Instalação Fedora 4

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Instalação Fedora 4

Mensagempor cRaZyFaCKa » Quarta Out 05, 2005 22:16

Boas pessoal...

Eu já estou farto de tentar instalar o Fedora 4 no meu portatil, e todas as tentativas foram sem sucesso. Ele empanca sempre numa altura em que esta a passar uma porrada de texto, logo aseguir ao inicio da instalação. Tou a correr a instalação a partir do DVD, mas tenho como partição activa uma partição formatada como EXT2

O Fedora que estou a tentar instalar é a release para máquinas de 64 bits, e já experimentei correr a instalação inserindo os comandos:

linux noprobe
linux skipddc
linux noprobe skipddc
linux mem=512M noprobe

Ele empanca sempre no mesmo sitio não começando a instalação.
Caso ajude aqui ficam as caracteristicas da minha máquina:

AMD Athlon Mobile 3000+ 64bit
ATI Mobility Radeon X700
512Mb RAM
Samsung 80Gb @ ATA100

Desde já obrigado pela atenção...
cRaZyFaCKa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Ago 07, 2005 22:42

Mensagempor Tonux » Quinta Out 06, 2005 9:45

Tens acesso a programas como o Partition Magic ou outros no género? O melhor é fazer a instalação automática para um espaço livre no disco. Não tenho a versão de 64 bits, mas acho que, quanto a instalação, funcionará do mesmo modo. Dentro do windows e usando o PM criei uma partição (livre de dados); depois apagei-a (fiquei com o tal espaço livre no disco; no meu caso foram cerca de 9GB). Aquando da instalação, selecionei a devida opção que dava acesso somente ao espaço livre. Autoformatou-se e correu tudo bem.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor cRaZyFaCKa » Quinta Out 06, 2005 9:53

Eu tenho o Partition Magic e foi esse programa que usei para criar a partição EXT2 para instalar o Linux.
Se percebi bem o que disseste, o que tas a dizer e para eu criar um espaço não particionado no disco, e depois correr a instalação do Linux normalmente e escolher posteriormente o espaço não particionado para drive de instalação do OS... é isso?
Obrigado, e vou testar isso hoje à noite quando chegar a casa.

[[[]]] :wink:
cRaZyFaCKa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tonux » Quinta Out 06, 2005 11:05

cRaZyFaCKa Escreveu:Eu tenho o Partition Magic e foi esse programa que usei para criar a partição EXT2 para instalar o Linux.
Se percebi bem o que disseste, o que tas a dizer e para eu criar um espaço não particionado no disco, e depois correr a instalação do Linux normalmente e escolher posteriormente o espaço não particionado para drive de instalação do OS... é isso?
Obrigado, e vou testar isso hoje à noite quando chegar a casa.

[[[]]] :wink:

Exacto. Já não me lembro bem do texto que diz nas opções, mas faz de modo a não usar nenhuma partição já existente. A formatação é automática.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor cRaZyFaCKa » Quinta Out 06, 2005 18:41

Sem sucesso :?.
O gajo empanca sempre no mesmo sitio... consigo ler algum texto que aparece lá pelo meio.

panic
can't mount on drive
found processor: AMD Athlon 64
etc...

Mas o facto de aparecer a palavra panic numa linha onde também aparece a palavra kernel deixa-me pensativo...
Ele bloqueia pouco tempo depois de eu carregar no enter quando aparece aquele "menu" inicial de instalação do Fedora com o logotipo a grande no topo do monitor. O gajo carrega dois ficheiro pelo que me parece e depois aseguir a uma carrada de texto a passar no monitor o gajo para...

Cumps...
cRaZyFaCKa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tonux » Sexta Out 07, 2005 0:37

cRaZyFaCKa Escreveu:Sem sucesso :?.
O gajo empanca sempre no mesmo sitio... consigo ler algum texto que aparece lá pelo meio.

panic
can't mount on drive
found processor: AMD Athlon 64
etc...

Mas o facto de aparecer a palavra panic numa linha onde também aparece a palavra kernel deixa-me pensativo...
Ele bloqueia pouco tempo depois de eu carregar no enter quando aparece aquele "menu" inicial de instalação do Fedora com o logotipo a grande no topo do monitor. O gajo carrega dois ficheiro pelo que me parece e depois aseguir a uma carrada de texto a passar no monitor o gajo para...

Cumps...

Estranho. Agora também não sei... Poderá ser um conflito de drivers. O kernel pode ter ainda bugs nessa versão. Pode funcionar com o Xeon (Intel 64 bits) e não com AMD 64 bits... Que tipo de controlador de disco é que tens? (SATA, IDE, SCSI). Pode rejeitar determinado tipo de controlador... Há muitos cenários. Por outro lado, os sistemas de 64 bits para o grande público estão ainda em desenvolvimento.
De qualquer modo, se quiseres ter um Fedora a funcionar, tenta instalar a versão i386 (32 bits). Pode ser queo consigas instalar. Boa sorte e não desanimes. O linux, melhor, as distros, têm destas coisas e eu que o diga.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor nightwish » Sexta Out 07, 2005 1:20

[DUPLICADO]
Editado pela última vez por nightwish em Sexta Out 07, 2005 23:50, num total de 1 vez.
nightwish
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Out 06, 2005 18:23

Mensagempor nightwish » Sexta Out 07, 2005 1:22

errr, o Dvd tá mal gravado... só pode
anyway, vais precisar de outra partição, uma de swap (mais que 512MB é capaz de ser demais, mas talvez 1GB). penso que o instalador tem a opção de criar partições.
nightwish
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tonux » Sexta Out 07, 2005 3:03

nightwish Escreveu:errr, o Dvd tá mal gravado... só pode
anyway, vais precisar de outra partição, uma de swap (mais que 512MB é capaz de ser demais, mas talvez 1GB). penso que o instalador tem a opção de criar partições.

Também se pode pôr esse cenário.

Tendo um espaço não formatado e suficentemente grande no disco, pode-se recorrer à formatação automática, se o quisermos instalar nesse espaço não formatado. É mais simples, rápido e não traz problemas.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor cRaZyFaCKa » Sexta Out 07, 2005 15:31

O DVD muito provavelmente não está mal gravado, porque o PC não fica constantemente a aceder ao DVD nã dando a etender então problemas de leitura.

Já tentei instalar a release i386 para máquinas a 32bits e ele só arranca se eu escrever linux noprobe na linha de comando. Mas depois chega à parte gráfica e bloqueia depois de fazer o check ao DVD. E também não é problema de leitura porque ele acaba o check. Se a de 64bits fosse uma release em desenvolvimento não devia ser lançada ou então teria Beta no nome, certo?

Só me falta criar a partição para o Swap File do Linux. O PM pediu-me para fazer tal coisa. Depois de tentar isso eu digo mais qualquer coisa. Obrigado pela disponibilidade pessoal.

[[[[]]]] :wink:
cRaZyFaCKa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tonux » Sexta Out 07, 2005 22:59

Não sei o que diga. Já tentaste instalar outras distros, como o madriva? O mandriva vem mais amigável que o fedora e as aplicações que vêm com ele funcionam, particularente as de media, ao contrario do fedora, onde quase nada funciona (media). Tive que andar a percorrer a net para arranjar uma aplicação de media decente e ao fim de um certo tempo e aborrecimento, consegui, o xine. Não instalei o mandriva, porque, azaradamente, não reconheceu a minha placa gráfica (é capaz de ser a única!). Para a reconhecer teria que recompilar o kernel com o devido driver, mas não me quis meter nisso!
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor nightwish » Sexta Out 07, 2005 23:54

bem, foi o "can't mount" q me fez dizer isso, e a unica coisa q ele devia tentar montar quando ainda n lhe disseste nd era o dvd (montar é preparar para usar uma unidade de disco/cd/etc (masómenos))
other than that... pode ser o acpi, o apm ou apic, q são akelas coisas q deviam serguir uma norma mas n seguem... n sei especificamente as opções para desligar, mas será algo como nolapic noacpi noapm .
ah, isto são os protocolos de poupança de energia e tal. só é mesmo necessário para adormecer o PC, AFAIK. devem-te ajudar nos fóruns da distro tb, n uso fedora...
nightwish
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cRaZyFaCKa » Sábado Out 08, 2005 13:43

Hum.. tenho que tentar isso, mas agora só para 2a feira. Fui ao site do Fedora e não vi lá nada :?. Já agora, que distro me aconselham? O Mandriva é nice? :)

Tks...
cRaZyFaCKa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor nightwish » Sábado Out 08, 2005 23:00

foruns, wikis... às vezes n é fácil encontrar bem bem onde procurar.
o mandriva (ex mandrake) tb n deve estar mau e é dakeles q n é preciso saber mto, pq n?
nightwish
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cRaZyFaCKa » Domingo Out 09, 2005 20:45

Já tive à procura... o problema é que o Mandriva é pago, não é uma distribuição gratuita como o Fedora. E em lojas do tipo Mula, ta muito baixo relativamente ao stock disponivel para makinas de 64bits. LOL :)

Que alternativas acham que são boas. Debian, Slackware... ??

Tks...
cRaZyFaCKa
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante