Router e ligação ADSL2

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Router e ligação ADSL2

Mensagempor MetalFatigue » Sexta Jan 13, 2006 17:56

É assim eu tenho netcabo mas já enviei o pedido para clix para mudar para o serviço deles de 16mb (finalmente chegaram a minha zona). Como o telefone está algo distante do PC estou a pensar em adquirir um router wireless em vez de ter mais fios a percorrer a casa. Quando fui á procura nas lojas deparei-me com alguns que falavam em router wireless ADSL2. Eu sei que esta é ADSL que a clix usa, mas quererá isto dizer que o router funciona também como modem ADSL2? Deverei adquirir um destes routers ou outro qualquer servirá?

Já agora em questões de marcas quais as preferencias que devo ter. Já me falaram bem dos SMC, mas queria também a vossa opinião.

---

Existe outra questão neste processo todo que me está a deixar confuso, que nao tem nada a ver com o router. Mas se pudessem me ajudar aqui escusava de criar outro tópico.

A casa onde moro já é antiga e sinceramente não estou a perceber bem como vou fazer a ligação, é que a cablagem parece ser um bocado diferente do tipico RJ11. Aqui têm uma imagem que explica o possivel problema: http://img24.imageshack.us/img24/5313/ligacao8jv.jpg

O fio Preto vai ligar directamente dentro do telefone. Devo me preocupar ou o kit que eles devem mandar junto com o modem facilitará o processo de instalação. É que sinceramente não me está a apetecer ser roubado pelos gajos da clix ao mandar ca virem a casa.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor Knyght » Sexta Jan 13, 2006 18:31

Quanto ao router precissas de um adsl 2+, convém que o router tenha modem para depois de configura-lo ele ligar-se sozinho. A SMC e Linksys sei que tem router com modem adsl 2+
Quanto a tua fichas de telefone vai fazer o seguinte.
ver micro filtros que precisas por nos telefones por causa das interferencias, tendo só um telefone é facil, pegas no filtro filtro que tem duas saídas (modem, telefone) cortas a rj11 fora e tiras essa ligação dessa timada descarnas e colocas os fios com as mesmas cores nessa ficha ligada, compras uma extensão com metros suficientes para te ir ao telefone com duas fichas cravadas. E ligas o no telefone e no micro filtro na saida prao telefone.
depois prao router deve vir um cabinho dentro da caixa.
Esta é a maneira mais facil que te aconselhou.
Cumpz
ImagemImagemImagem
Knyght
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 29, 2005 19:50

Mensagempor MetalFatigue » Sexta Jan 13, 2006 19:40

Não percebi la muito bem a tua resposta principalmente em relação a ficha, que não percebi praticamente nada. Não sei muito de redes e da sua cablagem nem se fala. Sei q normalmente RJ11 é para voz e RJ45 dados e pouco mais. tares me a falar de micro filtros etc é chines para mim.

Quanto ao router so tenho mais uma pequena duvida. Se o router já tras modem entao não é necessário modem da clix? é q mandei vir um a quando do pedido de serviço.

Edit: Já percebi mais ou menos a parte dos microfiltros apos uma pesquisa. Continuo é a nao perceber bem o que me dizes para fazer. é assim esta casa nao tem tomadas rj11 nem rj45 o cabo branco duplo que se vê na imagem vai ligar directamente la fora (desparece dentro da parede das escadas). esse fio branco duplo parece me manhoso...pergunto-me se aguentará os prometidos 16mb
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Knyght » Sexta Jan 13, 2006 20:37

Guardas o router que vier ou vendes-o. Penso que não mandaste vir a versão wireless dos kits da clix...
Quanto a cabelagem tens alguém na familia que perceba de electricidade? Ou electronica? Se sim monstras o post que ele percebe o que quiz dizer, alias ele até pode colocar-te em vez dessa caiza preta uma branca com uma tomada rj11. Tar a explicar isto a quem não percebe nada é meio complicado, apenas se me afirmares que queres pegar no alicate, navalha e busca polos e queres fazer isso eu dou-te o contacto do msn e digo-te.
Cumpz
P.S:. A minha linha de entrada tb só tem dois conectores e eu tenho sapo 8 Megas estavél! E como a tecnologia é o aperfeiçoamento da transmição de dados sobre o par de cobre penso que dá :wink:
ImagemImagemImagem
Knyght
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor MetalFatigue » Sábado Jan 14, 2006 0:14

Bem tive a falar com mais algum pessoal no IRC e para ver se toda a gente ta de acordo e se entende, aqui vai...

As coisas pelo que percebi são para ser feitas desta forma compra-se uma tomada rita (RJ11) agarra-se nesses par de cobre e liga-se a ficha rita. Depois se o meu telefone tivesse uma ficha RJ11 cravada era só ligar ai.

Sendo a minha linha tb para internet vou ligar antes ai o microfiltro duplo a q ligo o modem e o telefone.

Se isto tiver tudo correcto gostava q me dissesses qual a configuração de fios numa extenção RJ11, já que gostava de voltar a cravar o fio (preto) do telefone, para ligar ao microfiltro.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Knyght » Sábado Jan 14, 2006 16:32

Quanto a cravar o fio tens alicates no supermercado e assim como tomadas rj11 com o esquema atrás.
Cumpz
ImagemImagemImagem
Knyght
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor efeene » Sábado Jan 14, 2006 17:50

Quanto ao modem ADSL2/+2, este apenas se torna necessário quando a largura de banda a receber é superior a 8Mb.
No entanto esta troca de modem não é estritamente necessária, mesmo que a largura de banda seja superior a 8Mb.
Antes de entrares em despesas aconselhava-te a contactares a Clix para fazer um teste à tua linha, obviamente que isto só será possível depois de teres o serviço activo.

Se bem que eu não tenha Clix 16Mb, existem vários factores para um bom aproveitamento da largura de banda: distância da central, o comprimento de fio entre a tomada e a cx de distribuição na rua, o estado de conservação do cobre.

O melhor mesmo é manteres o actual modem e fazeres testes de velocidade de download. Se este se mantiver nos 800 Kb/s então poderás pensar num modem ADSL2/+2 para assim aproveitares toda a largura de banda, caso contrário não vais beneficiar em nada com a troca.

PS: não sei qual a taxa de contenção utilizada pela Clix, mas em regra será 1/8 ou 1/10, quer isto dizer que a tua velocidade real será de 16Mb/8 ou 16Mb/10
efeene
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 20, 2005 15:16

Mensagempor Knyght » Sábado Jan 14, 2006 18:25

Asneira na Clix não há taxa de contenção por causa do Iptv.
Cumpz
ImagemImagemImagem
Knyght
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor MetalFatigue » Sábado Jan 14, 2006 21:23

Bem pessoal a coisa já está quase toda tratada. Montei a ficha rita e decidi-me por comprar um telefone novo, que este já tinha uns 20 anos e eles até estao baratos e não preciso de andar a cravar nada.
Por enquanto ta tudo bem. Agora só falta ver como fica a net. Espero que esteja nas melhores condições.
E agora para se rirem uma beca. a clix ontem mandou uma carta a dizer que o serviço ficava activado segunda e ainda nem recebi o modem nem sei o numero de telefone com que vou ficar. É sempre do melhor os serviços em Portugal.

Knyght é uma asneira muito boa :)
E quando estiver a funcionar estou a pensar meter também esse serviço de iptv.

Edit:

Já telefonei para clix que estranhamente foi um serviço rápido e bom. tenho ouvido falar mal também do serviço de apoio deles, como acontece com quase todos os ISP's mas não me pareceu este o caso.

Deram-me o número de telefone e disseram-me que não haveria qualquer problema em meter um modem router comprado por mim desde que fosse ADSL2, nem sequer me tentaram impingir o modem router wireless deles, o que achei muito bom. E ainda me disseram que estava a tempo de desistir do kit que mandei vir, basta para isso enviar um fax que faço logo amanha.

Esta semana espero ter isto tudo a funcionar. Obrigado pela ajuda pessoal
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor fReAkYbOy » Terça Jan 17, 2006 21:57

Se não estou em erro, o kit modem adsl2 da clix a 16mb, tem saísa RJ45, logo podes montar um router wireless normal ligado ao modem tal como se faz na netcabo e netvisão.

Quers um bom router wireless?

Pesquisa por ASUS WL-550gE! Tenho muito boas experiencias com este
router.

Abraços
wilsOn Pacheco
fReAkYbOy
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Mai 07, 2005 20:18

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante