XGL Linux - Vejam e apreciem

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

XGL Linux - Vejam e apreciem

Mensagempor xmidt » Terça Mar 21, 2006 23:52

Axas o windows Vista inovador? Entao ainda nao viste nada.

Aki está o XGL Linux. ve os videos e digam qualquer coisa.

VIDEOS:

True transparency
Zoom
Organizaçao do Desktop
Cubo giratório - ésta vai vos comer a cabeça

VIDEO COMPLETO DA APRESENTAÇÃO DO XGL

FOTOS:

Imagem
Imagem

o XGL nao é tao novo quanto isso, apesar de ainda nao estár pronto para utilizacao já faz muita gente fikar babada..
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor d@vidream » Quarta Mar 22, 2006 0:09

Ao menos k o povo dos Bytes&Bytes n pague em Memoria RAM esta "Beleza" toda 8O 8O 8O
Li alegures k o Vista gasta 800Mb de RAM em utilização normal :? :? :? será fake????

Mas de qq das formas k é Lindo é ver estas imagens,muito catita mesmo o
XGL Linux :wink: :wink: :wink:
PSU Be-Quit Dark powa 600w
CPU Q6600
MOBO ASUS P5k-E WiFi
RAM 4Gb Kingston HyperX
VGA Gigabyte 8800GT
HDD SEAGATE 320Gb S.P
SOM Audigy 2 ZS
DVD-RW BENQ 1620
All packed in CM STACKER830
d@vidream
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:56

Re: XGL Linux - Vejam e apreciem

Mensagempor Red_Beret » Quarta Mar 22, 2006 0:13

xmidt Escreveu:
o XGL nao é tao novo quanto isso, apesar de ainda nao estár pronto para utilizacao já faz muita gente fikar babada..

só um aparte, ele ja está em uso .

Tutorial para o usar em Ubuntu (placas Nvidia) - http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=131267
Tutorial para usar em Ubuntu (placas ATI) - http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?p=739758
LiveCD com XGL (Kororaa) - http://kororaa.org/static.php?page=static060318-181203

Mas penso que é ainda experimental.
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor LuisMiguel » Quarta Mar 22, 2006 13:47

sinceamente, isso a mim não me agrada
LuisMiguel
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jan 02, 2006 17:55

Mensagempor xmidt » Quarta Mar 22, 2006 13:51

Red_Beret versoes BETA nao contam.. referia-me memso a versao completa final

cumps
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor andyrock » Quarta Mar 22, 2006 14:50

Fiz um video ha umas semanas com o xgl do live CD.

vou meter isso online e depois meto aqui o link.

PS: Fiz mais que um mas apenas converti um deles para divx (uns MB) os outros ocupam 100 ou mais MB pq tão no formato original da maquina.

O meu maquinão :D é um portatil Pentium M 1.7Ghz com 512Mb de RAM e uma nVidia FX5200 de 64MB.

Lembro que corri isto pelo CD, mas ta tudo muito rapido!

http://rapidshare.de/files/16142479/teste3.avi.html
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Mensagempor Onyros » Quarta Mar 22, 2006 15:25

andyrock Escreveu:Fiz um video ha umas semanas com o xgl do live CD.

vou meter isso online e depois meto aqui o link.

PS: Fiz mais que um mas apenas converti um deles para divx (uns MB) os outros ocupam 100 ou mais MB pq tão no formato original da maquina.

O meu maquinão :D é um portatil Pentium M 1.7Ghz com 512Mb de RAM e uma nVidia FX5200 de 64MB.

Lembro que corri isto pelo CD, mas ta tudo muito rapido!

http://rapidshare.de/files/16142479/teste3.avi.html
andy, o LiveCD a que te estás a referir é o Kororaa?

Alguém me pode dar uma ideia dos recursos que isso consome?

Acho que vou ficar-me pelo bom velhinho GNOME normal, até porque se o portátil ainda se aguenta bem à bronca, acabei de vender o meu desktop (um AMD Athlon XP 3200+, com 512 MB de RAM e uma Geforce FX 5200, que estava vinte estrelas em Linux), e estou a montar um mini sistema ultra silencioso (sem fans e bem piccolino, com uma motherboard Mini-ITX), que não deve aguentar-se com esticanços, mas que para ir à net, ver emails e processamento de texto é perfeito.

Aliás, são dois projectos para depois mostrar no fórum: tutorial de foobar2000 e a montagem de 2 sistemas Mini-ITX (um com uma board EPIA da Via, e outro com uma board Mini-ITX com um Pentium III a 1.2 GHz)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor andyrock » Quarta Mar 22, 2006 16:04

RAM penso que quase nada... Ou pouco mais de uma sessão X normal.
CPU isso sim! Mas o mesmo vai acontecer com o Vista e provavelmente acontece com o OSX. Pode chegar a 40% ou mais a arrastar janelas com o efeito todo pipi. Mas numa utilização normal nem se nota garanto!

Isto com uma nVidia. Ja se sabe que em linux uma nVidia é do best.
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor |_xenon_| » Quarta Mar 22, 2006 22:12

d@vidream Escreveu:Ao menos k o povo dos Bytes&Bytes n pague em Memoria RAM esta "Beleza" toda 8O 8O 8O
Li alegures k o Vista gasta 800Mb de RAM em utilização normal :? :? :? será fake????

Mas de qq das formas k é Lindo é ver estas imagens,muito catita mesmo o
XGL Linux :wink: :wink: :wink:

parece-me fake.
è muita ram.
Pode ser que comsuma isso mas pelo menos essa ram toda nao deve ser requisito minimo!
6519 @ FML
|_xenon_|
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jun 02, 2005 13:54

Mensagempor HidEaL » Quarta Mar 22, 2006 22:45

Onyros Escreveu:Aliás, são dois projectos para depois mostrar no fórum: tutorial de foobar2000 e a montagem de 2 sistemas Mini-ITX (um com uma board EPIA da Via, e outro com uma board Mini-ITX com um Pentium III a 1.2 GHz)

Nice, nice! :D Aplica-te nisso :wink:

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor andyrock » Quinta Mar 23, 2006 13:27

Tive a brincar mais com isto e dificilmente a CPU sobe aos 40%... O normal é 15% a brincar com as janelas e no maximo uns 30% quando essas janelas tem qualquer coisa a mexer tipo animações etc. O efeito das janelas a serem arrastadas da uma ideia muito interessante do GUI, o que faz que quando se volta ao windows a rigidez do ambiente pareça "forçada".

Outra coisa... Mesmo com alguma aplicação a comer CPU ao maximo o ambiente é fluido e agradavel de utilizar. A GPU deve fazer o trabalho quase todo :)

Quem tiver uma Geforce tem obrigação formal de brincar com o LiveCD :) Não toca o disco rigido, não ha que preocupar. Quem tiver uma ATI pode experimentar mas sem garantias.
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Onyros » Quinta Mar 23, 2006 21:53

andyrock Escreveu:Tive a brincar mais com isto e dificilmente a CPU sobe aos 40%... O normal é 15% a brincar com as janelas e no maximo uns 30% quando essas janelas tem qualquer coisa a mexer tipo animações etc. O efeito das janelas a serem arrastadas da uma ideia muito interessante do GUI, o que faz que quando se volta ao windows a rigidez do ambiente pareça "forçada".

Outra coisa... Mesmo com alguma aplicação a comer CPU ao maximo o ambiente é fluido e agradavel de utilizar. A GPU deve fazer o trabalho quase todo :)

Quem tiver uma Geforce tem obrigação formal de brincar com o LiveCD :) Não toca o disco rigido, não ha que preocupar. Quem tiver uma ATI pode experimentar mas sem garantias.
Bem... eu nem sou grande fã de eyecandy... normalmente!

Experimentei o LiveCD do Kororaa ---> http://kororaa.org/ <---

e posso dizer, sinceramente, que fiquei completamente deslumbrado, muito a sério.

É um mundo novo, completamente. Só mesmo experimentando é que percebem. Em termos de recursos, lá fui eu fazer os meus testezinhos, nada de especial, mas o suficiente para dizer que, mesmo com aqueles "efeitos especiais" todos (alguns herdados do Mac OS X, mas num patamar muito à frente), o consumo de recursos é mais ou menos desta ordem:

Imagem

Ou seja... menos do que o Windows XP. E que nem se tente entrar em comparações. Ainda por cima, estava a correr dum LiveCD que carrega bastante informação para a RAM para o ambiente ser mais fluido. Em plena utilização do "Cubo" rotativo, em termos de RAM, com os plugins todos activados (default do Kororaa), ocupa um total de 160 MB, num sistema com 512MB de RAM. Os picos da CPU chegam aos 50%, num AMD Athlon XP 3200+, mas eu realço o seguinte: sem um único soluço. O normal em utilização dos vários plugins do XGL é mesmo à volta dos 12-15%.

Com uma nVidia de gama tão baixa que praticamente já nem se vende (uma Geforce FX 5200), o ambiente é extremamente fluido como o andyrock mencionou. Sem soluços, nada.

Se o discurso do andyrock parecia entusiástico... tem toda a justificação. Windows Vista... eat your hat.

Só para dar uma ideia dos efeitos, vou transcrever aqui alguns shortcuts do XGL em aplicação neste LiveCD demo do Kororaa:

Switch windows = Alt + Tab
Arrange and View All Windows = F12 turns on or off; clicking a window will zoom it to the front
Switch desktops on cube = Ctrl + Alt + Left/Right Arrow
Switch desktops on cube - with active window following = Ctrl + Shift + Alt + Left/Right Arrow
Rotate cube manually = Ctrl + Alt + left-click
Make window translucent/opaque = currently only possible with the "transset" utility
Zoom-in once = Super-key right-click
Zoom-in manually = Super-key + wheel mouse up
Zoom-out manually = Super-key + wheel mouse down
Move window = Alt + left-click
Snap Move window (will stick to borders) = Ctrl + Alt + left-click
Resize window = Alt + right-click

Nota: super key é a tecla com o logo do Windows (irónico, certo?)

Ok, alguns deles são comuns ao Windows e ao Mac OS X, mas a implementação aqui... é brutal.

Já somos 2 no lobby pró-XGL ;)

E não é só eye-candy... alguns destes plugins podem ser úteis. O uso do F12 para dispor as janelas abertas todas no ecrã ao mesmo tempo e escolher aquela que se quer usar foi herdada do Mac OS X (acho que em OS X é F10, se não me engano, para o mesmo efeito), e dá MUITO jeito mesmo. O "Cubo" é mesmo pela pinta da coisa.

É como tudo: os olhos aqui também comem. Continuo a não me ver a utilizar os plugins no dia-a-dia (tirando esse do F12 que acho genial), o Alt-Tab só tem uma implementação ligeiramente diferente... mas perante notícias que dão o Windows Vista como um SO para specs com as quais muitos nem sonham ainda... acho que é a melhor oportunidade possível para o Linux se impor definitivamente. E para quem dizia que o Vista, apesar de tudo, ia sempre ter melhor aspecto... think again :P
Editado pela última vez por Onyros em Quinta Mar 23, 2006 21:57, num total de 1 vez.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Onyros » Quinta Mar 23, 2006 21:56

HidEaL Escreveu:
Onyros Escreveu:Aliás, são dois projectos para depois mostrar no fórum: tutorial de foobar2000 e a montagem de 2 sistemas Mini-ITX (um com uma board EPIA da Via, e outro com uma board Mini-ITX com um Pentium III a 1.2 GHz)

Nice, nice! :D Aplica-te nisso :wink:

Cumps.
I will, I will! É um "sonho" antigo ;)
Ainda por cima, agora tornou-se imperativo construir um sistema ultra-silencioso, acelerou o processo :D (o facto de serem dois sistemas, e não um... deve-se apenas à vontade de experimentar e comparar)

Preciso de sugestões para teclados silenciosos! (havia uns desdobráveis, alguém sabe onde encontrá-los? precisava que fossem de borracha e não fizessem praticamente barulho algum, logo pensei nesses... por muito ranhosos que fossem)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes