533 MHz
Cache : 2MB L2
Chipset : Mobile Intel 915 PM Express

Memória : 1024MB DDR
Ecrã : TFT 15,4" WXGA Color Shine 1280x800
Placa Gráfica : ATI Mobility™ Radeon™ X700, 128MB VRAM
Disco Rígido : 80GB
Leitor Óptico : DVD Dual Double Layer
Câmara de Vídeo :1.3M / 0.35 Mega-Pixels

Sistema Operativo : Microsoft® Windows® XP Home
Conectividade :

Modem Áudio de alta definição Intel e PCI LAN 10/100/1000 Base T incorporada
Suporta e passa a regulamentação mundial
IEEE 802.11b/g ou IEEE 802.11a/b/g
Outros
Leitor de Cartões Incorporado (SD/MMC/MS/MS PRO)
Interfaces :
1 x porta paralela EPP/ECP/D-sub 25-pins
1 x Jack para Auscultadores
1 x Microfone

1 x Line-in
1 x Jack RJ11 Modem para linha telefónica
1 x Jack RJ45 para LAN
4 x Portas USB 2.0, 1x Porta IEEE 1394
1 x TV Out (S-Video)
1 x Slot Tipo II PCMCIA 2.1
1 x SIR-115.2Kbps suportado
Som :
Chip de Áudio Intel® de alta definição Incorporado, com efeitos 3D &
full duplex
Compatível com SoundBlaster Pro
Auscultadores stereo Incorporados (1W)

Bateria : 65WHr
Autonomia 5 horas
Adaptador AC :
Saída: 19 V DC, 4.74 A, 90W
Entrada: 100— 240V AC, 50/60Hz universal
Dimensões & Peso
354 x 284 x 35.2 mm (W x D x H)
2.80 Kg (15", Bateria de 8 células)

2.85 Kg (15.4", Bateria de 8 células)
Software Multimédia :
ASUSDVD XP 5.o
Power Director V3.0 DE
Medi@Show V2.0 SE
Symantec Norton™ Internet Security 2005
Adobe Acrobat Reader 7.0
NERO Express V6.0

Utilitário ASUS
ASUS NB Probe
ASUS Live Updat
ASUS ChkMail
ASUS Hotkey

ASUS Power4 Gear+
Mala de transporte e Rato óptico ASUS

Primeiras impressoes:

Não sabia muito bem o que esperar visto que este é o meu primeiro portátil em termos de aspecto para um "non apple" não esta mal :P. Mal liguei o portatil notei a qualidade do monitor acho que foi a primeira vez que vi um monitor com "glare" e deixou me impressionado.
Em termos de saidas num esta mal de todo... do lado esquerdo temos apenas o cdrom do lado direito as saidas audio, tv-out ethernet, linha telefonica e infravermelhos e firewire atras ligaçao ao monitor porta lp1 e 4 usbs. se bem que preferisse que pelo menos 1 saida usb estivesse mais "a mão" para por uma "pen" ou outro dispositivo.
O facto de alguns controlos tipo volume so poderem ser acedidos em windows é um bocado aborrecido mas nada de outro mundo. Quando ao hardware...

O disco:
Hitachi travelstar80Gb - 4200 Rpm's 8mb cache
bastante silencioso, e o suficientemente rapido para nao desesperar em quanto os programas carregam é o suficiente para me fazer feliz... Aquece um bocado - 51º depois de ter andado a instalar uns programas e a correr o sandra mas tambem tenho-o configurado no CHC para maxima performance.
Quanto ao Sandra:
Imagem

Processador:
Aquece um bocado mesmo undervolted(de 1.356 para 1.004) quando ligado a corrente. A trabalhar a 1733Mhz fica entre os 48/50º em idle 53º/55º quando esta a ser "puxado"
as teclas acabam por aquecer nas nada de muito elevado.
Testado com o sandra:
Imagem

Memoria:
1Gb DDR2 PC4200(se num me engano)
ImagemImagem
O que é q se pode dizer a num ser: 640k isn't enough :p

Gráfica:
A X700 comporta se muito bem no que toca a jogos. Os 128mb sao mais que suficientes pra correr rome total war, HL2 e outros a 1024x786 com tudo no maximo. Nada mais a apontar.
ImagemImagemImagem

Gravador:
É este
Grava cds, dvds, e tambem os le o que é q se pode pedir mais :p ?

Bateria:
Não sei em que é q se baseia a asus para dizer que esta dura 5 horas mas a verdade é q isso ainda estou para ver a trabalhar com ele sem bateria com o cpu a 800mhz (0,7v) a trabalhar com ele "normalmente" ou seja uns pdfs abertos um editor de texto, um browser ou compilador ele dura me cerca de 3h mais coisa menos coisa. Infelizmente ainda num consegui acabar um teste do battery eater pro pra ter resultados mais conclusivos :s .

Conclusao:

Em geral estou satisfeito com o A6Va embora ache que isto aquece demasiado. Visto que nao interfere com a escrita não me preocupa muito. É um portatil bastante silencioso com um preço bastante atractivo.

PS: agradecia se outros utilizadores de A6Va fizessem mais reviews... pessoalmente acho q esta temperatura num é normal :s

Pics:
ImagemImagemImagemImagem

Edit:
sobre o monitor
http://www.cptt.com.tw/english/03_products/01_01_technology.asp?pid=25
o modelo é o CLAA154WA01A
Editado pela última vez por uri3l em Terça Ago 30, 2005 1:40, num total de 5 vezes.
Desktop: Amd Barton 2500+ / ati 9800 AIWse@pro / A7V8X / 2x256 ddr333

Notebook:Asus A6Va (Intel Pentium M 740 / 15.4" / x700 128Mb)
uri3l
Novato
Novato

Registado: Domingo Ago 14, 2005 1:38

Mensagempor G@rlink » Sexta Ago 19, 2005 23:39

Boas,

uri3l, excelente iniciativa, parabens!! :wink:
Estava mesmo à espera de um review deste portatil...

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor djbig-l » Sábado Ago 20, 2005 0:17

Boas!

uri3l, parabéns plo review, também estava à xpera dum review desse portátil e esse review só veio confirmar as minhas espectativas, é um grande portátil :D

Em relação à temperatura nao acho q essa temperatura seja muito elevada, acho que o acer 1694 wlmi tb anda nesses valores.. Alguém que perceba de portáteis se poder esclarecer quais as temperaturas "normais"..? :roll:

Já fui tratar de arranjar um portátil desses tb pra mim, mas parece que só pa dia 26.. Acho que vale a pena a xpera, tive com um na mão na 5afeira e gostei muito do portatil :)

Só mais uma coisa, a ventoinha faz muito barulho quando está ligada?
djbig-l
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Ago 01, 2005 23:18

Mensagempor miguelhe » Sábado Ago 20, 2005 9:09

alguem por favor me ajude...quem tenha comprado este portatil no porto mande uma mp se faz favor a dizer o nome da loja e preço ....agradecia
asus a6va
miguelhe
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 18, 2005 11:52

Re: Review: Asus A6Va

Mensagempor Osorkon » Sábado Ago 20, 2005 10:20

uri3l Escreveu:agradecia se outros utilizadores de A6Va fizessem mais reviews... pessoalmente acho q esta temperatura num é normal :s

Eu também tenho temperaturas dessa ordem e não me parecem nada anormais.
Concordo contigo em tudo principalmente em relação às portas USB na lateral.
Em relação à bateria acho que 3 horas é um valor mais realista.
Osorkon
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 10, 2003 18:38

Mensagempor uri3l » Sábado Ago 20, 2005 11:47

djbig-l Escreveu:Só mais uma coisa, a ventoinha faz muito barulho quando está ligada?

é assim .... quando ela esta a trabalhar ao maximo ouve-se.
De dia como ha sempre algum barulho num da para a sentir de noite com tudo desligado consegue se ouvir mas num é nada de mais....

@Osorkon obrigado pelo feedback...

uri3l
Novato
Novato

Mensagempor major_jb » Sábado Ago 20, 2005 14:19

@ uri3l

queria tb agradecer a tua review... se foi a 1ª vez que fizestes uma a um portatil n te saistes nada mal....antes pelo contrario, desde já os meus sinceros parabens :D

realmente este portatil parece-me muito bom e a tua review so veio confirmar a boa ideia k tinha dele.....

só 2 pequenas observações acerca do portatil:

1 - parece-me k o disco rigido é claramente o seu ponto fraco (preferia um Sata a 5400 rpm)

2 - quanto ao facto de anunciarem 5 hrs de duração de bateria quando de facto só dura 3 hrs axo mal :( mas se formos comparar com outros portateis que anunciam 3 hrs / 3,5 hrs e afinal só têm 2 hrs de bateria efectiva, acaba por n ser nada má a autonomia deste portatil 8)

fikem bem!!!
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 31, 2005 14:07

Mensagempor miguelhe » Sábado Ago 20, 2005 15:43

tou interessado no asus mas gostava d ter mais uma informaçao, ja q sitios pro comprar ja me disseram bastantes e desde ja agradeço a atençao :D ......mas ninguem fala nas taxas d refrescamento do ecran :o ....quem tenha um asus A6VA q responda se faz favor na maxima resoluçao qual a taxa q aguenta? agradecia......fiquem bem :lol:
miguelhe
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor uri3l » Domingo Ago 21, 2005 1:28

miguelhe Escreveu:tou interessado no asus mas gostava d ter mais uma informaçao, ja q sitios pro comprar ja me disseram bastantes e desde ja agradeço a atençao :D ......mas ninguem fala nas taxas d refrescamento do ecran :o ....quem tenha um asus A6VA q responda se faz favor na maxima resoluçao qual a taxa q aguenta? agradecia......fiquem bem :lol:

se num me engano 1280x800@60hz

uri3l
Novato
Novato

Mensagempor miguelhe » Domingo Ago 21, 2005 12:06

uri3l Escreveu:
miguelhe Escreveu:tou interessado no asus mas gostava d ter mais uma informaçao, ja q sitios pro comprar ja me disseram bastantes e desde ja agradeço a atençao :D ......mas ninguem fala nas taxas d refrescamento do ecran :o ....quem tenha um asus A6VA q responda se faz favor na maxima resoluçao qual a taxa q aguenta? agradecia......fiquem bem :lol:

mas isso e pouquinho (digo eu) nota se o piscar do ecran e era importante esse factor...mas e a vida tenho q me contentar n se pode ter tudo...obrigado
miguelhe
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Jeremy » Domingo Ago 21, 2005 14:15

miguelhe Escreveu:
uri3l Escreveu:

mas isso e pouquinho (digo eu) nota se o piscar do ecran e era importante esse factor...mas e a vida tenho q me contentar n se pode ter tudo...obrigado

Uma coisa...
A taxa de resfrescamento não se aplica aos ecrãs LCD!
Isso da taxa de resfrescamento usa-se nos CRT. Nos LCD mede-se é o tempo de resposta, que quanto menor melhor.
Nos ecrãs LCD não existe um "refrescamento" como nos CRT.
Nestes ecrãs (LCD) há a tendencia de existir imagem fantasma, que é o contrária ao efeito de "piscar"!

Não te preocupes com o piscar do ecrã, isso pertence aos dinossauros do CRT. Foi uma das grandes melhorias do LCD sobre esses.

Se existe algum "piscar" num LCD isso é devido a qualquer outra coisa e não é normal.

Quanto à resolução, nos LCD existe uma que é a nativa (neste portátil é de 1280x800) que é a melhor. Tudo o que são resoluções inferiores são emuladas (e pode notar-se uma perda de qualidade). Quanto a resoluções superiores... acho que não é possivel...
Esta é uma das desvantagens dos LCD. Não se pode ter tudo...

cumprimentos
Jeremy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 16, 2005 12:19

Mensagempor Lusitano » Domingo Ago 21, 2005 16:17

Jeremy Escreveu:Nos ecrãs LCD não existe um "refrescamento" como nos CRT.

Ai não? Que engraçado, então não percebo porque o meu TFT-LCD tem "Frequência de actualização do ecrã" a 60Hz... :roll:
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor miguelhe » Domingo Ago 21, 2005 16:43

Lusitano Escreveu:

Ai não? Que engraçado, então não percebo porque o meu TFT-LCD tem "Frequência de actualização do ecrã" a 60Hz... :roll:

entao em q ficamos? ha n ou nao? agradecia resposta :lol:
miguelhe
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HB » Domingo Ago 21, 2005 17:59

parabens pela review. tb sou um daqueles k já encomendei o portatil e estou ancioso à espera dele.
HB
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 07, 2005 16:03

Mensagempor Jeremy » Domingo Ago 21, 2005 21:39

Lusitano Escreveu:

Sim há à mesma a frequência de actualização / taxa de refrescamento, mas não é muito importante:

Nos CRT o que compõe a imagens são os pigmentos de fósforo que geram luz quando atingidos por electões. Mas esta geração de luz não dura muito tempo pelo que é necessário refrescar todo o ecrã. Entre o instante em que o fosforo deixa de emitir luz e o instante em que é refrescado aquele ponto é escuro. Quando a taxa de refrescamento é baixa o tempo em que a imagem é escura é maior. Isso dá origem a um "piscar" que é perceptivel ao olho humano, principalmente quando a imagem é captada pela zona periférica da retina que é mais sensivel à mudança de luminosidade.

Nos TFT a imagem é composta pelos cristais liquidos, comandados pelos transistores, que deixam ou não passar a luz. O estado de cada transistor é mantido por um condensador, que apesar de necessitar de ser refrescado, consegue manter a sua carga por tempo suficiente até à próxima actualização/resfrecamento. Assim não se dá uma passagem pelo escuro como se dá nos CRT. Logo não hà um efeito de piscar. Existe sim um efeito contrário (cada vez menos notável) que é o de imagem fantasma. Isto prende-se com a capacidade de mudança de um estado para outro, de uma imagem para outra. Ou seja quando se dá uma actualização da imagem a anterior ainda permanece um certo tempo, ao contrário do que acontece no CRT que desaparece "antes de tempo".

Por isso eu disse que nos ecrãs LCD não existe um refrescamento(com aspas) como nos CRT. Será mais uma actualização.

Nos LCD a taxa de resfrescamento não tem a importância que tem nos CRT. Claro que uma taxa maior permite mais actualizações por segundo, ou seja mais frames per second (60 já é muito bom, era bom se pudessemos correr todos os jogos a 60 fps no minimo), mas se for baixa não hà o problema do piscar. Era aqui que eu queria chegar.
Mais importante, a meu ver, será o tempo de resposta, a capacidade de mudança.

Cumprimentos
Jeremy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 16, 2005 12:19

Próximo

Voltar para Reviews / Análises

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes