Tenho um modem/router Linksys AG241 Adsl2+ gateway para partilhar ficheiros e internet entre dois computadores.
Sou novato nesta coisa das redes. Ainda assim consegui meter ambos os comps com internet - apenas na página de config do router.
O problema é o seguinte:
No comp-1 tenho acesso ao comp-2 -- portanto consigo ver e copiar/modificar/ficheiros da pasta q está shared no comp-2.
No entanto, o mesmo não se passa em sentido inverso - no comp-2 ñ consigo ver nem ter acesso o comp-1.
—
Na Local Area connection de cada Comp especifiquei manualmente as propriedades "Internet Protocol (TCP/IP)".
Após ajuda preciosa do s3ntry, tudo parece indicar q podem ser as firewalls a interferir, q são as seguintes:
comp-1 : outpost firewall
comp-2 : nv firewall (board Abit an8 sli)
Experimentei a desactivá-las por uns momentos e nada.
Acabei por desinstalar mesmo a nvfirewall do comp-2. E nada - o comp1 continua a ter acesso e o Comp-2 não.
No explorer do "comp-2 > My network Places"
aparece-me a pasta "ShareDocuments" criada aquando da criação da Home network e o item "Entire Network".
Sigo pelo path "Entire Network > Microsoft Windows Network" e após um bocado (fica um pouco lento) aparece-me o ícone do WORKGROUP.
Ao clicar nele, e após esperar um Bom Bocado (quase q parece q bloqueia), aparece a mensagem:
«WORKGROUP is not accessible. You might not have permission to use this network resource. Contact the administrator of this server to find out if ou have acess permissions.
The network path was not found.»
---
Estou bastante confuso com estas andanças - pensei que fosse mais simples. É que ainda ñ consigo perceber Onde está o problema - na firewall Outpost do Comp-1 ? Já a desactivei e ñ apareceu nada no 2.
Sou pouco experiente nesta firewall e apesar de ter tentado alguns tweaks talvez me esteja a escapar algo. Ou será que o problema é mesmo no router - como posso investigar a causa do problema?
Que devo fazer? sugestões?
Ajuda, please.
cumps
ps: coloquei este tópico também na secção sobre Redes, porque ñ sei o que está a causar o problema.