novo isp móvel = zapp

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor SammySam » Sexta Out 28, 2005 22:41

acho que têm qlq coisa a ver com a licença de 3ª geração que os três operadores tiveram que pagar e a Zapp não, falo do 3G...
os oitros operadores (os mesmos 3) andam chateados com a zapp...
...e com a Anacom!

cumps
:lol:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor mordjinn » Sexta Out 28, 2005 23:52

Essa notícia foi basseada na do Jornal de Negócios e que por causa de um detalhe tirou todo o contexto. É apenas o acesso PTT (Push to talk)!

Aí vai uma versão mais completa:

TEK Escreveu:Anacom suspende serviço Zapp de comunicação de voz da Radiomóvel (alterada)

A Anacom publicou ontem ao final do dia uma deliberação de 20 de Outubro na qual determina que a Radiomóvel violou as regras do Plano Nacional de Numeração e ainda os regulamentos relativos à obrigatoriedade de restrição de serviços a grupos fechados. A decisão obriga à suspensão do serviço Zapp PPT, recentemente lançado, e abrange também a Jazztel (agora Ar Telecom) por cedência de uma gama de numeração geográfica à Radiomóvel.

A Radiomóvel está já a analisar a situação, pretendendo contestar a decisão da Anacom o mais rapidamente possível, afirmou João Barbosa, director geral da Radiomóvel. a empresa contesta a interpretação do regulador das comunicações e diz que esta suspensão, se avançar, terá um impacto muito forte no serviço.

O serviço Zapp PTT foi lançado em Maio de 2004 e funciona de forma semelhante ao serviço Walkie Talkie, permitindo realizar chamadas a nível nacional. De acordo com a decisão da Anacom, o serviço fica agora suspenso por um período máximo de 6 meses, devendo a Radiomóvel interditar desde já a oferta a novos clientes quando envolva o recurso a numeração geográfica.

Os actuais utilizadores do serviço serão também afectados por esta interdição já que a Anacom afirma que a Radiomóvel deverá suspender este serviço no prazo de 15 dias, devendo a informação ser comunicada aos clientes no prazo de três dias.

A decisão foi tomada "na sequência de uma acção de fiscalização ao funcionamento dos serviços que integram a oferta do serviço Zapp PTT pela Radiomóvel", refere a Anacom em comunicado, e abrange também a Jazztel (agora Ar Telecom) que fornecia à Radiomóvel a gama de números geográficos e o serviço de reencaminhamento de chamadas.

João Barbosa, director geral da Radiomóvel, garantiu ao TeK que a empresa considera que o Zapp PPT está a cumprir todas as regras, estando absolutamente legal. "A Anacom afirma, e escreve, que a Radiomóvel tem o direito inquestionável à interligação", defende este responsável.

A Anacom contempla um prazo de um mês para a Radiomóvel se pronunciar sobre a decisão, não ficando claro se os termos de suspensão terão de ser aplicados desde já. Se a suspensão do serviço avançar, João Barbosa admite que o impacto no serviço é muito forte porque hoje em dia nenhum utilizador se quer restringir a chamadas dentro do grupo, exigindo pelo menos a possibilidade de receber chamadas de outras redes nos seus terminais, o que a Radiomóvel garantia em conjugação com o serviço de PBX virtual da Jazztel.

Ainda na semana passada a empresa lançou o serviço Zapp Telemodem que não é abrangido por esta decisão da Anacom.
http://tek.sapo.pt/4O0/616326.html
mordjinn
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 31, 2004 22:32

Mensagempor joelmonteiro » Sábado Out 29, 2005 11:31

Bem, devo dizer que o serviço ZAPP impressionou-me pela positiva, só até certo ponto.

Fiz uma pequena crítica ao Kanguru, que podem ver em:
http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... 363#271363
mas para resumir, não gostei NADA do sitema GPRS/3G pelas baixas velocidades conseguidas e testadas.

Com ZAPP, a velocidade máxima que atingi foi 670Kbps, o que acho muito bom. Agora a história das velocidades máximas que a ZAPP anuncia (bem como todos os outros ISPs) é que é uma mentira bem jogada.

Se a ZAPP anuncia ATÉ 1.4Mbps no modo EVDO, quer dizer que se tivermos velocidades de 200kbps, eles estão salvaguardados! O mesmo se diz que se anunciam até 153kbps em RTT é a mesma coisa que dizer que podemos ter velocidades de 50Kbps... ora isto a meu ver é inaceitável.

Enquanto não garantirem valores mínimos em vez de valores máximos... (o que poderá nunca acontecer) isto é complicado. E serão sempre os ISPs que ganharão com isto.

Mas sobre a ZAPP é o seguinte: Sei que não é comparável com o sistema GPRS/3G mas pegando neste sistema e comparando-os... a ZAPP é sem dúvida alguma excelente. As velocidades atingidas nunca foram inferiores a 220kbps e a máxima foi de 670kbps como já indiquei. Para as minhas necessidades profissionais, um valor mínimo de 400Kbps era muito bom, mesmo com os 2GB de donwloads incluídos. A estratégia das redes móveis nacionais em oferecer 10GB de tráfego... é ridículo na minha opinião pois as velocidades são bastante inferiores. A não ser que consigam na realidade os 384Kbps que anunciam, o que duvido muito.

No entanto talvez devolva o ZAPP pois há zonas em que necessito mesmo de Internet e a ZAPP (como Kanguru) não têm acesso. Quem sabe se daqui a uns meses/anos a zona de cobertura não estará maior? Esperemos pra ver...
Joel M
joelmonteiro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Dez 19, 2003 17:39

Mensagempor Lancelot » Sábado Out 29, 2005 15:35

joelmonteiro Escreveu:Bem, devo dizer que o serviço ZAPP impressionou-me pela positiva, só até certo ponto.

mas para resumir, não gostei NADA do sitema GPRS/3G pelas baixas velocidades conseguidas e testadas.

Com ZAPP, a velocidade máxima que atingi foi 670Kbps, o que acho muito bom. Agora a história das velocidades máximas que a ZAPP anuncia (bem como todos os outros ISPs) é que é uma mentira bem jogada.

Se a ZAPP anuncia ATÉ 1.4Mbps no modo EVDO, quer dizer que se tivermos velocidades de 200kbps, eles estão salvaguardados! O mesmo se diz que se anunciam até 153kbps em RTT é a mesma coisa que dizer que podemos ter velocidades de 50Kbps... ora isto a meu ver é inaceitável.

Enquanto não garantirem valores mínimos em vez de valores máximos... (o que poderá nunca acontecer) isto é complicado. E serão sempre os ISPs que ganharão com isto.

Mas sobre a ZAPP é o seguinte: Sei que não é comparável com o sistema GPRS/3G mas pegando neste sistema e comparando-os... a ZAPP é sem dúvida alguma excelente. As velocidades atingidas nunca foram inferiores a 220kbps e a máxima foi de 670kbps como já indiquei. Para as minhas necessidades profissionais, um valor mínimo de 400Kbps era muito bom, mesmo com os 2GB de donwloads incluídos. A estratégia das redes móveis nacionais em oferecer 10GB de tráfego... é ridículo na minha opinião pois as velocidades são bastante inferiores. A não ser que consigam na realidade os 384Kbps que anunciam, o que duvido muito.

No entanto talvez devolva o ZAPP pois há zonas em que necessito mesmo de Internet e a ZAPP (como Kanguru) não têm acesso. Quem sabe se daqui a uns meses/anos a zona de cobertura não estará maior? Esperemos pra ver...

Oi tudo bom? Excelente post!!!

Olha hoje estava para comprar o Zapp porque uma vez vi um teste que deu 1.2 Ghz de Download no entanto desloquei-me mais uma vez à Fnac e reparei que o máximo que conseguiam dentro do Shopping era cerca de 600kbs no site de testes da Beltronica e upload de 500kbs??? Aquilo não tem o upload limitado a 153kbs??? Dizem que a zona norte é uma das mais bem cobertas pelo Zapp mas pelo que li aqui no teu post não me parece ser nada de especial.

O que não gosto mesmo é do aparelho é ter que ligar aquilo por usb. Já agora confirmas que se tem 15 dias para experimentar ou um tráfego de 500MB? Na fnac acho que tem sempre 15 dias para experimentar seja que produto fôr por isso...

Já agora quanto ao pack da Vodafone ou TMN se um consumidor não estiver satisfeito com o produto não o poderá devolver? Ou estarei errado quanto à Lei...

[[ ]] :wink:
Lancelot
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 30, 2004 3:10

KANGURO (UMTS) vs ZAPP (CDMA450)

Mensagempor cralmeida » Segunda Out 31, 2005 22:15

SammySam Escreveu:mordjinn

E há uma coisa que me incomoda que é assim:

Porque razão é que o telefone (modem do tlf) têm melhor desempenho do que a placa? Terá a ver com o facto de ter já antena acopolada?

Boas

Para responder ao post citado, as placas PCMCIA quando são colocadas nos portateis ficam com polarização horizontal, pois tal como as PCMCIAs das redes WiFi a antena (borboleta) fica nessa posição quando a usamos com um portatil. Por outro lado um modem USB, pode ser colocado na melhor posição possivel para uma melhor recepção, principalmente quando usado num PC, em que as PCMCIAs mesmo quando se arranjam adaptadores, ficam escondidas por baixo da secretaria.

Por outro lado, há a questão da frequencia escolhida pela ZAPP e o CDMA450, isto é os 450 MHz enquanto as redes 3G do UMTS trabalham a 1800 MHz pelo menos. Portanto como a atenuação em espaço livre é proporcional ao quadrado da frequencia da portadora transmitida, qualquer emissor a trabalhar a 1800 MHz terá que contar para a mesma potencia com uma atenuação 16 vezes maior que a que terá um emissor a 450 MHz ( 16= quadrado de 4)

Isto quer dizer que provavelmente a solução UMTS dos operadores tradicionais vindos do GSM será melhor para as grandes concentrações urbanas, mas que terão muita dificuldade e custos ao expandir as redes para as zonas rurais ou suburbanas, onde o CDMA450 e a www.zapp.pt terá sempre uma palavra a dizer.

Ha muita gente que mora afastada dos grandes centros e que tem dificuldade em ter nos tempos mais proximos ADSL. A solução parece-me ser as redes moveis 3G.
Existem dois tipos diferentes: as baseadas no CDMA2000, chamadas UMTS na Europa e que trabalham a cerca de 1800 MHz e as redes CDMA450, que trabalham nos 450 MHz, como o nome indica.

Estas ultimas são mais indicadas para fazer coberturas a longa distancia e adequadas para as zonas rurais e estão a ser implementadas na Europa Ocidental (Portugal, Noruega, Suecia) e na de Leste ( Romenia, Russia, etc) e tambem na China e outros paises com territorios muito vastos. São redes económicas porque em média necessitam de cerca de 12 a 16 vezes menos retransmissores do que as redes UMTS para a mesma superficie de territorio. Estas redes ao contrario das redes UMTS que cobrem apenas os centros das principais cidades, cobrem facilmente o pais todo.

Já foi lançada em Portugal pela www.zapp.pt uma rede CDMA 3G com cobertura optimizada para as zonas rurais e suburbanas, zonas em que a redes UMTS, por trabalharem na faixa dos 1800 MHz têm bastante dificuldade em cobrir. Esta nova rede trabalha na tecnologia CDMA450 e como o nome diz emite nos 450 MHz e tem praticamente assegurada a cobertura do pais em 3G. É o que eu uso ha algum tempo desde o Alto Douro até neste momento em Coimbra. A tecnologia CDMA450 é uma variante da WCDMA que é o nome que se dá igualmente ao UMTS.

Mais informação tecnica sobre o CDMA450 em http://www.cdg.org/technology/3g/cdma450.asp

ou um texto sobre o assunto traduzido para portugues de um artigo na Wireless Week http://www.microdouro.com/CDMA_europa_450.html

Vejam a cobertura em http://www.zapp.pt/main/cobertura.htm

A azul a cobertura a 153 kbps, a amarelo a cobertura a 1400 kbps

Para essa rede estão disponiveis modems USB que fazem 1.400 kbps/153 kbps respectivamente para download e upload.
Vantagem de se poderem instalar em qualquer portatil ou PC e funcionarem bem nas zonas rurais. Alem disso o trafego é de 2 GBytes com happy hour das 01 ás 07 da noite.

As placas PCMCIA fornecidas pelo Kanguro outros, ainda dificultam mais uma má cobertura visto que a transmissão é em 1800 MHz, com polarização vertical e as placas normalmente estão no portatil horizontalmente.

Pelo contrario, o modem CDMA450 da www.zapp.pt como é USB e tem um cabo de ligação ao computador, pode ser afastado do portatil ou PC para procurar melhor sinal.

Quanto ao preço. Eu pessoalmente prefiro pagar 35 € e ter cobertura em todo o lado do que 25€ e só o poder usar no centro das cidades.

Aqui em Coimbra o Kanguro, só tem cobertura 3G numa freguesia, nas outras a cobertura é GPRS a 25 ou 40 kbps na melhor das hipoteses.
E para alem disso, se vivo no centro da cidade para que quero Internet Movel, aí ja existe ADSL a 8 Mbps?

Estou disponivel para mais informações tecnicas. Outro tipo de informação, procurem no google!

Cumprimentos
cralmeida
Novato
Novato

Registado: Segunda Out 31, 2005 18:34

Mensagempor mordjinn » Segunda Out 31, 2005 23:57

cralmeida, da minha parte obrigado pela informação. Parece que percebes bastante do assunto, mas será necessário fazeres 6 posts sobre o mesmo assunto, todos copy/paste uns dos outros?

Ainda por cima o teu site não mais do que uma loja e aparentemente és um agente da zapp, e uma das regras do fórum é não anunciar lojas ou produtos para venda.

Da minha parte, obrigado por elucidares as vantagens do zapp, realmente parecem ter um excelente serviço, mas por ter sido o teu primeiro dia no fórum, devias ter lido as regras, em relação à publicidade de lojas e de fazeres spam ao criares 6 tópicos semelhantes/iguais! (mas isto é a minha opinião, que para dar na cabeça andam aí os mods)
mordjinn
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 31, 2004 22:32

Mensagempor SammySam » Terça Nov 01, 2005 4:39

Boas cralmeida,

eu quando me refiro ao modem de telefone refiro-me ao modem de um telefone 3G, o qual é da mesma rede do operador da PMCIA.
:wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

KANGURU...

Mensagempor npx18 » Terça Nov 01, 2005 10:38

Tenho testado o kanguru, na zona de lisboa.. eskeçam o led azul, que sinaliza o acesso 3g.. a ligaçao demora imenso a ser feita... e passo a maior parte do tempo em 2g... ou seja em gprs.. agorem adaptem a velocidade do gprs aos sites da actualidade.. com apresentações flash e etc.. nem para uma ligaçao TSE é suficiente..
O ZAPP é muito mais vantajoso..
nPX18
npx18
Novato
Novato

Registado: Domingo Out 30, 2005 10:18

O UMTS vs CDMA450

Mensagempor cralmeida » Terça Nov 01, 2005 12:35

mordjinn Escreveu:cralmeida, da minha parte obrigado pela informação. Parece que percebes bastante do assunto, mas será necessário fazeres 6 posts sobre o mesmo assunto, todos copy/paste uns dos outros?

Ainda por cima o teu site não mais do que uma loja e aparentemente és um agente da zapp, e uma das regras do fórum é não anunciar lojas ou produtos para venda.

Da minha parte, obrigado por elucidares as vantagens do zapp, realmente parecem ter um excelente serviço, mas por ter sido o teu primeiro dia no fórum, devias ter lido as regras, em relação à publicidade de lojas e de fazeres spam ao criares 6 tópicos semelhantes/iguais! (mas isto é a minha opinião, que para dar na cabeça andam aí os mods)

Boas

Obrigado pela advertencia. A situação não se repetirá.

De qualquer modo estou disponivel para informar naquilo que souber sobre a tecnologia CDMA450, que no fundo é o que permite que a zapp tenha o serviço que tem em quase todo o pais, embora ainda falte bastante coisa para ser feito.

Julga-se que o serviço EV-DO a 1400 kbps esteja a cobrir todo o pais em finais de 2006, por agora ainda é pouco como se pode ver no mapa de cobertura. Contudo eu uso o serviço a 153kbps por quase todo o pais e estou muito satisfeito.

C A
cralmeida
Novato
Novato

Registado: Segunda Out 31, 2005 18:34

Mensagempor don.juan » Terça Nov 08, 2005 16:19

Lancelot Escreveu:
joelmonteiro Escreveu:Bem, devo dizer que o serviço ZAPP impressionou-me pela positiva, só até certo ponto.

Oi tudo bom? Excelente post!!!

Olha hoje estava para comprar o Zapp porque uma vez vi um teste que deu 1.2 Ghz de Download no entanto desloquei-me mais uma vez à Fnac e reparei que o máximo que conseguiam dentro do Shopping era cerca de 600kbs no site de testes da Beltronica e upload de 500kbs??? Aquilo não tem o upload limitado a 153kbs??? Dizem que a zona norte é uma das mais bem cobertas pelo Zapp mas pelo que li aqui no teu post não me parece ser nada de especial.

[[ ]] :wink:

O site da beltrónica não serve para medir o speed...para isso deve ser usado um site local da própria ZAPP e qualquer operador tem sempre o seu meter, de modo a que não se esteja sujeito à "internet dos outros" para avaliarmos a nossa...
don.juan
Novato
Novato

Registado: Quinta Out 20, 2005 17:31

Mensagempor Asgorath » Terça Nov 08, 2005 16:24

Comprei um Zapp e fiz um teste de download na zona industrial de Castelo Branco ou seja uma zona RTT.

Usei o IE se tivesse usado o FireFox teria sido mais rapido o download.
Tamanho do ficheiro : 1.2M
Tempo total : 1m 9s
Media : 17.39 Ks

Ou seja bem superior aos 4-5 Ks que faço com o meu modem 56k em casa.

Um cliente satisfeito
Intel Core 2 Quad Q9450 - Cache 12MB - 4x2,66GHz - FSB 1333MHz || abit IP35P ||
4G Kingston 800 Mhz || XFX GeForce 9800 GX2 1G ddr3 || WD5000AAJS 500Gb Sata 2 Raid 0 ||
Samsung SyncMaster 940nw || |
|| Caixa A+El-Diablo || Creative XMod
Asgorath
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 31, 2005 10:45

Mensagempor SammySam » Quinta Nov 10, 2005 19:24

Check this out:

Vodafone faz a primeira chamada de dados em HSDPA (3,5G)

Lisboa, 10 de Novembro de 2005 - A Vodafone realizou hoje a primeira chamada de dados com a 3ª Geração e Meia (3,5G) também designada por HSDPA (High Speed Downlink Packet Access), no âmbito do programa de testes desta importante tecnologia.

HSDPA é uma evolução tecnológica da rede da 3ª Geração permitindo um aumento considerável da velocidade de transmissão. Com esta nova tecnologia é possível obter já nesta primeira fase velocidades de transmissão bastante elevadas, atingindo velocidades de 1.5Mbps, excedendo em cerca de 4 vezes a velocidade actualmente disponibilizada na 3ª Geração (384kbps).

Com a disponibilização do HSDPA será possível disponibilizar novos serviços de dados móveis e potenciar os actuais serviços de banda larga móvel da Vodafone, como o acesso à Internet e e-mail - Vodafone Mobile Connect Card 3G, o portal móvel Vodafone live!, assim como muitos dos actuais serviços de informação e entretenimento actualmente disponíveis, com especial destaque nos serviços de Mobile TV (TV em directo) e vídeo streaming e download ‘on demand’.

Já no início do próximo ano, a Vodafone vai começar a facultar esta tecnologia a um número restrito de utilizadores, designadamente alguns Parceiros, Clientes e Colaboradores, de modo a disponibilizar o HSDPA (3,5G) de forma generalizada no segundo semestre de 2006.

Com esta evolução da rede 3G, a Vodafone pretende manter a liderança na inovação e nos serviços de dados, assegurando que os seus Clientes tenham velocidades de download elevadas e a melhor experiência móvel no acesso aos vários serviços de dados.

Recorde-se que a Vodafone tem estado sempre na linha da frente da introdução de novas tecnologias e desenvolvimento de serviços de dados móveis, tendo sido pioneira nos testes em Portugal tanto da rede da 2,5G (GPRS) como da rede da 3ª Geração, tendo sido ainda o primeiro operador a disponibilizar serviços 3G em Portugal com o lançamento da placa de dados Vodafone Mobile Connect Card 3G.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

antenas pra placas zapp

Mensagempor dlock » Quarta Jan 18, 2006 16:03

Pessoal alguém me sabe informar se é possível comprar (e ligar) antenas melhores ao modem usb da zapp? Já agora ouvi um rumor que estão para sair novos modems da zapp com melhores antenas! Alguém me confirma?
dlock
Novato
Novato

Registado: Terça Abr 26, 2005 22:59

Re: antenas pra placas zapp

Mensagempor joelmonteiro » Domingo Mar 05, 2006 15:20

dlock Escreveu:Pessoal alguém me sabe informar se é possível comprar (e ligar) antenas melhores ao modem usb da zapp? Já agora ouvi um rumor que estão para sair novos modems da zapp com melhores antenas! Alguém me confirma?

Olá.
Soube através do suporte técnico da zapp que em breve irão ser vendidas ao público antenas, como acessório ao modem. Não serão gratuitas nem irão integrar o pacote inicial ZAPP (pelo que me informaram).
Joel M
joelmonteiro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Dez 19, 2003 17:39

Anterior

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes