Viva!
O meu computador caseiro tem dois discos: ambos Seagate Barracuda, o mais antigo de 80 GB e o mais novo de 200 MB. Acontece que o mais novo está dividido em duas partições: a primeira apenas com 10 GB e usando FAT32 e a segunda ocupando o espaço restante, usando NTFS. A razão para usar uma partição mais pequena tem a ver com o facto de usar essa partição para o Windows (tenho o 2000 SP4) e os programas. E já se sabe como o Windows é: de vez em quando dá o badagaio e faço backup's usando o Ghost, não vá a porca torcer o rabo. Mantendo a partição pequena, evita-se que os ficheiros de backup fiquem grandes e obriga-me a desinstalar programas inúteis no caso daquilo começar a ficar cheio.
O problema que me levou a escrever este post teve origem ontem quando estavar a copiar uma data de mp3 da partição do disco de 80 GB para a partição maior do disco de 200 GB. Eram perto de 5000 mp3's com cerca de 20 GB ao todo. Ao mesmo tempo, estava a processar a partição maior através de uma drive de rede montada no meu portátil. O que é certo é que deu um écrã azul referindo-se a um erro qualquer no disco (nunca tinha visto uma mensagem do género, as mais vulgares indicam sempre problemas de memórias ou device driver's). Tive que reiniciar o computador, mas quando tentou arrancar depois do reinício a partição do Windows e programas emperrou!
Felizmente tinha à mão um CD de arranque para emergência (uso o Bart Rescue CD, descrito em http://nu2.nu ), executei o Ghost 2003 e recuperei a partição a partir de um backup. Tudo bem, mas mais tarde voltou a dar um outro erro (não exactamente idêntico), tive de reiniciar e voltou a acontecer o mesmo!
Agora estou de um pé atrás à espera que volte a suceder o mesmo! Estou para ver que o que sucedeu foi que puxei muito pelo disco e as cabeças de leitura terão "saltado" fora de controle e corrompido todo o disco, incluindo boot sector e tabelas do sistema de ficheiros. De referir que os problemas ocorreram numa partição com FAT32, a outra partição no mesmo disco tem NTFS, e só alguns ficheiros MP3 ficaram corrompidos, aqueles que em princípio estavam a ser copiados no momento em que se deu o écrã azul.
Alguém aqui já teve um problema parecido ?