ATI radeon 9600 PCI Express!!!! (imagem)

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

ATI radeon 9600 PCI Express!!!! (imagem)

Mensagempor Bl4ck » Terça Dez 30, 2003 12:03

UAI!...hehe....na sei se ja viram prai, mas decidi meter aki...

Imagem

Parece potente(duplo da potencia de agp 8x..lol)... :D
Bl4ck
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 07, 2003 23:11

Mensagempor Taxus » Terça Dez 30, 2003 12:40

Sinceramente nem sabia que ja existiam boards com PCI express
:)

A placa é grande pa carai
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor Stu3s » Terça Dez 30, 2003 13:14

Realmente n há board com esse suporte nem sistema operativo para o pci express.
De qq maneira até meio de 2004 tem tempo suficiente para implantar essa tecnologia nas board, n me parece é que vá ser grande evolução por agora, uma 9800XT n vai começar a andar 2x mais rápida .... as placas de agora n vao usar essa largura de banda toda muito menos essa 9600np da imagem, mas será exceleten para o futuro.

Ja exsite à algum tempo o PCI-X q é diferente do express, mas so está disponivel para servidores, pelo seu preço os fabricantes de mbo decidiram nunca o modelar para home pc. Espero q n aconteça o mesmo com o pci-express.
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Taxus » Terça Dez 30, 2003 18:50

O PCI express tem tudo o q é preciso para se tornar um sucesso.
As slots AGP são mt bonitas mas servem só e apenas para placas gráficas, é muito mais atractivo ter uma slot muito mais rápida e que pode ser com qualquer tipo dispositivo.
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor Bl4ck » Terça Dez 30, 2003 19:15

Tens muita razao nissu.....
Bl4ck
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Speed Dragon » Terça Dez 30, 2003 21:11

Aquilo é impressão minha ou é muito grande, vamos voltas as cenas grandes agora?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor GuNMeTaL}_DJS_{ » Terça Dez 30, 2003 22:14

1 isso e um prototipo

2 as mbs so vao ter 1 slot pci de 16x ou seja o sonho de 2x grafica ta arrumado.

3 o resto das portas vao ser 8x e 4x e vai haver normalmente 2 pci 1x para dispositivos k precisem de pouca largura de banda

4 vao ter compatibilidade com o pci 2.2 ja existente

5 o agp não vai ter compatibilidade lg adeus placas novas para as mb existentes lg necessidade de update para mb novas se quizermos uma grafica das novas

6 uma das cenas k mais detesto nos actuais slots de expansao de tds os pcs continuará - as graficas e placas pci vao continuar "viradas para baixo" ou seja podemos andar a meter dissipadores bue fxs k vao continuar escondidos

+ info->url

Imagem

Imagem
xp2600+@2300mhz; a7n8x-e dlx; 2x512 pc3200; Ati 8500vivo;seagate 120gb; pinnacle pctv pro; qtec 400w; 2x Creative gigaworks s750 (14.2 sound); Mx510+stp 4d; logitech Momo racing wheel
GuNMeTaL}_DJS_{
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 28, 2003 15:46

Mensagempor o_TAL » Terça Dez 30, 2003 22:52

As gráficas da próxima geração usam o chamado PEG 16 (PCI Express 16x).
Não há boards mas tb não há gráficas. Há boards com slots PCI Express (=PCI-X) para o sector empresarial, mas n são usadas para placas gráficas....
E taxus: as coisas n vão mudar muito... vais passar a ter PCI-E, mas vais ter só uma slot PEG, o k ker dizer k é obrigatoriamente a dos gráficos... pelo menos num futuro próximo......

edit: bem meti o meu post ao mesmo tempo k o GuNMeTaL}_DJS_{ e acabamos por dizer coisas identicas.
Aproveito e faço um reparo quanto ao tempo ponto 6. Ainda bem k as ventoinhas sao viradas para baixo... menos pó!!! tou-me a defecar (cagar) se n fica tão bonito. :p se é mais eficiente é o k interessa.

edit2: ups... enganei-me... as boards k há para servidor são PCI-X, mas n PCI Express (PCI-E)... coisas diferentes como já foi salientado. Sorry...
Editado pela última vez por o_TAL em Terça Jan 06, 2004 1:37, num total de 2 vezes.
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 23, 2002 0:11

Mensagempor Bl4ck » Terça Dez 30, 2003 22:52

ca cena...
Bl4ck
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor GuNMeTaL}_DJS_{ » Terça Dez 30, 2003 23:13

nisso n concordo para kem a estetica num pc conta ficava mt mlhr com a vent virada para cima.

O ppl da zalman aj tem akele calhau passivo com ventoinha lateral e fica mt mlhr esteticamente do k uma vent virada pa baixo.

Isso não se aplica apenas as graficas. Pex a minha pinnacle pctv pro tem um receptor bue fx e no entanto nunca se ve visto estar virado para baixo.
xp2600+@2300mhz; a7n8x-e dlx; 2x512 pc3200; Ati 8500vivo;seagate 120gb; pinnacle pctv pro; qtec 400w; 2x Creative gigaworks s750 (14.2 sound); Mx510+stp 4d; logitech Momo racing wheel
GuNMeTaL}_DJS_{
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 28, 2003 15:46

Mensagempor badboi » Quarta Dez 31, 2003 7:27

Pois o PCI-X ja anda ai a muito tempo (6 meses... eheheh), para as boards para servidores. Eu tenho andando por acaso a reparar nisso e tive muita pena kdo a asus agora lancou a sua nova motherboard para servidores desktop (tipo os nossos pc) e não meteu PCI-X quando todas as dual xeon novas da asus tinham vindo ultimamente com slots PCI-X.

Este desabafo todo para k? Para dizer simplemente que talvez se assim fosse a board com mais futuro. Claro que daqui a 1 ano a versão de pci-x delas vai tar completamente desactualizado, mas nada que um drive não resolva, o que mais custa a resolver é o encaixe! O unico problema é que os slots PCI-X 16 (PEG 16) são bem maiores que os actuais, ou parecem... e logo ai impossibilita na mesma a ligação de uma placa aquela slot.

Para concluir apenas dizia que esse PEG 16 então não passa senão de um update ao actual AGP, uma vez que não torna as slots universais no seu total que acho que era essa uma das principais ideias do projecto. E para isso mais valia tentarem usar os actuais slots AGP e tentarem meter la as 16x.

Utilizar a tecnologia so para dizer que se usa porque esta na moda é que não valia a pena... Pois é uma revolução sem necessidade com apenas o intuito de ganhar mais e mais dinheiro e não com o intuito de melhor servir o utilizador.

[[]]´s
Este fórum é moderado pelo bom senso e é isso que se pede a todos os utilizadores.
Consulte também as regras
badboi
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Jan 15, 2003 17:36

Mensagempor kingpin » Sábado Jan 03, 2004 0:59

Já me baralharam! Então o "Stu3s" disse de PCI-X e PCI EXPRESS são diferentes e outros já disseram que é a mesma coisa! Decidam-se!!!
C2D E6300 | EVGA 8800GTS SUPERCLOCKED | EVGA NFORCE 680i SLI | 2GB GSKILL DDR800 | BEQUIET! DARK POWER PRO 600W
kingpin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 24, 2003 23:44

Mensagempor Stu3s » Sábado Jan 03, 2004 1:30

kingpin Escreveu:Já me baralharam! Então o "Stu3s" disse de PCI-X e PCI EXPRESS são diferentes e outros já disseram que é a mesma coisa! Decidam-se!!!

PCI-X é completamente diferente do PCI-Express.
Como ja disse o badboi, o pci-x já exsite a algum tempo, o pci express está a dar os primeiros passo agora. Provavelmente deve-se ter enganado no que disse depois, acontece :D

Em temros técnicos o PCI-X n passa de uma versao melhorada do bus PCI, trabalha a 64bit e com velocidade de 133Mhz. Existe tb a versao 266Mhz e 533Mhz q esta a ser agora implementada acho eu (PCI-X v2.0).

PCI-Express é uma arquitectura completamente nova, q vai desde a versao x1 (200mb/s) até x32 (8Gb/s).
PCI-Express disponibiliza muito mais largura de banda, é por isso q será em principio o sucessor do AGP.
PCI-X tem propositos especificos, e como já foi dito nem é provavel q seja usado em home pc.

Se o PCI.express x2 e x4 é melhor q o pci-X v2.0? N sei :)

De qq forma para mim nem seuqer faz sentido falar-mos de guerra de bus entre O express o pci-X e o HyperTransport, pq tem todos objectivos diferentes.
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor o_TAL » Terça Jan 06, 2004 2:01

badboi Escreveu:Pois o PCI-X ja anda ai a muito tempo (6 meses... eheheh), para as boards para servidores. Eu tenho andando por acaso a reparar nisso e tive muita pena kdo a asus agora lancou a sua nova motherboard para servidores desktop (tipo os nossos pc) e não meteu PCI-X quando todas as dual xeon novas da asus tinham vindo ultimamente com slots PCI-X.

Este desabafo todo para k? Para dizer simplemente que talvez se assim fosse a board com mais futuro. Claro que daqui a 1 ano a versão de pci-x delas vai tar completamente desactualizado, mas nada que um drive não resolva, o que mais custa a resolver é o encaixe! O unico problema é que os slots PCI-X 16 (PEG 16) são bem maiores que os actuais, ou parecem... e logo ai impossibilita na mesma a ligação de uma placa aquela slot.

Para concluir apenas dizia que esse PEG 16 então não passa senão de um update ao actual AGP, uma vez que não torna as slots universais no seu total que acho que era essa uma das principais ideias do projecto. E para isso mais valia tentarem usar os actuais slots AGP e tentarem meter la as 16x.

Utilizar a tecnologia so para dizer que se usa porque esta na moda é que não valia a pena... Pois é uma revolução sem necessidade com apenas o intuito de ganhar mais e mais dinheiro e não com o intuito de melhor servir o utilizador.

[[]]´s

O PCI Express é mais que um update, pelo menos a nivel técnico... vão transformar uma bus paralela nunma bus série. É uma grande diferença... Mudança como a do PATA para o SATA ou do FSB comum para o Hypertransport da AMD. Em termos de utilizador a mudança é um simples upgrade de velocidade. Mas esse upgrade n seria possivel com tecnologia usada. Daí a reestruturação e daí a imcompatibilidade em termos de gráficas - o que não é grave... vai haver gráficas AGP quanto baste.
Peço desculpa quanto ao meu erro ao ter baralhado PCI-X com PCI-E. Espero n ter induzido ninguém em erro.

Boas.

edit
Stu3s: n te terás enganado na velocidade do PCI-E x1? Digo isto por uma questão de matemática... se fizeres as contas n bate certo. Mas tenho ideia que o PCI-E corre aos tais 8Gbps, logo suponho que haja um erro no x1. Se o escalamento for linear (em principo é) então o PCI-E x1 deve correr a 250 e n a 200... certo??
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 23, 2002 0:11

Mensagempor Stu3s » Terça Jan 06, 2004 12:17

Por acaso até parece q é 500MB/sec :)

A olha para este quadro tirado do site da pci-sig :

PCI Express 1/2/4/8/16/32 2.5 Gbits/sec, per lane, per direction
PCI Express (x1) 500 Mbytes/second total transfer rate (aggregate) (and scaling is linear thereafter)
OR
2.5 Gbits per second, per lane, per direction

PCI Express (x2) 1Gbyte/second total transfer rate (aggregate)
OR
4 Gbits per second, per lane, per direction

PCI Express (x4) 2Gbytes/second total transfer rate (aggregate)
OR
8 Gbits per second, per lane, per direction

PCI Express (x8 ) 4Gbytes/second total transfer rate (aggregate)
OR
16 Gbits per second, per lane, per direction

PCI Express (x16) 8Gbytes/second total transfer rate (aggregate)
OR
32 Gbits per second, per lane, per direction

PCI Express (x32) 16Gbytes/second total transfer rate (aggregate)
OR
64 Gbits per second, per lane, per direction

http://www.pcisig.com/specifications/pc ... /resources
Stu3s
Moderador
Moderador

Próximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes