limitar acesso de pcs com D-Link DSL-G604T

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

limitar acesso de pcs com D-Link DSL-G604T

Mensagempor anacepeda » Domingo Out 09, 2005 14:58

olá a todos,
Queria-vos pedir ajuda em 2 questões sobre este router.
Sou nova no que diz respeito a redes wireless e comprei um router/modem D-Link DSL-G604T. Primeiro este nao ligava nem por nada, bastou-te pôr o firmware novo e sem fazer mais nada comecou a ligar 8O
enfim..

Mas o meu preblema é que quero partilhar a ligacao wireless com um desktop e um portatil e quando liguei ambos, eles detectaram logo a rede e foi um segundo apenas para etarem ligados. Desta forma fico preocupada pois vivo num predio e receio que os vizinhos também se liguem.
Gostava de saber onde ir na configuração do router de forma a limitar a ligação a apenas estes dois pcs.
Gostava de saber a forma mais fácil, tipo limitar a apenas 2 ligações (se isso for possivel). Já andei a invesigar as opcoes de configuração do router mas não descobri onde o posso fazer, tal como disse, sou completamente nova nisto.

Outra situação que não percebi foi a seguinte: Quando pus o novo firmware ficou tudo a 100%, o pc principal e os outros 2 todos com net. Entretanto fiz um restart no pc principal (nao mexi em mais nada) e este deixou de ligar a net. Vou as configurações do router e diz ligado, os 2 pcs receptores apanham rede excelentemente e navegam bem na net mas o pc principal fica imenso tempo a tentar abrir uma página e depois acaba por não abrir... alguém tem alguma dica porque isto está a acontecer?

obrigada desde já a toda ajuda que me possam dar!
anacepeda
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Ago 08, 2005 23:38

Mensagempor andyrock » Domingo Out 09, 2005 15:21

Na pagina de configuração do router altera o SSID (nome da ligação), altera o canal para um que não esteja a ser usado pelos vizinhos e escolhe uma chave WPA ou WEP.

Recomendo WPA porque não tem vulnerabilidades conhecidas, ou seja, é virtualmente impossivel crackar sem se saber a password. Mas escolhe uma password com mais de 20 caracteres aleatórios. Usa essa mesma password nos outros PCs e ta feito.

Isto é o ideal se o router bem como todas as placas sem fios tiverem suporte WPA (com firmware e drivers actualizados não vais ter problemas).

Mas no caso de um dos pontos não suportar WPA escolhe WEP, que é uma protecção teoricamente fraca. Com o hardware e software necessário é facil crackar WEP.

De resto não precisas de mais nada. Quem te vier dizer que Filtros de MAC ou disable de SSID serve como protecção é porque tem os olhos tapados.

Quanto ao PC que agora não liga à net tenta ver se é um problema com o sistema... Apaga a ligação de rede e reinicia o computador. Ela volta a aparecer, pode ser que resolva...
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Mensagempor anacepeda » Domingo Out 09, 2005 15:31

Obrigada pela resposta, vou tentar o que me disseste e depois venho aqui dizer algo! Fiquei bastante feliz pois pareceu-me bastante simples de fazer e tava com medo que o pessoal me desse instruções todas complexa de mexer com ips ect e depois eu acabava por meter os pés pelas mãos! :oops:

a tua solução, mesmo a menos segura, está optima pois duvido que tenha aqui alguem a viver que tente aproveitar vulnerabilidades da minha ligação ou preocupar-se com isso. Só queria mesmo que ela não estivesse por ai disponivel pois alguem poderia captar e até fazer ok para usar um bocadinho :)

Vou tentar e depois digo algo, muito obrigada pela prontidão da tua ajuda!
anacepeda
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor anacepeda » Domingo Out 09, 2005 16:44

Em relação ao pc não ligar a net já está resolvido! tinhas razão! Não conseguia apagar a ligação mas desactivei para ver se dava para apagar e quando voltei a activar já deu!

Em relação ao outro assunto, nao consegui :(

Pus tudo direito mas agora o portatil recebe a rede, e quando faço ligar ele liga-se e depois fica eternamente a "validar identidade" :(
Nunca me chega a pedir a password.
Enquanto está a validar aparece um balão no icone da ligação (junto ao relógio) a dizer "o windows não conseguiu encontrar um certificado para poder iniciar sessão na rede" :(
tentei ir às definicões da ligação para pôr a password manualmente e não me deixa, diz que obtem aumomaticamente :(

Ao fazer o setup no router do WPA só pus

802.1x

Server IP Address: pus o ip correcto
Port: 1812 (já estava assim)
Secret: pus aqui a password Password
PSK Hex Hex:
PSK String String

Não pus nada em hex nem String, era para por?

Pensei em por WEP em vez de WPA mas não aceita nenhuma password (penso que password é Encryption Key )
diz para por 10 hexadecimal digits, já tentei de tudo :(
:cry: :cry: :cry: :cry:
anacepeda
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor andyrock » Domingo Out 09, 2005 17:10

Um screenshot da pagina do router ajudava, mas se não souberes como se faz, no local do WPA não escolhas 802.1x, escolhe WPA-PSK (pre-shared key).

O meu router não é da marca do teu, mas pode ser que a seguinte imagem ajude:

Imagem
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor anacepeda » Domingo Out 09, 2005 17:23

weeeeeeeeeeeeeeee
Obrigada, foste excelente :)
fiz isso do psk e deu! primeiro tentei o psk hex e nao aceitou a passord, depois tentei o outro psk e correu tudo bem!

Está tudo a funcionar a 100% como nunca antes esteve :D
Muito obrigada mesmo! :D
anacepeda
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor andyrock » Domingo Out 09, 2005 17:37

Ainda bem que funcionou :)

Resta apenas dizer que no WPA deve-se usar uma pasword forte, ou seja, algo que não esteja no dicionário e com muitos digitos, misturando letras, LETRAS, numeros espaços e sinais.

Algo tipo _8sNtQn xpywekV2Zw$JuCPr:r O5, :)

Pode parecer que exagero na segurança, mas no que toca ao Wireless gosto de saber que não tenho vizinhos a espreitar e abusar dos meus sistemas.
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor anacepeda » Domingo Out 09, 2005 17:56

Por acaso nunca sou muito cuidadosa com isso mas é mesmo por preguiça! :oops: escolho sempre passwords muito idiotas que penso que nunca ninguém se lembrará de colocar!

Em relação a coscuvilhar o meu pc acho que não conseguem, pelo menos tentei com o meu portatil aceder aos shared files do pc principal e não deu acesso :) acho que essa opção deve tar desactivada no router.

Mas vou perder a preguiça e pôr uma password mais dificil nesta situação. ajudaste-me imenso e respeito os teus conhecimentos e opinião, se o dizes então vou fazer!

Já agora, por curiosidade, achas que a firewall do router é suficientemente boa que possa dispensar uma firewall de software?
anacepeda
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor andyrock » Domingo Out 09, 2005 18:18

Eu uso as 2.
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor anacepeda » Domingo Out 09, 2005 18:37

ok, obrigada :D
anacepeda
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Segunda Out 10, 2005 6:30

anacepeda Escreveu:Já agora, por curiosidade, achas que a firewall do router é suficientemente boa que possa dispensar uma firewall de software?

Tipo.. NUNCA dispenses uma boa FW por software.. primeiro: pq são actualizadas com muito mais frequencia (nem me venham com conversas).. segundo: pq dão-te um melhor controlo sobre cada máquina na rede.. terceiro: pq "a união faz a força" (e nunca te esqueças disso.. lol).. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes