Dúvida sobre velocidades

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dúvida sobre velocidades

Mensagempor HoruS » Quarta Set 07, 2005 18:55

Boas pessoal

O meu problema é o seguinte:
Tinha sapo adsl a 2Mb e pedi a alteração de tarifário para 4Mb. Recebi um e-mail a indicar me que a alteração ia ser feita nos 5 próximos dias úteis, podendo eu ficar sem internet num máximo de meia hora. O que aconteceu foi diferente...demoraram mais 3 dias que o previsto e ainda cheguei a ficar várias vezes sem internet ou com internet mas muito instável.

Queria ainda referir que o meu equipamento para a ligação à internet é um router D-Link G604T.

Durante estes dias de "migração" a velocidade era muito instável, pois penso que eles deveriam de andar a mudar a velocidade. De manhã o router indicava-me cerca de 3200Kbps e à noite atingia os 2500Kbps após várias falhas de sinal.

Hoje recebi um e-mail que me indicava que a alteração para os 4Mb estava concluída. Estive a ver no router, reiniciei várias vezes a ligação mas a velocidade anda sempre a volta dos 3300Kbps...muito longe dos 4096Kbps contratados.

Liguei para o apoio ao cliente, onde me sugeriram que fizesse o download de um ficheiro, neste caso o sapo messenger. A velocidade indicada era de 336Kb/s. Logo como estava acima de 256Kb/s eu tinha a velocidade de 4Mb.

Agora ficam aqui as minhas dúvidas :
- será que o meu router está com problemas ou preciso de actualizar o firmware ?
- Será que o sapo está a tentar enganar-me ?
- Está velocidade de 336Kb/s está boa para uma ligação de 4Mb ?

Desde já o meu obrigado
Editado pela última vez por HoruS em Quarta Set 07, 2005 20:46, num total de 1 vez.
HoruS
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 19, 2005 14:44

Mensagempor rastiff » Quarta Set 07, 2005 20:37

Liguei para o apoio ao cliente, onde me sugeriram que fizesse o download de um ficheiro para download, neste caso o sapo messenger. A velocidade indicada era de 336Kb/s. Logo como estava acima de 256Kb/s eu tinha a velocidade de 4Mb.

sim, já tens o tarifário a que aderiste (Sapo Pro).
respondendo às tuas 3 questões:
- não creio que o teu router tenha algum problema, mas se conseguires actualizar o firmware, também é suposto não fazer mal!
- está ali respondido em cima.. já tens o tarifário Pro. no entanto, e para infelicidade nossa, eles garantem "até" 4mbits.. mas nunca os temos totalmente.
- tendo em conta que fizeste o download de um servidor do sapo(telepac?), diria que essa velocidade está má. deverias conseguir pelo menos uns 415kbytes/s. mas isso também depende da distância de tua casa à central, qualidade de cabos..etc.

entretanto, se alguem souber responder melhor.. é que eu não sou propriamente entendido na matéria :roll:

cumps
rastiff
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 20:15

Mensagempor HoruS » Quarta Set 07, 2005 20:50

Obrigado rastiff pela resposta rápida.

O meu problema neste caso é que o router deveria ligar a 4096Kbps e só liga no máximo a 3300Kbps, o que está bastante abaixo da velocidade pedida.

Queria ainda referir que esses tais 3300Kbps só consigo tê-los de manhã 8O e quando chega à noite a ligação está nos 2500Kbps.

Quanto a velocidade de download, ja fiz testes com ficheiros diferentes e a velocidade não passa dos 336-337 Kb/s
HoruS
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor rastiff » Quarta Set 07, 2005 20:58

O meu problema neste caso é que o router deveria ligar a 4096Kbps e só liga no máximo a 3300Kbps, o que está bastante abaixo da velocidade pedida.

pois, é aqui que eu acho que estás a criar alguma confusão.. a ver se eu explico bem e se não digo barbaridades... :oops:

como referi no outro post, podes não conseguir ter os 4096kbits/s, devido a distancias, qualidade de cabos, etc
ora se não os consegues ter devido a essas limitações físicas, o router só se vai conseguir ligar à velocidade máxima que vais ter.
e naturalmente, de manhã conseguirás velocidades mais altas que à noite, pois à noite há um aumento de pessoas a usar as linhas e os serviços dos ISPs.

cumps ;)
rastiff
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 20:15

Mensagempor HoruS » Quinta Set 08, 2005 15:14

Boas,

Eu percebi a ideia da velocidade de download não atingir os tais 4096Kbps, só que o router deveria sincronizar a 4096 e agora até está nuns miseraveis 2800.

Segundo os meus calculos, a velocidade máxima de download para uma linha de 4Mb seria de 512Kb/s. O máximo que atingi foi 336-337 que é um valor muito baixo para este tarifário.
HoruS
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor andyrock » Quinta Set 08, 2005 23:06

Se o router não sincroniza a 4Mb é porque a linha não suporta!

Pelo que dizes nem 3Mb suporta, pelo que vais mesmo de ter de ficar com 2Mb. Fala com os sapos para arranjar a melhor solução, mas o mais certo é voltares para 2048/128
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Mensagempor HoruS » Sexta Set 09, 2005 10:47

Pois...vou ligar para o apoio ao cliente do sapo; é que este mês já me vão cobrar o preço do tarifário 4Mb, no entanto so tenho "quase 3"...
HoruS
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Set 09, 2005 12:04

repara ke o tarifario 4 megas tem vantagens, nomeadamente pagares mais 4 euros por 20 gbs d trafego nacional.. e no entanto kuase 3 é bem mais k 2, apesar de bem menos k 4! eu nao me keixo, pois apesar d ter um modem speedtouch 330 consigo downloads na ordem dos 400 kb/s e até mais em algumas situaçoes... as linhas da pt estao velhas e o cobre tem muito má kualidade... e eles têm bem explicito k é até 4mgb...

pensa bem antes d reduzires o tarifario, pois por 4 euros 20 gigas compensa, se for caso d sacars muita coisa..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Red_Beret » Sexta Set 09, 2005 12:06

Bad_Cop Escreveu:repara ke o tarifario 4 megas tem vantagens, nomeadamente pagares mais 4 euros por 20 gbs d trafego nacional.. e no entanto kuase 3 é bem mais k 2, apesar de bem menos k 4! eu nao me keixo, pois apesar d ter um modem speedtouch 330 consigo downloads na ordem dos 400 kb/s e até mais em algumas situaçoes... as linhas da pt estao velhas e o cobre tem muito má kualidade... e eles têm bem explicito k é até 4mgb...

pensa bem antes d reduzires o tarifario, pois por 4 euros 20 gigas compensa, se for caso d sacars muita coisa..

mas e preferivel ter 2 mbits estaveis do que "quase" 3 instaveis.
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Set 09, 2005 12:31

plo keu tinha percebido agr o k tá instavel é apenas a velocidade e nao a ligaçao... a minha ligaçao tambem nao está na velocidade tipo, desligass aí uma vex por dia, mas eu nao vejo problema nisso pois volta a ligar lg d seguida...

pah eu k gastava os 20 gb com 512 kb entao 5 ou 6 vezes mais rapido gasto muito mais.. na minha opiniao compensa, plo trafego... apenas isso..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor andyrock » Sexta Set 09, 2005 12:33

Depende da pessoa!

20Gb de nacional da para muita coisa para quem anda nos P2P. Quem não usa ou usa pouco P2P, 20Gb nacional são... lixo.

400KB/s = 3200kbps + 17% de overhead = 3744kbps.

Para sacar a 400 tens de ter o modem sincronizado a 3.7Mb

A unica vantagem para mim do tarifário 4Mb é ter um upload de 256 contra os 128 do 2Mb.

como ja disse, para mim 20Gb de nacional ou 40gb de nacional é a mesma coisa, ou seja, é tapar o sol com a peneira.
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Mensagempor HoruS » Sexta Set 09, 2005 14:05

Pois, eu quis mudar por essas razões.

+ 20Gb nacionais dão me muito jeito porque atingia sempre o limite com o tarifário 2Mb e os 256 de upload tb ajudam bastante para partilhar.

A instabilidade da ligação à noite é que é mais preocupante 8O mas tenho falado com pessoas desta zona e tão todos com o mesmo problema, mesmo com a ligação a 2Mb

Edit : já contactei o apoio ao cliente do sapo e disseram-me que iam fazer testes à linha. Hoje recebi uma mensagem automática da PT a dizer que o problema está resolvido, o que é completamente falso: a ligação já caiu várias vezes hoje e nem a 3Mb sincroniza...
HoruS
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes