Vou tentar explicar as coisas de modo muito simplificado para ver se consigo tirar as dúvidas que tens e até para poder ajudar outros que também tenham dúvidas sobre como montar uma rede caseira. Se depois quiseres saber alguns pormenores mais a fundo, pergunta.
Em primeiro lugar, a distinção entre router e switch:
Um router é um aparelho que te permite fazer a transposição de dados entre duas redes distintas, como por exemplo, entre uma rede local e a internet. É o aparelho que é utilizado para partilhar uma ligação à internet por uma rede local.
Um switch é um aparelho que permite ligar os vários PCs que compoem uma rede local, uns aos outros, funciona como que o coração da rede, recebendo e enviando os dados para onde são necessários. É o aparelho que é utilizado para construír a rede local, permitindo aos vários PCs ligarem uns aos outros e partilharem dados e recursos (como drives e impressoras) entre si.
São aparelhos distintos com funções distintas. Normalmente para se fazer uma rede local com vários PCs a partilharem uma ligação de banda larga, é necessário em primeiro lugar um modem (adsl ou cabo) que efectua a ligação ao ISP. O modem liga a um router que faz a comunicação entre a rede externa e a rede interna. Por sua vez o router liga ao switch da rede local onde estão ligados os vários PCs.
Hoje em dia já não é necessário ter o modem, router e switch como 3 aparelhos separados porque já há várias soluções no mercado que incluem mais que uma função num único aparelho. A maior parte dos routers actuais já tem um switch de pelo menos 4 portas incorporado e até já há muitos que tembém incluem a função de modem ADSL. Por exemplo, eu tenho um
Linksys AG241 que faz todas as 3 funções: modem ADSL (já compatível com a norma ADSL2+, embora o meu ISP ainda não a utilize, mas se vier a utilizar já estou preparado), router e switch com 4 portas.
Em relação à ligação aos PCs, se os mesmos ainda não tiverem porta ethernet (hoje em dia já quase todas as motherboards trazem, e ultimamente até já são Gigabit, por isso convém ver primeiro se já tens porta ethernet no PC) precisas de pôr uma placa ethernet (normalmente chamadas apenas "placas de rede") em cada PC. São placas que encaixam num slot PCI da motherboard e encontram-se em qq loja de informática. Visto que o mais certo é o router que comprares ter switch de de 100 Mbit, basta comprares placas de 100 Mbit.
A ligação entre o switch e os PCs é feita com cabos ethernet (ou cabos de rede) que também se compram em qualquer loja de informática e normalmente estão disponíveis em várias medidas, é só escolher o comprimento que mais convém. Hoje em dia o tipo de cabos mais utilizados são os de Categoria 5e (ou CAT 5e) que são certificados para velocidades até 1000 Mb/s (embora quase todos os switches para o segmento doméstico ainda só tenham portas de 100 Mb/s).
Em relação aos modems dos ISPs, o que deves ter ouvido em relação a não serem muito bons é que a maioria dos kits dos ISPs vêm com modems USB e esses só dão para ligar directamente a um PC, não dão para ligar a um router para partilhar a ligação numa rede. Por acaso não sei quais são os modems que a Oni anda a distribuir com o OniDuo, o teu modem tem ligação USB ou ethernet? Se for ethernet não precisas de te preocupar em comprares modem novo, basta comprares um router com switch integrado para ligá-lo ao modem e aos PCs e estás despachado. Se for USB então convém trocá-lo por um com ligação ethernet, e nesse caso até podes comprar um router já com modem ADSL integrado se assim o quiseres.
Em relação ao hardware não há muito mais a dizer, é básicamente isto, como não queres utilizar wireless, não vou entrar em explicações sobre WAPs e afins. Esta é a parte mais fácil de montar a rede, básicamente é só ligar cabos, depois onde certamente vais encontrar problemas é na configuração da rede, mas isso já é outro tema