por Moralez » Domingo Set 04, 2005 14:29
Devo confessar que fiquei bastante supreendido pelo "Não" não estar a ter uma vitoria esmagadora, eu sou praxista há uns anitos, este ultimo ano estive presente em todas as ocasiões relacionadas com a praxe e no ano que se avizinha tenciono fazer o mesmo. Tenho notado um crescente movimento anti-praxe... infelizmente alimentado por institutos que não deviam sequer estar a praxar.
A praxe, como qualquer actividade organizada pelo homem, tem os seus defeitos e as suas mais valias, o que muda é a filosofia de praxe de cada faculdade, de cada curso. Infelizmente é de notar que as piores praxes (as mais brutas e irracionais) porvêm de Institutos mais para o isolados e até novos no ambiente praxistisco. Não digo que não hava Faculdades antigas que tenham tecnicas de praxe, a meu ver, completamente excusadas!
Há as tecnicas de praxe que passam por constantemente berrar aos caloiros e a passar meia-hora a dizer "de quatro, de pé, de quatro, de pé", a isto eu chamo "praxe de quem não tem mesmo nada de original para fazer e devia estar mas é a estudar do que andar a perder o tempo dos outros". Não tou a ver no que é esforço fisico isolado possa benefeciar a integração do caloiro.
Um "Doutor" tem que ter a capacidade para compreender o que está a fazer e as "consequencias" disso, tem que ver que tipo de praxe dar e como a dar, meter um caloiro extrovertido a fazer uma figura de urso é muito engraçado para o resto dos doutores mas praticamente inutil visto que ainda há muito caloiro introvertido a olhar para o chão á uma hora...
O meu conselho, como praxista, é que entrem na praxe com o espirito de fazer mer**, mas mer** da grossa, de mandar bocas, de improvisar a torto e direito, se chegarem a uma praxe onde já viram colunas militares mais relaxadas declarem-se anti-praxe, se não se divertirem nem se sentirem "parte do grupo" declarem-se anti-praxe, se um doutor abusar de vós dêm-lhe um arraial de porrada e se, no dia seguinte, ele não aparecer com graves falhas no cabelo.... declarem-se anti-praxe.
Há praxe e há praxes, infelizmente há umas a que simplesmente não vale a pena pertencer.
Há umas que, felizmente, ainda têm como objectivo integrar o caloiro, criar uma ligação entre eles e os doutores, o que verdadeiramente acontece, vão aos primeiros anos de um curso e notem num grupo de amigos... provavelmente foram praxados juntos e, este promenor é engraçado e quase que nunca falha, notem naqueles excluidos que só lá estão porque têm aulas... são os anti-praxe, dá que pensar, não?.
E... infelizmente há aquelas praxes que apenas existem para os "doutores" exprimirem as suas fustrações e "sindromas de pipi pequenino", são praxes estupidas, descambidas de proposito ou razão, o unico tipo de divertimento só é dado a alguém com gostos sado-masoquistas... vocés estão a ter uma ideia.
"Um dia de praxe em que os caloiros não se riam mais que os doutores... é um mau dia de praxe"...
P.S.: Alguém vai para a Faculdade de Ciencias da UP? :p
AMD Athlon4 XP Barton 2800+
MSI KT4V Lan | 3x512MB DDR 333mhz
Samsung SyncMaster 959NF
XFX GeForce 6800 Ultra 256MB DDR3 | 2xWestern Digital 160gb
Creative SoundBlaster Audigy II | Cambridge SoundWorks Four Point Surround 1000
Laptop Asus A6Va