BSOD 0x0000007A KERNEL_DATA_INPAGE_ERROR SCSIport.sys

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

BSOD 0x0000007A KERNEL_DATA_INPAGE_ERROR SCSIport.sys

Mensagempor Overrun » Segunda Jan 02, 2006 19:02

Boas.

há já algum tempo que tenho recebido uma mensagem de vez em quando enquanto estou (ou não estou) no PC num Blue screen que me apresenta o seguinte texto:

KERNEL_DATA_INPAGE_ERROR

STOP: 0x0000007A

e fala-me do ficheiro SCSIport.sys

Pensei que fosse o ficheiro danificado e portanto decidi formatar o PC, até porque já percisava, qual não é o meus espanto quando 3 dias depois recebo o mesmo erro, comecei a ficar preocupado e pensei que tivesse relacionado com a RAM assim como tantos outros BSODs, mas após um teste com o MEM TEST 86+, não recebi qualquer erro.

O que é certo é que eu tenho adicionado algum Hardware ao meu PC ultimamente, mas o erro já aparecia antes :roll:, gostava de saber se pode estar relacionado com falta de energia em certos componentes como a placa gráfica, é que esta está a fazer a ligação atravéz do cabo de alimentação para mais 3 ou 4 componentes, será que se eu mudar algumas das extenções de alimentação para outros componentes o problema fica resolvido.

Já pesquisei sobre o erro e fala-me do HD, fala-me da RAM, fala-me do ficheiro de paginação.

De qualquer forma o que acontece é que o erro geralmente aparece ou quando saio de um jogo, ou quando estou a visualizar um filme, este ultimo já aconteceu umas 4 vezes.

Se tiver alguma peça estragada e me conseguirem dizer qual é atravéz dessas informações agradeço.

Fica aqui o Texto original do BSOD tirado do visualizador de eventos:

O computador foi reiniciado a partir de uma verificação de defeito. Esta verificação foi: 0x0000007a (0xc07c24b0, 0xc000000e, 0xf8496e40, 0x05b57860). Um despejo de memória foi guardado em: C:\WINDOWS\Minidump\Mini010206-01.dmp.

aí não fala do ficheiro SCSIport.sys mas no BSOD falava.

Ficam ainda alguns dos componentes do meu PC:

Código: Seleccionar todos
HD 1 -> Samsung SP1213C (com o XP SP2 instalado);
HD 2 -> Maxtor 6 L300SO GB ( o erro apareceu antes de meter este HD);
RAM -> 512 DDR 400;
CPU -> AMD Athlon 64 3000+;
MoBo -> Asrock K8 UPG 760GX;

Já tentei de tudo e não sei mais o que pensar nem fazer, se me puderem ajudar agradeço imenso.

Se quiserem posso dar-vos o ficheiro Mini-Dump :roll:

Cumps. Overrun
Overrun
Novato
Novato

Registado: Segunda Jan 02, 2006 18:47

Mensagempor nelugo » Segunda Jan 02, 2006 23:23

usas o alcohol ou outro programa que instale drives virtuais?
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor Overrun » Terça Jan 03, 2006 16:27

Uso o alcohol sim, esqueci-me de dizer que usava as Daemon Tools mas como pensei que o problema deriva-se daí desinstalei e passei a usar o alcohol.

Será que tem a ver com isso?

Cumps. Overrun
Overrun
Novato
Novato

Mensagempor Overrun » Sexta Jan 06, 2006 16:52

Boas ppl.

Tenho novas suspeitas sobre o problema, penso que o problema possa ser derivado da RAM.

Desinstalei as D-TOOLS ha já algum tempo, entretanto tnho o alcohol que talvez vá também desinstalar.

Já vi tudo quanto era cabos e até troquei alguns, tenho as temperaturas entre os 32 º e os 39 º, o CPU está com 3400 RPM.

Não sei mais o que pensar e então decidi postar aqui uma foto do erro.

Imagem

Está um bocado desfocado, mas na Máquina não se via, dá para ler com um pouco de esforço.

Se souberem mais alguma coisa por favor digam o mais rapido possível.

Cumps. Overrun
Overrun
Novato
Novato

Mensagempor nelugo » Sexta Jan 06, 2006 16:56

Overrun Escreveu:Uso o alcohol sim, esqueci-me de dizer que usava as Daemon Tools mas como pensei que o problema deriva-se daí desinstalei e passei a usar o alcohol.

Será que tem a ver com isso?

Cumps. Overrun

Eu acho que sim. Tu não deves ter unidades scsi. O alcohol deve ter montado uma undade scsi virtual. Desinstala o alcohol e reinicia que dese resolver. Esses programs é que usam o interface scsi para as unidades virtuais serem mais rápidas mas não é normal dar problemas.
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Overrun » Sexta Jan 06, 2006 17:25

ok vou experimentar, de qualquer forma tenho HD's S-ATA portanto devem ser SCSI, digo eu . :P

mas o unico problema é que assim já não vou poder emular cenas la terei que gravar :cry:

PS: retirei a Placa de rede, pois foi por volta da altura em que a pus que comecei a ter o problema

Cumps. Overrun :wink:
Overrun
Novato
Novato

Mensagempor nelugo » Sexta Jan 06, 2006 17:42

voltas a instalr um programa do tipo, há montes. Na volta tornas e por o daemon tools, se não der problemas
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Overrun » Sexta Jan 06, 2006 19:49

Desinstalei tudo quanto era programas marados e mesmo assim por incrivel que pareça tive um crash ainda mais depressa, umas H depois do ultimo :?

Sinceramente já não sei o que isto pode ser, mas cada vez penso mais em RAM, é juntar uns trocos e meter uma de 1 GB para ver s é falta de RAM ou se é RAM marada ou assim :roll:

Cumps. Overrun
Overrun
Novato
Novato

Mensagempor nelugo » Sábado Jan 07, 2006 9:47

se reinstalares o windows e continuares com esse problema então ai é que deves tomar atitudes drásticas. Ainda não deu pra confirmar que é a ram, a meu ver, que está marada. experimenta instalar um windows noutra partição é ve a diferença antes de depois do alcohol/daemon tools. podes também fazer um reset á memória, ouvi dizer que é bom quando se adiciona novos dispositivos. boa sorte
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Overrun » Sábado Jan 07, 2006 13:29

Boas.

Bem a minha primeira duvida é como é que se faz um Reset á RAM.

depois quero dizer que estou a esperar por um novo crash (caso ele venha) é que mudei o ficheiro de paginação para o disco novo e penso que o problema provinha do mesmo, de qualquer forma e nunca fiando fiz outras alterações e estou a espera que isto funcione melhor :roll:

No caso de vir um novo crash vou mesmo formatar isto e se continuar o problema aí procuro a fundo por problemas de Hardware, de momento não tenho qualquer software de imagens de cd's instalado, a não ser o winISO mas esse é apenas para converter e não para emular para alem de que não mexe com qualquer drive. :D

Cumps. Overrun
Overrun
Novato
Novato

Mensagempor nelugo » Domingo Jan 08, 2006 13:46

Eu disse fazer reset à memoria, mas enganei-me, queria dizer reset à bios! :oops:
Bem, tens que abrir a cixa do pc, tirar a ficha de alimentaçáo que sai da fonte para a motherboard, tirar a pilha do relógio, e mover o jumper certo(esse tu é que tens que descobrir, porque depende da board) durante 10 segundos e colocar na possição de fazer reset á bios. Depois é so voltar a por tudo como estava.
Isto não te vai adiantar muito. Há quem diga que é bom para reconhecer os componentes da tua máquina, assim como é bom intalar o windows com os perifericos desligados e ir ligando os perifericos um de cada vez, a medida que se instala os drivers.
Procura corrigir eventuais erros de registo com o crap cleaner. Se não der há outras coisas a tentar, há sempre, mas a que dá resultados mais imediatos e com mais certeza é reintalar o windows
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Overrun » Domingo Jan 15, 2006 12:49

Boas,

Não fiz qualquer reset à memória nem nada do género.

Parece que o problema residia nos ficheiros de paginação, o que fiz foi pesquisar um bocadinho e econtrei um site onde me falava em apagar o ficheiro (mas apagar mesmo) e depois fazer com que o windows cria-se um novo, não sei se realmente era so esse o problema pois limpei ainda as chaves de registo do alcohol 120%, entretanto substituí ainda mais uma vez o ficheiro SCSIport.sys.

Até agora não tenho tido crashes e isto já la vão 4 dias e 17 H com o PC ligado sem problemas.

De qualquer forma estou a juntar dinheiro para comprar mais uma RAM, primeiro porque tou a precisar de mais RAM e segundo porque as vezes dá geito para trocar para ver se é daí k que provem o problema :D

Quero desde já agradecer a todo pessoal pelas dicas que me foram dadas neste Tópico, e esperar que isto não volte a acontecer.

Fica aqui a dica para o pessoal que não sabe donde provem o problema.

Cumps. Overrun
Overrun
Novato
Novato

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante