router e firewall software - problema partilha ficheiros

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

router e firewall software - problema partilha ficheiros

Mensagempor El Extranjero » Quinta Jan 05, 2006 0:47

Olá pessoal,

Tenho um modem/router Linksys AG241 Adsl2+ gateway para partilhar ficheiros e internet entre dois computadores.
Sou novato nesta coisa das redes. Ainda assim consegui meter ambos os comps com internet - apenas na página de config do router.

O problema é o seguinte:
No comp-1 tenho acesso ao comp-2 -- portanto consigo ver e copiar/modificar/ficheiros da pasta q está shared no comp-2.
No entanto, o mesmo não se passa em sentido inverso - no comp-2 ñ consigo ver nem ter acesso o comp-1.

Na Local Area connection de cada Comp especifiquei manualmente as propriedades "Internet Protocol (TCP/IP)".
Após ajuda preciosa do s3ntry, tudo parece indicar q podem ser as firewalls a interferir, q são as seguintes:

comp-1 : outpost firewall
comp-2 : nv firewall (board Abit an8 sli)

Experimentei a desactivá-las por uns momentos e nada.
Acabei por desinstalar mesmo a nvfirewall do comp-2. E nada - o comp1 continua a ter acesso e o Comp-2 não.

No explorer do "comp-2 > My network Places"
aparece-me a pasta "ShareDocuments" criada aquando da criação da Home network e o item "Entire Network".
Sigo pelo path "Entire Network > Microsoft Windows Network" e após um bocado (fica um pouco lento) aparece-me o ícone do WORKGROUP.
Ao clicar nele, e após esperar um Bom Bocado (quase q parece q bloqueia), aparece a mensagem:

«WORKGROUP is not accessible. You might not have permission to use this network resource. Contact the administrator of this server to find out if ou have acess permissions.
The network path was not found.»

---
Estou bastante confuso com estas andanças - pensei que fosse mais simples. É que ainda ñ consigo perceber Onde está o problema - na firewall Outpost do Comp-1 ? Já a desactivei e ñ apareceu nada no 2.
Sou pouco experiente nesta firewall e apesar de ter tentado alguns tweaks talvez me esteja a escapar algo. Ou será que o problema é mesmo no router - como posso investigar a causa do problema?

Que devo fazer? sugestões?
Ajuda, please. :cry:

cumps :)

ps: coloquei este tópico também na secção sobre Redes, porque ñ sei o que está a causar o problema.
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 22, 2005 1:01

Mensagempor lordanubis » Quinta Jan 05, 2006 12:07

Vais ao My Network Places, add network place, poes seguinte, escolher outro local de rede, e na janela seguinte procurar. Deve aparecer um icone toda a rede, pesquisas o nome de rede que deste a rede e deve tar la o outro pc... Dps e so dar acesso (no outro pc) as pastas a que queres dar acesso...
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
Win Vista/Mandriva 2009 (VM)
---------
Acer Aspire 4715
Intel Pentium Dual-Core@1,70ghz
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor sargopt » Quinta Jan 05, 2006 13:24

faltam ai algumas coisas importantes para desvendar a solução.

Sistema operativo de cada computador.
Os users, se ambos os pcs forem baseados na tecnologia NT, teem de existir nos dois pcs os mesmos usernames (com as mesmas passwords).

Isso normalmente acontece quando um dos pcs é por exemplo NT type, e o outro win9x. O Nt type acede bem ao win9x e o contrario nao.
sargopt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 10, 2005 13:08

Mensagempor El Extranjero » Quinta Jan 05, 2006 14:02

sargopt,
o sistema de ambos é WinXP.

lordanubis,
fiz o q indicaste - Add Network Place. Quando chega à etapa de indicar o "Address of this network Place" -- se faço "Browse" aparece-me o ícone do outro PC debaixo de "Entire Network > Microsoft Windows Network > WORKGROUP".
No entanto ao clicar sobre ele ñ me aparece a pasta "Shared". O cursor fica em ampulheta e depois volta à seta normal.

Tentei também introduzir o endereço manualmente "\\PC1\Shared" e após esperar um pouco ele dá a seguinte mensagem:
« The folder you entered does not appear to be valid. Please choose another»
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lordanubis » Quinta Jan 05, 2006 16:05

e ainda n aparece nd em My Network Places?
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
---------
Acer Aspire 4715
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor El Extranjero » Quinta Jan 05, 2006 17:00

em My Network Places aparece-me o ícone do outro (PC-1) mas ñ aparece nehuma pasta shared (e ela está de facto shared no PC-1)...

Comecei a pensar (agora ainda ñ posso experimentar pq ñ estou a trabalhar nesses comps) se o seguinte terá alguma coisa a ver:

O nome do meu PC-1 é Disco1 e nesse mesmo comp o C: tb se chama Disco1 — poderá ser isso ou não tem nada a ver?

Vou experimentar...
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lordanubis » Quinta Jan 05, 2006 23:17

O que eu fiz foi por as pastas em partilha, por adicionar local de rede e elas apareciam debaixo do nome da minha rede... consigo aceder a tudo no meu pc desktop a partir do portatil, ate foi um processo simples, o mais dificil foi ligar o router cm deve ser a net :P
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
---------
Acer Aspire 4715
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor El Extranjero » Sexta Jan 06, 2006 0:06

lordanubis, foi isso q fiz também, mas pelos vistos há outra coisa a atravancar o processo - talvez a firewall...

Já xperimentei também mudar o nome do disco do PC-q, como referi anteriormente e nada...
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lordanubis » Sexta Jan 06, 2006 14:41

Pode ser disso, que firewall tens?Eu tinha a Outpost mais o Kaspersky no desktop e a Sygate mais o Kaspersky no portatil quado configurei as partilhas, agr desinstalei as fw tenh so o NOD32 cm antivirus no portatil e o kaspersky no desktop. Experimenta tentar isso com as fw desligadas
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
---------
Acer Aspire 4715
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ProfetaII » Sexta Jan 06, 2006 18:53

A min aconteceu me a msm coisa. Tive de fazer o assistente de rede e meter como grupo de trabalho o que vem prédefinido no winxp pro que é o mshome e comecou me afunkar direito.

Tb tou com um problema igual no qual eu tenho tb dois pc's os dois com xp pro e acontece ou El Extranjero tnho o pc(shark) e o pc(matrix) no matrix tem um disco externo no qual estava a funkar direito até eu o ter desligado e toda a partilha ter ido ao ar!! Agora o pc(matrix) consegue aceder a partilha do pc(shark) mas não consigo fazer o contrario e dá me um erro que diz k não conseguiu descobrir a localização do pc(matrix) ou não tenho previlégios e para contactar o administrador da minha rede! Alguen sabe resolver isto? ABRAÇOS
ProfetaII
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Out 26, 2005 15:45

Mensagempor El Extranjero » Domingo Jan 08, 2006 2:02

ProfetaII, essa mensagem de q falas é precisamente a tal q me está a deixar completamente desesperado.

Após desactivar as firewalls - outpost - reiniciei e nada (tb tenh kasperk nos 2 -- esse ñ desliguei... como é anti-virus...). Já criei novas Local Area Connection (após ter desinstalado as portas ethernet, depois reiniciei e instalei novamente os drivers das mesmas) com um outro nome de workgroup e agora nenhum dos 2 PCs vê o outro....

Amanhã, vou experimentar usar o nome do Workgroup pré-definido pelo OS e vou cruzar os dedos.

Se isto não resultar experimento a fazer reset ao modem/router... alguém sabe se isto é boa política?

Outras sugestões?
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ProfetaII » Segunda Jan 09, 2006 18:32

Já fiz um reset ao router e tb n deu. Mas depois diz algo de mudares o grupo de trabalha para workgroup ok abraço
ProfetaII
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ProfetaII » Quarta Jan 11, 2006 18:00

Tb n dá metendo o workgroup no grupo de trabalho.
ProfetaII
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor El Extranjero » Quinta Jan 12, 2006 0:52

Ainda ñ tive oportunidade de experimentar. Tenho estado com algum trabalho e tive ambos os computadores ocupados.

Mas se isso tb ñ resulta ñ estou a ver como poderemos resolver o problema.

Ñ há nehum Guru das redes informáticas que possa dar uma ajudinha ?
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ProfetaII » Quinta Jan 12, 2006 20:43

El Extranjero experimenta uma coisa, eu consegui meter os dois a dar depois de bater mt com a cabeça, mas consegui. Experimenta desligar kalker firewall k tenhas tipo zone alarm, panda internet security, e ligas nos dois pc's a firewall do windows, experimenta e vais ver k funka. Descobri isto na minha empresa. Depois diz algo
ProfetaII
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante