[H.C.P] Pro Edition? Why not?

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

HCP PRO?

No WAY!
24
33%
YES WAY!
48
67%

Total de votos : 72

Mensagempor LuisFilipe » Quinta Out 27, 2005 10:55

PapaGigas Escreveu:... as secções já existentes manteriam-se inalteráveis.. sendo tranferidas para essas novas secções as threads de maior valor (valorizando desta forma a contribuição de todos).. passando a ter threads de valor.. em vez de "spam".. LOL..
Não sei se concordo com essas passagens.

Então eu não posto postar nesse 'cantinho' mas se postar algo com interesse passa para o 'cantinho' ?

Não acho correcto mas vocês é que sabem...

Então para isso dêem privilégios a uns quantos para copiarem os ‘treads’ mais interessantes para uma ou mais secções reservadas, aproveitando para os limpar.
Aí sim depois de muito trabalho poderemos começar a criticar fortemente o pessoal que coloca perguntas repetitivas.
Alerto no entanto que só com muita organização se evitam perguntas menores.

Isto para além da criação de uma ou mais secções exclusivas dos seus membros.

Com respeito ás estrelas acho que só o autor do tópico deve poder avaliar as respostas a esse tópico, evitando assim algumas vinganças e escaramuças, visto que o autor é o principal interessado nas respostas que lhe dão.

Desculpem se tenho levado este tema mais na desportiva e mesmo se consideram uma intrusão da minha parte neste tema.
(este 'tread' bate o 'record' de respostas longas... 8O )
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor gimbras » Quinta Out 27, 2005 11:34

Luis Filipe: acho que é ao contrario, as threads de maior valor no HCP PRO quando concluidas é que eram transferidas pro HCP normal. MAs tmb como o fórum está visivel a todos não é mto necessario.

Desculpem se tenho levado este tema mais na desportiva e mesmo se consideram uma intrusão da minha parte neste tema.

BNão fazes parte do HCP? Então tens todo o direito de opinar neste tópico, qual intrusão man, qual quê? ;) Isso é auto-discriminação :lol:

Eu continuo a pensar que esse sub-fórum n é nada discriminatório. Primeiro pq podem haver eleições para se escolher quem merece entrar, com todos os membros do HCP a votar nos candidatos e a serem candidatos.

Podem até se fazer testes de conhecimentos [medida impopular - OK é só uma ideia] com várias pergunas difíceis a ver se os candidatos têm conhecimentos para entrar, isto para quem n se tem a certeza que possa entrar. Além disso pode até ser divertido e dar alguma movimentação ao fórum. Tal como o concurso de aniversario, um concurso de conhecimentos teria como prémio a entrada sem restrições nesse sub-fórum.

Continuo... why not?

Não vai tirar nada ao HCP normal, os gurus que lá participam continuarão como por exemplo o xôr Hideal que continua a participar normalmente.

É assim nos primórdios da troca da informação haviam trocas de ideias e conhecimentos entre os mais literados (membros do clero - únicos com acesso aos livros), dps abriu-se o conhecimento às universidades (Coimbra foi das primeiras, como sabem :) ) mas as várias univs. europeias trocavam conhecimentos e livros. Isso era discriminatório? O povo só não tinha acesso a esse conhecimento pq nao sabia ler, mas nao quer dizer que nao o pudesse ter.

Ou seja, nesse espaço de troca de info entre os mais cultos (sem parar para explicar e ensinar os básicos aos mais novatos - quer queiramos, quer nao perde-se algum tempo) surgiam novas descobertas que mais tarde seriam reveladas e expostas sobre a forma de livros.
Volto a afirmar que eu não entraria nesse espaço, porque mal sei ligar o PC e estaria sempre a interromper a fazer perguntas do tipo: "WAN, ké isso?" Sou um novato. O meu número de posts são posts na Conversa da Treta contabilizados sem o admin saber

Neste caso, o cantinho, o HCP PRO, ou outro nome, serviria como biblioteca, laboratório, etc etc dali surgiriam troca de info, quem sabe tutoriais. Os membros normais leriam sem interromper e quaisquer duvidas colocavam no HCP normal para serem explicadas, para eles aprenderem os básicos e mais tarde entrarem no "cantinho".

Não é discriminatório é simplesmente uma forma de todos crescermos e desejarmos melhorar e saber mais para estar dentro desse "cantinho" a debater cenas com importância.

Não sou mais que os outros, nem os gurus o são, eu sou não-guru, n entendam isto como discriminatório nem como arrogante até pq sou eu membro do HCP normal e gajo com pcs conhecimentos a propor esta ideia.
Se fosse guru aí sim poderiam ter razão em achar-me arrogante.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor nelugo » Quinta Out 27, 2005 18:48

Continuando o meu post anterior:
- O pessoal podia incentivar a que não se colocassem post's evitaveis ou repetidos(atraves de umas pesquisas no google e no forum).

- Há que ver o tempo das coisas:
Penso que quem anda nestas coisas da net e computadores serao os primeiros a ter descoberto o fórum e em principio serão esses que percebem mais de informatica.
Nos ultimos tempos quem tera entrado serão na sua maioria novatos. Dai é natural que haja menos topicos "interessantes". Agora, mais do que nunca não deviamos desistir e ensinar o pessoal novato (não estou dizer que o faço).
Acredito que daqui a um ou dois anos a qualidade volte a subir a media que uns aprendem com os outros.

- Qualquer pessoa, independentemente do nivel de participação no forum pode fazer post's de altissima qualidade: Basta que tenha as fontes correctas. Mediante umas pesquisas na net qualquer um pode ter uma resposta válida.

- Vejam o que se passa no caso de foruns como o do baboo. Todos os dias tem mais e mais gente nova a postar e nem por isso o pessoal desiste e ainda assim é um forum com participantes de altissimo nivel.
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor gimbras » Quinta Out 27, 2005 19:49

"Agora, mais do que nunca não deviamos desistir e ensinar o pessoal novato (não estou dizer que o faço).
Acredito que daqui a um ou dois anos a qualidade volte a subir a media que uns aprendem com os outros."

Mas como entrm sempre pessoal novo a uma velocidade impressionante (devido à pub?), culturizá-los torna-se praticamente impossivel.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Out 27, 2005 20:05

Mas aqui vai alguem desistir de ensinar o pessoal ? É só uma pequeno sub forum para ter uma conversa mais tecnica em vez de uma conversa mais a brincar. Os membros desse sub forum continuaram a postar no forum normal.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor alexey78 » Quinta Out 27, 2005 20:23

O Stu3s tem razão no que disse... em tudo, se querem perguntas/posts com mais qualidade, porque é que os gurus e os expert não as fazem? Tão à espera que seja um novato, que não percebe nada disto, que as faça? Sejam humildes e ajudem-se, isso é o que eu digo...

Já agora, e porque foi aqui referido e bem referido, quanto a mim, uma palavra de apreço ao Hideal, ele k tem estado sempre com os que não sabem tanto, a ajudar, a responder, etc., os outros gurus e expert que ponham os olhos nele.

Isto era como na escola fazerem turmas de espertos e de burros, ia ser muito engraçado, não? Mais uma vez, criem tópicos com qualidade, já que sabem tanto...

Um abraço a todos :wink:
alexey78
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 31, 2005 19:42

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Out 27, 2005 21:17

Isto era como na escola fazerem turmas de espertos e de burros, ia ser muito engraçado, não? Mais uma vez, criem tópicos com qualidade, já que sabem tanto...

Os mais espertos ia discutir assuntos interresantes, e o mais "burros" iriam lutar para aprender com os mais espertos, neste caso Google ;) ... como viste, tinha solução.

Há muitos gurus, tirando um ou outros, quase todos tem áreas um pouco diferentes de conhecimento.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor gimbras » Quinta Out 27, 2005 22:50

Speed Dragon Escreveu:Mas aqui vai alguem desistir de ensinar o pessoal ? É só uma pequeno sub forum para ter uma conversa mais tecnica em vez de uma conversa mais a brincar. Os membros desse sub forum continuaram a postar no forum normal.

Exactamente se existe um espaço para conversa da treta (k em breve poderá ser remodelado para conversa ainda mais sem nexo e spam), pq "raio" nao pode haver um sub-forum para conversa séria sobre o tema do HCP? Além de que vai existir um para conversa mais interessante sobre todos os assuntos menos hardware.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor HidEaL » Quinta Out 27, 2005 23:58

Não querendo exceder limites na minha taxa de basófia :lol:, mas em resposta a alguns elogios (que agradeço :oops:) à minha prestação no fórum, tenho a dizer o seguinte:

Apesar de ter sido eleito Guru, a minha participação continua como sempre esteve, nem a mais nem a menos. Agora, há um ponto que quero frisar: Eu só cá ando assiduamente porque, apesar de ter concluído o 12ºano de uma forma menos má (média de secundário de 160), os exames correram-me muito mal nas específicas, e portanto, chegou à altura de saber as colocações para a faculdade e... Não Colocado. Então, tenho neste preciso momento apenas a ocupação de 2 disciplinas específicas, e permite-me estar aqui com regularidade.

Com isto quero não só explicar porque é que eu estou cá com regularidade, mas também porque é que não se encontram tantas vezes os membros mais reputados no fórum. Passo a explicar: eu, por mero acaso, posso estar aqui mais tempo, mas também poderia não o estar, por ocupações pessoais que eventualmente surgiriam (entrada na faculdade, no meu caso). Os restantes membros de mais reputação terão certamente também as suas ocupações e não podem estar sempre aqui, ou pelo menos mais assiduamente, como em outros tempos estiveram.

Agora, mais voltado para o real assunto do tópico (que tem também a ver com o que falei acima, ou seja, das responsabilidades e ocupações que impedem, ou não, certos membros de comparecerem mais vezes):

gimbras Escreveu:Eu continuo a pensar que esse sub-fórum n é nada discriminatório. Primeiro pq podem haver eleições para se escolher quem merece entrar, com todos os membros do HCP a votar nos candidatos e a serem candidatos.

Eleições e votos?.. Bem, acho que da mesma maneira que certos membros não iriam poder tomar participação no novo subfórum (chamemos-lhe assim por enquanto) por inexperiencia, falta de conhecimentos, n00bice e spam no geral, quem então é que iria votar? Também só os mais reputados? E quem iria decidir quem teria o direito de voto?... Bem, já estamos a andar em círculos, não?

gimbras Escreveu:Podem até se fazer testes de conhecimentos [medida impopular - OK é só uma ideia] com várias pergunas difíceis a ver se os candidatos têm conhecimentos para entrar, isto para quem n se tem a certeza que possa entrar. Além disso pode até ser divertido e dar alguma movimentação ao fórum. Tal como o concurso de aniversario, um concurso de conhecimentos teria como prémio a entrada sem restrições nesse sub-fórum.

Uiii... Medida impopular é certinho, e ainda bem que o reconheces :) Escuso de dizer porquê, acho eu.

gimbras Escreveu:Continuo... why not?

Não vai tirar nada ao HCP normal, os gurus que lá participam continuarão como por exemplo o xôr Hideal que continua a participar normalmente.

Não só eu, como toda a gente (gurus ou não) vai continuar a participar normalmente em qualquer secção do fórum.
O "problema" aqui é o seguinte: De que maneira (executável) é que o novo subfórum vai evitar ou corrigir "problemas" como a pouca presença dos gurus, afluência de pessoal (normalmente mais novo e com bastante tempo entre mãos) para spammar e mandar postas sem fundamento, e outros problemas que muitos dos membros a favor da criacção deste subfórum indicaram?

Já estou como o alfatek:
alfatek Escreveu:Mas sobre o HCP PRO: é isso que melhora o forum? é por causa disso que os gurus n vêm cá?

eu sinceramente acho que os gurus não vêm por não terem tempo para isso, coisas da sua vida pessoal. Acho que a qualidade do forum não desceu assim tanto que "espante" os gurus... a qualidade acho que está igual, a quantidade de msgs "spam" é que pode ter subido porque a quantd de membros tmb subiu.

E ainda acrescento: Se os spammers e n00bz incomodam tanto, bem como posts sem fundamento, porque é que se há de dar trela..? Tive esta mesma conversa inclusivé com o Papagigas via msn... Se alguem põe um post só mesmo para mandar flames e mandar uma real posta, sem qualquer fundamento no que diz, essa opinião, quanto a mim, não tem valor. Todas as opiniões são bem vindas em todo o lado, desde que fundamentadas, não é "porque sim" e mais nada.
Temos o exemplo deste tópico indicado pelo Papagigas (é de facto um bom exemplo):
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=23677
Sem qualquer fundamento aos comentários inúteis, estes não têm grande validade... Ou têm? Acho que não... Daí que o meu conselho é que se marimbem nisso e respondam a tópicos/posts que valham a pena, feitos com bom-senso, educação, e diga-se de passagem, com um mínimo de apresentação escrita (que ás vezes até dói).
Resumindo, só deixam a qualidade descer se quiserem... Mas isso digo eu (que sou também da opinião de que a qualidade não "desceu"... digamos antes que se alterou um pouco).

Nukke Escreveu:Só um aparte: não tenho vindo ao fórum. Não concordo que o site seja o principal... talvez fosse essa a ideia principal, mas quer queiramos quer não, o site não é um site de referência a nível de reviews, pois os conteúdos são escassos. O que não impede que o fórum assuma esse papel, um papel de ajudar quem precisa e discutir hardware, e também software. Muita gente fica semanas sem ir ao site (eu inclusivé).

É bem verdade... O site pode ser a fonte principal de todo o projecto HCP mas o que é certo é que o fórum é grande e cresce cada vez mais, enquanto que o site não marcha na mesma proporção.
Aproveito para deixar aqui, como sugestão, a eventualidade de a Boxshop fornecer material para reviews. Até acho que esse não seria o maior dos problemas, mas sim o editor/reviewer (talvez até alguém dentro da Boxshop, já que eles trabalham com os produtos no dia-a-dia e é mesmo o trabalho deles, enquanto que o HCP é um projecto não financiado, julgo). Só isto acho que já traria algum movimento extra ao site.

gimbras Escreveu:Exactamente se existe um espaço para conversa da treta (k em breve poderá ser remodelado para conversa ainda mais sem nexo e spam), pq "raio" nao pode haver um sub-forum para conversa séria sobre o tema do HCP? Além de que vai existir um para conversa mais interessante sobre todos os assuntos menos hardware

Então mas não é com essa finalidade (conversa séria sobre o tema do HCP) que existe todo o fórum do HCP?.. Esta acho que não entendi bem :roll: Agradecia que explicasses melhor o sentido desse parágrafo. :oops:

Bom, já me alonguei demais :oops:, mas quis deixar bem clara a minha opinião, também para que talvez a possa mudar, com argumentos das partes a favor da criação desta secção que se tem vindo a falar... Mas ainda não estou a ver vantagens claras, só estou a ver mais encargos :roll:

Desculpem o tamanho do post.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor gimbras » Sexta Out 28, 2005 0:58

HidEaL Escreveu:
gimbras Escreveu:Eu continuo a pensar que esse sub-fórum n é nada discriminatório. Primeiro pq podem haver eleições para se escolher quem merece entrar, com todos os membros do HCP a votar nos candidatos e a serem candidatos.

Eleições e votos?.. Bem, acho que da mesma maneira que certos membros não iriam poder tomar participação no novo subfórum (chamemos-lhe assim por enquanto) por inexperiencia, falta de conhecimentos, n00bice e spam no geral, quem então é que iria votar? Também só os mais reputados? E quem iria decidir quem teria o direito de voto?... Bem, já estamos a andar em círculos, não?

Bom tal como podem ou não existir votações (por acaso nao ha) para eleger gurus no HCP normal com todos os membros a votarem (novatos, velhacos e gurus) abrir-se-iam tópico de votações para eleger certos membros que passariam a ter acesso ao novo subforum. Isto para as pessoas não dizerem "ah e tal ele foi eleito pq era amigo dos mods".
Eu disse isso mmo quem votava seriam TODOS os membros, TODOS.

HidEaL Escreveu:
gimbras Escreveu:Podem até se fazer testes de conhecimentos [medida impopular - OK é só uma ideia] com várias pergunas difíceis a ver se os candidatos têm conhecimentos para entrar, isto para quem n se tem a certeza que possa entrar. Além disso pode até ser divertido e dar alguma movimentação ao fórum. Tal como o concurso de aniversario, um concurso de conhecimentos teria como prémio a entrada sem restrições nesse sub-fórum.

Uiii... Medida impopular é certinho, e ainda bem que o reconheces :) Escuso de dizer porquê, acho eu.

Ok, por um lado é impopular, por outro é tao discriminatória ou selectiva como escolher o vencedor do concurso de aniversário.
Quem estudar passa, quem fizer o melhor cartão de parabéns vence o concurso de aniversario.

HidEaL Escreveu:O "problema" aqui é o seguinte: De que maneira (executável) é que o novo subfórum vai evitar ou corrigir "problemas" como a pouca presença dos gurus

Como nao eu mas os proprios gurus disseram: n vêm por falta de tempo e no pouco q vêm n têm...tempo para visitar tópicos repetidos que já se cansaram de responder.

Ou seja o tempo é pouco, mas se não houver interesse, ainda menor se torna. Pq n querem perder mais ... tempo... em coisas inuteis no pouco tempo livre que têm.

Como eu digo "qdo se corre por gosto, arranja-se tempo para tudo". Se nao houver interesses novos no HCP outros hobbies monopolizarão os poucos tempos livres.

HidEaL Escreveu:.. afluência de pessoal (normalmente mais novo e com bastante tempo entre mãos) para spammar e mandar postas sem fundamento, e outros problemas que muitos dos membros a favor da criacção deste subfórum indicaram?

Então se o acesso ao novo subforum é vedado e restrito essas questões não se colocam, pq lá só entra quem n spammar, malta menos recente no fórum, e com posts fundamentados.
É essa mesma a intenção do novo subforum: filtrar.

Porque com a enorme afluência de novos membros há de tudo como na farmácia e estar a educar e a pedir que respeitem as regras todos os dias a novos membros, vezes e vezes sem conta, cansa e faz perder tempo útil para o debate inteligente e profeituoso.

Epá em tudo na vida temos de filtrar, se é bom ou mau, é outro assunto. Quem provar que merece entrar entra.

HidEaL Escreveu:Daí que o meu conselho é que se marimbem nisso e respondam a tópicos/posts que valham a pena, feitos com bom-senso, educação, e diga-se de passagem, com um mínimo de apresentação escrita (que ás vezes até dói).
Resumindo, só deixam a qualidade descer se quiserem... Mas isso digo eu (que sou também da opinião de que a qualidade não "desceu"... digamos antes que se alterou um pouco).

Pode ter-se mantido, mas o objectivo é criar um espaço onde seja mais elevado, e continue a crescer ainda mais. E talvez puxar pelas orelhas ao HCP normal fazendo-o tentar crescer para chegar aos patamares do novo subforum.

HidEaL Escreveu:
gimbras Escreveu:Exactamente se existe um espaço para conversa da treta (k em breve poderá ser remodelado para conversa ainda mais sem nexo e spam), pq "raio" nao pode haver um sub-forum para conversa séria sobre o tema do HCP? Além de que vai existir um para conversa mais interessante sobre todos os assuntos menos hardware

Então mas não é com essa finalidade (conversa séria sobre o tema do HCP) que existe todo o fórum do HCP?.. Esta acho que não entendi bem :roll: Agradecia que explicasses melhor o sentido desse parágrafo. :oops:

Será essa finalidade? Se é não está a ser conseguida. Eu acho q até não é. Penso que o HCP é fórum de entre-ajuda para problemas com o PC e afins. Ajuda na escolha dos melhores componentes, melhores configurações, melhores máquinas, melhor sistema, melhores marcas. Ou seja tenta optimizar a nossa máquina ou a nossa futura máquina e afins.

É assim que eu vejo
E sim claro depois há assuntos de debate.

No novo subforum aí sim, seria puro debate sobre hardware e software entre membros da área ou de conhecimentos elevados.

Estive há pouco a falar com o stu3s a quem disse: q o objectivo seria criar um espaço até onde os profissionais portugueses ou lusófonos tivessem interesse de vir participar.

"raios" o meu objectivo é melhorar, é criar comunidades de interesse em Portugal como existem no estrangeiro. Porque é que temos de ser sempre os coitadinhos da Europa e do mundo.

Por que é que em Portugal nunca há congressos de profissionais de programação, de hardware, onde profissionais do ramo se juntam, conhecem, trocam ideias, negociam, crescem, inventam cenas, etc.

O novo subforum poderia juntar esses membros profissionais do ramo ou membros com conhecimento acima da média, ou acham que por mais generosos que sejam os profissionais do hardware e da informatica eles curtem vir cá responder a questões do dia comum? Penso que nao.
E de certo eles tmb querem trocar ideias com malta q viva a milhas d distancia e que n conheçam no territorio nacional.

Ou seja n é discriminar é assim HCP normal ---> questões básicas ou avançadas do uso diário dos computadores.

Novo subforum --> questões ainda mais avançadas, convivio etc.

O que eu disse sobre o Conversa da Treta (menos séria que o HCP) foi se existe um forum da treta pq nao um subforum de conversa ainda mais séria que o HCP?

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor scrat » Sexta Out 28, 2005 10:26

Na minha opinião, não me iria sentir bem num sitio, onde houvesse elitismo e é para essa situação que estão a caminhar.

Senão pensem um bocadinho, será que por existir um "espaço fechado" à intervenção da maioria dos users, os "gurus e os famosos" irão frequentar mais o forum?

Quantos gurus existem aqui no forum? 10?
Quantos famosos desapareceram aqui do forum? 10, 20?
Quantos users estão registados no forum? Até ao momento 7206.
Quem dá vida a um forum? Somos todos os registados.

As pessoas têm vida propria, por vezes não temos tempo para tudo o que queremos, portanto é normal existirem ausencias notadas de certos users.

Eu acho que o "cantinho" que querem fazer nascer ainda vai afastar mais users.

Hasta
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mar 21, 2004 0:22

Mensagempor gimbras » Sexta Out 28, 2005 10:36

Eu não acho. O "cantinho" não está permanentemente fechado pode entrar sempre mais gente. Não é um grupo de elite é um espaço onde se reunem a malta profissional ou com conhecimentos acima da média da maioria.

Tmb n posso entregar em congressos de medicina apesar de gostar da matéria e não os considero elites, são apenas mais cultos que eu. O que tenho de fazer é estudar e ser médico para poder frequentar os congressos.

Neste caso basta mostrar que se tem conhecimentos elevados para entrar no cantinho, ou pelo menos não interromper com perguntas laterais, ou bocas sem fundamentos, ou descambar para as flames.

Como o registo no HCP é grátis entra toda a gente, neste caso do novo subforum entra que mostrar que merece pelo seu comportamento no HCP normal. Isso não é elite é uma forma de preservar a conversa.

Mesmo eu não entrarei no novo subforum porque não tenho conhecimentos, mas se calhar posso lá estar pq m porto relativamente bem (há excepções). Mas mesmo que não entre quero lá saber que não tenha acesso. Nem tudo na net e na vida temos acesso pq é q agora temos de ter? O que mudou?

O HCP tem um subforum escondido onde so entra o admin e os mods? Isso é algum rupo de elite? Não. E aceitamos isso: sim.

Os donos do forum têm todo o direito de criar foruns q queiram e deixar entrar quem quiserem. Quem manda são eles.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor HidEaL » Sexta Out 28, 2005 14:00

gimbras Escreveu:Bom tal como podem ou não existir votações (por acaso nao ha) para eleger gurus no HCP normal com todos os membros a votarem (novatos, velhacos e gurus) abrir-se-iam tópico de votações para eleger certos membros que passariam a ter acesso ao novo subforum. Isto para as pessoas não dizerem "ah e tal ele foi eleito pq era amigo dos mods".
Eu disse isso mmo quem votava seriam TODOS os membros, TODOS.

Era aqui que eu queria que chegasses. Então vão-se abrir tópicos com votações para eleger o acesso a alguns membros, sendo que TODOS votam? Então mas nem todos têm os mesmos conhecimentos e experiência dentro do fórum... :roll: Estás a ver onde quero chegar? Não têm conhecimentos para o novo subfórum mas podem votar noutros como tendo alegados conhecimentos?..

gimbras Escreveu:Ok, por um lado é impopular, por outro é tao discriminatória ou selectiva como escolher o vencedor do concurso de aniversário.
Quem estudar passa, quem fizer o melhor cartão de parabéns vence o concurso de aniversario.

O concurso de aniversário é uma má analogia, penso eu, por ser isso mesmo: um concurso. Não me parece que esse método seja o ideal para selecção de candidatos à participação no novo subfórum. Aliás, no meu ponto de vista, o único método viável seria a escolha feita pela equipa de moderação e admin. Mas isto já é mais um ponto de vista pessoal do que outra coisa... Não quer dizer que não possam existir outros sistemas viáveis de "eleição".

gimbras Escreveu:Como nao eu mas os proprios gurus disseram: n vêm por falta de tempo e no pouco q vêm n têm...tempo para visitar tópicos repetidos que já se cansaram de responder.

Ou seja o tempo é pouco, mas se não houver interesse, ainda menor se torna. Pq n querem perder mais ... tempo... em coisas inuteis no pouco tempo livre que têm.

Como eu digo "qdo se corre por gosto, arranja-se tempo para tudo". Se nao houver interesses novos no HCP outros hobbies monopolizarão os poucos tempos livres.

Vou buscar o exemplo do [PT]CableGuy, que é, indiscutivelmente, dos membros com melhor atitude e conhecimentos neste fórum. De certeza que nos tópicos que lhe interessa responder e lhe agrada responder (pelo menos julgo ser assim), ele está lá com a sua participação de qualidade. Mai nada, e é assim que deve ser (IMHO, of course).
O objectivo do novo subfórum é criar mais assuntos de interesse? Óptimo. Mas porquê um subfórum? Será que criar focos de interesse e de discussão não é possível no HCP que temos? Não vejo ninguém fazê-lo... Porquê? Não têm vontade de o fazer com receio de spammers e n00bz que venham "estragar" o vosso tópico?.. Então assim, numa comunidade, nunca se faz nada.
Uma comunidade mais selecta ia evitar a invasão de tópicos por lammes/n00bs? Possivelmente. É das poucas vantagens que eu vejo... Mas, paradoxalmente, não vejo qual é o interesse se não participarem todos :roll:
Mais vale criarem logo um subfórum novo e chamar-lhe "Conversa Selecta"..

gimbras Escreveu:Porque com a enorme afluência de novos membros há de tudo como na farmácia e estar a educar e a pedir que respeitem as regras todos os dias a novos membros, vezes e vezes sem conta, cansa e faz perder tempo útil para o debate inteligente e profeituoso.

Cada vez que alguém se regista, aparece isto, em primeiríssimo lugar. Todos são avisados das regras logo à partida. Quem não as quiser ver e não as cumprir, tem que ser moderado. É para isso que serve a moderação. E já viram o que é moderar este fórum? É trabalhoso meus amigos... Eu sou moderador num outro fórum que não tem 1/10 do movimento deste e já é o que é, quanto mais este! Contra isso não se pode fazer nada e um novo subfórum não ajuda especialmente... A moderação tem de ser feita na mesma, e por isso somos todos moderadores, quando agimos conscientes das regras e lembramos, uma vez por outra, os users que não agirem conforme as regras, de que não estão em conformidade. Quando o desrespeito é excessivo, a moderação faz o seu trabalho mas "acentuadamente".

gimbras Escreveu:Epá em tudo na vida temos de filtrar, se é bom ou mau, é outro assunto. Quem provar que merece entrar entra.

Será que isso que disseste está englobado nos objectivos do HCP enquanto fonte de entre-ajuda e cooperação? Exemplo: Quando alguem não apto a participar no subfórum lê algo no dito subfórum (porque acho, e penso que independentemente de estar contra ou a favor, todos acham que os conteúdos devem estar acessíveis à leitura de todos) e tem uma dúvida acerca do assunto, deve colocá-la num outro fórum à parte. E aí tem de se responder a uma coisa num outro tópico e, em certos casos, repetidamente...

gimbras Escreveu:Pode ter-se mantido, mas o objectivo é criar um espaço onde seja mais elevado, e continue a crescer ainda mais. E talvez puxar pelas orelhas ao HCP normal fazendo-o tentar crescer para chegar aos patamares do novo subforum.

Na minha opinião, criar espaços para participação de elevada qualidade tem de ser feito SEMPRE. Quem tiver vontade de tentar elevar a qualidade do fórum fá-lo de bom grado, e a melhor maneira de o fazer é com uma participação correcta. Não há muito por onde fugir disto...

gimbras Escreveu:Estive há pouco a falar com o stu3s a quem disse: q o objectivo seria criar um espaço até onde os profissionais portugueses ou lusófonos tivessem interesse de vir participar.

"raios" o meu objectivo é melhorar, é criar comunidades de interesse em Portugal como existem no estrangeiro. Porque é que temos de ser sempre os coitadinhos da Europa e do mundo.

O novo subforum poderia juntar esses membros profissionais do ramo ou membros com conhecimento acima da média, ou acham que por mais generosos que sejam os profissionais do hardware e da informatica eles curtem vir cá responder a questões do dia comum? Penso que nao.
E de certo eles tmb querem trocar ideias com malta q viva a milhas d distancia e que n conheçam no territorio nacional.

Quanto a esses 3 parágrafos, não ha muito a dizer. Não é de todo má ideia, mas acho que para puxar mais profissionais da área ou mais entendidos e entusiastas, é preciso apostar, antes de mais, no site. Isso só é feito com a ajuda de todos com conteúdos úteis para o mesmo. (É certo que, da minha parte, não contribuo especialmente com artigos para o site, mas ver conteúdos vossos no site acho que é um bom incentivo à participação :))

gimbras Escreveu:O que eu disse sobre o Conversa da Treta (menos séria que o HCP) foi se existe um forum da treta pq nao um subforum de conversa ainda mais séria que o HCP?

Lá está. Cria-se uma conversa da treta selecta e está arrumado o assunto. A mim quer-me parecer que é um dos objectivos principais desde o início... Mas quem é que admitiria membros para este "private"? Um guru da treta talvez... :wink: Sei lá, é muito relativo.

gimbras Escreveu:O HCP tem um subforum escondido onde so entra o admin e os mods? Isso é algum rupo de elite? Não. E aceitamos isso: sim.

Isso não tem nada a ver... O tópico da administração/moderação não é (do que conheço no forum onde modero) propriamente um tópico dito "normal" no conteúdo que apresenta. É principalmente para assuntos da moderação e administração. Quem não é moderador e administrador, o que é que tem a ver com isso? Nem é colocado perante aceitação ou não, é assim que tem de ser e pronto :)
Já o novo subtópico, não teria nada a ver em termos de conteúdos e utilizadores, portanto, esse sim está passível de aceitação ou não aceitação.

Enfim, as minha (que sou só 1 no meio de mais de 7000 users) opinião está mais que dada... Espero é ler mais opiniões :)
Agora, e para finalizar outra enorme posta (pela qual peço desculpa outra vez :?) quero é deixar bem claro que não sou contra fazer a experiência de se criar este espaço, porque estar aqui a dizer que vai acontecer isto e aquilo... Bem, digamos em abono da verdade que nem sempre o "isto" e o "aquilo" estão correctos. Mas as opiniões dadas são sempre possíveis indícios do que pode acontecer.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Out 28, 2005 14:52

Perdoem-me por não ler os posts todos desta "thread" mas penso ter "percebido a ideia". :roll:
A meu ver , deveria de ser criada uma "nova secção" mas vocacionada para TUTORIAIS.
Essa "nova secção" deveria de ser acedida por todos e só poderiam adicionar informação a ela...alguns users.
Deveria de ser algo à imagem da secção de NOTICIAS que este forum já tem.
Desta forma , conseguiriamos facilitar a consulta e ao mesmo tempo "limpar/organizar" o forum.
Quero com isto dizer que concordo plenamente com o HidEaL e que não se deve criar um sub-forum.
Deve-se sim , criar um "página" com o intuito informativo , relativa a TUTORIAIS...para uma consulta mais fácil. :wink:

PS: Se o intuito é ajudar TODOS , porquê criar um sub-forum acessivel apenas por utilizadores "acima da média" ?
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor PsicoPete » Sexta Out 28, 2005 16:35

Até aqui mantive o meu silêncio pois queria ver no que isto ia dar antes de começar a dar a minha opinião. Mas penso que chegou a altura de me manifestar pois não posso "comer e calar" (leia-se esperar que os outros decidam por mim, se é que há algo a decidir...).

A ideia de um HCP Pro, sub-forum ou thread à parte (chamem-lhe o que quiserem) onde apenas alguns possam dar o seu contributo, é quanto a mim perfeitamente escusada e tende a desvirtuar o que aqui foi (e está a ser) construido por todos.

O HCP desde que o conheço sempre se caracterizou por ser um espaço onde até o Symbalino podia mandar o seu "bitate", e onde todos eram respeitados não pelo seu estauto presente no avatar (aprendiz, membro de prata, ouro........) mas simplesmente por serem membros... até ao dia em que passassem os limites. Era aqui que queria chegar - aos limites.

Todos nos sentimos um pouco incomodados quando dia após dia surgem cada vez mais posts repetidos até à exaustão, ou com conteúdos sem o mínimo interesse (nem mesmo para conversa de treta) ou onde as pessoas são mal educadas. Os limites entre o que deve ou não ser tolerado são ténues e obrigam a um elevado esforço dos moderadores (que inexplicavelmente também têm vida própria! :D) no sentido de lerem e moderarem tudo o que é escrito dia-a-dia. E olhem que é muito mesmo.

As regras da área "conversa da treta", por exemplo, também não ajudam a que se possa ser muito interventivo em termos de moderação. É de facto uma zona de conversa livre onde tudo, ou quase tudo, vale. Faz assim tanto sentido vir para aqui ter conversas de café sobre a anatomia das baratas? (Ab absurdo)
Para isso vão ao café e falem com os amigos que também faz falta apanhar ar... :?
Porque não criar regras mais restritivas para o "conversa da treta"? Sempre era menos um ou dois tópicos que tinha de ler sobre futebol...

Penso que para se minorar o efeito de aparecerem novos membros a cada minuto que passa e consequentes tópicos repetidos, se deviam apertar as malhas da moderação, passe isso por ter mais moderadores ou, como já disse noutro tópico, por criar um estatuto de pré-moderador que poderia moderar um tópico temporáriamente até à intervenção definitiva dos moderadores existentes.
Defendo também a atribuição de áreas especificas a cada moderador para evitar que todos se concentrem nos mesmos tópicos descurando assim alguns outros que passam incólumes.

Por fim e, agora sim, mais em relação ao HCP Pro, admito que se crie como disso o [PT]CableGuy, uma zona de Tuturiais mas ao contrário dele defendo que todos sejam livres de dar o seu contributo. Esse contributo podia era ter de ser revisto por um membro "sénior" (editor do HCP se quiserem) para poder ser disponibilizado, um pouco à semelhança do que se passa com os artigos do site. Alguém escreve, submete à apreciação do Alfatek e companhia e depois do OK deles o artigo é publicado.

Espero ajudar nas decisões que podem vir a ser tomadas. Espero honestamente que o Stautos Quo seja quebrado rápidamente, pois ao contrário do que alguns têm dito penso que o HCP tem vindo a perder qualidade para ganhar aos pontos na quantidade.

Cumps.
Pedro Costa
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

AnteriorPróximo

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes