AGP Aperture Size (HPzx5051EA)

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

AGP Aperture Size (HPzx5051EA)

Mensagempor Phoenix » Terça Mar 30, 2004 16:02

Há pouco, ao instalar o Far Cry, no final da instalação apareceu uma nota a dizer que o meu AGP Aperture Size era muito baixo, e que o deveria aumentar.

Fui logo à BIOS, mas, como já esperava, não existe opção para alterar este valor.

Saquei um programita do site da NVidia (é concorrência, mas funciona, lol!) e depois de o executar... aconteceu o que temia:

(link: http://developer.nvidia.com/view.asp?IO=agp_memoryapp)

AGP Aperture Size -> 22790112 (sensivelmente 21MB!?!)

Realmente é um valor muito baixo, mas não encontro maneira de o alterar! Sei que este valor deve ser o dobro da memória vídeo ou metade da memória do sistema (o menor dos dois, em caso de conflito), ou seja, no meu caso, 128 ou 256MB.

Fiz uma pesquisa rápida na net, mas parece que só se pode alterar este valor a partir da BIOS. Fui ao site da HP, mas não há nada (flash para a BIOS, etc)...

Finalmente sei porque é que ao subir a qualidade de jogos recentes para High havia solavancos... a placa é boa, o AGP Aperture Size é que está a estrangulá-la! HHHEEELLLPPP!!! 8O :cry: :evil:

Sabem de alguma forma de alterar o AGP Aperture Size sem ser pela BIOS, ou algum programa que consiga aceder a este valor, já que a BIOS não deixa...? Please... :cry: :cry: :cry:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor Fuguetes » Quarta Mar 31, 2004 16:23

Alguem ja sabe alguma coisa?
Fuguetes
Novato
Novato

Registado: Domingo Out 05, 2003 18:08

Mensagempor Phoenix » Quinta Abr 01, 2004 10:32

Fuguetes Escreveu:Alguem ja sabe alguma coisa?

Parece que não... :(

Já que parece não haver solução para este problema, gostava de vos pedir um favor: quem tiver portátil equipado com placas como a MR9000/9200/9600 e Nvidia FxGo 5200/5600 não se importaria de fazer download da aplicação AGPMem (http://developer.nvidia.com/view.asp?IO=agp_memoryapp), executá-la e postar aqui o valor (total, não o livre)?

Apenas queria tentar descobrir se a maioria dos portáteis sofre deste problema grave... Quando a placa gráfica não tem memória vídeo suficiente, pode recorrer à memória principal através do bus AGP. As velocidades AGP 2x, 4x, 8x são um indicativo da rapidez com que a placa gráfica pode colocar/ir buscar os dados à memória principal. Só que existe outro factor, muito importante, que condiciona este acesso à RAM: O AGP Aperture Size. Este valor indica a quantidade de memória principal a que a placa gráfica tem direito, quando esgotar a sua memória vídeo.

Ou seja, uma placa num PC com AGP4x e com um AGP aperture size elevado pode ter a mesma performance (a aceder à RAM) que a mesma placa num PC com AGP8x e um aperture size baixo.

Este assunto já foi debatido e analisado ao longo dos anos, chegando-se à conclusão de que o AGP Aperture Size deveria ser metade da memória principal ou o dobro da memória vídeo. O menor destes valores.

Aparte esta teoria, na realidade em que é que isto se traduz: Muito simples. Se estiverem a jogar um jogo, e x em x tempos há um solavanco, o mais provável é que seja a gráfica a tentar colocar/ir buscar algo à RAM do sistema. Como o AGP Aperture Size é pequeno, só pode colocar/ir buscar x MB de cada vez... Peço aos entendidos na matéria que me corrijam se estiver errado... :wink:

Um exemplo: Far Cry. Este jogo usa e abusa dos recursos do PC, mas o problema está em que consigo correr o jogo a High, só que devido ao AGP Aperture Size de miséria que tenho (+-20MB), é solavanco atrás de solavanco de 10 em 10 segundos! Vou a fugir aos inimigos, olho pra trás e pumba! Fica um autêntico slideshow. Passado alguns segundos, volta ao normal. Se fosse o framerate, dizia que a culpa era da placa. Mas não, aqui o problema não é da placa. É da estúpida BIOS que puseram no portátil (PhoenixBIOS) que não tem opção para controlar o valor do AGP Aperture Size!!! :evil:

Por isso ando a ver se encontro utilitários que me permitam aceder directamente à BIOS. No site da HP não há nada, flash prá BIOS, nada. E não queria estar a arriscar ficar sem portátil, caso flashe a BIOS de maneira errada... Se alguém descobrir maneira de resolver este problema, avisem. Eu farei o mesmo, lol! :D
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ljbk » Quinta Abr 01, 2004 11:09

No meu portatil com ATI 9600 64Mb e 1Gb de memoria, obtenho um valor de aprox. 256Mb.

No meu desktop com uma TI4200 128Mb e 1Gb de memoria, obtenho tambem um valor de aprox. 256Mb.
ljbk
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 09, 2004 17:45

Mensagempor franciscok » Quinta Abr 01, 2004 12:46

Já corri a aplicação no meu zx5051 e o resultado foi praticamente o mesmo: 24887264bytes = 23,73Mb.
franciscok
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 29, 2004 21:49

Mensagempor Phoenix » Quinta Abr 01, 2004 14:48

ljbk Escreveu:No meu portatil com ATI 9600 64Mb e 1Gb de memoria, obtenho um valor de aprox. 256Mb.

No meu desktop com uma TI4200 128Mb e 1Gb de memoria, obtenho tambem um valor de aprox. 256Mb.

ljbk, qual é o teu portátil? Na BIOS, tens opção para alterar o AGP Aperture Size? Já agora, qual é a tua BIOS? A minha é PhoenixBIOS, e pelo que tenho visto quer-me parecer que o problema é mesmo da "marca" da BIOS.

Consegui (infelizmente) confirmar o problema no Far Cry. Se baixar a qualidade das texturas e do ambiente (nº de árvores, vegetação, pássaros, etc), o jogo melhora substancialmente, os solavancos desaparecem. Se alterar a qualidade da água, das sombras ou o particle count (têm a ver com algoritmos e não com texturas), mesmo em Very High não infuência na performance.

Os solavancos estão explicados: o problema é mesmo do AGP Aperture Size. Se não houver solução pra este problema, significa que apesar de ter uma MR9600, devido ao estrangulamento provocado por um AGP Aperture Size baixíssimo estou condenado a não usufruir das potencialidades da placa. Como já disse, aguenta bem os cálculos de iluminação, de sombras (a qualidade da água em Ultra High é divina! :D ), mas quando a memória video acaba... :cry:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor emhenriques » Quinta Abr 01, 2004 16:03

Phoenix...

Eu não sei se já questionaste os Srs da H.P. mas eu pelo sim pelo não falei com eles e a resposta é negativa.

Eles dizem que não se pode alterar esse valor, pelo menos oficialmente.

Ainda não me reponderam se estão a pensar dar-nos essa possibilidade ou não...
Carpe Diem
emhenriques
Novato
Novato

Registado: Quinta Fev 26, 2004 18:52

Mensagempor Phoenix » Quinta Abr 01, 2004 16:57

emhenriques Escreveu:Phoenix...

Eu não sei se já questionaste os Srs da H.P. mas eu pelo sim pelo não falei com eles e a resposta é negativa.

Eles dizem que não se pode alterar esse valor, pelo menos oficialmente.

Ainda não me reponderam se estão a pensar dar-nos essa possibilidade ou não...

Estava à espera que aqui no forum se descobrisse o problema, antes de lhes perguntar... Realmente devia ter-lhes mandado um mail primeiro. :roll:

Espero que seja possível alterar o valor do AGP Aperture Size, pois de nada adianta ter uma MR9600, se esta fica estrangulada pelo AGP Aperture Size... Se não der mesmo para alterar, paciência, agora se existir maneira de o fazer através de um flash à BIOS (eu assumo a responsabilidade se der pró torto, só preciso que disponibilizem o flash e o utilitário!)... :wink:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ljbk » Quinta Abr 01, 2004 19:01

Ola,

o meu portatil é o AOpen 1557 GLS, que agora ja esta a ser comercializado em Portugal preconfigurado como Tsunami Speeder 1557, Mithus Centrino Quimera 557 e pela Solbi como City Desk Net Point Pro Mobile Pro (podes ir ver ao comparativo de 23 portateis).
A AOpen é uma marca de barebones do grupo ACER, embora esta linha de portateis tenha sido desenvolvida pela Wistron, uma outra companhia do grupo ACER.

Os valores exactos lidos pela aplicação da Nvidia são:
Total: 259768288
Livre: 259764192

Com a tool Sandra, tambem da para verificar que o aperture size é de 256Mb.

O BIOS é da Pheonix R01-A1A de 26/12/2003.
O Chipset é assinado pela Wistron.
E mais importante, o BIOS da M10 é assinado pela Wistron:
Video Bios Wistron D2U M10-CSP64

Esta ultima informação aparece no final do relatorio do Aida, onde se pode tambem ver as frequencias a que trabalha a M10, no meu caso 344/210.

Espero te ter ajudado ! :wink: 8)
Editado pela última vez por ljbk em Sexta Abr 02, 2004 8:25, num total de 1 vez.
ljbk
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 09, 2004 17:45

Mensagempor Freud » Quinta Abr 01, 2004 22:06

Pessoal tive a dar uma olhada no manual da bios de um Asus M6N e tb não tem qualquer tipo de opção para alterar o AGP Aperture Size... talvez o facto de ser pc portátil o AGP Aperture Size não dá para mudar... mas são meras suposições minhas...

Abraços...
Freud
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 05, 2004 18:32

Mensagempor PedroB » Domingo Abr 18, 2004 23:50

Olá a todos,

1º q tudo, e sendo este o meu 1º post, queria congratular todos os participantes deste excelente forum, q já me ajudou a esclarecer mtas dúvidas!

Quanto ao AGP Aperture Size, parece q tb tenho o mm problema no meu HPzx5051. Já falei com a HP mas pelos vistos nem sequer sabiam da existência desse parâmetro e a pesquisa pela net tb n foi mto bem sucedida:
o q encontrei foram 2 progs antigos, o TweakBIOS (q supostamente muda td e + alguma coisa na bios mas só de boards + antigas) e 1 pequeno prog chamado Apset (http://download.nafura.it/home/pc/files.asp?cat=C109) q parece ter sido feito para boards com o 440BX.

No entanto, e vendo este link (http://www.adriansrojakpot.com/Speed_De ... e_Size.htm), está lá uma fórmula para o AGP Aperture Size: max mem AGPx2 + 12MB.
Vendo os detalhes do sistema no 3dmark03, em display device vem Total AGP memory=22MB e + abaixo, em Motherboard Info vem AGP Aperture Size=0B 8O (acho q deve ser qq problema de detecção, talvez devido ao chipset da ATI usado na motherboard ser mto recente...).
Dito isto, será q o Aperture Size n é na realidade 22*2+12=56, ou seja, qq coisa próximo dos 64MB, considerado já um bom valor para o Aperture Size? Corrijam-me se estiver enganado, é apenas 1 hipótese.

Independentemente disso, se alguém descobrir maneira de alterar este valor diga qq coisa (vejam se têem sorte c os progs q digo em cima, eu pelo - n tive :cry: ).
Ver se melhoramos (ainda +) o desempenho deste óptimo portátil, na minha opinião.

Abraço e desculpem o post longo.
Notebook: HP ZX5051EA, P4Mobile 3GHz, 512MB RAM DDR333, HDD 60GB 7200rpm, ATI 9600 64MB (330/216MHz)
PedroB
Novato
Novato

Registado: Domingo Abr 18, 2004 22:25

Mensagempor Phoenix » Segunda Abr 19, 2004 17:31

Benvindo ao melhor forum de Hardware,software, Sistemas operativos, jogos, multimédia, e claro, conversa da treta que existe em Portugal! :roll:

Em relação ao AGP Aperture Size e à fórmula que descobriste, a verdade é que fizeste confusão. Essa fórmula significa que o AGP Aperture Size tem de ser 2x a memória da placa +12MB. No caso da MR9600 64MB do zx5051, o valor do AGP Size deveria ser 2x64 + 12 = 140MB, ou seja, mal a placa gráfica ficasse com a memória video ocupada, poderia usar mais 140MB de RAM para o que fosse preciso, através do bus AGP.

Claro que se deve ter em conta que a RAM é um recurso valioso, e que é necessária para executar o jogo em si, logo aumentar muito o Aperture Size iria até diminuir a performance do jogo visto que seria necessário recorrer à memória virtual (swap file) mal a RAM ficasse toda ocupada... e todos nós sabemos como a memória virtual tem um tempo de acesso fabuloso... mais rápido, só um caracol frustrado... :D

Mas tentando dar a volta ao problema, nada como criar estratégias para ultrapassar estes problemas... Finalmente descobri uma forma de executar o Far Cry com tudo no máximo dos máximos, a 1280x800... excepto o Lighting, que deve ser colocado a Low. Os soluços eram (são) causados por colocar a opção Lighting acima de Low (em Medium já se nota)...

Trocando por miúdos: Visto a 9600 não ter as unidades de Pixel e Vertex Shaders que a sua irmã mais velha (9800) tem, todos os cálculos que envolvam iluminação complexa, aliados aos clocks reduzidos (é uma versão pra portáteis...) e um AGP Aperture Size de #$!%&!, resultam numa...(até custa dizê-lo) fraca performance em algoritmos de iluminação complexos... e nisso o Far Cry é o campeão actual! Pensem que num futuro próximo (3 anos no máximo), todos os portáteis serão "graphic-upgradeable" e poderemos trocar de placa como se fossem PCs de secretária... :roll:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes