Musica em 5.1

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 31, 2006 0:22

a captaçao direccional do teu ouvido é limitada, bastante até. simplesmente com duas colunas à eskerda e duas à direita em estereo faz com que deixes de ter a noçao de que estás "forado som" e passes a tar "dentro". e depois as ondas acabam por "esbarrar" umas nas outras diminuindo significativamente os ecos. experimenta por ti proprio um sistema e outro e depois ve onde é que notas menos ecos e menos envolvencia.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Ryujin » Terça Jan 31, 2006 0:29

Foi como eu disse, 5.1 para fazer uma experiencia semelhante ao cinema. Eu sei bem a diferença entre os dois sistemas. E garanto-te que com um bom sistema stereo ( nem falo em 2.1 ) tens uma muito melhor experiencia no que toca á musica do que com qualquer sistema 5.1 que ande no mercado
And now.. Something completely diferent.
Ryujin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 18, 2005 21:57

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 31, 2006 0:41

já disseste e eu nao concordo,lol. nao vamos sair daki. se ouvirs umas logitech x230 e umas x530 notas a difrença da envolvencia, isso garanto-te por experiencia. e foi isso que se falou no inicio. mas mesmo assim, dá para desligar as colunas de tras no controlador do volume (pelo menos nas minhas creative) e fica um sistema 2.1.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Ryujin » Terça Jan 31, 2006 0:50

Ah sem duvida! Quanto a isso tens razão. Agora, se os gajos da logitec, creative, etc, pegassem nessas 5 6 ou 7 colunas e com o preço de fabrico fizessem so 2 colunitas era d valor.. Só que acontece que esse mercado ja esta dominado e passamos para o mundo do Hi-fi que ja nao vem ao caso. Tou p aki a dizer mal das tenho umas 4.1 no pc my good old Cambridge Soundworks. :wink:
Ryujin
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 31, 2006 2:02

pah desde o principio era a isso keu me tava a referir e tava a estranhar tares-me a dizer k umas 2.1 sao melhores k umas 5.1 ekivalentes. hi fi é ovio k é outra coisa e nisso nao tou mm nada à vontade. fico-me pelas baixas e médias gamas para pc.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor BK » Sexta Fev 17, 2006 13:17

Está audiolóficamente provado que para reprodução de música gravada em 2 canais (Stereo portanto) tira-se todo o partido da música com um sistema 2.0!! E não 2.1! ou seja, 2 colunas de caixa selada com 3 cones, graves medios e agudos, com caixa pressurizada para graves fortes mas seguros (não como os subwoofers mandam). Mas isto já é outra conversa (€€€€:)) No concerne ao tema deste tópico e tendo em conta o que disse em cima, tira-se muito melhor proveito de uma musica em 2.1canais do que com emulação 5.1 (seja, software ou hardware[DolbyProLogicII]).

Tenho umas Z-5500 e prefiro ouvir a maior parte da minha musica de dança em stereo, no entanto, Jazz prefiro ouvir em Stereox2 (com as colunas traseiras tambem) porque torna o ambiente + envolvente e médios e agudos numa música jazz soam + naturais. No entanto, ouvir Progressive com essa emulação é 1 cagada autentica :P

Stereo --> Música
5.1 --> Jogos e Filmes

Afinal inventaram os sistemas 5.1 para quê? nao foi pa ser usado nos cinemas?... ;) Não vêm num estúdio de produçao ou num concerto, o som a ser propagado em 5.1 mas sim em Stereo :)

Espero ter sido esclarecedor.
Mais info http://www.howstuffworks.com
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 24, 2005 2:06

Mensagempor Ryujin » Segunda Fev 20, 2006 1:06

Exactamente como eu disse..
Ryujin
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Quarta Fev 22, 2006 2:34

Nem mais! MAs ja agora... é possivel com o software da Audigy por as 5 colunas a tocar como queres, apenas com software de origem mas ja não me lembro como fiz, pois ja nao tenho essa placa! Mas não foi nada dificil, é so ires as definiçoes da placa, ao software mesmo da creative, mas depois tens que procurar, ja nao me recordo mesmo :/
Em relação ainda ao 5.1, em filmes por exemplo que usem mesmo esse sistema, ai é que irás sentir bem o som! Os efeitos! Tenho um CD para testes, com efeitos de vidros a partir, balas a vir de detrás direita para esquerda frente etc, e claro com o subwoofer a ajudar, ai sentes uma sensação de realidade, como o nosso colega ja dixe, em musica, foi feito para stereo, o que vais fazer ou o ke keres fazer é aumentar a saida para as colunas traseiras tambem, expandir.
Ainda em relação á configuração que pretendes, no caso da X-FI é onde diz CMSS 3D, mas na audigy se bem me lembro, não é isso que aparece, sorry, tens ke procurar :/ mas lembro me que não é dificil axar essa opção.

Alias, podes ver aqui neste link como por um X-FI no modo que queres:
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=31628

Abraços
Filipe L.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Mensagempor BK » Quarta Fev 22, 2006 13:12

t-o-r-r-e-s Escreveu:Ainda em relação á configuração que pretendes, no caso da X-FI é onde diz CMSS 3D, mas na audigy se bem me lembro, não é isso que aparece

Na Audigy2ZS é isso sim :)
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 24, 2005 2:06

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Quarta Fev 22, 2006 14:52

Tks DJ_BK, é que não me recordava mesmo, so sei que era facil configurar para tal.

Abraços
Filipe L.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Anterior

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes