Router - switch - Dúvidas

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Router - switch - Dúvidas

Mensagempor El Extranjero » Segunda Ago 22, 2005 14:00

Boas tardes,

Sou Newbie em relação a redes informáticas e tenho andado
a ler posts aqui no forum sobre a partilha de internet
e partilha ficheiros entre 2 computadores numa rede doméstica.

Pretendo fazer isso mesmo em casa, no entanto ainda tenho algumas dúvidas em relação ao tipo de hardware e ao modo como pôr tudo a funcionar.

O meu acesso net é OniDuo e o modem q uso é o q vinha c o acesso.
Pelo q percebi os modems q os ISPs "oferecem" não são muito bons... e q talvez um router com modem incluído fosse a melhor solução.

Aqui vão as dúvidas concretas:

- um Router é aquilo q preciso ou será um switch ? (ainda ñ percebi a diferença a 100%)
> Tava a pensar num Router q inclua Modem ADSL e tenha no mínimo
2 ports (acho q é assim q se chamam) para ligar ao outro
computador e talvez impressora

- Para usar o Router vou precisar de placas de rede, né? que tipo? sugestões? - - devo partilhar ficheiros grandes - trabalho com imagens Alta resolução e vídeo

- que tipo de cabos usar?

- a net vai ficar mais lenta com uma rede destas? -- tipo qd envio um ficheiro de 150MB para o outro computador -- o outro fica a patinar?

...e por último... (peço desculpa pela extensão do post):

- Que Routers (ou Switchs se for o caso q recomendam) sugerem? Tenho lido aqui coisas boas sobre o NTech (um tal q dá para ADSL2+), mas nem sequer o encontro em lojas online...

(p.s. a rede pretendida NÃo seria Wireless, mas sim Wired.)

Thanks pela paciência :)
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 22, 2005 1:01

Mensagempor s3ntry » Terça Ago 23, 2005 10:07

Vou tentar explicar as coisas de modo muito simplificado para ver se consigo tirar as dúvidas que tens e até para poder ajudar outros que também tenham dúvidas sobre como montar uma rede caseira. Se depois quiseres saber alguns pormenores mais a fundo, pergunta.

Em primeiro lugar, a distinção entre router e switch:

Um router é um aparelho que te permite fazer a transposição de dados entre duas redes distintas, como por exemplo, entre uma rede local e a internet. É o aparelho que é utilizado para partilhar uma ligação à internet por uma rede local.

Um switch é um aparelho que permite ligar os vários PCs que compoem uma rede local, uns aos outros, funciona como que o coração da rede, recebendo e enviando os dados para onde são necessários. É o aparelho que é utilizado para construír a rede local, permitindo aos vários PCs ligarem uns aos outros e partilharem dados e recursos (como drives e impressoras) entre si.

São aparelhos distintos com funções distintas. Normalmente para se fazer uma rede local com vários PCs a partilharem uma ligação de banda larga, é necessário em primeiro lugar um modem (adsl ou cabo) que efectua a ligação ao ISP. O modem liga a um router que faz a comunicação entre a rede externa e a rede interna. Por sua vez o router liga ao switch da rede local onde estão ligados os vários PCs.

Hoje em dia já não é necessário ter o modem, router e switch como 3 aparelhos separados porque já há várias soluções no mercado que incluem mais que uma função num único aparelho. A maior parte dos routers actuais já tem um switch de pelo menos 4 portas incorporado e até já há muitos que tembém incluem a função de modem ADSL. Por exemplo, eu tenho um Linksys AG241 que faz todas as 3 funções: modem ADSL (já compatível com a norma ADSL2+, embora o meu ISP ainda não a utilize, mas se vier a utilizar já estou preparado), router e switch com 4 portas.

Em relação à ligação aos PCs, se os mesmos ainda não tiverem porta ethernet (hoje em dia já quase todas as motherboards trazem, e ultimamente até já são Gigabit, por isso convém ver primeiro se já tens porta ethernet no PC) precisas de pôr uma placa ethernet (normalmente chamadas apenas "placas de rede") em cada PC. São placas que encaixam num slot PCI da motherboard e encontram-se em qq loja de informática. Visto que o mais certo é o router que comprares ter switch de de 100 Mbit, basta comprares placas de 100 Mbit.

A ligação entre o switch e os PCs é feita com cabos ethernet (ou cabos de rede) que também se compram em qualquer loja de informática e normalmente estão disponíveis em várias medidas, é só escolher o comprimento que mais convém. Hoje em dia o tipo de cabos mais utilizados são os de Categoria 5e (ou CAT 5e) que são certificados para velocidades até 1000 Mb/s (embora quase todos os switches para o segmento doméstico ainda só tenham portas de 100 Mb/s).

Em relação aos modems dos ISPs, o que deves ter ouvido em relação a não serem muito bons é que a maioria dos kits dos ISPs vêm com modems USB e esses só dão para ligar directamente a um PC, não dão para ligar a um router para partilhar a ligação numa rede. Por acaso não sei quais são os modems que a Oni anda a distribuir com o OniDuo, o teu modem tem ligação USB ou ethernet? Se for ethernet não precisas de te preocupar em comprares modem novo, basta comprares um router com switch integrado para ligá-lo ao modem e aos PCs e estás despachado. Se for USB então convém trocá-lo por um com ligação ethernet, e nesse caso até podes comprar um router já com modem ADSL integrado se assim o quiseres.

Em relação ao hardware não há muito mais a dizer, é básicamente isto, como não queres utilizar wireless, não vou entrar em explicações sobre WAPs e afins. Esta é a parte mais fácil de montar a rede, básicamente é só ligar cabos, depois onde certamente vais encontrar problemas é na configuração da rede, mas isso já é outro tema :wink:
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor El Extranjero » Terça Ago 23, 2005 11:33

Muito Obrigado S3ntry. Pela paciência e pela óptima explicação.

A confusão desapareceu. E residia basicamente no que disseste:

[citação s3ntry:
São aparelhos distintos com funções distintas. (...)

Hoje em dia já não é necessário ter o modem, router e switch como 3 aparelhos separados porque já há várias soluções no mercado que incluem mais que uma função num único aparelho. A maior parte dos routers actuais já tem um switch de pelo menos 4 portas incorporado e até já há muitos que tembém incluem a função de modem ADSL. Por exemplo, eu tenho um Linksys AG241 que faz todas as 3 funções: modem ADSL (já compatível com a norma ADSL2+, embora o meu ISP ainda não a utilize, mas se vier a utilizar já estou preparado), router e switch com 4 portas.
]

Hoje em dia já existem soluções integradas, que é o que tenho visto mais à venda.

De facto vou precisar de comprar uma placa ethernet - a minha velhinha Asus A7V333 ñ vinha com tal porta... pena
Mas como a ideia é comprar um computador novo - pelo menos esse já trará.

Uma outra questão. Se tantas Motherboards já trazem uma porta Gigabit, pq é q a maioria dos routers só dá 100Mb ? É assim tão caro produzirem routers Gigabit?

E haverá performance hit, qd partilhas ficheiros entre comp ?

Mais uma vez,
thanks
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor s3ntry » Terça Ago 23, 2005 13:27

El Extranjero Escreveu:Uma outra questão. Se tantas Motherboards já trazem uma porta Gigabit, pq é q a maioria dos routers só dá 100Mb ? É assim tão caro produzirem routers Gigabit?

É uma boa pergunta, mas eu não sei responder, talvez porque as marcas estão a tentar apostar mais no wireless e não estão interessadas em desenvolver as ofertas wired. Ou talvez tenha a ver com as economias de escala dos produtores que conseguem menores custos com o uso de chipsets 10/100. Sinceramente não sei porquê, apenas constato o facto de que a oferta de produtos gigabit para o segmento residencial é muito reduzida.

El Extranjero Escreveu:E haverá performance hit, qd partilhas ficheiros entre comp ?

O queres dizer exactamente com "performance hit qd partilhas ficheiros entre comp" ?
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Terça Ago 23, 2005 13:55

Boas,
hum este topico merece talvez um sticky, esta aqui muita informacao bastante util, pelo menos é o meu pensamento.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor El Extranjero » Quinta Ago 25, 2005 1:27

S3ntry escreveu:
O queres dizer exactamente com "performance hit qd partilhas ficheiros entre comp" ?

Com "performance hit" quero perguntar o seguinte:
POr ex. quando se copia um ficheiro de 200MB para o outro comp ligado ao Router os computadores em causa ficam mais lento se (por ex.) tiver a ouvir mp3 e trabalhar num editor de imagem?
Ou se a net fica mais lenta quando se tá enviar ficheiros p o outro computador?

OU se funciona tudo às "mil maravilhas" - ou seja os handicaps q existiam nestes sistemas continuam a funcionar sem o Router lhes acrescentar mais hadicaps... se me faço entender...

Tetrabyte-- Quanto a este post ser candidato a sticky - acho que sim ou então juntar estas explicações a outro sticky - porque estas coisas básicas tb são importantes para q newbies como eu as entendam correctamente.

thanks again
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor s3ntry » Quinta Ago 25, 2005 8:41

El Extranjero Escreveu:Com "performance hit" quero perguntar o seguinte:
POr ex. quando se copia um ficheiro de 200MB para o outro comp ligado ao Router os computadores em causa ficam mais lento se (por ex.) tiver a ouvir mp3 e trabalhar num editor de imagem?
Ou se a net fica mais lenta quando se tá enviar ficheiros p o outro computador?

Não te preocupes com isso, a menos que estejas permanentemente a transferir GB e mais GB de informação pela rede, não vais notar qualquer diferença na utilização normal dos PCs.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor El Extranjero » Quinta Ago 25, 2005 15:14

Porreiro. Tava com medo que a ligação entre computadores tornasse o trabalho em cada um deles mais lento.

Assim há vantagem em ter um router.

Sabes onde posso encontrar o Linksys AG241 de que falaste? Já fiz pesquisa na net e ñ consegui encontrar. Conheces alguma loja porreira?
E este modelo inclui firewall ?
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor s3ntry » Quinta Ago 25, 2005 15:41

Eu comprei o meu na fnac, mas não limites a tua escolha apenas a este modelo só porque eu disse que tenho um :P , há vários routers de qualidade no mercado, como por exemplo o D-Link DSL-504T do qual tenho ouvido falar bem, ou o SpeedTouch 546 que também já me chegou aos ouvidos ser bastante bom... Devias dar uma vista de olhos no que consegues encontrar e pesquisar um pouco acerca dos modelos antes de decidires qual te interessa :)
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Jamo » Quinta Ago 25, 2005 16:40

Tretabyte Escreveu:Boas,
hum este topico merece talvez um sticky, esta aqui muita informacao bastante util, pelo menos é o meu pensamento.

sem mais
Tretabyte

Também acho !

Antes demais os meus parabêns ao s3ntry, está aqui um bom exemplo do que é a entreajuda que temos neste fórum e o quanto se pode aprender, eu também sou leigo nesta matéria e tenho aprendido muito no fórum, aliás até se pode dizer que formação deste género por vezes nem em escolas :wink: eu já atingi a meta dos cotas mas aconselho á malta nova e não só a andar por aqui para aprender, por exemplo os meus filhos andam por cá porque eu os aconselhei :)

Cumprimentos,

Jamo
-Coolermaster CM690
-Intel Core i5 750 2.66GHz 8MB
-Gigabyte P55M-UD2 Intel P55 SK1156
-Corsair XMS3 2x2GB DDR3
-XFX Radeon EHD4670 1GB DDR2 PCI-E
-Hitachi 1TB Sata II 16MB
-Nox Urano 600w Sli 12cm
-XP
Jamo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jul 22, 2004 17:43

Mensagempor El Extranjero » Segunda Ago 29, 2005 1:57

Ok, S3ntry. Vou ver Fnac.

Pena o D-Link DSL-504T ainda não dar para ADSL 2+
Não q eu fizesse muito uso disso agora, mas para o Futuro.

Um router ainda é carote - pensei que custassem algo abaixo de 50euros...
Sei que há alguns por volta disso, mas os mais recomendados q tenho lido pela web rondam os 70euros ou mais.... (falando de routers com modem Adsl e 4-portas)

Apesar de aqui no forum falarem bem do NTech (Wired) q anda por volta dos 65 euros,
no outro dia, tava com ele na mão e uma pessoa abordou-me dizendo que tinha tido grandes problemas com ele (e q o suporte técnico era nulo), acabando por ter comprado um Linksys (para o qual tb disse ter prob, mas q o sup.técnico o tinha resolvido) - - mas o Ntech desta pessoa era wireless (em q não estou interessado).

Também li aqui q um router pode criar problema em certos programas de partilha de ficheiros pela net - creio q tenha a ver c config da firewall do mesmo, não?
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor s3ntry » Segunda Ago 29, 2005 15:49

El Extranjero Escreveu:Também li aqui q um router pode criar problema em certos programas de partilha de ficheiros pela net - creio q tenha a ver c config da firewall do mesmo, não?

O problema dos programas de partilha de ficheiros (e quaisquer outros que utilizem ligações P2P) é que necessitam que o PC tenha IP público na internet de modo a fazer a ligação directa entre dois PCs, daí o nome peer-to-peer (ou P2P). Quando um PC está ligado directamente ao modem, não há qualquer problema em estabelecer a ligação directa entre peers, o problema surge quando se faz a partilha da ligação para outros PCs, quer seja utilizando um router ou ICS.

No caso específico dos routers, o único aparelho na rede local que tem IP público é o próprio router, todos os PCs que fazem parte da rede apenas têm IP local, logo não podem estabelecer uma ligação directa com um IP público, apenas o router o pode fazer. Simplificando as coisas para que seja perceptível, os routers utilizam uma tecnologia chamada NAT (Network Address Translation) para "traduzir" os endereços dos pacotes enviados e recebidos entre a rede local e a rede pública, permitindo assim a comunicação entre as duas redes. Por exemplo, quando um PC na rede local pede ao router para aceder a um qualquer site na web, o router trata de fazer o pedido ao servidor público e quando recebe os dados, direcciona-os para o PC que lhe fez o pedido, fazendo assim de intermediário nas comunicações e permitindo aos PCs aceder à rede externa sem no entanto terem um IP público. Isto na maior parte das situações funciona bastante bem, no entanto surgem problemas quando a aplicação exige uma ligação directa.

Os sintomas que se verificam nas aplicações de partilha de ficheiros nestes casos são normalmente o "Low ID", o número limitado de fontes, a impossibilidade de ligação com certas fontes, os downloads parados, a lentidão, etc.

Há no entanto formas de ultrapassar essa questão e que permitem "enganar" a aplicação de forma a pensar que tem IP público. A forma mais comum de o fazer é utilizando o chamado "port forwarding". Mantendo as coisas em linguagem simples, todas as comunicações entre peers numa qualquer rede são feitas através de portas de comunicação, normalmente cada aplicação utiliza uma porta, ou conjunto de portas, específico para efectuar essa comunicação, de forma a não criar conflitos com as restantes aplicações. Se soubermos quais são as portas utilizadas por uma qualquer aplicação, é possível fazer o port forwarding entre o router e o PC em que a aplicação está instalada, para essas portas. Tenta imaginar isto como se estivesses a criar um túnel directo entre uma determinada porta no IP público (no router) e uma porta no IP privado (no PC), permitindo assim ao PC comunicar directamente com a rede pública nessa porta específica.

As aplicações de partilha de ficheiros costumam dizer qual é a porta que utilizam, portanto é fácil descobrir qual é a porta em que tens que fazer o forwarding, a maior parte delas permite até ao utilizador definir qual é a porta que quer utilizar, possibilitando assim utilizar a mesma aplicação em mais que um PC na rede local, em diferentes portas. Quanto a efectuar o port forwarding no router, qualquer que seja o modelo que venhas a adquirir, deve vir com explicações no manual acerca de como o fazer, portanto basta dares uma vista de olhos no manual quando o comprares e estás pronto a configurar o bicho :)
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor El Extranjero » Terça Ago 30, 2005 1:14

:D

Mais uma vez um grande obrigado pela Excelente explicação.

Acho que por vezes fazem falta estas explicações para que os leigos ou newbies minimamente entusiastas se apercebam da realidade de que estamos a falar.

Assim em vez de um ideia vaga sobre o problema em causa, consigo ter uma ideia mais concreta e ñ ficar perdido a olhar para um router sem perceber às quantas ando.

Thanks S3ntry pela passagem do conhecimento.
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes