Por onde começar

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Por onde começar

Mensagempor jotacelta » Sábado Mai 18, 2002 23:09

Ola pessoal, estou a tentar começar a compreender o hardware.
gostava de saber onde posso ler sobre cada componente do computador e que me leve a conseguir escolher que material deseje, saber o que preciso, e como montar um computador completamente com peças escolhidas por mim.

obrigado
jotacelta
Novato
Novato

Registado: Sábado Mai 18, 2002 23:03

Mensagempor alfatek » Domingo Mai 19, 2002 18:03

Boas,

talvez possa começar por ler o nosso guia PC 1500+ http://www.hardware.com.pt/mostrar_artigo.php?id=4

Onde fazemos algumas escolhas para um computador por 1500€

Ou então consultar o nosso site nomeadamente as nossas comparações, por agora não são muitas mas esperamos ter mais... No entanto fora do nosso site pode encontrar mais testes, para isso basta acompanhar as nossas notícias onde publicamos o lançamento de testes a hardware de outros sites com o respectivo link..

E claro: se tiver dúvidas sobre algum hardware coloque a sua dúvida no forum que concerteza toda a comunidade dará a sua opinião :)
Editado pela última vez por alfatek em Sábado Out 11, 2003 17:33, num total de 1 vez.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor jotacelta » Domingo Mai 19, 2002 20:44

Obrigado,
mas penso que nao percebeste a minha duvida.
Por exemplo que peças tem de ter um computador ?
Como o devo montar ?

e isto a que me referia.
uma abraço
jose silva
jotacelta
Novato
Novato

Registado: Sábado Mai 18, 2002 23:03

Mensagempor alfatek » Domingo Mai 19, 2002 21:00

hmm... pensava k te estavas a referir a que peças escolher... isto é, escolher entre marcas, tipos de processador etc...

Quanto a como montar é basicamente seguir os manuais, não conheço sites que expliquem o que pedes mas talvez alguém te saiba responder caso tenhas dúvidas mais especificas :)
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor Vitor » Quarta Mai 22, 2002 21:32

Pois muito basicamente :roll: :

Uma board
Um processador (compativel com adita board claro :wink: )
Uma caixa e respectiva fonte de alimentação.
Placa gráfica (que pode ser Onboard :P )
Uma Drive de disketes
Um monitor
Um teclado
Mais todos os cabos que possas precisar

Isto já é um computador, muito básico é certo mas a verdade é que o resto são por assim dizer Upgrades.

ps: alguém quer continuar :?:
Vitor
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 30, 2002 11:16

Mensagempor alfatek » Quinta Mai 23, 2002 13:08

placa de som
colunas
cd/dvd-rom
memória
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor Tesla » Quinta Mai 23, 2002 13:54

rato.

Se queres começar a perceber o hardware... eh pah, hoje quando passei no quiosque vi lá um revista de electrónica em português que parecia bem catita. Explicava/falava sobre os modems para net por electricidade, etc. Não tive com ela mto tempo nas mãos porque tinha que me despachar...mas fiquei com boa impressão da revista. Não com o preço. 4,40€ :roll:

A revista tinha o nome de "ELEIKTOR", acho que era isto. Se te interessar passa por um quiosque perto de ti. Onde é que eu já ouvi isto? :mrgreen:

Be well...be cool...
Wanna fight? Go get Trivial Pursuit!!
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mai 07, 2002 13:38

Mensagempor Vitor » Quinta Mai 23, 2002 20:28

Xiiii 8O :oops: grande gafe agora é que eu reparei que me tinha esquecido da memória :lol: :lol:
Vitor
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 30, 2002 11:16

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Terça Dez 17, 2002 13:52

Faças o que fizeres lê muito mas mesmo muito tenta começar pela net a tentar compreender o que se faz em diversos foruns etc ... e na minha opinião o que te pode ajudar mesmo muito é por começares a ler as dúvidas dos outros e tentar compreender a resposta, fazendo perguntas e pesquisas se não perceberes algo. Quanto a sites de hardware para aprender a montar, não conheço, mas vai lendo uns manuais ou então compra um livrito da FCA sobre hardware (daquele género de cursos completos) talvez isso ajude.
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Stu3s » Terça Dez 17, 2002 18:03

Quanto á escolha das peças q constituem um pc completo é simples (basta ver o que é melhor em qualidade e em preço), agora pores-te a montar um pc sozinho quando n percebes muito disso tem cuidado!
Alem de aprenderes a montagem fisica (q n é simples, e ás vezes n basta ter o manual à frente), tens de aprender instalar a bios e essas coisas todas, ou seja basicamente pegar num conjunto de plasticos/metais com uns circuitos e com uns fios e dar-lhe a dita IA (inteligencia artificial) :)
Quanto á escolha das peças, de certeza q aqui encontras toda a ajuda possivel! Quanto a duvidas sobre montagem, tb encontras ajuda, mas segue o meu conselho, é preferivel primeiro veres um pc a ser montado de raíz (acompanhar todos os passos) e depois se tiveres percebido alguma coisa, avançares e tentares montar o teu. Uma coisa é a teoria outra é a prática. Eu ando a estudar Eng.Civil, já tenho muitos conhecimentos sobre esta área mas é tudo teorico. Eu acho q inda n era capaz de projetar uns simples anexos, quanto mais uma casa, percebes a diferença!!!
N existe nenhum livro q te ensine a prática, até pq é um paradoxo ..... aprender prática num manual ???? :roll: wft???? cof*cof
Eu até hoje, inda so mudei ram, placa gráfica eh eh!!! Á uns tempos n fui capaz de montar uma nova fonte de alimentação, teve de ir pa loja, eu até percebo qq coisa de hardware mas prática n tenho nenhuma
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Snake » Terça Dez 17, 2002 19:24

O Stu3s tem razao... teorica podes aprender em diversas pages nomeadamente neste forum (acredita nos foruns aprende-s mm MT). Agr a teorica ja n e assim tao simples, antes de ter visto alg montar 1 pc, pensava k akilo era mt complicado, mas dps de ver 1 ou 2 xs pcs a serem montados apercebi-m k n era assim tao complicado (pa kem ja tiver visto) dps tentei montar c alg k ja sabai a observar o k eu fazia para m poder corrigir no caso de eu fazer alg de errado. Dps disto comecei a monstar pcs e agr n axo grande dificuldade, mas n t aconcelho seker a tentares visto k peça pergunta inicial k fizes-t os teus conhecimentos a nivel de hardware é mm mt basico.

Se tiver oportunidade tenta observar algs pcs a serem montados, vais ver k aprendes num instante! mas 1º aconcelho-t a saberes o teorico (pages de hardware ha por ai a pontape :P)... kk kestao podes postar por aki k o ppl esclarece-t :)
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 14, 2002 3:53

Mensagempor Little_Horn » Quarta Dez 18, 2002 10:23

Fica atento às revistas de informática, k volta e meia elas publicam artigos sobre a montagem de PCs.

Montar um PC é bastante fácil. Algo k te pode ajudar muito é olhares para dentro dum, nem que seja velho, visto que a base de um computador mantêve-se ao longo dos tempos.

Regra geral, todos os componentes de um PC só podem encaixar num local, e de uma determinada maneira.

Lógico que teres um conhecimento mínimo teórico de onde se encaixa cada peça ajuda muito, mas é mt fácil...

Tive uma amigo meu k montou um computador sozinho e nunca sequer tinha tido um computador!!!

Basta que leias os manuais e uses o bom censo.

Mas seja como for, acho k n deves arriscar como ele. Fica atento às revistas... :)
Little_Horn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 24, 2002 12:31

Mensagempor Trajan » Quarta Dez 18, 2002 23:50

Concordo plenamente com o little_horn...fica atento às revistas porque estas explicam de forma clara a assemblagem de cada tipo de peça e muitas vezes periodicamente fazem nºs relacionados com o tema e abordam o assunto de forma bastante básica e compreensível.
Os livros da FCA sobre hardware são bons mas têm de ser complementados com outro tipo de conhecimentos que já tenhas adquirido. Por fim a net é sempre uma fonte inesgotável de informação e encontras facilmente vários sites que abordam o assunto.
Trajan
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 10, 2002 21:08

Mensagempor Trajan » Quarta Dez 18, 2002 23:51

O facto de te interessares significa que estás no bom caminho...;-)
Trajan
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 10, 2002 21:08

Mensagempor Unregistered » Segunda Jan 06, 2003 1:39

Infelizmente estás, como quase todos nós em Portugal, limitado às revistas nacionais para ires aprendendo alguma coisa. Se te deres bem com a língua inglesa procura a revista "PC UPGRADE", traz todos os bimestres um guia passo a passo de como montar um pc.

Além disso podes abrir o teu pc e ficar a olhar lá para dentro tentando identificar as peças, é um bom começo.

Se estás interessado em montar um pc essa seria uma óptima forma de te famializares com o hardware, já que o hardware é a parte física nada como mexer e tocar né?

Se estiveres disposto vai a uma loja de electrónica e compra uma pulseira anti-estática (2metros de cabo deve chegar) e não comeces a montar nada se estiveres a pisar alcatifa ou outro material sintético.

Arranja um espaço amplo onde ninguem te chateie e seja livre de poeiras, que tenha uma mesa grande onde possas manter os componentes.

Agora, vais precisar de:

Caixa (que vai proteger e manter arrumadinhos os componentes)

Fonte de alimentação (para dar energia aos componentes)

Placa Principal (a base do pc onde vais ligar todos os componentes)

Processador (o coração do pc)

Dissapador ("dissipa a dor" do coração, quer dizer o calor do processador)

Memória (é precisa e vem em módulos de diferentes tipos)

Disco Rígido ( onde vais ter o SO e todos os teus ficheiros e programas)

Gravador de CD (Não vais querer passar sem um)

Placa gráfica (interface entre a máquina e o monitor)

Placa de som (pois)

Monitor (Para perceberes os zeros e uns que voam lá dentro)

Teclado (Para teclares)

Rato (Roedor comum)

Boa sorte!
spectrum ZX 48k forever!
Unregistered
Novato
Novato

Registado: Quinta Jan 02, 2003 19:40

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes