1) O H.C.P. é um site de hardware com um forum sobre hardware. Todas as outras zonas são, basicamente, extras.
2) Ng disse que era legal ou ilegal portt estás a argumentar algo que ng contrariou.
3) O tópico é claramente de legalidade dúbia. O termo usado é exactamente para evitar as interminaveis discussões: é legal ou ilegal. Para nós é simples: há alguma interpretação que pode ser ilegal? Então é legalidade dúbia e é para ser moderado. Se estamos a discutir como funciona um sistema P2P isso é uma questão completamente técnica e que nada tem de ilegal.
4) Há muitos tópicos sobre o assunto no forum, mas nos ultimos tempos têm aumentado e são de a)legalidade dúbia b) sem interesse. O forum é de hardware... 1 tópico sobre isso de vez em quando = OK, todos os dias com questões concretas sobre o assunto é exagero, e os exageros são moderados. Há outros foruns sobre o assunto, usem-nos.
5) Eu acho que já expliquei isto umas 50 vezes e sem exagero umas 10: as regras contra a referência a entidades comerciais estão feitas desde o inicio do forum e estão escritas de forma formal pelo menos desde 11 Jun 2003 2:12.
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=956
Se achas que é por causa de termos parcerias com empresas que mudamos as nossas regras, então sinceramente não entendo o que fazes aqui. Eu pelo menos não estaria num forum que é gerido por pessoas tão influenciáveis. E não estou a dizer isto no sentido "quem está mal que se mude", estou mesmo a dizer no sentido de: 'get your facts straight', o que dizes é *mentira*, é fácil provar que é *mentira* e não admito que ponhas em causa a idoneidade de qualquer membro da equipa do H.C.P.
É proibido falar do patrocinador dos 2% ou de qualquer outro. Apenas podes falar dos 2% num forum CLARAMENTE marcado como tal e que está *claramente* numa zona àparte do resto do forum.
Portanto ou provas o que dizes ou deixas de o dizer.
6) Os tópicos da conversa da treta? Deixo novamente as 'regras':
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?p=271048
Quanto à moderação desses tópicos, sim, é basicamente subjectiva. No caso concreto dos últimos tópicos moderados concordo a 100% com essa moderação. É uma questão de... moderação... na treta que se coloca.
Se for colocado 1 tópico por semana sobre "frases de engate", tudo bem. Se todos os dias colocarem tópicos do género "como fazes a barba", "corta unhas favorito" ou "postem as vossas bacoradas aqui" é obvio que isso passas os limites do normal "desvairio da treta" e alguns deles serão bloqueados.
Se reflectires um pouco talvez entendas que um forum em que 20 em 21 tópicos são pura 'treta' não tem qualquer interesse e mais vale a) não ter qualquer moderação b) fechar p obras.
7) Isto é um forum de hardware, principalmente.

As regras podem ser discutidas e podem ser alteradas caso grande parte da comunidade nos convença que o forum fica melhor com outras regras. No entanto, após estarem publicadas as regras serão aplicadas. Não há qualquer margem para discussão nesse sentido. Se estás contra as regras tens *pleno direito* de dizer: estou contra a regra X porque Y e acho que assim ficava melhor.
9) O facto de um tópico ser bloqueado significa que ele não é muito grave, caso contrário seria apagado. O facto de ser bloqueado é bastante normal em qualquer forum, no entanto parece que muita gente leva isso muito a sério, parecendo que a seguir algum moderador o vai banir...
10) O Hardware.com.pt é um forum de hardware. Não queremos ser um forum generalista, ser um forum de software ou ser um forum p postar gajas boas. Temos as outras zonas porque achamos importante mas claramente há assuntos que não têm lugar neste forum. Claramente a conversa da treta não é para ter 20 tópicos da treta por dia. Todos os tópicos que os moderadores achem que pode ter a ver com assuntos ilegais ou na fronteira serão moderados.
Mas repito, se estás contra as regras tens *pleno direito* de as discutir. Não discutas o simples acto de aplicação das regras.
P.S. - A discussão da conversa da treta já foi feita, podem ver em:
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=24960
e links associados