Como fazer MOD de uma Audigy 2 > Audigy 4?

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 24, 2006 20:04

o que isto faz é instalart drivers difrentes. instala drivers modificados para funcionar de acordo com as placas das gamas inferiores e instala umas funcionalidades de software que nao funcionariam caso tivesses os drivers normais.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor RuFuS » Terça Jan 24, 2006 20:43

Bad_Cop Escreveu:o que isto faz é instalart drivers difrentes. instala drivers modificados para funcionar de acordo com as placas das gamas inferiores e instala umas funcionalidades de software que nao funcionariam caso tivesses os drivers normais.

e o que é que tenho que fazer para isto funcionar... :roll:
"E queria aqui anunciar também se faz favor, que isto aqui, que isto aqui, é uma cambada de gatunos, uma cambada de ladrões e uma cambada de xupistas...!" :mrgreen:
RuFuS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 03, 2005 22:54

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 24, 2006 20:52

penso que instalar os drivers modificados, como diz nos links que o zheng meteu.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor zh3ng » Terça Jan 24, 2006 23:35

Sorry pela ausência :).

Bem 1º de tudo e antes que o RuFuS tenha um treco: basta leres os passos que está lá nos links que pus! Não queiras que o pessoal agora esteja a dizer tudo de novo, não tem lógica nenhuma... :roll: geez...

Isto não é bem propriamente um MOD ou um HARDMOD pois não iremos imbutir nenhuma BIOS (:lol:) nem muito menos soldar ou ligar algo na placa de som. Daí eu apelidar de SOFTMOD. De uma maneira muito simples de explicar: através das operações que irão realizar são capazes de "dizer" ao computador que em vez de terem uma SB Live!/Audigy/Audigy2/Audigy2 ZS têm uma Audigy 4 PRO; sendo assim a qualidade chegará até a certos níveis da mesma, provocando algumas melhorias (dizem ser significativas).

Em relação a uma Audigy 2 ZS ter mais qualidade de que uma Audigy 4 PRO acho muito difícil, mas nunca se sabe.

Cumps
May the OC' Be With You
zh3ng
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 07, 2005 23:57

Mensagempor xmidt » Terça Jan 24, 2006 23:37

Algo k me intriga eh como eh k a minha placa de som de 16bits passa para 24bits :? visto a minha ser 1 SB live! de 16bits e a A4 suponho k seja de 24bits

alguem sabe algo?
cumps
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor RuFuS » Quinta Jan 26, 2006 13:59

alguém fez? :roll:
"E queria aqui anunciar também se faz favor, que isto aqui, que isto aqui, é uma cambada de gatunos, uma cambada de ladrões e uma cambada de xupistas...!" :mrgreen:
RuFuS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 03, 2005 22:54

Mensagempor p0p4z » Quinta Jan 26, 2006 14:38

Não estou a ver onde é q uns drivers poderam aumentar consideravélmente a qualidade (a não ser q eles 1 granda porcaria desde o inicio).

E 1 das coisas mais importantes são os conversores D/A, A/D, q isso é q te dá maior parte da suposta "qualidade" e isso não se pode melhorar com software de certeza.
965P-DS4 - Q6600@2.98Ghz - 2x512+2x1gb 667Mhz
WD 500Gb Sata (VistaOS) - WD 320Gb - WD 160Gb Sata (MacOSX)
ViewSonic VX2435wm - ATI 3870 - DvdRW LiteonDH20A1S
M-Audio Delta 10/10LT Sound Board - Midi Keyboard Edirol PCR30
Alesis M1 MK2 Active Speakers
p0p4z
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jan 08, 2005 18:01

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Jan 26, 2006 19:07

da mesma maneira que consegues overclockar um cpu, consegues overclocar um spu, recorrendo para isso aos drivers. experimenta e tiras as duvidas, o cepticismo neste caso é errado, já houve gente a experimentar. e se em vez de esperarem pelos outros experimentassem vcs?

segundo o addicted aumenta muito a kualidade, mas tambem come mais recursos do pc. noutro forum houve outras pessoas que disseram que era bom e nao se queixaram disso.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ghost_matrix » Quinta Jan 26, 2006 19:29

xmidt Escreveu:Algo k me intriga eh como eh k a minha placa de som de 16bits passa para 24bits :? visto a minha ser 1 SB live! de 16bits e a A4 suponho k seja de 24bits

alguem sabe algo?
cumps

Ele devia se tar a referir a Live 24bits
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor p0p4z » Domingo Jan 29, 2006 6:28

Bad_Cop Escreveu:da mesma maneira que consegues overclockar um cpu, consegues overclocar um spu, recorrendo para isso aos drivers. experimenta e tiras as duvidas, o cepticismo neste caso é errado, já houve gente a experimentar. e se em vez de esperarem pelos outros experimentassem vcs?

Tás a trocar 1 bocado as coisas.. primeiro 1 processador de som chama-se DSP, dps como deves saber tb não podes meter 1 CPU de 32 bit a processar a 64 bit´s, dps o dsp não nada a ver com os conversores.. se este forem de má qualidade (q é o caso de maior parte das placas da creative) não vais lá de maneira nenhuma. Podes aumentar a frequencia de relógio do DSP para ter menos latencia e para fazer processos (tipo resampling) mais rápido, mas dai não vem + qualidade. Dps tb fazer testes qualidade num ambiente menos propicio (colunas de pc, headphones caseiros, etc) e de maneira não scientifica (como correres sine waves, sweeps e impulsos e comparares os harmónicos, veres a resposta de freq etc etc) para mim são 1 bocado iguais a nada.
p0p4z
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kayn » Domingo Jan 29, 2006 9:51

claro. fazer overclock ao processador duma placa de som (se é ke nao deve ser assim tao facil como o resto a que o povo ta habituado) acelera o funcionamento dela. processa mais rapido informacao, mas nao tem nada a ver com qualidade porque a qualidade nao advem da velocidade a que o processador corre.

Se é ke a tal Audigy2 é suportada pelos drivers da 4, a unica coisa que poderá fazer (se, de facto, efectivamente, aumenta alguma qualidade) é alterar a forma como a placa de som funciona. Os tipos da Creative podem estar a usar uma forma optimizada de utilizacao da placa de som, que quando aplicada no modelo anterior, pode atribuir alguma coisa de extra, porque foi uma tecnologia repensada, ou entao adiciona features ou formas de trabalhar descobertas mais tarde.

Francamente, como opiniao pessoal, isto parece-me mais hoax ke outra coisa. Ainda que o tal softmod (usar drivers duma pra outra) seja possivel (o que só por ai ja axo estranho, porque, n verifikei, mas axo ke os sistema e componentes usados devem ser diferentes, mas ate aceito, visto que ha comentarios nesse sentido e nao exprimentei), nao me parece ke haja ganhos. A qualidade advem do que esta na propria placa, nao tanto dos drivers em si, e, sem testes precisos, nao se pode afirmar nada.

Como ultimo comentario a titulo pessoal, quantas pessoas que tem uma Audigy2 a aproveitam digamos... ate metade das capacidades dela? A Audigy2 é ja é uma placa MUITO boa para o publico alvo (o pc comum) e provavelmente a maioria so a usa pra ligar os canais a fios/colunas medios (que ate podem ter bom som mas so por ai ja perde toda a vantagem em qualidade ke poderia ter), pra jogar uns jogos com os 5.1 canais, ouvir umas musicas e pouco mais. E pra isto, praticamente qualquer placa de som servia.

Pelo que tenho visto (e pelo povo que conheco), a maioria nem DVD's ve no pc (vai tudo pra sala ver na TV) e o poder todo que a placa possa ter é desperdicado.

Como conclusao, se o real poder da placa ja nem é mto utilizado, valerá mesmo a pena tentar alterar para uma coisa ke nao é, quando o que é, ja é muito mais que o suficiente?
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 31, 2006 0:00

p0p4z Escreveu:Tás a trocar 1 bocado as coisas.. primeiro 1 processador de som chama-se DSP, dps como deves saber tb não podes meter 1 CPU de 32 bit a processar a 64 bit´s, dps o dsp não nada a ver com os conversores.. se este forem de má qualidade (q é o caso de maior parte das placas da creative) não vais lá de maneira nenhuma. Podes aumentar a frequencia de relógio do DSP para ter menos latencia e para fazer processos (tipo resampling) mais rápido, mas dai não vem + qualidade. Dps tb fazer testes qualidade num ambiente menos propicio (colunas de pc, headphones caseiros, etc) e de maneira não scientifica (como correres sine waves, sweeps e impulsos e comparares os harmónicos, veres a resposta de freq etc etc) para mim são 1 bocado iguais a nada.

devo-te um pedido de desculpas, presumi que tivesses apenas a ser do contra e nao a falar com conhecimento de causa como estás. depois exprimi-me mal. se repararmos nao há actualizaçoes de drivers para as live 5.1 há bastante tempo (plo menos que eu tenha encontrado) e estes drivers simplesmente foram modificados a partir dos da audigy 4, optimizando a performance mas com o aumento da carga do cpu (segundo o que falei com o addicted, ele ainda nao se manifestou aki). eu pessoalmente nao experimentei, diss isso desde o principio, mas na altura que isto apareceu de facto foram mto bem recebidos, mas parece que com os jogos mais recentes nota-se mais a carga extra no cpu. isto trata-se duma optimizaçao de drivers, nao dum overclock como erradamente referi.

popaz, trocas-te-me as noçoes queu tinha das aulas de ss, se poders manda-me por pm as noçoes de sine waves e sweeps.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor p0p4z » Quinta Fev 02, 2006 14:57

Bad_Cop Escreveu:popaz, trocas-te-me as noçoes queu tinha das aulas de ss, se poders manda-me por pm as noçoes de sine waves e sweeps.

1 sinewave é basicamente 1 onda de sino pura a oscilar á frequencia q quiseres, q costuma-se usar pa ver se não há harmonicos em outras frequencias, tipo se correres 1 sine wave a 1khz através duma mesa de mistura menos boa quando akilo começa a roçar os -1db começa a criar hamonicos aos 2khz, 4khz, 8khz.. isto é só 1 exemplo k posso dar-te da minha mesa de mistura, outras podem se portar de maneira diferente (tens q ter é 1 aparelho ou programa k te faça a onda e q te monitorize, no meu caso pa fazer testes do genero sai do computador passa pela mesa e entra outra x no computador)

1 Sweep é basicamente 1a passagem (varrimento) duma sine wave pelo espectro todo de frequencia (20hz-22khz se tiver samplado a 44.1khz) para ver a resposta de frequencia, quanto mais "flat" for a resposta melhor é. Os purista usam-no pa calibrar colunas, o pior é k para isso tb tens q ter 1 microfone muito bom (q tb tenha q resposta muito flat).

Tens aki 1 link dum software q tem este tipo de analise e mais alguns http://www.ymec.com/
p0p4z
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor vitinho_d » Sábado Fev 18, 2006 17:01

Boas!

Deem-me só aqui uma ajudinha, acho que que não valia a pena criar um tópico novo e apanhei boleia deste :oops: .

Que me dizem desta placa?

http://pt.europe.creative.com/products/ ... 257&nav=-1

Supostamente é 7.1 mas dá também para 5.1 certo?
Preciso de trocar a minha velhinha e boa SB Live! 5.1, e deparei-me com esta que é ao mesmo preço que outra SB Live! igual à minha.

O que me interessa é que seja tão boa como a minha anterior. Que me dizem?

EDIT: Peço desculpa aos moderadores. O link já está corrigido.
vitinho_d
Novato
Novato

Registado: Sábado Fev 18, 2006 16:41

Anterior

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes