Fuguetes Escreveu:Alguem ja sabe alguma coisa?
Parece que não...
Já que parece não haver solução para este problema, gostava de vos pedir um favor: quem tiver portátil equipado com placas como a MR9000/9200/9600 e Nvidia FxGo 5200/5600 não se importaria de fazer download da aplicação AGPMem (
http://developer.nvidia.com/view.asp?IO=agp_memoryapp), executá-la e postar aqui o valor (total, não o livre)?
Apenas queria tentar descobrir se a maioria dos portáteis sofre deste problema grave... Quando a placa gráfica não tem memória vídeo suficiente, pode recorrer à memória principal através do bus AGP. As velocidades AGP 2x, 4x, 8x são um indicativo da rapidez com que a placa gráfica pode colocar/ir buscar os dados à memória principal. Só que existe outro factor, muito importante, que condiciona este acesso à RAM: O AGP Aperture Size. Este valor indica a quantidade de memória principal a que a placa gráfica tem direito, quando esgotar a sua memória vídeo.
Ou seja, uma placa num PC com AGP4x e com um AGP aperture size elevado pode ter a mesma performance (a aceder à RAM) que a mesma placa num PC com AGP8x e um aperture size baixo.
Este assunto já foi debatido e analisado ao longo dos anos, chegando-se à conclusão de que o AGP Aperture Size deveria ser metade da memória principal ou o dobro da memória vídeo. O menor destes valores.
Aparte esta teoria, na realidade em que é que isto se traduz: Muito simples. Se estiverem a jogar um jogo, e x em x tempos há um solavanco, o mais provável é que seja a gráfica a tentar colocar/ir buscar algo à RAM do sistema. Como o AGP Aperture Size é pequeno, só pode colocar/ir buscar x MB de cada vez... Peço aos entendidos na matéria que me corrijam se estiver errado...
Um exemplo: Far Cry. Este jogo usa e abusa dos recursos do PC, mas o problema está em que consigo correr o jogo a High, só que devido ao AGP Aperture Size de miséria que tenho (+-20MB), é solavanco atrás de solavanco de 10 em 10 segundos! Vou a fugir aos inimigos, olho pra trás e pumba! Fica um autêntico slideshow. Passado alguns segundos, volta ao normal. Se fosse o framerate, dizia que a culpa era da placa. Mas não, aqui o problema não é da placa. É da estúpida BIOS que puseram no portátil (PhoenixBIOS) que não tem opção para controlar o valor do AGP Aperture Size!!!
Por isso ando a ver se encontro utilitários que me permitam aceder directamente à BIOS. No site da HP não há nada, flash prá BIOS, nada. E não queria estar a arriscar ficar sem portátil, caso flashe a BIOS de maneira errada... Se alguém descobrir maneira de resolver este problema, avisem. Eu farei o mesmo, lol!