Eu também não sou grande "gúrú" porque estou a explorar aos 'cadinhos' mas penso que te posso ajudar, quanto mais não seja arranjo-te um contacto no ISEP (ARHG...) de um grande amigo que domina linux, em especial Red Hat.
Então aqui vai... segurem-se:
Eu já experimentei o Mandrake 9.0 e se não me engano esta distribuição dá-te acesso automático as partições FAT/FAT32 que tenhas, quanto à NTFS a coisa é mais complicada, e o linux não oferece garantias de escrita, porque é um sistema de gestão de ficheiros proprietário da MS e como tal não há informação (pouca) de como se pode efectuar a operação de escrita de ficheiros sobre NTFS. Como consequência podes corromper os dados em disco, o que não convém, no entanto a função de leitura funciona na perfeição que eu já experimentei. Agora não me lembro se o MK 9.0 dava acesso ao ntfs automático... se não dá, concerteza que já um dos cd's tem o módulo para tal!
Quanto ao RH8.0 a coisa é diferente, oficialmente a RH não suporta o NTFS nem monta automaticamente as unidades FAT que possas ter, logo quando arrancas o sistema népias. No caso das FAT com um piqueno "man mount" consegues aprender como aceder perfeitamente e com R&W! No caso do NTFS tens que procurar no google (estilo "red hat 8"+"ntfs") pelo módulo que foi escrito pela comunidade com o objectivo de se poder aceder a sistemas de ficheiros sobre NTFS (até à versão 5 que é a do XP certo?!?). O módulo é um rpm e é só instalar e já está, sem reínicios nem coisas parecidas, fazer o mount e siga. MAS ATENÇÃO, só fica por defeito com a operação de leitura, o resto é por tua conta e risco

!
Eu tinha a m#$%# do módulo mas e, seguindo o Murphy, quando preciso dele nunca sei onde está...
Desculpem o post longo, mas em caso de dúvidas apitem...
inté!!