Superavit Escreveu:lisboa-porto... porto-lisboa... aparte disto, tem sido um um bom tópico... agora nao tenho muito tempo para me alongar, mas a questão do tempo de viagem de lisboa ao porto, desculpem, mas é rídicula! o tgv teria como objectivo último a mobilidade entre as principais cidades (lisboa e porto) e o resto da europa.
por outro lado, tal como ja alguem aqui escreveu, dever-se-ia canalizar o investimento para a modernização da ferrovia. ganhar-se-ia uma maior rapidez na mobilidade de pessoas e bens e também melhoraria o aspecto ambiental (eliminação das automotoras diesel de museu que ainda proliferam neste páis)
Ora, nem mais! A questão não é apenas a nível interno. É essencialmente ligar Portugal ao resto da Europa (rede europeia de TGV's). No futuro, o TGV será o transporte mais usado e frequentado na Europa. Será que só nessa altura, quando os outros países europeus já tiverem centenas e centenas de quilómetros construídos, é que Portugal irá pensar em aderir ao TGV? Já estou mesmo a ver o pessoal a vir de França, da Alemanha, de Itália ou até mesmo de Espanha, chegar à fronteira portuguesa e aparece o revisor e diz "Última paragem. Quem quiser ir para Portugal, favor sair e apanhar o alfa pendular (ou outro qualquer comboio)!" É cá um estímulo para o turismo e para o investimento! Mas isto faz sentido? E será que nessa altura, ainda vai haver fundos europeus para o TGV? O actual pacote financeiro para Portugal dura até 2007. Está a ser renegociado até 2013 os fundos para Portugal e para os novos países da coesão social (a crise que aconteceu recentemente na Europa não foi só por causa do "não" francês mas também por causa do orçamento da União e perspectivas financeiras para 2007-2013. A partir de 2013, é outra época...). Cada vez mais, Portugal vai receber menos fundos europeus. Se não aproveitarmos agora, dificilmente teremos outra oportunidade de usar os fundos europeus para o TGV.
Turbinas: Em relação ao novo aeroporto, só digo o seguinte: Quando cair um avião na segunda-circular ou nos prédios em redor (espero que nunca aconteça, como é óbvio. Mas existe esse risco.) quero ver depois usares esse argumento... O aeroporto de Málaga, como tu dizes, fica a 8kms, o da Portela fica praticamente DENTRO da cidade de Lisboa.