Partição que se corrompe depois de écrã azul

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Partição que se corrompe depois de écrã azul

Mensagempor pescadorDigital » Segunda Set 12, 2005 12:18

Viva!
O meu computador caseiro tem dois discos: ambos Seagate Barracuda, o mais antigo de 80 GB e o mais novo de 200 MB. Acontece que o mais novo está dividido em duas partições: a primeira apenas com 10 GB e usando FAT32 e a segunda ocupando o espaço restante, usando NTFS. A razão para usar uma partição mais pequena tem a ver com o facto de usar essa partição para o Windows (tenho o 2000 SP4) e os programas. E já se sabe como o Windows é: de vez em quando dá o badagaio e faço backup's usando o Ghost, não vá a porca torcer o rabo. Mantendo a partição pequena, evita-se que os ficheiros de backup fiquem grandes e obriga-me a desinstalar programas inúteis no caso daquilo começar a ficar cheio.
O problema que me levou a escrever este post teve origem ontem quando estavar a copiar uma data de mp3 da partição do disco de 80 GB para a partição maior do disco de 200 GB. Eram perto de 5000 mp3's com cerca de 20 GB ao todo. Ao mesmo tempo, estava a processar a partição maior através de uma drive de rede montada no meu portátil. O que é certo é que deu um écrã azul referindo-se a um erro qualquer no disco (nunca tinha visto uma mensagem do género, as mais vulgares indicam sempre problemas de memórias ou device driver's). Tive que reiniciar o computador, mas quando tentou arrancar depois do reinício a partição do Windows e programas emperrou!
Felizmente tinha à mão um CD de arranque para emergência (uso o Bart Rescue CD, descrito em http://nu2.nu ), executei o Ghost 2003 e recuperei a partição a partir de um backup. Tudo bem, mas mais tarde voltou a dar um outro erro (não exactamente idêntico), tive de reiniciar e voltou a acontecer o mesmo!
Agora estou de um pé atrás à espera que volte a suceder o mesmo! Estou para ver que o que sucedeu foi que puxei muito pelo disco e as cabeças de leitura terão "saltado" fora de controle e corrompido todo o disco, incluindo boot sector e tabelas do sistema de ficheiros. De referir que os problemas ocorreram numa partição com FAT32, a outra partição no mesmo disco tem NTFS, e só alguns ficheiros MP3 ficaram corrompidos, aqueles que em princípio estavam a ser copiados no momento em que se deu o écrã azul.
Alguém aqui já teve um problema parecido ?
Imagem
pescadorDigital
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:23

Mensagempor pescadorDigital » Segunda Set 12, 2005 20:59

Voltou a ocorrer novamente ! A partição com os programas corrompeu-se mais uma vez, mas não deu écrã azul desta vez. O Windows começou a comportar-se de forma estranha, os icones não apareciam nas janelas e o texto das janelas também desapareceu. Não consegui reiniciar através do Windows e fui forçado a fazer o reset no botão.

Já não sei o que faça, mas estou extremamente desconfiado que se trate de um vírus. Mas o que é estranho é que estou farto de recuperar a partição a partir do backup, já o fiz duas vezes e continua a ocorrer o mesmo! Se houver vírus, terá que estar nas partições de dados que continuam intactas! Já cheguei a pensar nalgum vírus que só se activa quando chega o dia 11 de Setembro, permanecendo adormecido até aí, enfim... converter a partição que me está a dar problemas de FAT32 para NTFS irá ajudar nalguma coisa ?
Imagem
pescadorDigital
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Set 12, 2005 22:55

Ui, grande problema que ai vai, mas tive tempo para ler tudo.

Não me parece que seja virus, mas aconselhava-te se puderes a formtar bem formatado, tipo Low Level, precisas de fazer o download do SeaTools e penso que aseguir podes fazer o format Low Level, que deve durar a volta de 6 horas. Se tudo correr bem, voltas a particionar o disco e a instalar o windows sem se do backup, ou seja tudo de novo, e ves se continua com os mesmo problemas.

Vai dando mais noticias ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor pescadorDigital » Segunda Set 12, 2005 23:25

Speed Dragon Escreveu:Ui, grande problema que ai vai, mas tive tempo para ler tudo.

Não me parece que seja virus, mas aconselhava-te se puderes a formtar bem formatado, tipo Low Level, precisas de fazer o download do SeaTools e penso que aseguir podes fazer o format Low Level, que deve durar a volta de 6 horas. Se tudo correr bem, voltas a particionar o disco e a instalar o windows sem se do backup, ou seja tudo de novo, e ves se continua com os mesmo problemas.

Vai dando mais noticias ;)

Obrigado pela resposta

Esse seatools que me disseste é um aplicativo criado pela própria Seagate, mas isso serve para formatar o disco todo e não apenas a partição que está sempre a dar problemas ? É que se for o disco todo lá terei que passar para DVD toda a tralha que tenho na 2ª partição, e que não é pouco: são perto de 100 GB! Tou a ver mesmo que se trata de formatar o disco integralmente, já que falaste em particionar de novo o disco!
Tenho muito trabalho pela frente então... :cry:

P.S.: estive no site da Seagate e vi que têm três versões do SeaTools: a Desktop, a Browser a a Enterprise. Tirei a Desktop porque dizia que era a mais popular.
Imagem
pescadorDigital
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor pescadorDigital » Quarta Set 14, 2005 0:00

Acho que consegui dar com uma forma de evitar tudo o que mal se tem vindo a passar comigo: a partição maior que serve para alojar partilhas de ficheiros para os p2p deve estar a fazer uma interferência qualquer na tabela de partições do disco. Isto porque a partição mais pequena com os programas que estava sempre a corromper-se não foi criada de raíz. Foi feita com um backup de um disco de 6 GB que eu tinha antes de comprar o novo de 200 GB. Na mania de querer ficar com as coisas como estavam dantes e para não te que estar a reinstalar tudo de novo, optei por fazer as coisas dessa maneira. O que acontece é que quando o espaço livre na partição maior desce para perto dos 70 GB, a outra partição (dos programas) fica sempre corrompida. Desconfiava que pudesse ser isso, porque de ambas as vezes que a partição de programas se corrompeu eu estava a criar uma grande quantidade de ficheiros na partição grande.
Fiz uma limpeza na partição maior e até agora não tive mais problemas. Vou, no entanto, aos poucos, passar tudo o que tenho para DVD, e depois, fazer como me sugeriram, formato e reparticionar de raíz.
Imagem
pescadorDigital
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor marasmo » Quinta Set 15, 2005 8:52

Repara se os que tens com ecran-azul estão comprimidos.

Se estiverem descomprime e vê o resultado.
marasmo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Abr 30, 2005 2:42

Mensagempor alr_tech » Sábado Set 17, 2005 0:38

boas

o windows 2000 deve ter o sistema e os ficheiros de arranque em NTFS...

a swap ou outras partições de dados podem ficar em FAT32 se quiseres...
de facto como crias-te uma cópia integral, podes ter as FATS maradas...
tenta fazer uma verificação completa chkdsk /f durante o boot....
a ver se o windows consegue reconstruir a estrutura de ficheiros..
( a coisa funciona cem NTFS...)

o sistema em FAT 32 tem uma certa tendência a corromper-se...

quanto ao Seatools, verifica e vê se o programa consegue recuperar o sistema .. antes de utilizares a opção mais radical...
de qq maneira não perdes nada em validar com um antivirus e anti adware...

8)
cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor pescadorDigital » Segunda Set 26, 2005 21:16

Obrigado por todas as respostas, mas o que é certo é que a novela continua... :?
Formatei a partição dos programas, e formatei em NTFS, hoje, uma semana passada depois de um rejuvenescimento do sistema, voltou a acontecer tudo de novo: não é do sistema de ficheiros. Por mais bom que o NTFS contra a corrupção do sistema de ficheiros não conseguiu evitar que a partição se corromposse mais uma vez. A diferença é que não faz écrã azul.
Executei o SeaTools a partir de CD e não detectou qq erro a nível físico. Quer dizer, não existe qualquer dano físico na superfície do disco! Apenas referiu o que eu já sabia: corrupção na partição da drive C: . Tive que recuperar a partir do backup do Ghost 2003 que já tinha uma série de dias (eu fiquei descansado que não voltava a acontecer e desleixei-me!). Agora instalei o Ghost 9 que além de permitir fazer backups enquanto o Windows está a correr permite fazer backups em intervalos de hora a hora de modo que se voltar a acontecer volto a recuperar o sistema ao estado em que estava o mais parte possível antes de corromper.
Agora preciso de decidir: uma vez que o problema não é o tipo de sistema de ficheiro, só me restam as hipóteses, sem que eu perceba na realidade o que se passa no fundo da questão:

formatar o disco completamente de novo e reparticionar, o que implica uma trabalheira em passar para DVD toda a tralha que tenho na partição grande

trocar a ordenação das drives, mudar os discos de IDE, actualmente tenho o esquema seguinte:
    Código: Seleccionar todos
    IDE 0
    Master: Disco Seagate 200 GB <= o que tá a dar problemas
    duas partições: C: - NTFS com 10 GB (que se corrompe constantemente)
    E: - NTFS E: - NTFS com 180 GB (não é afectada)

Slave: Gravador de DVD NEC 3520

IDE 1 - Master: Disco Seagate 80 GB (uma partição - D:)
    Slave: Gravador de CD HP 9150

Adiantará isto alguma coisa ?

De resto, só me resta mandar o disco de volta, ele tá na garantia, só tem 4 meses de uso...

Imagem
pescadorDigital
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Domingo Out 09, 2005 17:20

boas

a maioria dos programas de P2P, musicas, programas....
são de facto muito giros... o pessoal diverte-se....
mas técnicamente levanta diversos problemas....
segurança....
como podem criar automáticamente ficheiros e directorias quando estão online sao uma potencial fonte de prioblemas....
adware, virus, etc....
estes infelizmente podem criar muitos problemas, inclusivé corrupsão de dados...

o windows em si já tem suficientes bugs... e de vez em quando falha...
mas programas de terceiros que tentam aceder ao disco... são ainda um problema maior....

penso que devias criar uma terceira partição para a swap...
para dizer a verdade deverias restruturar os discos e criar várias partições ...
uma de sistema e programas, outra de swap, outra logs e ficheiros temporários, finalmente uma ou outra para dados, músicas

verifica as memórias e a temp dos discos....
os discos de grande capacidade tem uma certa tendência a aquecerem ...
e se passam um certo limite podem gerar erros...

o windows 2k tem um comando chkdsk /f para validar o disco... entra em modo consola e vê se dá....

no site dos programas de P2P que usas deve haver um grupo de discussão... pergunta lá ... qual será a melhor maneira de implementar...

8)
um abraço
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor pescadorDigital » Domingo Out 16, 2005 12:01

Bem aparentemente os problemas parecem ter-se resolvido... porque hoje finalmente apaguei o disco de 200 GB integralmente e reparticionei tudo, recriando a estrutura anterior, mas desta vez todas as partições que crei são primárias (anteriormente a partição maior que recebida dados era uma partição extendida) e, por outro, como me sugeriram aqui, crei uma partição extra, entre a principal dos programas e dos dados para receber o swap file do Windows (com apenas 2 GB, se calhar é pouco...). Uma operação que antes fazia com que ocorresse sempre o mesmo acidente era copia os 20 GB de MP3 que tinha noutro disco para a partição maior. Como são tantos ficheiros, a quantidade de acesso ao sistema de ficheiros para determinar a posição de cada ficheiro para iniciar a cópia é uma operação muito intensiva e supostamente, fazia aquecer os dois discos, que para mais, estavam directamente em contacto um por cima do outro. Daí que tive a ideia de separar os dois discos e, em vez de estarem a aquecer-se mutuamente, separei-os pondo a drive de disquetes no meio e o disco de maior capacidade, que supostamente, aquece mais, ficou com a drive de disquetes por cima e sem nada por baixo, daí que, também supostamente, seja possível assim arrefecer melhor.
Por aquilo que tive oportunidade de verificar, de facto o disco maior, tem temperaturas inferiores às do segundo disco, que ficou apertado com o gravador de DVD por cima e a drive de disquetes por baixo.
O que eu fiz para testar se o problema se voltava a verificar foi fazer a cópia dos MP3 todos mais uma vez e, das outras vezes, aconteceu sempre o mesmo, desta vez já não, mas eu digo aparentemente porque não sei se isto é um problema que só surge quando tenho menos de 100 GB de espaço livre. Agora que limpei o disco todo, tenho 150 GB de espaço livre.
Só vou ter a certeza absoluta de que está tudo bem quando voltar a ter as condições semelhantes às que tinha dantes, com menos de 100 GB de espaço livre e não acontecer nada do estilo mais uam vez... a ver vamos o que se vai passar da próxima vez... Wish me luck ;)
Imagem
pescadorDigital
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes