Ad Hoc Wireless Connection

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ad Hoc Wireless Connection

Mensagempor Phoenix » Sábado Jan 24, 2004 18:15

Como vou precisar disto quando tiver o portátil, achei que podia ser do interesse de todos este artigo:

Link: http://www.microsoft.com/windowsxp/expe ... pril08.asp

I’ve received many inquiries from Windows XP residential users asking how to wirelessly network a second or third computer without the expense of a wireless router or a router and a stand-alone wireless access point (WAP). Building an ad hoc 802.11b wireless network using the graphical user interface in Windows XP takes just a few minutes. Because it’s powered by wireless zero configuration, you won’t need to run a single cable or hunt for an electrical outlet! Add Internet Connection Sharing on the host computer and all connected computers will be surfing the net wirelessly in no time at all.

Explica passo a passo como partilhar a internet através de wireless, sem ser preciso access point/router, usando o modo "Ad Hoc". 8)

A única desvantagem é que se o(s) computador(es) com ligação directa à internet sairem da rede/estiverem desligados, já não há Internet pra ninguém... :(

Contudo é uma solução fácil e barata se necessitarem de comunicar/partilhar internet através de wireless, sabendo que o PC com acesso directo à net vai estar ligado durante o tempo que precisam... :roll:

Leiam o artigo, é fácil de compreender e pode ser de grande ajuda se quiserem usufruir do wireless sem estar já a investir em modems/acess points wireless que custam balúrdios! 8O
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor Tretabyte » Sábado Jan 24, 2004 22:15

BOas,
no fim sai bem mais barato comprar 1 router do ke estar com essas dores de cabeca, montar a rede em ad-hoc nem sempre é tao facil como dizem.
btw os routers na ebay estao a comprar-se bem baratos (ainda a 2 dias atras mandei vir 4 d-links)

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Phoenix » Domingo Jan 25, 2004 0:52

No meu caso, não tenho problemas porque o desktop vai estar grande parte do tempo ligado, o meu irmão utiliza-o muito.

Assim poupo umas coroas... meter a placa PCI no desktop fica-me por menos de 50 euros e já é 802.11g (é uma MSI...).
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Domingo Jan 25, 2004 14:01

Boas,
recomendo-te usares norma b e nao g.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor fifa_x » Domingo Jan 25, 2004 21:22

Tretabyte Escreveu:BOas,
no fim sai bem mais barato comprar 1 router do ke estar com essas dores de cabeca, montar a rede em ad-hoc nem sempre é tao facil como dizem.
btw os routers na ebay estao a comprar-se bem baratos (ainda a 2 dias atras mandei vir 4 d-links)

sem mais
Tretabyte

Tb concordo com a opçao do router...ca em casa tinhamos um servidor (a rede nao era wireless) mas ja era velhote e tava sp a dar problemas...alem do mais acabou por keimar a fonte de alimentaçao...como comprei portatil e iamos comprar router, optou-se pelo wireless...o router pode ser um pouco xato ao inicio pa configurar, mas perdendo um pouco de tempo, aprende-se a funcionar com o bixaroco num instante...Ja agora router k ta ca em casa custou a volta de 80 €.
fifa_x
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 15, 2003 16:10

Mensagempor Phoenix » Domingo Jan 25, 2004 21:55

fifa_x Escreveu:
Tretabyte Escreveu:BOas,

sem mais
Tretabyte

Tb concordo com a opçao do router...ca em casa tinhamos um servidor (a rede nao era wireless) mas ja era velhote e tava sp a dar problemas...alem do mais acabou por keimar a fonte de alimentaçao...como comprei portatil e iamos comprar router, optou-se pelo wireless...o router pode ser um pouco xato ao inicio pa configurar, mas perdendo um pouco de tempo, aprende-se a funcionar com o bixaroco num instante...Ja agora router k ta ca em casa custou a volta de 80 €.

Exacto, mas vou primeiro experimentar assim, desta forma. Se mais tarde chegar à conclusão que funcionaria melhor de outra maneira, vejo qual é o orçamento necessário e se der, muda-se...

Já agora, porquê usar a norma b e não a g?!? Se as placas suportam ambas a norma g... :?
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Domingo Jan 25, 2004 23:32

Boas,
ok se ja tens placas g usa o g agora muito possivelmente vais nao ter os 54mbps que supostamente as placas dao mas vais ter quase sempre uma velocidade bastante inferior e muito oscilatoria, o sistema g é muito menos potente a nivel de estabilidade e potencia de sinal que a normal b, para agravar, pelo ke sei muitos poucos sao os equipamentos G que ja trazem a normal final, a maior parte ainda tras 1 das versoes draft da norma.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Phoenix » Sábado Jan 31, 2004 21:45

Realmente, a cofiguração do modo "ad-hoc" é um bicho de 7 cabeças...

Já experimentei de tudo, mas não consigo pôr isto a funcionar... A tipa Expert da Microsoft não percebe nada disto!

Há aqui alguém que use o modo ad-hoc que não se importe de colocar aqui um tutorial (link ou próprio) para conseguir ligar dois PCs com placas wireless em ad-hoc mode? Please, é que já me estou a passar com isto! Pensei que os dois se iriam detectar automaticamente, mas afinal, parece que é preciso andar a configurar IPs e coisas do género... HELP! :(

Disseram-me que tinha executar nos dois PCs o assistente de rede doméstica. Executei, sehui os passos que lá indicava e nada... Depois tentei criar uma ligação sem fios de um para outro. Eles detectam-se, mas não há comunicação entre eles!

Depois tentei criar primeiro a ligação, e depois executar o assistente de rede doméstica, na esperança de que o Windows acabasse por configurar automaticamente esta *****!

Excusado será dizer que não consegui... :cry:

Se soubesse que era assim tão complicado, tinha optado por comprar uma caneta Bluetooth de 100m. O portátil já traz Bluetooth (zx5051), ortanto bastava colocar a caneta USB no desktop, fazer o "pairing" entre os dois, e já estava... A velocidade de transferência é menor (700Kbits/s -> 87KB/s), mas chegava perfeitamente e era muito menos complicado...
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Domingo Fev 01, 2004 15:49

Boas,
phoenix bom configurar ad-hoc a partida nao é muito complicado se tivermos a usar por exemplo 2 xp's, mas existem certas coisas que por vezes tornam a coisa mais complicada, o uso de 2 placas wireless diferentes muitas vezes tornam isto mais complicado, neste momento nao tenho tempo para estar a escrever o tutorial mas envia-me um PM sff com as coisas que ja fizeste e vamos combinar uma altura para estarmos os 2 ligados na net, com msn de preferencia eu vamos fazer as coisas passo a passo, em principio vai resultar agora temos de combinar uma altura conjunta ok?

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Phoenix » Domingo Fev 01, 2004 18:19

obrigado pela assistência, mas consegui!!!

O problema era das firewalls!!! Aquelas malditas estavam a impedir a ligação...

Já tenho net, impressora, e ficheiros!!! Espectacular! 8) 8) 8)

Vou jogar em LAN... Xau malta! E viva o wireless, o HP zx5051, e o Hardware.com.PT! :D
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LaMeR » Segunda Fev 02, 2004 2:36

Phoenix

Já agora podias deixar tu aqui um breve tutorial com os passos que tomaste para fazer a ligação! :wink:

Qual foi a placa que compraste?

Viva o HP zx5051, e o Hardware.com.PT! :lol:

Queremos um espaço para nós! Queremos um espaço para nós! :lol::lol:
LaMeR

| HP PAVILION ZX5051 | P4-3,06 | DVD+R/+RW | 15,4" LCD TFT WXGA | ATI MOBILITY Radeon 9600 64MB | 512 MB RAM |
LaMeR
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jan 27, 2004 21:33

Mensagempor jacques » Sábado Fev 07, 2004 1:59

Phoenix, faz lá ai um pequeno tutorial de como fizeste a ligacao, é q eu estou como tu estavas, á nora.

Tive a ver a pagina da bacana da microsoft, só q eu tenho um pequeno problema é q no desktop quando abro a janela da wireless network connections, nao me aparece a wireless networks!!!, por isso nao posso configurar uma nova ligacao.

Se puderes por aqui uns topicos de como tu fizeste era muito fixe.

Obrigado e fica bem
jacques
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 01, 2003 13:12

Mensagempor Phoenix » Sábado Fev 07, 2004 13:01

jacques Escreveu:Phoenix, faz lá ai um pequeno tutorial de como fizeste a ligacao, é q eu estou como tu estavas, á nora.

Tive a ver a pagina da bacana da microsoft, só q eu tenho um pequeno problema é q no desktop quando abro a janela da wireless network connections, nao me aparece a wireless networks!!!, por isso nao posso configurar uma nova ligacao.

Se puderes por aqui uns topicos de como tu fizeste era muito fixe.

Obrigado e fica bem

O desktop sofreu um ligeiro upgrade, quando comprei o portátil. A placa wireless já vinha instalada. Segundo o meu irmão me disse (foi ele que criou e configurou a ligação), a ligação sem fios tem de aparecer junto à tua ligação à net, na janela de ligações disponíveis. Aparece com um "X" vermelho, a indicar que não está a aceder a nenhuma rede.

1º certifica-te de que os drivers da placa wireless no desktop foram bem instalados, e que o Windows reconhece a placa (no Gestor de Dispositivos).

2º Desactiva as firewalls! Por não ter feito isto estive dois dias com os nervos à flor da pele, a perguntar-me porque raio aquilo não funcionava!

3º No desktop, nas propriedades da ligação sem fios, desactiva a opção "deixar que o Windows controle a ligação sem fios". Tens de controlá-la a partir do utilitário que a placa vai instalar junto com os drivers (a minha é uma MSI, pode ser que seja diferente noutros casos).

4º Cria uma rede sem fios, através do utilitário. Não te esqueças de especificar que é ad-hoc, e se quiseres, configura logo o WEP (encriptação dos dados). Selecciona WEP, põe uma chave de 5 caracteres, não ponhas "partilhado", e o índice da chave tem de ser o mesmo no desktop e no portátil. Como no meu portátil só dava a partir do 1, tive de escolher 1 também no desktop.

5º No portátil, acede às propriedades da ligação wireless, e no segundo separador carrega em "actualizar". Se tudo correu bem na configuração do desktop, deverá aparecer a ligação que criaste. Não mexas em nada! Fecha as propriedades, e deverá aparecer um pop-up balloon a dizer que existem ligações sem fios disponíveis. Carrega no balloon, escolhe a ligação e digita a password, e outra vez pra confirmar. Se aparecer outro popu-up balloon a dizer que estás "ligado a xxxxxxx, qualidade de ligação: Excelente", então deverá estar tudo a funcionar.

6º No desktop, acede às propriedades da tua ligação à net, e no último separador, escolhe "Partilhar a ligação com outros utilizadores". Para evitar trabalhos, deixa que o Windows guarde a tua password de acesso à net, senão sempre que quiseres ligar à net no portátil, tens de estar sempre a pôr password. A mim incomoda-me, no teu caso até pode ser que nao...

7º Abre o Internet Explorer, no portátil. Se conseguires aceder à net, então está tudo ok.

8º Partilha de ficheiros, impressoras, etc: Tens de criar uma rede com a ajuda do "assistente de rede doméstica". Nota: o nome do grupo de trabalho tem de ser o mesmo no portátil e no desktop! Cria primeiro no desktop, segue as instruções, e no final, quando estiveres a reiniciar o desktop, começa o assistente no portátil. Reinicia o portátil.

Supostamente, no final destes passos todos, terás não só partilha de internet, como também de ficheiros (tens de definir quais as pastas a partilhar, nas propriedades de cada uma, ou até de uma drive, se te der mais jeito), e qualquer dispositivo que esteja anexado ao desktop/portátil.

Qualquer dúvida, coloca aqui ou manda-me um PM, que depois de resolvido actualizo esta amostra de tutorial"...

Boa sorte, e acima de tudo, tem paciência! Eu tive de tomar calmantes e tudo, e quem acabou por configurar a rede foi o meu irmão, quando suspeitou que o problema poderia estar nas firewalls e em configurar a ligação sem fios pelo Windows, em vez do utilitário... Pequenos details, que podem dar cabo da paciência de qualquer um, especialmente quando na loja nos dizem que basta ligar o desktop, depois o portátil, e PUFF! Fez-se a ligação sem fios!! :roll:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Sábado Fev 07, 2004 23:01

Boas,
muito bom tutorial, gostei sim senhora.

sem mais
Tretabyte

ps: nao keres ir postar isto no forum do wireless?
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor João Silva » Domingo Fev 08, 2004 0:42

Não percebo porque no tutorial dizes "não ponhas partilhado". Segundo o que estive a ler no manual da minha Dlink DWL-G520+ é precisamente o contrário para se ter mais segurança.

"Authorization mode – choose one of the following modes:
Open Authentication – communicates the key across the
network
Shared Authentication – allows communication only with other
devices with identical WEP settings
Auto – will automatically adjust to the Authentication mode of the
wireless client" Retirado do manual da Dlink DWL-G520+
João Silva
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 29, 2003 14:52

Próximo