[Browser] Opera (actualizado) *

Para quê pagar quando há programas gratuitos tão bons por aí. Neste fórum faz-se a listagem de vário software freeware e opensource.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Classificação?

Indispensável
68
59%
Bom
27
23%
Suficiente
8
7%
Não vale a pena
13
11%

Total de votos : 116

Mensagempor Gocho » Sábado Jan 28, 2006 22:56

Pois, mas se fizer isso, volto a ter o "problema" descrito no meu primeiro post... :roll: .. mas no geral estou satisfeito! Se carregar com o botão direito em cima do link que pretendo abrir tenho umas opções mais fixes... tipo "open in background page" e etc.. ;)
Gocho
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 10, 2004 0:37

Mensagempor PapaGigas » Sábado Jan 28, 2006 23:58

Gocho Escreveu:Pois, mas se fizer isso, volto a ter o "problema" descrito no meu primeiro post... :roll: .. mas no geral estou satisfeito! Se carregar com o botão direito em cima do link que pretendo abrir tenho umas opções mais fixes... tipo "open in background page" e etc.. ;)

Boas..

Não sei se me fiz entender.. lol.. mas cá vai de novo:

Passo nº 1:

Imagem

Legenda: Ao clicar "ctrl + f12" acedes ás preferencias do browser (recomendo a configuração que vês na imagem).. :roll:

Passo nº 2:

Imagem

Legenda: De seguida avanças até á tab "advanced" onde tens a possibilidade de configurar os "shortcuts" do browser.. :roll:

Passo nº 3:

Imagem

Legenda: Clicando sobre "middle click options" passas a ter acesso á configuração da forma como pretendes abrir os links.. :roll:

Passo nº 4:

Imagem

Legenda: Existem ainda as "quick preferences" que podem ser rapidamente acedidas e configuradas através da tecla "f12" no browser.. :roll:

Passo nº 5:

Imagem

Legenda: Clicando com o botão do lado direito do rato sobre as tabs activas terás acesso a um determinado numero de opções das mesmas.. :roll:

PS - Relativamente a pretenderes abrir uma nova janela de navegação.. basta fazeres uso do atalho "ctrl + alt + n" (como tinha referido).. ;)

PS 2 - Se gostaste das opções standard dos menus do Opera.. aconselho-te a dar uma olhadela ao Web Developer Menu (a ti.. e a todos).. 8)
Editado pela última vez por PapaGigas em Domingo Jan 29, 2006 0:00, num total de 1 vez.
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor Link » Sábado Jan 28, 2006 23:59

Bem... depois de experimentar, realmente tenho que concordar que o Opera é, ou pelo menos parece ser (até agora), um browser bastante mais evoluido que o Firefox, sendo, mesmo assim, bastante simples de utilizar.
É também fácil de personalizar, muito rápido (talvez mais que o Firefox), e tem algumas opções bem interessantes, como por exemplo, a "reciclagem" das páginas que fechamos e a possibilidade de iniciar o browser nas mesma páginas que estavam abertas quando o fechamos.
Por enquanto vou utilizá-lo como browser predefinido, pois parece-me uma boa escolha.

Já agora parabéns ao PapaGigas pelas explicações dadas e pelos "links" fornecidos para sustentar/explicar essas mesmas explicações...

Só tenho as seguintes dúvidas...
- Como altero o tipo de letra do menu e do campo de endereço? É que está num tipo de letra horrivel... deve ser Courier. Já alterei nas preferências mas não deve ser lá...
- No IE e no FF há uma barra na parte inferior direita do ecrã que mostra a evolução do carregamento da página, e que acho bastante útil. No Opera existe ou não?

Obrigado :wink:
Link
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Abr 08, 2005 21:41

Mensagempor Gocho » Domingo Jan 29, 2006 0:01

lol... ok papa gigas, já entendi, valeu o trabalho ;) :P
Gocho
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PapaGigas » Domingo Jan 29, 2006 0:47

Boas..

Link Escreveu:Como altero o tipo de letra do menu e do campo de endereço?

Para mudar as fonts que pretendes.. basta aceder a esta tab (dentro das propriedades):

Imagem

Onde terás as seguintes opções de escolha:

Imagem

Bom.. tendo em consideração que dás muito valor ás fonts.. ainda podes configurar isto:

Imagem

Link Escreveu:No Opera existe ou não?

Existe (clicando em "shift + f12" podes configurar a gosto a "aparencia" geral do Opera):

Imagem

PS - Como podes reparar.. o Opera é super personalizável (detesto que façam passar a ideia do contrário).. :roll:
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Gocho » Sexta Fev 03, 2006 14:18

Não percebo porque raio é que cada vez que faço clik num link de outra aplicação, abre um janela com a homepage e outra com o link pretendido... :?

Mas deve ser um tripe qualquer do sistema operativo, já me aconteceu o mesmo com o IE...
Gocho
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Link » Sexta Fev 03, 2006 15:28

E eu não percebo por que é que com o Opera não consigo fazer downloads na página Guru3D, nem consigo entrar na minha conta na página de suporte Netvisão, para ver as estatisticas. Incompatibilidades...?
Link
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor G@rlink » Sexta Fev 03, 2006 21:10

Boas,

Gocho Escreveu:Não percebo porque raio é que cada vez que faço clik num link de outra aplicação, abre um janela com a homepage e outra com o link pretendido...

isso também acontece comigo com o Opera, com IE nunca aconteceu. Penso que será uma opção do Opera... :roll:

Link Escreveu:E eu não percebo por que é que com o Opera não consigo fazer downloads na página Guru3D, nem consigo entrar na minha conta na página de suporte Netvisão, para ver as estatisticas. Incompatibilidades...?

Quanto à pagina do Guru3D não sei mas para a página da netvisão tens de ligar a opção "Enable referrer logging", para isso carrega "F12". Contudo é aconselhavel teres essa opção desligada, ou seja liga só cada vez que fores à pagina da netvisão.

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor PapaGigas » Sexta Fev 03, 2006 22:06

G@rlink Escreveu:
Gocho Escreveu:Não percebo porque raio é que cada vez que faço clik num link de outra aplicação, abre um janela com a homepage e outra com o link pretendido...

isso também acontece comigo com o Opera, com IE nunca aconteceu. Penso que será uma opção do Opera... :roll:

MUDEM O STARTUP (coloquem como na imagem):

Imagem

Isso devia-se a terem a opção "start with homepage" activa (ao invés da opção "continue from last time").. :roll:

G@rlink Escreveu:
Link Escreveu:E eu não percebo por que é que com o Opera não consigo fazer downloads na página Guru3D, nem consigo entrar na minha conta na página de suporte Netvisão, para ver as estatisticas. Incompatibilidades...?

Quanto à pagina do Guru3D não sei mas para a página da netvisão tens de ligar a opção "Enable referrer logging", para isso carrega "F12". Contudo é aconselhavel teres essa opção desligada, ou seja liga só cada vez que fores à pagina da netvisão.

No que toca a isso.. tens razão.. deves manter sempre o referrer logging e o javacript desactivado.. e activar apenas quando necesário.. ;)

PS - O conselho que dei é devido a motivos de (in)segurança.. no entanto cada um é livre de escolher as opções que pretende ver activas.. :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Link » Sexta Fev 03, 2006 22:18

Obrigado G@rlink e PapaGigas.
Activei a opção "Enable referrer logging" e já é possivel aceder à página da Netvisão, e fazer downloads no Guru3D.

Em relação à (in)segurança de ter esta opção activa ou não, continuo sem perceber o porquê... qual é a função desta opção?

Há mais alguma opção para a qual eu deva ter especial atenção?
Link
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor G@rlink » Sábado Fev 04, 2006 3:54

Boas,

Link Escreveu:Em relação à (in)segurança de ter esta opção activa ou não, continuo sem perceber o porquê... qual é a função desta opção?

A RESPOSTA. :wink:

Link Escreveu:Há mais alguma opção para a qual eu deva ter especial atenção?

Não estou a "ver" nada de especial, mas pode ser que o Sôr PapaGigas tenha mais umas dicas... :)

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor PapaGigas » Sábado Fev 04, 2006 7:08

G@rlink Escreveu:
Link Escreveu:Há mais alguma opção para a qual eu deva ter especial atenção?

Não estou a "ver" nada de especial, mas pode ser que o Sôr PapaGigas tenha mais umas dicas... :)

Boas..

Em relação a esta matéria (segurança/privacidade).. existe muito coisa que pode ser falada.. no entanto para já vou só falar em cookies:

ESQUEMA A SER USADO POR TODOS: Desta forma só serão aceites as "normal cookies" dos dominios configurados no "server manager" (as "third party cookies" ou "ad cookies" não serão aceites.. por motivos óbvios de segurança/privacidade).. alem disso.. tendo a opção "use cookies to trace password protected pages" activada.. as páginas protegidas por password serão apagadas da cache de cada vez que fecharem o Opera.. mas mantendo as cookies no "server manager" (a não ser que activem a opção "delete new cookies when exiting opera".. mas pronto)..

EXEMPLO:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

ESQUEMA USADO POR MIM (segurança/privacidade é o meu lema.. lol): É exactamente igual ao esquema que eu indiquei para todos.. MAS com a diferença de ter um controlo mais eficaz sobre o que é aceite pelo Opera.. e apagando TODAS as cookies quando encerro o browser..

EXEMPLO:

Imagem

Imagem

Imagem

PS - Como podem verificar.. não tou com cabeça para grandes explicações.. mas amanhã logo termino de falar nisto.. boa sorte.. ;)

EDIT: Este esquema mudou e muito no Opera 9 preview 2.. no entanto se compreenderem este esquema.. configurar o outro é canja.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Sexta Fev 10, 2006 0:29

Boas..

Só para avisar que já saiu o tão desejado "Opera 9 Technology Preview 2": http://snapshot.opera.com/windows/w90p2.html :D

This preview features the new rendering core with more standards support, BitTorrent support, content blocking, widgets, new IMAP2 and mail storage back-end, rich-text editing on web pages, site-specific preferences, advanced settings through opera:config and much more.

PS - Estou bastaste contente com esta preview.. e com o rumo que as coisas tão a tomar.. por isso: venha de lá essa versão 9 final.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor lmoalves » Domingo Fev 12, 2006 0:40

Como podem ver no anterior tópico, dei uma boa votação para o Opera e utilizava-o com bastante frequência, no entanto, não conseguia ver a minha área de cliente no site da Voda****, logo reverti para o FF que não o tinha desintalado. E cheguei a queixar-me, por mail a eles, mas não surtiu efeito.

Agora que voltei para o Opera vejo que é muito mais rápido na abertura de novas janelas e consome menos memória, pelo menos no meu caso! Pois, tenho um deceleron 850Mhz e 124Mb de ram.

No entanto, a minha conta gmail ficou suterrada com mensagens com attachments e uns valentes megas para sacar.

A minha questão é posso configurar o mail server imbutido do Opera de modo a só sacar do gmail os headers? Ou obrigatoriamente, tenho de sacar tudo o conteúdo.

Obrigado

lmoalves
"how fortunate the man with none"
DCD
lmoalves
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 19, 2005 21:24

Mensagempor PapaGigas » Domingo Fev 12, 2006 4:11

lmoalves Escreveu:A minha questão é posso configurar o mail server imbutido do Opera de modo a só sacar do gmail os headers? Ou obrigatoriamente, tenho de sacar tudo o conteúdo.

Boas..

Tendo em consideração que se trata de uma conta Gmail.. aqui tens:

Passo 1:

Imagem

Legenda: Clica com o botão esquerdo do rato sobre o botão que diz "RSS"..

Passo 2:

Imagem

Legenda: Aceita a subscrição do serviço.. de modo a efectuar o que pretendes (digo eu em grego)..

PS - Espero que seja isto que pretendes.. e que continues a ter uma agradavél experiencia com o Opera.. boa sorte.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

AnteriorPróximo

Voltar para Lista de software freeware / opensource

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes